veja bem nao e exatamente copiar a humanidade nao anda para frente por causa de um ou outro individuo com superpoderes ainda que alguns fora do normal apareçam de vez em quando; anda adiante quando ideias que vieram antes sao aproveitadas muito tempo depois para se tornarem outra coisa nossa especie evolui coletivamente nao individualmente [caption id= attachment_362184 align= aligncenter width= 999 ] charles franklin kettering[/caption] um exemplo do que quero dizer aqui se me permitem charles franklin boss ket kettering e o fundador da delco criador da partida eletrica entre outras coisas; foi o cientista chefe da gm quando a gm ainda era a maior empresa do mundo boss ket era tambem um grande entusiasta da ciencia e da pesquisa e um comunicador de primeira ficou famoso para o grande publico americano quando a partir de 1945 começou a aparecer fazendo pequenos discursos de 5 minutos sobre pesquisa tecnologia e ciencia no intervalo de um programa de musica classica de sucesso da rede de radio nbc todo domingo depois foram publicados em forma de livro pela gm chamado short stories of science and invention nesse livro e claro este conceito e o que a humanidade progride por causa de seu esforço coletivo que nenhum genio sozinho conseguiu nada sem subir nas costas de outros genios para ilustrar isso kettering conta que para existir o radio no qual os americanos o escutavam a eletricidade teve que ser descoberta depois entendida e mais um sem fim de avanços tiveram que ocorrer em tempos e lugares distantes uns dos outros ate que o radio pudesse existir conta tambem a historia de que desde milhares de anos atras os nativos da ilha de samoa criavam fogo usando um acendedor de bambu que nada mais era um cilindro e um pistao onde se colocava musgo seco no cilindro e batendo o pistao com força por compressao o musgo incendiava o alemao rudolf diesel ao conhecer este acendedor numa loja de produtos exoticos em augsburgo tem a ideia de um motor com igniçao por compressao e a invençao de diesel nao seria o que e hoje sem varias empresas que o desenvolveram por anos a fio pois os motores de rudolf eram arcaicos monstros gigantes criados para substituir usinas a vapor que nunca seriam usados em veiculos a ideia permanece e avança para lugares as vezes inimaginaveis para quem as teve como dizia kettering ideias sao mais permanentes que pessoas e e sobre uma historia dessas que vamos falar hoje; a de tres carros que basicamente contam uma historia tao velha quanto o tempo o primeiro artesanal e artistico de baixa produçao e a versao mais pura do conceito seu sucesso nao era de publico mas de critica; prontamente adotado por empresas mais ligadas em volume dilui se em suas copias basicamente o mesmo carro em tres interpretaçoes diferentes e como a musica knocking on heaven’s door de dylan ou ainda a famosa hallellujah de leonard cohen reinterpretadas e gravadas varias vezes cada autor faz dela uma coisa diferente ainda que o tema e a letra seja basicamente o mesmo se ha milhares de versoes destas musicas ha tambem uma cadeia de eventos importantes em dois continentes inspirado pelo primeiro bmw que realmente era um carro entusiasta nascido pouco antes da eclosao da segunda guerra mundial e e com ele na munique berço do entao poderoso partido de hitler em 1936 que esta historia começa o bmw 328 [caption id= attachment_362159 align= aligncenter width= 999 ] bmw 315 seda formal e vetusto[/caption] a bmw como fabricante de automoveis começou acanhada produzindo austin 7 sob licença ao comprar a dixi em 1934 ja fazia seus proprios produtos mas eram bem formais e sem nada de especial seus principais produtos eram sedas posicionados no meio do mercado o 315 e o 319 com motores seis em linha ohv de 1 5 e 1 9 litros [caption id= attachment_362161 align= aligncenter width= 999 ] o bmw 319/1[/caption] mas deles derivam um roadster interessante nasceu 315/1 em 1934 e era basicamente uma bonita carroceria roadster no chassi do seda 315 com apenas tres carburadores no motor para agora 41 cv evoluiria em 1935 para o 319/1 com 55 cv do motor 1 9 litro e pesando somente 750 kg tinha um desempenho muito bom para a epoca [caption id= attachment_362180 align= aligncenter width= 999 ] o seis em linha do 315/319[/caption] o roadster tinha tambem uma nova suspensao dianteira independente e preste atençao direçao via pinhao e cremalheira uma novidade que hoje e universal mas acredito que aparece em produçao pela primeira vez aqui a suspensao e direçao tornam o carro agradabilissimo chamando atençao do mundo para a empresa [caption id= attachment_362166 align= aligncenter width= 999 ] bmw 328 1936[/caption] mas o que viria em seguida seria o primeiro bmw na formula que faria sucesso no pos guerra um carro realmente com vies