por muito tempo os recordes de volta em nurburgring foram apenas uma modalidade de avaliaçao de carros esportivos pela imprensa alema os jornalistas levavam carros como o porsche 911 bmw m3 ruf ctr entre outros ao traçado norte de nurburgring cronometravam uma volta rapida e a partir disso tinham uma medida de comparaçao dos esportivos no mundo real nos anos 1990 contudo a nissan começou a usar os tempos de volta em nurburgring como argumento de venda do skyline gt r o resto como dizem e historia uma historia que ja contamos por aqui alias https //flatout com br/a importancia real de se obter o recorde de nurburgring e como este feito ficou tao relevante/ o fato e que hoje em 2023 toda fabricante que deseja comprovar a superioridade de seus esportivos coloca o carro para uma volta rapida no circuito e uma forma de dizer que o nosso e melhor que o da concorrencia sem dizer diretamente que o concorrente e inferior o negocio se tornou tao corriqueiro que ha uma serie de categorias extra extra oficiais ja que nao existe uma categorizaçao oficial como veiculo de luxo mais rapido ou suv mais rapido ou esportivo de motor dianteiro mais rapido ou ainda hot hatch mais rapido os hot hatches foram os primeiros a se subcategorizar afinal a maioria deles tem traçao dianteira e mal chegaram aos 400 cv um destes jamais seria recordista de alguma coisa em nurburgring nordschleife mas em um ranking de hot hatches eles podem se destacar a briga começou ha exatos 15 anos com a renault e hoje tambem envolve o grupo volkswagen e a honda os japoneses alias sao os atuais recordistas o novo civic type r aquele que finalmente sera vendido no brasil completou a volta em insanos 7 39 691 ou 7 44 881 no traçado de 20 832 metros https //www youtube com/watch v=yu0vby2hkqm&pp=yguzbgfyz3vzihr5cgugcibudxjidxjncmluzw%3d%3d a disputa em nurburgring nordschleife contudo tem um outro lado como um recorde e um valioso argumento comercial um agregador de valor ao esportivo e como os recordes nao tinham um regulamento oficial ate 2019 alguns recordes foram questionados publicamente suspeitos de algum tipo de artimanha para obter vantagens na volta quando um carro de rua vai ao nordschleife o publico espera que ele seja igual ao carro vendido na loja algo que voce possa comprar para fazer igual mas nem sempre foi assim ja vimos uso de pneus especiais e configuraçoes nunca oferecidas ao publico gaiolas de segurança e ate videos editados felizmente em 2019 os operadores do complexo de nurburgring instituiram um regulamento para organizar as tentativas de recorde e oficializar os tempos afinal isso e algo que interessa a eles tambem os carros sao ate mesmo inspecionados por engenheiros convidados pelos operadores para atestar se o carro e suficientemente de rua ou se ele exagera na interpretaçao do que e um carro de rua desde entao as trapaças foram coibidas mas nao impossibilitadas e a mais recente delas pode ter acontecido no mais recente recorde do circuito o do honda civic type r em um primeiro momento o civic type r e um carro que nao levanta suspeitas afinal ele historicamente quebra recordes de traçao dianteira em varios circuitos em todo o mundo nurburgring inclusive mas essa idoneidade presumida nao resistiu a uma analise mais aprofundada por entusiastas de nurburgring e do honda civic type r misha charoudin o famoso youtuber/locador de carros especializado no circuito encontrou alguns questionamentos sobre o recorde em suas redes sociais e ao avaliar estes questionamentos levantou suspeitas sobre a originalidade do type r do recorde para ser mais exato misha suspeita que a honda modificou a relaçao de marchas e a pressao maxima do turbo https //www youtube com/watch v=mucozryzg s quem chamou a atençao de misha foi um usuario do instagram identificado como midship crisis e ele pontuou que o carro do recorde aparenta ter uma relaçao de quinta e sexta marchas muito mais curta que a do carro de rua as evidencias disso estao em outros videos de voltas rapidas em nurburgring a bordo do atual type r misha menciona especificamente o onboard gravado pelo site frances l argus no qual o piloto usa a sexta marcha somente em um momento na aproximaçao da schwedenkreuz https //www youtube com/watch v=fvvilunxq_8 alem disso a luz de alerta de troca shift light leva algum tempo para acender pois a sexta atua como um overdrive na pratica o mesmo comportamento e