por decadas os motores de combustao interna especialmente os movidos a gasolina nos pareceram insubstituiveis claro no brasil tivemos o alcool ou etanol e na europa e outros paises os carros movidos a diesel tambem tiveram seu espaço hoje em dia porem estamos avançando rapido em direçao aos hibridos e eletricos e podemos imaginar que dentro de nao muito tempo estes nao serao mais considerados alternativas aos motores tradicionais e sim a norma ja discorremos a respeito disto algumas vezes no entanto a questao de procurar maneiras alternativas de fazer um carro andar nao vem de hoje nas ultimas decadas por diferentes razoes as fabricantes investem nesta busca a chevrolet por exemplo o fez no fim dos anos 1960 com este chevelle movido a vapor de verdade veiculos movidos a vapor nao sao nenhuma novidade estao mais para peças de museu nos primordios do automovel eles eram bem comuns e demorou um tempo ate que se percebesse que para meios de transporte pessoais como carros e motocicletas a gasolina era mais eficiente do que a agua em estado gasoso por decadas a industria automotiva nao se preocupou com eficiencia energetica do inicio do seculo passado ate meados dos anos 60 o que importava era ter motores e carros cada vez maiores e mais potentes e nao e dificil entender o motivo que entusiasta nunca sonhou em acelerar um muscle car com um v8 big block de sete litros torcudo barulhento e agressivo so que a certa altura o pessoal começou a se ligar o petroleo e finito e nao duraria para sempre alem disso a emissao de poluentes pelo escape estava prejudicando bastante a qualidade do ar era o começo de uma crise que se instaurou de verdade nos primeiros anos da decada de 1970 e teve como uma de suas consequencias a extinçao das boas e velhas banheiras americanas para tentar frear a chegada da crise o governo americano pediu que as fabricantes tentassem a todo custo encontrar maneiras de reduzir o consumo de combustivel e a emissao de gases toxicos e foi assim que em 1969 a chevrolet criou este chevelle batizado de se 124 [youtube id= ooxr09y2aq4 width= 620 height= 350 ] na verdade nao foi exatamente a gm quem criou este carro e sim um cara chamado bill besler que naquela epoca havia comprado uma das mais antigas fabricas de motores a vapor dos eua a doble besler era entusiasta dos veiculos a vapor havia pelo menos tres decadas em 1933 ele construiu e pilotou um aviao movido a vapor sendo dono de uma das mais tradicionais empresas especializadas em motores a vapor dos estados unidos os primeiros projetos da doble datavam de 1906 besler foi um dos primeiros a quem a gm recorreu quando decidiu criar um carro a vapor e ele ja sabia exatamente o que fazer de posse de um chevelle quatro portas branco e novinho em folha besler começou as adaptaçoes o primeiro passo foi transformar o v8 em um v4 retrabalhando o bloco para manter sua porçao traseira ligada a carcaça da transmissao o que significa que o carro manteve sua caixa manual de tres marchas original onde ficava o resto do motor foi instalada uma caldeira na verdade um gerador de vapor com um queimador a querosene este expelido atraves de um vaporizador estao nos acompanhando ate aqui beleza o querosene era armazenado nos tanques de combustivel originais do carro enquanto a agua ficava em um tanque adaptado no porta malas abastecido por um bocal na coluna c direita aquecida pelo querosene a agua se transformava em vapor e era conduzida pela tubulaçao do carro ate o primeiro cilindro de alta pressao o bloco do motor foi retrabalhado para lidar com o vapor e funcionava mais ou menos assim depois de sair da caldeira o vapor entrava nos cilindros do lado esquerdo onde a pressao era alta e movia os pistoes daquele lado em seguida passava para o lado do passageiro onde movia novamente os pistoes mas desta vez com a pressao um pouco mais baixa entao passava por um condensador montado onde antes ficava o radiador e muito parecido com ele que tinha a funçao de bem condensar o vapor em agua novamente a partir dali o ciclo começava de novo se o gerador de vapor fosse maior o carro seria mais potente no entanto como o espaço no cofre era limitado quem diria que isto seria dito de um chevelle o carro gerava apenas 55 cv dito isto o sistema era confiavel o bastante a ponto de o hodometro marcar 5 000 milhas cerca de 8 000 km rodados com vapor o ciclo pelo qual a agua passava permitia um funcionamento praticamente sem perdas e o sistema era a prova de explosoes uma grande preocupaçao nos motores a vapor mais antigos o sistema começava a gerar vapor depois de 30 segundos em funcionamento e apos dois minutos ja estava operando a toda capacidade havia ainda outra vantagem o queimador deste projeto usava querosene mas a adaptaçao para usar outros combustiveis fosseis e nao fosseis era bastante simples alem disso independentemente do combustivel usado a emissao de poluentes era invariavelmente menor que em um motor tradicional afinal a queima era usada apenas para a geraçao de vapor evidentemente porem o projeto nao foi para a frente ainda em 1969 a chevrolet percebeu que estava investindo em uma soluçao antiga para um problema novo nao o carro a vapor nao era o futuro por isto devolveu o carro para besler e pagou por seus serviços besler acabou doando o chevelle se 124 para um museu que vendeu o carro pouco tempo depois o projeto mudou de dono algumas vezes nas ultimas decadas e hoje pertence a coleçao de tom kimmel americano que reune em sua propriedade no estado do michigan diversos itens relacionados a historia dos veiculos a vapor nos eua ele pretende fazer com que o chevelle a vapor funcione novamente em um futuro proximo
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