e claro que o individuo que persegue um homem seu irmao porque nao e da mesma opiniao e um monstro voltaire hoje em dia dar a opiniao sincera mesmo se feito com base cuidado e respeito ao que se critica e um trabalho que fatalmente nao alcançara o objetivo original este objetivo original nao e trazer a pessoa que le para sua causa mesmo que isso seja um efeito colateral desejavel nao o objetivo e fazer esta pessoa pensar sobre o assunto seriamente e formar sua propria opiniao sobre o assunto se ela no fim for a mesma que a sua melhor; se nao paciencia opinioes sao assim mesmo e a critica existe justamente para isso para emitir opinioes embasadas o que hoje e dificil o pensamento unico e sem discussao parece ser o objetivo de todos sem campo para discussao a depressao coletiva do mundo moderno esta ai tambem no mundo que exige branco ou preto quando tudo na verdade e cinza a maioria do que se le hoje em dia em todos os campos e passada por filtros de opiniao corporativos ou de interesse e sao na verdade platitudes inocuas repetidas de forma tao acefala quanto faria um psitacideo por isso resolvi hoje levar voces a um mundo diferente ja contei aqui a historia de leonard john kensell ljk setright; vale a pena ler a materia onde o apresento antes de ler isto aqui e uma de sua colunas na revista car inglesa especificamente uma do natal de 1996 nada de especial alem do fato de que setright quando falava falava por ele mesmo uma bomba de opinioes contrarias ao pensamento comum que nao falha em algum ponto a ofender todo mundo e ainda assim adoravamos ele justamente por isso hoje parece algo impossivel https //flatout com br/lembrando ljk setright/ tambem me impressionou ao ler esta coluna como falavamos de nuances tecnicas e ao volante mais minuciosamente no passado; hoje em dia o assunto que e vasto e sem fim e passado sumariamente por cima pela maioria das publicaçoes setright por anos avaliador de pneus a mais precisa das profissoes referentes ao comportamento veicular e uma autoridade nisso e uma que despeja toneladas de conhecimento displicentemente como se fosse assunto dominado por todos impressionante assim disse setright em dezembro de 1996 disseram me nao pela primeira vez que nao posso esperar ter todas as coisas do meu jeito foi me dito; mas eu nao ouvi isso ser provado nem mesmo explicado satisfatoriamente entao nao consigo entender por que nao deveria continuar tentando no passado os contratempos geralmente eram triviais eu queria comer meu bolo enquanto comia o de outra pessoa ou obedecer uma placa de rua de mao unica dando marcha a re rio acima o que quis nesta ocasiao foi demonstrar que desde que se tenha o cuidado de obter a versao com transmissao automatica e sem teto removivel pode se ter num honda nsx um dos melhores carros de luxo disponiveis hoje em dia incrivelmente minha proposta foi recebida por aqueles sorrisos fracos que comumente indicam total incompreensao o nsx foi me explicado nao poderia ser um carro de luxo parece que todo mundo sabe que os carros de luxo tem quatro lugares assim como todo mundo sabe que os engenheiros alemaes sao maravilhosos que a arquitetura moderna deve ser feia que fumar tabaco e ruim no entanto persisto na minha crença de que os banco perfeitos que e o que se espera de um carro de luxo nao podem ser planejados se os bancos de um carro forem em quatro enquanto isso se eu realmente nao assumir a responsabilidade posso prevaricar posso elogiar um carro de luxo que tem quatro lugares mas que e tao diferente de todos os outros carros de luxo que deve ter uma chance razoavelmente boa de realmente ser um seu motor suave e devidamente balanceado ou seja possui seis cilindros opostos horizontalmente a sua caixa de velocidades automatica permite ignorar a alavanca de comando mas recompensa a sua utilizaçao livre e frequente sua transmissao 4x4 permanente e boa seus pneus sao bem dimensionados e especificados de forma inteligente suas caracteristicas de cabine sao propicias ao conforto nao se parece com nenhum outro carro e embora todos saibam que tudo o que parece estranho deve ser condenado para se permaneça seguro nesta sociedade parece muito melhor por causa dele quanto a aceleraçao velocidade e frenagem cumpre facilmente os criterios do verdadeiro proprietario de um carro de luxo que nao esta interessado em ser competitivo mas exige que o carro seja sempre totalmente competente e o subaru svx um dos carros mais subestimados do mercado a subaru nao o anuncia ou promove provavelmente por isso custa menos do que qualquer outro carro que possa ser considerado seu rival minha unica reclamaçao foi com a direçao que embora assistida e muito pesada; descobri que isso poderia ser melhorado aumentando a pressao dos pneus em meio bar o conforto quase nao foi afetado; o comportamento foi melhorado ha muito a ser dito sobre um carro previsivel aquele que oferece uma antecipaçao dos eventos que estao por vir e ainda melhor do que aquele que apenas oferece a garantia de que o que voce acha que vai acontecer de fato acontecera essa e uma das razoes pelas quais gosto tanto do novo nissan primera e gosto mais de algumas versoes do que de outras todo mundo elogiou o comportamento deste carro mas poucos foram especificos sobre o que ha de bom nele; na minha opiniao a caracteristica mais marcante e a sutileza com que a taxa de yaw guinada pode ser controlada pelo uso criterioso dos freios ao fazer uma curva em alta velocidade na versao sri que possui uma barra estabilizadora mais rigida soldada ao eixo traseiro com barra de torçao e