a franquia gran turismo especialmente os titulos lançados para o primeiro playstation o primeiro game de 1997 e gran turismo 2 lançado no fim de 1999 e muito lembrada como a responsavel por apresentar os lendarios esportivos japoneses a uma legiao de entusiastas ha duas decadas [gt40 content search= dodge widget= 1 ] mas nem so icones jdm e feita a fama da serie e hoje vamos apresentar uma bela evidencia disto o plymouth gtx 1967 que ficou conhecido como silver bullet lembra dele se nao nada como o youtube para te ajudar a refrescar a memoria [youtube id= q3xmo4lopfy width= 620 height= 350 ] e agora se voce tem entre 25 e 30 anos talvez fosse novo demais na epoca para ter noçao de que o plymouth belvedere gtx e um dos muscle cars mais incriveis de todos os tempos e nao apenas por conta do que ele era mas tambem pela forma como ele foi desenvolvido o plymouth belvedere foi lançado em 1951 como um dos rivais da chrysler para o extremamente bem sucedido chevrolet bel air introduzido no ano anterior o bel air e um dos carros norte americanos daquela epoca que sao mais lembrados hoje em dia em boa parte porque ele foi um sucesso logo de cara no inicio de sua existencia o belvedere era apenas uma versao do plymouth cranbrook mas em 1954 ele foi promovido um modelo separado naquela epoca as fabricantes norte americanas realizavam atualizaçoes quase anuais em seus modelos modificando a carroceria e melhorando o conjunto mecanico a medida que a concorrencia fazia o mesmo assim o belvedere teve nada menos que cinco geraçoes entre 1951 e 1964 uma geraçao a cada dois anos e meio praticamente christine provavelmente o plymouth belvedere mais famoso do mundo a sexta geraçao lançada em 1965 foi a primeira criada apos aquilo que podemos considerar como a invençao dos muscle cars foi em 1964 que chegou as ruas o pontiac gto versao especial do pontiac tempest idealizada por john delorean que recebia um motor v8 de 6 4 litros com tres carburadores rochester de corpo duplo e 353 cv cambio automatico de duas marchas reforçado perfeito para corridas de arrancada e diferencial de deslizamento limitado a ideia era oferecer um carro rapido e acessivel que tivesse apelo junto ao publico jovem e tambem atraisse equipes de arrancada em ambos os casos a ideia era que o carro simplesmente vencesse corridas fosse de semaforo em semaforo ou nas dragstrips e assim sua fama se espalhasse e a demanda aumentasse e a velha maxima win on sunday sell on monday aqueles eram outros tempos os grandes medalhoes desta epoca podem ser contados nos dedos ford mustang chevrolet camaro dodge challenger e charger todos eles consequencias diretas do pontiac gto que começou tudo em 1964 e todos eles cultuados e conhecidos ate por quem nao manja tanto assim de carros mas existem dezenas de outros muscle cars e pony cars que surgiram nos anos 1960 e 1970 e que sao iconicos para seus fas e nos ja falamos de varios deles aqui estavamos devendo esta ao plymouth belvedere gtx pois bem acabamos de dizer que aqueles eram outros tempos e que boa parte dos muscle/pony cars era criada especificamente para fazer bonito nas ruas e nas pistas alguns ja vinham de fabrica praticamente prontos para correr e so precisavam de alguns ajustes reduçao de peso diferencial com autoblocante carburadores maiores comando de valvulas mais agressivo pneus especiais e por ai vai nao era diferente com o plymouth belvedere gtx introduzido em 1967 ele utilizava como base a sexta geraçao do belvedere que havia sido lançada dois anos antes e por sua vez era feito sobre a plataforma b da chrysler a mesma do dodge charger por exemplo era um carro de porte intermediario o que nos eua do fim dos anos 60 queria dizer que ele tinha 5 16 metros de comprimento e 1 92 metros de largura o motor basico era um singelo seis em linha de 3 7 litros e 147 cv mas havia a opçao por diferentes motores v8 incluindo o small block 318 5 2 litros da familia la que ficou conhecido no brasil por estar debaixo do capo dos