morreu na ultima segunda feira dia 31 de agosto um cara a quem o mundo automotivo deve muito edward john barrington douglas scott montagu mais conhecido como lorde montagu de beaulieu tinha 88 anos e uma vida repleta de historias mas a mais interessante delas e de como seu amor pelos automoveis salvou carros e como os carros salvaram a herança de sua familia a historia de amor pelas quatro rodas tambem e herança seu pai john douglas scott montagu o segundo barao montagu de beaulieu nasceu em 10 de junho de 1866 e morreu em 30 de março de 1929 aos 62 anos quando seu filho edward tinha apenas dois anos john era um entusiasta de carros ele chegou em terceiro lugar na corrida paris ostend em 1899 e dizem que foi ele o responsavel por apresentar ao rei edward vii os automoveis mas nao foi essa a maior contribuiçao dele aos veiculos que nos tambem amamos ja casado na epoca com lady cecil kerr john era frequentador do automobile club hoje conhecido como rac ou royal automobile club foi la que ele conheceu eleanor velasco thornton que havia deixado a escola aos 16 anos para se tornar secretaria da entidade ele contou em suas memorias que se apaixonou perdidamente pela moça mas que como ele nao podia se casar com ela preferiu se afastar tanto quanto fosse possivel o problema e que eleanor tambem se apaixonou por ele em 1902 john fundou uma revista chamada car illustrated uma das primeiras concorrentes da autocar que foi criada em 1895 e existe ate hoje e adivinhem so quem era sua secretaria na revista sim eleanor tres anos mais tarde com a morte de seu pai john se tornou o barao montagu de beaulieu herdou as propriedades e continuou a tocar a vida ao lado da mulher e de eleanor a quem ele sempre dava uma carona em seu rolls royce outro passageiro frequente de seu rolls era o escultor charles sykes essa informaçao sobre o escultor seria aleatoria se nao fosse um detalhe o ornamento de capo dos rolls royce querendo fazer um agrado a eleanor john pediu ao amigo sykes que criasse uma escultura para adornar seu rolls royce eleanor posou para o artista e o resultado foi o spirit of ecstasy — tambem chamado maldosamente de senhorita thornton de camisola na epoca na verdade a primeira estatua se chamava the whisper ou o susurro era a representaçao de uma mulher com roupas esvoaçantes apoiada sobre a perna esquerda com a mao esquerda sobre os labios dizem que era uma forma de pedir sigilo sobre o romance proibido mais tarde a rolls royce pediu a sykes uma escultura definitiva que tambem foi inspirada em eleanor e que se tornou o spirit of ecstasy que conhecemos o rolls royce acabou sendo vendido e rodou mundo ate parar nas maos de um restaurador em camberra na australia se voce estiver com o ingles em dia vale ler o artigo sobre a historia do carro clicando aqui no natal de 1915 john e eleanor voltavam de marselha na frança a bordo do ss persia no dia 30 de dezembro o navio foi torpedeado por um barco alemao enquanto tentavam achar uma forma de nao afundar eles foram atingidos por uma onda e eleanor sumiu john conseguiu subir nos destroços de um barco destruido que ainda flutuava ao lado de mais 28 pessoas quando foi resgatado 32 horas depois so ele e mais dez ainda estavam vivos eleanor nunca foi encontrada foto phillip glickman em 1919 sua esposa morreu aos 53 anos john voltou a se casar em 1920 com alice pearl e teve com ela edward que se tornou herdeiro de seu titulo de nobreza mas nao de imediato primeiro ele serviu o exercito quando voltou para casa ja em idade adulta em 1952 recebeu o comando de suas propriedades e se viu segundo suas proprias palavras diante de um elefante branco a renda das propriedades era de 1 500 libras esterlinas por ano insuficiente para arcar com as despesas vender teria sido o caminho mais sensato segundo ele mas abrir mao da historia de sua familia seria inimaginavel ele tinha de achar uma outra soluçao sua primeira ideia foi abrir as propriedades da familia a visitaçao publica algo que ele começou a fazer em 1953 os cinco carros antigos da coleçao de seu pai se tornaram sua forma de homenagea lo ficavam expostos na entrada de seu palacio mas logo edward percebeu que eles chamavam mais a atençao do que todo o resto das coisas e passou a adquirir novos veiculos classicos ou a aceita los em doaçao a coleçao cresceu e passou dos limites da casa e acabou ocupando tambem os galpoes da propriedade junto com o acervo a popularidade tambem cresceu e em 1959 a coleçao beaulieu recebeu nada menos que 296 909 visitantes em 1964 apenas cinco anos depois o numero de visitas passou de 500 000 e edward decidiu que era melhor criar um museu propriamente dito em sua propriedade em julho de 1972 o novo predio foi reinaugurado com um novo nome o national motor museum a coleçao deixou de ser uma simples coleçao e se tornou um acervo de interesse publico digno das grandes realizaçoes da industria automotiva britanica edward tambem passou a escrever livros sobre a historia da industria automotiva no reino unido a defender as causas do automobilismo algo que como barao ele podia fazer na house of lords no parlamento britanico e a participar de eventos automotivos como a famosa corrida london to brighton reservada apenas a veiculos fabricados antes de 1905 antes de morrer lorde montagu como edward passou a ser conhecido tambem se meteu em uma enrascada foi processado duas vezes por conduta homossexual algo que era crime no reino unido chegou a ficar preso e seu caso comoveu a opiniao publica enquanto os outros processados admitiram seus crimes montagu sempre os negou isso gerou o comite wolfenden em 1957 que recomendou a descriminalizaçao da homossexualidade aprovada pelo parlamento britanico dez anos depois anos depois do episodio montagu confessou que era bissexual mas que nao queria se expor naquela epoca casou se duas vezes teve tres filhos ralph o novo barao montagu de beaulieu mary e jonathan e aumentou sua coleçao de carros para mais de 400 veiculos hoje restam 285 no museu que pode ser virtualmente visitado aqui [gallery columns= 4 link= file ids= 70073 70072 70071 70070 ] entre suas preciosidades estao carros como o grenvile steam carriage o williams fw18 com o qual damon hill venceu o campeonato de 1996 de f1 o mini outspan orange o bluebird campbell cn7 recordista de velocidade e tantos outros modelos importantes para a industria britanica se algum dia voce passar perto de southampton no sul do reino unido nao deixe de prestar suas homenagens a lorde montagu prestigiando o trabalho de sua vida o national motor museum outro episodio digno de nota foi ter ido atras de sua irma ilegitima filha de john e de eleanor ela se chama joan casou se com um cirurgiao da marinha real e teve dois filhos — um dos quais trabalha para a rolls royce a realidade e mais estranha do que a ficçao nao e
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.