entusiasta um carro esporte na verdade o bmw 328 de 1938 o mais importante nele era o motor ainda era um ohv mas funcionava como um dohc operando valvulas opostas no cabeçote via uma floresta de varetas e balancins a camera de combustao era hemisferica num esquema ohv hemisferico que ficaria famoso nos anos 1950 pelos chrysler v8 com o nome fantasia hemi [caption id= attachment_362177 align= aligncenter width= 999 ] o motor hemi do 328[/caption] o bloco deste motor era o mesmo seis em linha do 315/319 mas o cabeçote era novo em aluminio e no vale das duas fileiras de valvulas que faziam o motor parecer um dohc estavam montados tres carburadores solex 30 jf com cilindrada aumentada para 1971 cm³ dava o dobro da potencia do 315 80 cv a 5000 rpm alta rotaçao para seu tempo o carro era tembem todo novo com um chassi tubular que aproveitava a dianteira do 319/1 pinhao e cremalheira inclusos mas era de construçao mais leve e o carro era maior ainda era pequeno porem 3900 mm num entre eixos de 2400 mm e apenas 850 kg os freios eram hidraulicos moderno entao tambor nas quatro rodas e o eixo traseiro era rigido com feixes de meia elipse com amortecedores telescopicos hidraulicos e batentes de borracha o carro projetado por fritz fielder dirigia como algo muito mas muito moderno para 1936 uma espiadela no pos guerra na verdade ao volante algo que parecia uns 30 anos mais novo chegava a 160 km/h incrivel entao e a carroceria tembem era sensacional; com paralamas fluindo por toda ela semi integrados ao resto do carro como seria o idioma dos anos 1950 peter szymanowski e o autor o roadster 328 alem de seus varios sucessos em competiçao foi o primeiro classico entusiasta da marca de munique o marco zero de todos os bmw’s que tanto gostamos era caro para seu tamanho e sofisticado; por isso vendeu pouco mas solidificou uma imagem do que poderia ser um carro esporte os donos da frazer nash que importavam os bmw para inglaterra como frazer nash bmw ate pararam de fazer seus proprios carros esporte tradicionais o futuro chegara jaguar mas e claro que o futuro da bmw nao seria agradavel na decada seguinte depois da guerra a fabrica em munique estava em ruinas e a fabrica de carros de eisenach perdida para sempre na alemanha oriental isolada o motor do 328 estava na bristol inglesa onde seria reprojetado e vendido ate os anos 1960 os bristol eram serie 400 a evoluçao dos bmw 300 pre guerra; quando voltou a fazer carros nos anos 1950 a bmw criou a serie 500 [caption id= attachment_362187 align= aligncenter width= 999 ] ss100 jaguar[/caption] o roadster 328 e toda aquela familia acabara para sempre mas nao totalmente antes da guerra a frazer nash havia emprestado um 328 para sir william lyons e sua ss testar a ss cars derivava seu nome de standart swallow mas obviamente no pos guerra esse nome ficou instantaneamente demode; pegando o nome de seu carro esporte o ss 100 jaguar a empresa se chamaria agora simplesmente jaguar [caption id= attachment_362195 align= aligncenter width= 999 ] o xk 120[/caption] mas em 1938 isso ainda estava no futuro; o importante aqui e notar que o pessoal da ss/jaguar ficou impressionadissimo com o bmw 328 fazia seu ss100 um carro esporte tradicional de 3 5 litros famosamente tambem capaz de 160 km/h o 100 do nome de 100 mph 160 km/h parecer o que efetivamente seria depois da guerra algo completamente ultrapassado estrutura rigida suspensoes bem ajustadas e com amortecimento e batentes modernos direçao precisa e motor girador o 328 era claramente o futuro e o ss100 o passado [caption id= attachment_362179 align= aligncenter width= 999 ] 328 e xk 120 parecem vir do mesmo lugar[/caption] carros esporte eram algo que sir william lyons inicialmente fazia como propaganda para chamar atençao queria realmente era vender seus sedas de luxo mas a preço modico que seriam o mote da jaguar enquanto foi o chefe mas durante a guerra seus engenheiros fizeram um novo motor para a marca o lendario seis em linha xk um moderno dohc um caro esporte para chamar atençao para este exotico e potente motor era ideal nao e a toa entao que o jaguar xk 120 se inspira fortemente no bmw 328 o xk 120 pode ser maior como um bmw em escala 10% aumentada mas a inspiraçao e clara primeiro ha a posiçao do motorista e ocupante em relaçao aos eixos igual e diferente do anterior ss100 depois ha o desenho da carroceria claramente evolutivo ambos sao seis em linha dohc entre aspas no caso do bmw; tecnicamente e um ohv suspensao traseira parecida dianteira idem a direçao do jaguar ainda era setor e sem fim pinhao e cremalheira viria depois no xk140 mas posicionada a frente do eixo e desenvolvida para sensibilidade parecida todo o carro na verdade parecia uma tentativa de ser mais moderno ao volante ainda que nao atingisse a pureza