dodge nacionais talvez a prova mais conhecida do potencial do plymouth belvedere considerando apenas as versoes originais de fabrica seja o road runner que chegou em 1968 com o motor v8 383 6 3 litros super commando de 335 cv e o famoso personagem dos estudios hannah barbera o papa leguas como mascote carismatico e acessivel o road runner certamente e o muscle car mais famoso da plymouth basta lembrar que ele foi a base para o plymouth superbird um dos aero warriors que fizeram fama em corridas da trans am classica ha cinco decadas um ano antes dele porem houve o plymouth gtx ele nao e tao conhecido mas tambem e matador apresentado em 1967 o gtx era anunciado pela plymouth como gentleman s muscle car o muscle car para cavalheiros em uma traduçao quase literal para começar ele vinha de serie com uma versao de 440 polegadas cubicas do motor super commando com carburador de corpo quadruplo comando mais agressivo e sistema de escape redimensionado o bastante para entregar 380 cv ir de zero a 100 km/h em 6 5 segundos e cumprir o quarto de milha em 15 2 segundos a 156 km/h era um motor fisicamente enorme reservado aos modelos de maior porte da plymouth o cambio era o automatico torqueflite de tres marchas com alavanca no assoalho mas havia a opçao por uma caixa manual de quatro marchas mas nao era so isto o gtx tambem tinha suspensao preparada com amortecedores de maior carga e feixe traseiro com seis molas semi elipticas alem de barras anti torçao na dianteira e na traseira e ball joints no lugar das buchas de borracha tradicionais por fora o gtx era identificado pelo painel traseiro exclusivo e pela grade dianteira que tambem tinha desenho proprio o capo tinha entradas de ar decorativas e havia a opçao por faixas pintadas na carroceria e o gtx tambem tinha a tampa do bocal de combustivel cromada ja o lado de dentro contava com bancos individuais na dianteira que eram exceçao na epoca e nao regra detalhes cromados e coluna de direçao escamoteavel alem de revestimento em curvim preto com detalhes em alto relevo nos bancos dizia se na epoca que a assistencia hidraulica do sistema de direçao era demasiado macia mas isto era so um detalhe quem quisesse um motor ainda mais potente podia optar pelo hemi 426 o famoso the elephant com sete litros de deslocamento e alimentado por um par de carburadores carter afb de corpo quadruplo eo motor hemi era um verdadeiro monstro os numeros de potencia e torque declarados eram 431 cv a 5 000 rpm e 67 7 mkgf a 4 000 rpm mas testes em dinamometro acusaram nada menos que 440 cv e 65 2 mkgf de torque sao medidas brutas a potencia liquida era de 355 cv mas ainda era impressionante o gtx com motor hemi era ainda mais rapido que o carro equipado com o motor 440 o zero a 100 km/h era feito em 4 8 segundos e o quarto de milha cumprido em 13 8 segundos a 169 km/h sem qualquer modificaçao apenas 720 exemplares do plymouth gtx 1967 receberam o motor hemi o que torna esta versao bastante rara mas ainda nao era o carro mais incrivel oferecido pela chrysler naquele ano apenas 55 exemplares receberam o chamado pacote r023 ou super stock a plymouth nao divulgava a existencia da versao opcional que so era conhecida por equipes de arrancada a ideia era reduzir o peso do carro removendo o sistema de som o ar condicionado todo o isolamento acustico e termico os tapetes e ate mesmo as calotas mais de 100 kg eram eliminados atraves destas medidas alem disso o carro recebia um novo capo com scoop funcional que era a unica dica externa de que havia algo diferente naquele gtx foi o r023 quem inspirou a existencia de um dos muscle cars mais iconicos daquela epoca o silver bullet [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] bala de prata o plymouth gtx era popular ate mesmo entre os envolvidos com o trabalho de pesquisa e desenvolvimento da fabricante um destes caras era um mecanico chamado jimmy addison que cuidava de um posto de combustivel em birmingham michigan o posto ficava na woodward avenue onde