observado nos carros testados nas autobahnen o motorista atinge a faixa vermelha em quinta marcha mas a luz acende apenas apos alguns instantes nos carros dos demais videos troca de quinta para sexta marcha no limite leva a velocidade do motor de cerca de 6 900 rpm para a regiao das 5 500 rpm infelizmente a honda nao exibiu os instrumentos do civic no video e o volante cobre a parte mais alta do grafico de rotaçoes o que nos impede de ver a barra do conta giros alem das 5 500 rpm os videos tambem mostram que a velocidade maxima da quinta marcha e 235 km/h nos demais type r mas no carro do recorde a troca de quinta para a sexta marcha e feita a 229 km/h o que pode indicar uma reduçao de 2 5% na relaçao da quinta marcha outra evidencia de uma possivel relaçao mais curta de quinta e sexta esta no numero de vezes em que o piloto da honda usa a sexta marcha no video do recorde foram quatro vezes incluindo setores onde normalmente nao se usa a sexta marcha e mais repare que as trocas de quinta para sexta no carro do recorde foram feitas a cerca de 228 km/h em duas ocasioes a 234 km/h em uma delas e a 232 km/h na reta principal mesmo nas trocas em velocidades mais altas as shifting lights ja indicavam o limite de trocas pouco antes da troca em si o que indica que o piloto segurou a marcha por um instante na faixa vermelha alem da suposta modificaçao na relaçao de quinta e sexta ha uma certa desconfiança sobre a pressao maxima do turbo um outro proprietario do civic type r menciona que o aplicativo de telemetria da honda o logr indica uma pressao maxima de 23 8 psi do turbo 1 64 bar com breves instantes a 24 psi 1 65 bar isso vai ao encontro da ficha tecnica onde a honda divulga 23 3 psi 1 6 bar de pressao maxima do turbo a mesma pressao e observada no video do l argus que indica um pico de 1 5 bar 22 psi no painel do carro do recorde da honda contudo e possivel ver o mostrador indicando mais de 1 7 bar 24 65 psi por longos periodos com picos de 1 83 bar 26 5 psi apos as trocas de quinta para sexta ou seja uma pressao maxima 0 3 bar 4 3 psi mais alta que a do carro vendido nas lojas a suspeita portanto e de que a honda usou uma relaçao mais curta para a quinta e a sexta e ainda fez um mapa do motor com um controle de boost por marcha liberando mais pressao dos turbos em quinta e sexta marchas justamente quando o carro demanda mais potencia para vencer a resistencia do ar e lembre se de que o civic type r tem apendices aerodinamicos para produzir downforce a asa traseira sozinha produz 25 kg a 200 km/h por exemplo um mapa de boost ajustado por marcha tambem permitiria uma calibragem do motor mais proxima do carro de serie nas marchas baixas evitando que ele parecesse muito mais potente e prevenindo o destracionamento nas saidas de curva lembrando que o type r e um carro de traçao dianteira as evidencias sao claras mas nao podemos afirmar com certeza que a honda realmente modificou o carro misha ainda traz outra questao que contextualiza a situaçao da honda o recorde entre os carros de traçao dianteira ate entao era do renault megane rs trophy r com 7 40 100 segundo misha a honda depois de testar o type r extensivamente em nurburgring durante o desenvolvimento do carro pode ter percebido que nao conseguiria superar o tempo do renault e por isso modificou sutilmente o carro do teste para conseguir baixar o tempo do rival em exatamente meio segundo ha um ultimo detalhe sobre o carro do teste ele e o prototipo de uma versao especial aliviada do civic type r que sera oferecida apenas na europa batizada type r s grade as letras miudas do comunicado a imprensa falam apenas em versao aliviada sem mencionar modificaçoes mecanicas isso contudo nao significa que a honda ira adotar relaçoes mais curtas e maior boost/boost por marcha nesta versao para descobrir a resposta teremos de esperar o lançamento desta versao s grade ou uma manifestaçao oficial da honda a respeito destes questionamentos por outro lado caso ele tenha sido mesmo modificado para uma leve trapaça ainda ha um lado positivo nessa historia o type r tem uma cultura de preparaçao aftermarket muito forte e ja tradicional entao a suposta trapaça sem querer querendo acabria mostrando o que um type r stage 1 e capaz de fazer na pista nao esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para flatouters [fo form plans]
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