FlatOut!
Image default
Car Culture Automobilismo

Sete Sevens que não são Sevens

Ok, a gente tem que ser realista aqui: o Lotus Seven, o mais tradicional e radical carro esporte ainda em produção, foi desenhado por Colin Chapman e Mac Macintosh numa tarde de domingo, sim. O projeto inteiro estaria pronto uma semana depois apenas, o que deveria se configurar em algum tipo de recorde. A verdade, porém, é que o Seven não partiu do zero. Chapman apenas aplicou sua experiência com spaceframes de tubos de pequeno diâmetro soldados, algo que vinha fazendo há alguns anos em competição, em seu carro de uso misto mais famoso. É só olhar para um Lotus Six, e ver de onde saiu o Seven. Se formos mais para trás, desde o primeiro Lotus a fórmula era a de sempre: um roadster pelado e baixo baseado em Austin Seven. Fazer carro de corrida baseado em Austin Seven é um dos passatempos nacionais da Inglaterra no pós-guerra, tão comum quanto Cricket ou o chá das 5. O Lotus Seven, e o posterior Super Seven, hoje ainda vivo com o nome de Caterham, são na verdade a culminação desta