eu sempre me incomodo e me mexo na cadeira visivelmente desconfortavel quando se define o automovel como uma soluçao de transporte pessoal sim e uma das funçoes que um automovel tem mas esta longe de defini lo colocar isso como definiçao e o cerne da maioria dos problemas que temos hoje a respeito do tratamento oficial que e dado a ele e uma tentativa de burocratas que dar uma funçao social especifica e controlavel ao automovel de despi lo de todo romance para que se torne apenas uma maquina com uma funçao bem definidinha e controlada a minucia mas o automovel nunca progrediu como uma ferramenta de transporte apesar de realizar essa funçao muito bem onibus e caminhoes e trens progrediram assim mas nao o automovel o automovel de uso pessoal e vendido para que possamos ir mais longe mais rapido quando quisermos da forma que quisermos e com quem quisermos nao e fenomeno social coletivo; e pessoal individual e liberdade ampliada um superpoder que podemos comprar em suaves prestaçoes mensais quem e o vil e desalmado individuo que nao enxerga a beleza e o apelo disso ninguem precisa de carro para ir a lugar nenhum podemos andar usar bicicleta taxi uber onibus trem aviao e isso nao mudou com o advento de aplicativos; aqui no brasil serviram para tornar taxi barato apenas mas la fora taxi sempre foi uma realidade de transporte urbano util e disponivel ao se levantar a mao na rua a necessidade real de um automovel particular para transporte pode existir mas e rara pacas praticamente todo mundo pode viver sem carro particular mas ninguem que e um realista que vive no mundo real e quer tirar o melhor da vida deseja viver sem carro particular limita sua vida suas possibilidades sua autonomia e independencia poder ir longe ou perto devagar ou rapido com amigos ou sozinho agora ou amanha cedinho e bom demais abre horizontes limitados apenas por sua imaginaçao; toda vez que voce liga o carro o destino e o caminho estao sob seu comando voce e o capitao de seu proprio navio senhor de seu destino nem que seja nos quinze minutos ate a padaria nao importa e o que nos faz quere los para nos que nao apenas gostamos mas amamos eles sao ainda mais que isso sao uma fonte de aprendizado e conhecimento dos mais diversos; sao profissao; sao terapia ocupacional; sao esporte e clube onde conhecemos amigos e socializamos e sao a forma com a qual mostramos uma imagem de quem somos ou pelo menos desejamos ser ao mundo e sim absolutamente todo mundo faz isso; ate eu nao ligo para o que acham de mim e uma imagem que conscientemente projetamos ao mundo exterior a promessa de liberdade vende carros nao necessidades de transporte se fosse diferente ninguem compraria nada alem de um hatch basico todas as funçoes de transporte sao supridas por ele ate a mania atual dos suv e picapes acredito vem dessa basica verdade eles prometem mais liberdade a de ir ate alem da estrada a de carregar mais coisas a de levar mais gente com mais conforto e segurança nos queremos mais da vida e escolhemos o nosso veiculo pessoal com isso em mente e e por isso que digo para voces nao sem um que de orgulho pessoal que ate a pouco tempo atras nunca parei para pensar ao comprar carro algum para mim e sempre apenas uma pergunta depois de estabelecido que quero posso se a resposta e sim esta feito sim ajuda que por força de profissao e indole conheço o suficiente de qualquer carro para formular um preço e um lugar no grande esquema das coisas imediatamente para ele mas isso nao muda o fato nunca comparei minha escolha com todas as outras possiveis sempre agi com o coraçao e a cabeça que se lasque talvez isto explique meu baixo desempenho em acumular grana mas paciencia nao me arrependo de nada ta talvez aquele escort conversivel em 1997 mas divago; vamos falar um pouco da exceçao a regra que me parece relevante aqui a coisa de dois anos atras de repente me vi desempregado com isso foi embora tambem o carro que a mulher usava um cruze de propriedade da empresa que me demitiu ficar sem carro completamente era algo que ainda nao era estritamente necessario entao resolvemos comprar outro carro para a familia como o cruze que nao escolhi ganhei deveria ser meio de transporte apenas pela primeira vez na vida senti a necessidade de comparar de fazer uma decisao logica e sensata tanto em utilidade como em dinheiro a situaçao pedia nao vou chatea los com todo o processo porque e claro foi chato pacas visitas a concessionarias para ver se o banco traseiro comportava a prole quase adulta e medindo mais de 1 8m de altura procura de carros usados seminovos japoneses que prometiam ser sensatos mas que me deram ataques anafilaticos de alergia aquilo tudo que voces podem imaginar nao e a toa que gente normal nao gosta de carro escolher assim e uma azia ajudou que parti do principio que qualquer coisa servia meio de transporte lembrem sem emoçao apenas alguns parametros de preço espaço e idade interessavam acabei comprando um vw virtus msi zero km em promoçao porque tinha cambio manual e ninguem mais quer isso veja bem conhecia bem o virtus 200tsi e nao gostava dele; mas atendia os parametros da busca perfeitamente entao para minha sorte o msi manual e bem diferente do 200tsi motor aspirado forte economico e vocal cambio manual delicioso posiçao de dirigir e bancos sensacionais estabilidade boa estou adorando porque e um carro bom de guiar mas tambem