ha decadas acontece um dos mais famosos encontros de entusiastas dos eua o woodward dream cruise uma especie de festival com desfiles de carros preparados e corridas de arrancadas que atrai centenas de entusiastas a cada ediçao addison era reconhecido por seu talento para preparar os carros da mopar foi atraves disto que ele conseguiu se aproximar bastante de ted shephar engenheiro da chrysler que estava envolvido no programa de arrancadas da plymouth graças a ele em 1969 addison conseguiu comprar um plymouth gtx azul com motor 440 pela bagatela de us$ 1 sim um dolar e ainda tinha acesso direto a diversas peças de prateleira da mopar voce ja deve ter sacado onde isto vai parar nao e mesmo o carro era uma antiga mula de testes da plymouth ou seja ja nasceu para ser modificado e foi addison mandou pintar o carro de prata e colocou nele um motor hemi 426 novinho em folha que nao ficou stock por muito tempo [youtube id= l5qicevcr1m width= 620 height= 350 ] a primeira coisa que addison fez foi aumentar o curso dos pistoes em 12 7 mm o que ampliou o deslocamento do motor de 426 para 487 pol³ oito fuckin litros nao se sabe ao certo a receita original utilizada pelo preparador mas existem relatos de epoca que dao uma luz o motor tinha cabeçotes de aluminio e coletor de admissao de magnesio geralmente o hemi utilizava peças de ferro fundido os carburadores de corpo quadruplo originais deram lugar a um par de holley tambem de corpo quadruplo e o sistema de escape utilizava coletores hooker e abafadores pasme cadillac com tubulaçao de 3 polegadas a transmissao automatica torqueflite recebeu componentes internos reforçados ja a suspensao dianteira ganhou amortecedores mais macios para que no momento da largada o peso do carro fosse transferido para tras e auxiliasse na traçao dos pneus slick que tinha 12 polegadas 304 mm de largura a potencia segundo consta passava dos 700 cv para completar o carro tambem passou por uma dieta rigorosa alem do tratamento normalmente aplicado ao r023 o carro de addison ganhou para lamas portas capo e tampa do porta malas de fibra de vidro com isto em vez dos 1 770 kg que um plymouth belvedere com motor hemi geralmente pesava o carro de addison tinha esbeltos 1 450 kg uma economia de 320 kg com 300 cv a mais e 300 kg a menos arredondando para baixo o plymouth gtx de jimmy addison mereceu o apelido que ganhou silver bullet factory street racer o win on sunday sell on monday nao era a unica aplicaçao pratica de fazer um carro de arrancada para ser vendido nos showrooms das concessionarias e bem sabido que nos anos 60 e 70 boa parte do trabalho de pesquisa e desenvolvimento de novos modelos para o mercado norte americano era feito na dragstrip no entanto o silver bullet levou esta historia alem ele acabou se tornando uma mula de testes da plymouth nas ruas jimmy addison participava de pegas de semaforo com o carro e reportava os resultados a uma equipe que incluia tom hoover um dos criadores do motor hemi 426; bob cahill preparador da mopar; e dick maxwell que era um dos membros mais importantes dos ramchargers que no fim da decada de 1950 foi crucial para que a chrysler se destacasse nas provas de arrancada em troca do acesso aos componentes e das facilidades junto a mopar addison tinha de fazer algo muito simples deixar que os proprios engenheiros participassem de corridas de rua com o silver bullet reza a lenda que ele cumpria o quarto de milha em 10 5 segundos a 212 km/h isto ha quase 50 anos jimmy addison vendeu o silver bullet em 1975 e o carro trocou de maos algumas vezes ate ir parar nas maos de harold sullivan entusiasta de muscle cars que visitava a oficina de addison quando ele ainda era dono do silver bullet addison morreu em 2006 mas seu legado continua vivo afinal seu plymouth gtx de arrancada era tao bem feito que a propria fabricante participava de corridas de rua com ele como dissemos ali em cima aqueles eram mesmo outros tempos
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