foto the garage se voce esta naquele grupo que lamenta a supervalorizaçao e a inflaçao dos classicos nos ultimos anos mas tambem nao quer esperar um carro mais recente se tornar um classico nas suas maos recomendo que voce considere uma soluçao intermediaria entre gastar muito e esperar muito comprar as versoes menos desejadas ok nao e uma recomendaçao assim tao nova; muita gente faz isso ha tempos — e e por isso que ate mesmo o maverick de quatro cilindros valorizou tanto mas voce ficaria surpreso ao descobrir como e possivel encontrar carros muito bons e com experiencia de conduçao semelhante a preços bem mais acessiveis a musa inspiradora desta conversa foi a caravan quadrada o modelo vendido entre 1980 e 1987 antes do ultimo facelift da linha opala tudo começou quando conversando com um familiar decidimos que o carro ideal para um certo motor seis em linha guardado por ele ha mais de dez anos e o opala qual qualquer um acessivel para ser desmontado e transformado em um carro de pista porem ainda capaz de ir rodando ate ela foi assim que chegamos a caravan quadrada bastaram uns poucos minutos para encontrar exemplares muito bons para o meu objetivo na faixa dos r$ 15 000 e exemplares aceitaveis para um projeto de pista por r$ 10 000 evidentemente sao todas com o motor quatro cilindros mas o nivel de integridade e originalidade de algumas me surpreendeu e mesmo que voce nao tenha pretensao de gastar com preparaçao ou trocar o motor voce ainda tera o mesmo tipo de bancos a mesma ergonomia o acabamento de epoca o perfume de carro antigo ninguem disse que potencia e tudo disse pensando nisso decidi listar alguns modelos interessantes a preços medios acessiveis que encontrei a venda nos ultimos meses antes de continuarmos e importante reforçar que por este preço nao sao modelos impecaveis para coleçoes mas sao carros com visual decente e funcionamento em ordem e que podem ser o ponto de partida para um projeto de restauraçao sem urgencia para ser feito ao longo dos anos chevrolet caravan 1980 a 1987 [caption id= attachment_271542 align= aligncenter width= 999 ] foto flatouters/murilo[/caption] o primeiro deles foi a propria chevrolet caravan da segunda fase com o facelift que a deixou com o visual dos anos 1980 — farois retangulares grade retangular lanternas mais envolventes na traseira interior de veludo e volante de borracha encontrei exemplares em estado aceitavel com o motor 2 5 a alcool e a gasolina na faixa entre r$ 12 000 e r$ 18 000 nessa faixa a maioria tem pequenos reparos a serem feitos mas ja te permitem voltar para casa rodando e dar os primeiros passos no mundo dos project cars corrigindo os itens nao originais [caption id= attachment_271541 align= aligncenter width= 999 ] foto flatouters/murilo[/caption] mas nao sao elas o foco por aqui e sim os carros da faixa de r$ 18 000 a r$ 23 000 que e onde voce encontra exemplares com mais originalidade e melhor conservaçao — pintura ainda com brilho motores com bom funcionamento interior integro e conjunto optico alinhado e bem conservado como comparaçao as caravan seis cilindros da mesma epoca partem dos r$ 20 000 e chegam facilmente aos r$ 30 000 enquanto as desejadas ss ja passam dos r$ 50 000 volkswagen parati 1995 a 1999 [caption id= attachment_271534 align= aligncenter width= 999 ] foto flatouters/clebao[/caption] outra perua interessante mais nova e pouco mais barata e a volkswagen parati de segunda geraçao se voce nao fizer questao das versoes mais desejadas como a glsi e a gti 16v de duas portas — que ja ultrapassam os r$ 30 000 ha alguns anos — e possivel encontrar bons exemplares da versao gli 1 8 a partir dos r$ 14 000 ou ate mesmo das gls e gti quatro portas na casa dos r$ 22 000 [caption id= attachment_271535 align= aligncenter width= 999 ] foto flatouters/clebao[/caption] ate 1997 a parati 1 8 usava injeçao monoponto e desenvolvia 90 cv com a chegada da injeçao multiponto identificada pelo mi na traseira a potencia subiu para 99 5 cv ja os motores 2 0 sempre usaram injeçao multiponto e tinham 109 cv na configuraçao de 8 valvulas e 141 cv na versao 16 valvulas usada na parati gti na epoca a parati ainda poderia ser equipada com o motor 1 6 tambem em versoes monoponto de 76 cv ate 1997 e multiponto de 88 cv 1998 em diante este motor embora seja menos potente tem uma excelente relaçao r/l — o que o torna uma boa base para preparaçao volkswagen voyage 1981 a 1995 [caption id= attachment_271531 align= aligncenter width= 999 ] foto polara81/flatouters[/caption] se