ha alguns anos quando falamos sobre os acidentes fatais causados por falhas nos sistemas semi autonomos da tesla uma das linhas de argumentaçao expostas nos comentarios era a ideia de que somente um sistema de transito formado apenas por veiculos autonomos podera zerar ou reduzir a quase zero os acidentes fatais e uma ideia plausivel com uma logica ate correta por tras dela se todos os carros forem autonomos e se comunicarem entre si a chance de acidentes sera muito reduzida o problema e que essa situaçao e utopica sera impossivel termos 100% de veiculos 100% autonomos no transito e nao sera por falta de tecnologia ou por rejeiçao das pessoas mas por uma serie de razoes que combinadas como na realidade deverao manter os carros — e o transito — mais ou menos como conhecemos hoje alguns fabricantes ja vem anunciando ha alguns anos que terao carros autonomos do nivel 5 veja mais sobre os niveis aqui ate 2021 mas ate o momento os mais avançados estao chegando ao nivel 3 ainda temos dois niveis pela frente e cada nivel depende de testes muito mais extensos que os anteriores veja por exemplo o que disse steve wozniak co fundador da apple e entusiasta dos carros autonomos durante uma conferencia realizada na semana passada pela jd power nos eua woz disse que recuou a respeito da ideia do nivel 5 eu realmente desisti nao acho que isso vai acontecer enquanto eu estiver vivo disse o engenheiro de 69 anos segundo wozniak os engenheiros confundiram o publico levando o a pensar que o carro autonomo sera como o cerebro humano capaz de perceber coisas novas e dizer aqui esta algo que eu ainda nao havia visto mas sei o que esta acontecendo e como devo agir e algo que humanos conseguem fazer completou woz nao esta sozinho nessa john krafcik presidente da waymo — a empresa mais avançada no desenvolvimento de carros autonomos atualmente — diz que sua empresa esta perto de ter um carro autonomo confiavel mas ate mesmo nesta posiçao de interesse ele faz ressalvas dizendo que carros autonomos sempre terao limitaçoes e por isso que antes de chegar as ruas os veiculos autonomos serao testados exaustivamente em ambientes controlados como acontece com o maquinario agricola mais avançado que ja funciona de forma autonoma — no brasil inclusive a vale do rio doce ja usa caminhoes autonomos nas minas de ferro em brucutu/mg e eles sequer usam operadores monitores na cabine a supervisao e feita remotamente por um funcionario em frente a um computador os veiculos de serviço em aeroportos tambem deverao ser autonomos em breve especialmente os onibus de transporte de passageiros entre os terminais assim como aqueles carrinhos eletricos usados em campos de golfe ou resorts paradisiacos onde e proibido circular com automoveis quanto aos caminhoes e taxis autonomos essa e uma tarefa mais dificil porque eles nao rodam 100% do tempo em ambientes controlados — ainda que seja possivel fazer os taxis autonomos circularem apenas em faixas exclusivas onde ha um maior controle dos elementos do transito nos caminhoes acredita se que os motoristas serao mantidos para operar em condiçoes adversas e fora da estrada mantendo a conduçao autonoma em comboios nos grandes corredores rodoviarios ja os automoveis de passeio bem estes deverao demorar ainda mais e provavelmente jamais serao 100% autonomos isso porque as condiçoes de uso serao muito variadas e havera diversas situaçoes em que o julgamento humano sera necessario — seja por limitaçoes de software como explicou steve wozniak ou por limitaçoes do hardware alem disso aquele automovel com o nivel 5 de autonomia sem pedais e nem volantes como o chevrolet cruise av ou o carro do google jamais devera chegar as ruas e nao sera por uma razao tecnica mas por razoes legais e comerciais se o fabricante nao permitir que o motorista interfira no comando do carro retirando o volante e os pedais em caso de acidentes a empresa devera ser automaticamente responsabilizada caso o carro nao faça o que deveria ter feito com um motorista supervisor essa responsabilidade sera atribuida a ele pois como motorista ele tinha a obrigaçao de assumir a direçao em caso de emergencia isso ficou muito claro no caso do uber autonomo que atropelou a ciclista nos eua apesar de ter havido uma comprovada falha no sistema de detecçao do carro a motorista foi responsabilizada pelo acidente por nao estar prestando a devida atençao no transito https //www youtube com/watch v=_3obo0nu3wu desta forma me parece claro que os sistemas autonomos de nivel 5 — que permitem ao carro circular sem intervençao humana — serao oferecidos em um futuro nao muito distante mas eles nao serao permitidos em determinadas situaçoes ou entao serao uma super rede de segurança como temos hoje os controles de traçao e estabilidade e os sistemas de frenagem automatica o sistema autonomo servira por exemplo para congestionamentos ou longos percursos rodoviarios mas a operaçao do carro na maior parte do tempo devera ser feita por um humano habilitado e com capacidades plenas de julgamento e açao nao significa que o transporte 100% autonomo nunca sera possivel mas ha um longo caminho pela frente ate que eles sejam viaveis primeiro ha a questao da aceitaçao e confiança das pessoas comuns na tecnologia e depois ha as questoes inerentes a propria rodagem os testes ate hoje foram realizados em cidades bem projetadas e bem sinalizadas das regioes mais ensolaradas dos eua mas imagine um carro autonomo na russia onde a neve a chuva a neblina a escuridao do inverno os acidentes e as obras sao constantes essa situaçao foi exposta em 2018 por uma materia do jornal britanico the guardian que entrevistou olga uskova gerente da cognitive technologies uma desenvolvedora de tecnologia autonoma da russia segundo uskova o ambiente e inconstante porque a neve cobre a sinalizaçao a chuva afeta as cameras o sol incide mais horizontalmente e os motoristas sao imprudentes https //www youtube com/watch v=cnxb90boeug alem disso acidentes obras e comboios de carros oficiais podem afetar o transito por quilometros e a sinalizaçao nao segue os padroes do restante da europa ou da america tornando dificil para as cameras a identificaçao dos limites de velocidade e avisos de parada obrigatoria ou de curvas acentuadas a situaçao da russia e evidentemente um extremo mas imagine que os carros autonomos dependerao de sinalizaçao padronizada e sempre muito bem conservada e mais paises em desenvolvimento como tailandia africa do sul india mexico china e brasil tambem terao problemas semelhantes aos encontrados na russia e estes paises correspondem a quase 50% do mercado global de carros parece claro que os autonomos serao realidade mas o ponto em que eles nao precisarao de intervençao humana dependera do desenvolvimento social e da infra estrutura dos paises e esse e um problema muito mais dificil de resolver do que um software complexo
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