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Zero a 300

O Jimny “de rali” | O “meio-911” | Novo livro sobre Fangio e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Novo livro cataloga carreira de Juan Manoel Fangio

Da Argentina vem a notícia que a Fundação Fangio, responsável pela preservação da história do piloto, e entidade mantenedora do famoso Museu Fangio em Balcarce, cidade natal de El Chueco, lançou um novo livro sobre o piloto. Parece realmente sensacional.

É um livro que compila a história esportiva completa de Juan Manuel Fangio. Sim, um catálogo minucioso de toda a carreira deste piloto lendário, de seu início na Argentina até os cinco campeonatos mundiais de F1 na Europa.

A obra completa é composta por dois volumes com encadernação em capa mole e desenho tipo catálogo, com todas as informações sobre cada uma das corridas em que Fangio participou. É o guia completo e definitivo da carreira esportiva de Fangio.

O livro está disponível na loja virtual do museu, com envio para todo mundo via DHL disponível; lembre-se que livro não paga imposto quando importado para o Brasil. Custa US$ 90,00, ou US$ 120,00 se comprado num combo especial com desconto, que inclui dois modelos em escala 1:43 de carro usados por Fangio: o Simca-Gordini 20S e o Talbot-Lago T26C.

O envio custa ao redor de US$ 50,00, e os livros são escritos em espanhol. (MAO)

 

Lancia Ypsilon revelado perto do lançamento

A Lancia está se preparando para apresentar o novo Ypsilon em fevereiro, mas além de algumas fotos não disfarçadas surgirem online, a Lancia mostrou um par de imagens teaser do carro. O modelo segue o tema do conceito-sabonete Pu+Ra HPE e traz uma faixa preta grossa com a inscrição “LANCIA”. Eles são unidos por finas faixas de iluminação LED.

A traseira tem lanternas traseiras circulares com elementos em forma de Y. Eles estão conectados por uma barra preta, que parece ter sido projetada para ecoar a que está na frente. O perfil remete ao Peugeot 208.

A Lancia está lentamente mostrando o carro, como é praxe hoje em dia para mantê-lo em evidência, mas já confirmou que o Ypsilon será oferecido com motorizações híbridas e elétricas. Os detalhes ainda não estão disponíveis, mas se espera, no caso da versão elétrica, ter muito em comum com o Jeep Avenger e o Peugeot e-208. Se for esse o caso, podemos esperar um motor de 156 cv, tração dianteira, e uma bateria de 54 kWh que fornece aproximadamente 400 km de autonomia.

Quem já conseguiu ver o interior diz que o carro será equipado com um painel de instrumentos digital, bem como um novo sistema de infoentretenimento SALA. Também dizem que “existe uma esfera iluminada no meio do painel que lembra o Amazon Echo”. Saberemos o que é em fevereiro, aparentemente. (MAO)

 

Conheça o maluco “Meio-911” da Oil Stain Lab

A customização de Porsche nos EUA fica cada vez mais maluca; um exemplo claro é este carro especial criado pela Oil Stain Lab, oficina de alto nível dos esquisitos irmão gêmeos Nikita e Illiya Bridan. Os dois já ficaram famosos anteriormente por criarem um Alfa Romeo GTV “Safari”. Sério.

Agora a mais nova maluquice deles, que parecem normalmente se dedicarem a Porsche 911 customizados, é o Half-11, literalmente “Meio-911”. Esta criação maluca pretendia inicialmente ser uma traseira de carro de Fórmula Indy soldada à parte dianteira de um 911; hoje Nikita diz que é mais para 1/3 de 911, mas não soa tão cool como Half-11, então o nome ficou.

É baseado num monobloco de um 912 cupê de 1966, que foi recortado e refeito inúmeras vezes, sobrando provavelmente um assoalho e o número de chassi apenas, para finalidades burocráticas. Atrás agora está um V8 LS Chevrolet de 650 cv, e um berro ensurdecedor e maravilhoso de seu escapamento “bundle os snakes” exclusivo e impresso 3D.

Como o carro pesa apenas 870 kg, você pode imaginar que o desempenho é avassalador. A suspensão traseira é toda feita especialmente para o carro, é presa no transeixo (de 911 GT2, de ponta-cabeça) e conta com amortecedores remotos acionados por pushrods.

Um automóvel? Na verdade, arte sobre rodas, claramente. Funcionalidade e desenho estético unidos numa obra única, criada sem se olhar o custo, apenas para ser cool. O carro, descrito por Nikita como “o sonho meu e do meu irmão”, é na verdade um protótipo, em longo desenvolvimento; certamente uma cópia poderá, em breve, se encomendada. (MAO)

 

Suzuki Jimny em cosplay de carro de rali dos anos 1980. Sério.

Aqui está uma mania maluca, mas que é tão não-séria e divertida que não falha em gerar um sorriso. O Suzuki Jimny já virou doppelganger do G-class e de Defender, mas por essa, garanto que ninguém esperava.

Para o próximo Salão Automóvel de Tóquio de 2024, a empresa japonesa de tuning DAMD, conhecida pela sua experiência na elaboração de kits de carroceria, vai mostrar dois Jimny inspirados em… hatchbacks de rali clássicos. Ein? Pois é. Os carros replicados são o Renault 5 Turbo e o Lancia Delta Integrale.

 

Os dois carros na verdade mudam apenas rodas, frente, e detalhes, mas como tudo é carro meio quadradão e hatchback, até que cola. Fica muito legal, obviamente divertidíssimo, se rir é a reação que você deseja que as pessoas tenham para seu carro. Definitivamente não é para todo mundo.

Obviamente, a alteração é só visual, e os hatches aqui não são nada hot, nem carros de rali cuspidores de fogo. No Japão, o pequeno off-road vem com um minúsculo motor turboalimentado de três cilindros e 658 cm³, que dá 63 cv. O que torna ainda mais engraçado o adesivo “Turbo” na cópia do R5; vem com o prefixo francês “Non”, apesar de , efetivamente, ter turbo.

Lembrando que aqui no Brasil, o Jimny vem com motor mais potente e simples: um quatro em linha de 1,5 litro aspirado de 108 cv. Mas de qualquer forma, nem de perto nenhum Jimny vai ter desempenho (ou mesmo estabilidade) de um carro de rali desses, né?

Claro: a brincadeira aqui obviamente não é velocidade. É simplesmente uma deliciosa forma de se mostrar que um carro não precisa ser sério e mega veloz para espalhar divertimento onde quer que ande. Rir de si mesmo, afinal de contas, é a forma mais despreocupada de se rir. (MAO)