o seu negocio sao os volkswagen quadrados na mesma faixa dos r$ 15 000 e possivel encontrar bons exemplares do voyage — desde os ls do inicio dos anos 1980 ate os modelos gl da metade dos anos 1990 — e tambem da parati gl e gls embora esta ultima seja mais rara em boas condiçoes [caption id= attachment_271532 align= aligncenter width= 999 ] foto polara81/flatouters[/caption] os primeiros eram equipados com o motor 1 5 md270 o famoso bielinha emprestado das versoes mansas do passat que tinha 65 cv e carburador de corpo simples depois em 1983 o md270 ganhou mais taxa e maior deslocamento o que resultou na cilindrada de 1 6 litro e 81 cv de potencia a partir de 1985 o voyage e toda a linha gol passaram a usar os novos motores ap 600 e ap 800 — o primeiro um 1 6 de 80 cv e o segundo um 1 8 de 89 cv apesar de ser praticamente o mesmo carro entre seu lançamento em 1981 e seu encerramento em 1995 o voyage tem duas fases bem distintas os primeiros exemplares vendidos ate 1985 eram espartanos leves e tem uma certa ligaçao estetica com os passat originais ainda guardando uma certa ligaçao com os anos 1970 os modelos posteriores a 1988 especialmente o gl e o gls este ultimo o mais valorizado ja sao modelos de sua epoca com painel emborrachado e acabamento mais esmerado tanto que foram vendidos desta forma nos eua [caption id= attachment_271530 align= aligncenter width= 999 ] foto flatouters/sandromartins[/caption] a melhor versao — e que ainda nao disparou de preços como o gol gti — e a sport de 1993 o carro tinha rodas bbs de 14 polegadas bancos recaro e o motor 1 8 s de 99 cv era praticamente um gol gts em versao seda e era um dos carros mais legais das ruas na epoca esta versao contudo ficara um pouco mais cara que as demais com alguma sorte voce o encontrara na faixa dos r$ 20 000 a r$ 25 000 mas nao e dificil encontrar um destes bem conservado por menos de r$ 30 000 ainda que os melhores ja estejam batendo a porta dos r$ 50 000 chevrolet chevette 1983 a 1993 o chevette que ja teve tres guias de compra aqui no flatout e outro modelo acessivel esqueça o s/r os gp e os modelos da primeira geraçao que todos querem e voce encontrara dezenas de exemplares em bom estado por entre r$ 15 000 e r$ 20 000 para usar por ai nos fins de semana [caption id= attachment_271529 align= aligncenter width= 999 ] foto maikow ohara/flatouters[/caption] nesta faixa de preço provavelmente nenhum outro carro oferecera uma experiencia de conduçao mais purista que um exemplar bem cuidado desta ultima fase do chevette ja com o motor 1 6 s de 73 cv e o cambio manual de cinco marchas a culpa disso e do arranjo mecanico um motor ohc longitudinal sobre o eixo dianteiro traçao traseira duas portas suspensao dianteira por braços sobrepostos e traseira com eixo rigido e molas helicoidais para completar um peso na casa dos 900 kg voce ja viu isso nos alfa romeo 105 nao ford escort xr3 1993 a 1995 [caption id= attachment_271506 align= aligncenter width= 999 ] foto flatouters/henrique[/caption] ha algo curioso com o xr3 da ultima fase no brasil quinta geraçao o carro era altamente desejavel quando novo mas ainda pode ser encontrado por preços acessiveis um exemplar conservado custa entre r$ 14 000 e r$ 20 000 enquanto as geraçoes anteriores ja estao chegando a casa dos r$ 50 000 [caption id= attachment_271507 align= aligncenter width= 999 ] foto flatouters/henrique[/caption] o ponto positivo aqui e que ele compartilha elementos de acabamento com outros escort e seu motor e o conhecido ap 2 0 com injeçao le jetronic de 116 cv compartilhado com o gol gti e o santana da epoca o que facilita sua manutençao e reparos no primeiro ano ele ainda tinha bancos recaro e alguns eram equipados ate mesmo com equalizador grafico para o sistema de audio [caption id= attachment_271508 align= aligncenter width= 999 ] foto flatouters/henrique[/caption] em 1994 e 1995 os bancos recaro deixaram de ser oferecidos mas ele ainda tinha bancos com maior apoio lateral so e preciso ficar esperto com os elementos exclusivos da versao como o volante o quadro de instrumentos e a manopla de cambio com os numeros em vermelho que nao sairam em outros modelos [caption id= attachment_271509 align= aligncenter width= 999 ] foto flatouters/andrei[/caption] alem disso apesar do menor apelo atualmente as chances de ele acabar valorizado nos proximos anos sao grandes entao por que nao aproveitar enquanto ainda e possivel comprar um xr3 por r$ 20 000
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