tambem pneus especialmente construidos esse uso dos freios pode provocar uma guinada muito rapida embora controlavel nas outras versoes o efeito e menos pronunciado mas mais previsivel e esses eram os carros que eu preferia o 1 6 totalmente previsivel o 2 0 litros tambem mas tambem decentemente rapido e disponivel com boa transmissao automatica conduzindo o primera rapido pelas estradas sinuosas das ardenas este ultimo foi o carro que me agradou muito; dirigindo em uma seçao do circuito de corridas de spa onde o sri era previsivelmente mais rapido ainda gostei mais do luxuoso 2 0 sabe se onde se esta com este carro e sabe se onde se estara dirigindo menos rapido nas estradas menos exigentes da saxonia achei o admiravel vw 2 0 passat menos reconfortante a direçao respondia menos a aderencia era menos confiavel e os movimentos do carro em torno de seu eixo de rotaçao aparentemente instavel sugeriam me um centro de gravidade indesejavelmente alto quando eu verifiquei descobri para minha surpresa que embora seja alto o da primera e na verdade mais alto a diferença no efeito deve se a geometria superior da suspensao nissan a suspensao dianteira do novo passat derivada de um modelo audi deveria ser geometricamente tao inteligente quanto a do primera e e estruturalmente bastante melhor e mais provavel que a fonte da diferença comportamental esteja na traseira aqui o refinamento excepcional da localizaçao dos eixos da nissan mostra o bruto sistema vw em nitido contraste e realmente uma pena pois o novo passat geralmente causa uma boa impressao e afinal todo mundo sabe isso mesmo alem de dizer que o nsx e o svx eram carros de luxo e nao esportivos setright emenda que o inconsequente nissan primera era melhor atras do volante que o amado passat b5 considerado por todos um carro superior por derivar de audi o homem nao media palavras e nao tinha medo de pensar errado vejam agora o que setright falou da formula 1 nos anos 1970 prevendo uma mudança de tom na categoria que se ve ate hoje uma opiniao dura que bate de frente com a de muita gente que acha que a categoria melhorou muito com patrocinio e tv mas nao importa a palavra aqui e de leonard setright nao existe como um dos meus favoritos comentaristas biblicos observou nada de novo debaixo do sol; e nas competiçoes automotivas a demonstraçao desta verdade pode ser vista nas ciclicas ressurgencias de filosofias de desenho entre os engenheiros que tem produzido carros de competiçao desde os primeiros anos do esporte a motor tambem em engenharia a moda balança tao previsivelmente mas talvez nao tao regularmente quanto um pendulo motores com duas valvulas por cilindro podem ter um grande periodo de supremacia; alguns anos depois quatro valvulas serao a maneira preferida ate que os desenhistas revertam a velha escola das duas valvulas novamente existiram periodos em que a aerodinamica foi cultivada outros em que ela foi estudiosamente ignorada; periodos em que os motores eram mais rapidos que o chassis ate o momento em que os engenheiros de chassis alcançaram os de motor criando carros que parecem pedir mais potencia de la para ca o pendulo balança e assim que se aprende uma liçao e começa se a aplica la logo em seguida os seus valores correntes sao deflacionados e comprometidos pelo reaparecimento de um principio antes adorado mas que se encontrava por muito tempo desprezado [caption id= attachment_355686 align= aligncenter width= 999 ] lotus com cores de cigarro a maior revoluçao da f1[/caption] isto por si so ja e confuso o suficiente mas o que confunde mais as competiçoes automotivas em geral e os grand prix em particular e o balanço de outro pendulo totalmente diverso deste aquele que mede o lapso de interesse pelo esporte por qualquer conjunto de pessoas e a consequente transferencia de responsabilidade sobre o esporte para outro conjunto de pessoas por varias vezes no passado as competiçoes de grand prix tem sido a arena onde em epocas diferentes naçoes rivais competiam por prestigio ou na qual os protagonistas eram os principais fabricantes de automoveis e ocasionalmente existiram ate epocas em que o esporte dependeu precariamente da devoçao de esportistas individuais desde 1958 porem o regulamento e o orçamento das competiçoes de grand prix tem sido manipulados por corporaçoes estritamente comerciais; e desde 1968 a adoçao de patrocinios e propagandas introduziram agencias poderosissimas cujos negocios sao irrelevantes para o esporte a motor mas cujos conselheiros reconhecem uma boa midia quando veem uma como resultado este pendulo em particular parou de balançar porque seu mecanismo se tornou demente e provavelmente nao a pior das consequencias disso e a provavel parada daquele outro pendulo aquele das tendencias e mudanças na engenharia dos carros que discutimos mais cedo quantas vezes temos visto atraves da historia registrada povos ou pessoas prosperando atraves da jovial exposiçao de virtude para com isso desfrutar de popularidade honras e afeiçao somente para serem corrompidos pela propria adulaçao que mereceram e consequentemente acabarem por mergulhar numa irremediavel espiral de caprichos dissimulaçao e a mortal avareza que e racionalizada como sendo um instrumento de autopreservaçao mas se revela na realidade autodestrutiva em tempo pode aparecer outro amos ou outro gideao para medir o declinio e a queda do esporte motor; pois ja parece oportuno lamentar que esta antes valida e estimulante atividade esta condenada a seguir o mesmo caminho para o fim
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