economico enorme pratico e sensato o que deve dizer alguma coisa a favor dos que fazem seu dever de casa ao escolher algo mas sera aqui vale uma pequena tangente um amigo meu quando eramos adolescentes era o melhor jogador de basquete do colegio era alto mas rapido habil e acertava uma cesta de tres pontos que voce nao ia acreditar na escola era capitao do time e idolo da moçada adorava jogar foi chamado para fazer parte de um time profissional cedo e sumiu de nosso convivio dez anos depois encontrei o profissionalmente engenheiro como eu obviamente a carreira de basquete nao deu certo algo obvio pois ha pouca chance de ganhar dinheiro no esporte por aqui mas para minha surpresa disse que nunca mais jogou perdeu o gosto pela coisa eu descobri que era um jogador mediocre no primeiro jogo profissional desisti depois de um ano nunca mais joguei para que teddy roosevelt uma vez disse que comparaçao e o fim do prazer uma frase que alem de explicar exatamente o que aconteceu com meu amigo explica tambem muito do sentimento que tenho ao comprar carros objetivamente comparar e uma atitude de logica fria e calculista por definiçao automovel para os de nosso credo e emoçao misturar ambos e receita para frustraçao como meu amigo que transformou sua paixao pela bola num trauma de vida claramente visivel outra historia um outro amigo meu meu comprou um cobalt um ano antes de eu comprar meu virtus gostaria de dizer que a escolha dele foi muito mais logica que a minha porque acredito piamente que o cobalt e o mais sensato carro ja oferecido a venda neste pais algo comprovado por seu sucesso na praça mas ele ganhou o carro da empresa apenas nao escolheu qualquer merito que exista na escolha e do gerente de frota um dia desses nos encontramos em sao paulo a caminho do mesmo lugar cada um no seu carro e nao nao somos taxistas seu engraçadinho bom ao andar atras dele comecei a pensar nos nossos dois carros tao parecidos mas ao mesmo tempo diferentes certamente o virtus tem motor e cambio e bancos muito melhores que o cobalt mas em compensaçao lembrei de uma coisa o cobalt tem um compromisso de aderencia/conforto inigualavel a forma com que o carro absorve buracos imperfeiçoes quebra molas e meio fio como se nao existissem ao mesmo tempo que se mantem firme e com aderencia incrivel e simplesmente fenomenal esse meu amigo ja me disse isso e eu acredito porque conheço o carro nao ha nada mais rapido para atravessar sao paulo simplesmente porque nao se freia para obstaculos e dejetos viarios nem tentei acompanha lo na buraqueira seria inutil obviamente na hora comecei a pensar se nao deveria ter comprado um cobalt usado no lugar do virtus pronto la se vai toda a felicidade com a escolha sensata do meu carro tive que objetivamente me esforçar para lembrar que o banco do cobalt e sofrivel e que a indole esportiva do powertrain do meu carro e bem melhor que o virtus e mais solido e moderno mas ai lembrei que o cobalt e mais silencioso e confortavel em viagens e caramba comparaçao e o fim do prazer mesmo [caption id= attachment_291037 align= aligncenter width= 999 ] o clube do virtus e o clube do cobalt em evento conjunto no rj [/caption] nao existe nada perfeito debaixo do sol objetivamente por mais que trabalhemos incansavelmente com planilhas excel gigantes e livros de teoria probabilistica de escolha ainda assim toda vez que se escolhe algo tambem perdemos outra coisa se voce estudou sabe o que perdeu de forma tao clara como o que ganhou de certa forma ignorancia e na verdade uma bençao se a gente nao sabe o que perdeu nao sofre eu portanto voltarei assim que possivel ao meu normal chega de sensatez e o que eu digo chega de comparar alhos com bugalhos um carro e bom nao quando anda mais bebe menos faz isso ou aquilo melhor ou pior que a concorrencia comparativamente um carro e bom quando e uma obra coesa uma declaraçao de intençao e espirito de seus criadores como uma obra de arte como uma obra de arte sempre vai ter quem goste e que nao goste e eu e voce temos apenas que descobrir o que fala mais alto para cada um de nos individualmente claro que conhecer o que existe e importante ouça o que eu tenho a dizer o que outros avaliadores dizem e forme uma imagem do que o carro e na sua cabeça by all means estamos aqui para isso contar historias de significado e origem dizer para voce como e dirigir o carro transmitir as nossas emoçoes com ele ate lhe dar dados para que voce possa formar uma imagem na cabeça sobre o que estamos falando mas se voce realmente gosta de algo nao se torture se outro carro tem mais autonomia anda mais ou bebe menos isto sao apenas dados frios escolha com o coraçao por voce mesmo e ao faze lo faça como os amantes se dedique de corpo e alma a sua nova paixao e tudo que ela pode te dar comparar o que o vizinho tem ou o que voce poderia ter nao da certo nem em relacionamento amoroso nem aqui a coisificaçao do carro a diminuiçao dele em dados frios apenas em uma maquina como uma lavadora de roupa persistiu por tanto tempo que ameaça agora acabar com a cultura ao automovel porque tira tudo de divino que sempre permeou o automovel deixando em seu lugar apenas o suco insosso de sua xepa a soluçao de transporte individual e sinceramente entusiasta ou nao sabendo conscientemente disso ou nao absolutamente ninguem quer isso
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.