do bmw era tambem bem mais pesado aos 1300 kg foi um imenso sucesso e um que acabou colocando a jaguar nas pistas e a vencer le mans cinco vezes mas sucesso de verdade de vendas veio nos eua; o pais vivia a febre do carro esporte e nos anos 1950 a expressao maxima dele era o jaguar xk 120 o que levou a roda da inspiraçao girar mais uma vez o corvette no pos guerra o carro esporte no padrao europeu invadia os eua senao em quantidade suficiente para rivalizar as marcas locais sim em imagem na mente dos americanos o carro esporte era a mais interessante novidade e os donos deles gente atraente iconoclasta e jovem neste inicio dois carros ingleses se destacaram o mg tc era o mais acessivel o arquetipo perfeito de carro esporte pequeno agil e divertido o outro era o jaguar o xk 120 lançado em 1948 este nao devia nada em desempenho a ninguem seu forte seis em linha dohc de 3 4 litros o levava ate mais de 200 km/h e povoava os sonhos de todo entusiasta americano [caption id= attachment_362183 align= aligncenter width= 999 ] earl e pininfarina no corvette 1953[/caption] na gm o todo poderoso chefe do design harley earl queria entrar nessa onda ainda que fosse dificil para a empresa entender volumes de venda tao pequenos e o advento da fibra de vidro em carrocerias fenomeno que aparecia com força tambem a mesma epoca que viabilizou o sonho de earl e como seria o carro esporte da gm ora uma copia da copia a transformaçao de um leve agil e alegre carro esporte sofisticado e de baixa produçao o bmw 328 no jaguar xk tinha melhorado o desempenho com tudo maior; mas tambem deixado o carro menos sofisticado para ser vendido em alta quantidade e a um preço menor diluiu o conceito sim claramente; mas pelo menos aumentou o pacote de desempenho possivel o que nao aconteceria na copia da copia earl pegou um chassi de chevrolet 1953 e o modificou para o que pretendia as dimensoes basicas do primeiro corvette sao todas tomadas do xk120 o entre eixos e exatamente o mesmo 2591 mm nos dois carros e a posiçao dos ocupantes no carro e tambem a mesma claro que em design nao ha paralelo entre o jaguar e o corvette earl era o lider do design mundial em sua cabeça entao nunca copiaria ninguem o desenho do corvette e dele e sua equipe e por isso o carro e um pouco mais curto 4249 mm para o corvette e 4394 mm no jaguar o chassi tambem e parecido o seis em linha chevrolet era um ohv tradicional sim diferente do jaguar mas era seis em linha e compensava o trem de valvulas menos eficiente com deslocamento maior 3 85 litros contra 3 4 do jaguar com tres carburadores dava 150 cv contra 160 cv do jaguar dianteira independente traseira eixo rigido por feixe de molas e ate direçao com setor e sem fim ate o peso era similar aos 1300 kg earl achou que fez um jaguar sem tirar nem por mas mais bonito claro [caption id= attachment_362199 align= aligncenter width= 999 ] powerglide nao orna[/caption] mas tanto deus quanto o coisa ruim estao nos detalhes o motor seis em linha antigo da chevrolet se provou anemico e o unico cambio disponivel era um automatico powerglide de duas marchas horrivel para um carro esporte o comportamento era o que se podia esperar um chevrolet seda com carroceria de carro esporte nada excitante um fracasso completo a falta de vidros nas portas e teto que vedava realmente o interior era entao aceitavel em carro esporte por causa do desempenho e comportamento bem de carro esporte o corvette tinha a carroceria de carro esporte mas nao seu desempenho ou comportamento cliente de carro esporte rejeitava e ria da falta de entendimento do genero pela chevrolet e o cliente tradicional de chevrolet achava espartano demais caro demais pequeno demais [caption id= attachment_362202 align= aligncenter width= 999 ] o thunderbird[/caption] ficou claro o erro quando a ford em 1955 mostrou o thunderbird com um v8 vidros eletricos nas portas e teto de verdade foi um sucesso danado o entre eixos deste primeiro thunderbird ora 2591 mm claro a copia da copia da copia dessa vez nao; era na verdade um corvette melhorado para o lado do luxo americano a esportividade sumiu aqui mas o ford pelo menos andava pacas zora arkus duntov reverteria isso tornaria o corvette um carro esporte de verdade a partir de 1955 quando ganhou o v8 o que fez o thunderbird em 1958 virar um quatro lugares e ir para outro lugar do mercado o corvette de segunda geraçao seria totalmente diferente e original um carro de zora e o designer bill mitchell diferente de suas origens copiadas [caption id= attachment_362204 align= aligncenter width= 999 ] zora e a segunda geraçao do corvette 1963[/caption] mas nao existiria se nao fosse um certo roadster bavaro chamado bmw 328 nao e incrivel como o mundo funciona
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