A Toyota lotou o estande com sua linha 2015, mas para nós o maior chamariz é mesmo o conceito FT-1 — que os entusiastas mais otimistas acreditam ser uma prévia para o futuro Supra. A Lexus trouxe apenas dois carros inéditos: o SUV NX 200t, que estreia no ano que vem, e o belo cupê RC350, que só veio a passeio — ao menos por enquanto.
Toyota
O FT-1 foi apresentado no início do ano como um carro especial para Gran Turismo 6 — o game da Sony está ganhando conceitos exclusivos de várias fabricantes de automóveis pelo mundo todo e, como vários deles, o FT-1 saiu do mundo virtual e veio para o mundo real. No mundo virtual, ele tem um motor de 485 cv e pesa 1.320 kg. O interior é totalmente racer e, segundo a marca, traz inspiração nos carros de Fórmula 1.
“FT-1” significa Future Toyota 1, e é por isso que ainda não perdemos a esperança de que ele se torne um modelo de produção — mesmo que limitada. Por enquanto, vamos curti-lo no videogame, mesmo — algo possível nos cockpits de GT6 que a Toyota trouxe especialmente para o evento.
Ainda entre os conceitos, há algo que se parece bem menos com um carro e muito mais com um pod futurista que não ficaria nem um pouco deslocado em um filme de ficção científica. O FV2 pretende “levar a experiência de direção a outro patamar, por conectar-se física e emocionalmente com o motorista”. Traduzindo: em vez de um sistema de direção com volante, pinhão e cremalheira, o “carro” é controlado pelos movimentos do corpo de quem o está comandando.
Mas esta é a conexão física. A “conexão emocional” usa um sistema de reconhecimento de voz e imagem para detectar o estado de humor do motorista e sugerir destinos que ele possa querer visitar. A carroceria, que na verdade é um display gigante, pode mudar de cor e exibir imagens.
Com um pé mais fincado no mundo real, o conceito FCV é outro carro movido a célula de combustível. Funciona da mesma forma que o Honda FCEV: o hidrogênio é comprimido e se transforma em energia, usada para alimentar um motor elétrico e emitindo apenas vapor d’água no processo. O FCV promete ser o primeiro veículo movido a hidrogênio produzido em escala comercial no mundo, e será vendido primeiro no Japão e depois nos EUA.
Além dos conceitos, a Toyota apresentou toda a sua linha 2015, que inclui o compacto Etios, os sedãs Corolla, Camry e os utilitários RAV4 e SW4. As novidades ficam por conta da versão Platinum do Etios, que ganha central multimídia, câmera de ré e e DVD player com TV digital; e da versão de sete lugares do SW4. Além disso, está sendo exibida no Salão a versão de competição do Corolla, usado no Brasileiro de Marcas e Pilotos, e um Etios modificado com rodas maiores e um bodykit mais agressivo.
O mais legal para nós, porém, é o protótipo TS030, que correu no WEC, o Campeonato Mundial de Endurance, em 2013.
Lexus
A divisão Premium teve espaço limitado, mas trouxe um lançamento importante: mirando no Evoque, o SUV NX 200t tem design arrojado e vem em duas versões de acabamento: Luxury e F-Sport. Ambas são equipadas com o motor 2.0 turbo VVT-i que, com comando duplo no cabeçote e injeção direta, entrega 238 cv a 5.600 rpm e 35,7 mkgf de torque entre 1.650 e 4.000 rpm.
Com rodas de 18 polegadas, detalhes de acabamento em preto, teto panorâmico e bancos de maior apoio, o F-Sport tem apelo mais esportivo, enquanto o Luxury tem uma proposta mais luxuosa — faz sentido, não? O preço ainda não foi divulgado, mas estima-se algo entre R$ 200 mil e R$ 230 mil.
O Lexus RC350 é o outro grande destaque da marca. Com um motor V6 de 3,5 litros acoplado a um motor menor, elétrico, o cupê que lá fora briga com Mercedes-Benz Classe C e BMW Série 3 dispõe de 318 cv. O RC está aqui para avaliar a recepção do público e, quem sabe, se juntar à linha da Lexus que já inclui o hatch híbrido CT 200h, os sedãs IS 250, ES 350 e LS 460L, e o SUV RX 350 — todos eles presentes no Salão.