feita sobre a plataforma do fusca e compartilhando seu entre eixos com ele a vw kombi foi uma maneira e transformar o carro do povo em um utilitario no sentido original da palavra nada a ver com os suvs colocando a primeira fileira de bancos sobre o eixo dianteiro e adotando uma carroceria em forma de caixa a kombi conseguiu maximizar o espaço para passageiros ou carga sem grandes alteraçoes no comprimento do carro fica ainda mais impressionante quando lembramos que se o fusca so leva quatro pessoas uma kombi pode acomodar ate 15 isto quando nao dao um jeito de espremer mais entao por que e que tanta gente decide cortar boa parte da carroceria da kombi para deixa la muito mais curta que a original algo nos diz que tem a ver com o visual de desenho animado e fica mesmo bem simpatico nao e costuma se chamar este tipo de kombi de shorty bus sendo que shorty e uma corruptela de short curto algo como curtinha e bus e um do varios apelidos que a van da volkswagen tem pelo mundo este exemplar azul claro ficou famoso por ter sido restaurado pelos caras da gas monkey garage oficina americana que e o cenario do programa fast n loud/dupla do barulho do discovery channel richard rawling e aaron kaufman encontraram a kombi ja encurtada e decidiram restaura la e a historia foi contada em um episodio de 2014 os caras descobriram que a kombi foi fabricada em 1966 e encurtada vinte anos depois em 1986 ela nao estava em boas condiçoes aparentemente ainda era um projeto em andamento dava para ver onde a carroceria havia sido cortada e emendada e uma camada de ferrugem percorria toda a emenda entre as duas metades a traseira estava amassada do lado esquerdo a pintura estava pessima e intercalada com partes da lata nua e remendos feitos com massa [youtube id= ysydv_sae_c width= 620 height= 350 ] kaufman o barbudo adorou o brinquedo e ainda que a dupla jamais tivesse feito uma kombi decidiu que a velha senhorinha seria seu proximo projeto o fato de ser um carro customizado torna o processo de restauraçao de um carro antigo ainda mais desafiador e preciso levar em consideraçao nao apenas o estado geral do carro mas tambem o nivel das modificaçoes realizadas sem conhecer o responsavel fica dificil saber a qualidade do trabalho que foi feito e uma caixinha de surpresas no caso desta kombi literalmente segundo consta as kombi encurtadas surgiram na cena air cooled californiana da decada de 1960 os volkswagen com motor refrigerado a ar ja haviam ha tempos se desvencilhado da imagem de carro do povo do terceiro reich e sido adotados nos eua pelos hippies e surfistas a imagem cliche de um fusca ou de uma kombi com pintura psicodelica tralhas de acampamento e um casal de jovens transbordando paz e amor era bem comum ha cinquenta anos a california na costa oeste dos eua foi sem duvida um dos polos culturais americanos mais fortes do seculo passado foi de la que veio a cultura surfer e skater e tambem foi la que na decada de 1930 nasceram os hot rods como os volkswagen a ar estavam por toda a parte nao demorou para que os hot rodders colocassem as maos neles que eram numerosos e baratos especialmente se ja estivessem precisando mesmo de uma boa reforma no caso do fusca retirar os para lamas instalar pneus maiores rebaixar o teto ou arranca lo de vez era mandatorio no caso da kombi alguem teve a ideia de remover toda a seçao central onde fica a terceira porta reduzindo em cerca de 1 2 m o entre eixos da perua ainda que a mudança no visual e no tamanho seja drastica nao e um procedimento tao complexo como o conjunto mecanico fica todo na traseira a comunicaçao entre os extremos do carro se resume as linhas de freio varetas do cambio e cabos do acelerador e freio de mao de adaptaçao relativamente simples nao duvidamos que em alguns casos encurtar a kombi fosse uma soluçao pratica para uma estrutura danificada demais pela corrosao ainda mais nas cidades litoraneas da california foto tlgenterprises com uma reduçao tao extrema no entre eixos trazia consequencias obvias no modo de dirigir pois a transferencia longitudinal de peso em arrancadas e frenagens e muito maior o que pode provocar este tipo de comportamento [youtube id= ggrixrnpzau width= 620 height= 350 ] claro que para alguns empinar de traseira e exatamente o objetivo no entanto e preciso ir com cautela quando a ideia e apenas ter uma kombi diferente para uso diario alem disso a combinaçao de entre eixos curto peso concentrado na traseira e centro de gravidade alto torna as kombinhas muito suscetiveis a ventos laterais e talvez ate mesmo dificeis de manter em linha reta em alta velocidade portanto e preciso ter atençao redobrada em estradas [youtube id= drvzlyqhd_s width= 620 height= 350 ] e claro que nada disso impediu que a shorty bus ficasse bastante popular e nao apenas entre os hot rodders foi uma subcultura regional bem forte na califonia e estados vizinhos ate o fim da decada de 1970 [gallery columns= 4 link= file ids= 122645 122644 122643 122641 ] a shorty da gas monkey garage ja foi leiloada duas vezes em 2014 quando foi arrematada por us$ 38 5 mil cerca de r$ 122 mil em conversao direta ; e no ultimo fim de semana durante um leilao em las vegas por us$ 33 mil r$ 105 mil [youtube id= uiagngnqomu width= 620 height= 350 ] os caras recuperaram toda a carroceria e refizeram a pintura em dois tons branca e azul bebe o motor agora e um flat four de dois litros muito mais potente embora nada mais seja dito a respeito o interior que so acomoda duas pessoas mais uma boa quantidade de bagagem no deque acima do motor foi restaurado pela wolfsburg west importadora americana especializada em componentes originais para os vw a ar da alemanha do mexico e do brasil os tres paises onde a maioria deles foi fabricada [gallery columns= 4 link= file ids= 122634 122635 122632 122633 ] alias a wolfsburg west e uma das empresas que começaram a vir para o brasil a procura de exemplares da kombi para exportaçao visto que elas sao bem mais numerosas aqui do que nos eua ou mesmo na alemanha especialmente a primeira versao conhecida como corujinha os entusiastas la fora estao dispostos a pagar uma boa quantia por elas [ fotos barrett jackson vwshortbus com ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.