fabricado entre 1961 e 1975 jaguar e type e um dos maiores classicos de todos os tempos tambem e considerado um dos carros mais bonitos de todos os tempos o proprio enzo ferrari ja disse isto uma vez e de fato poucos carros sao tao belos quanto um e type impecavel suas linhas sinuosas seu capo longo e sua cabine recuada formam um conjunto estetico realmente primoroso e a combinaçao de beleza excelente dinamica bom desempenho e preço competitivo ajudaram a tornar o e type um icone entre os esportivos britanicos tanto que se um e type novo custava £2 200 quando novo o equivalente a cerca de £ 40 000 ou r$ 170 000 em valores atualizados hoje em dia um exemplar nao custa menos que £ 60 mil r$ 250 mil os melhores mais de £ 250 mil mais de r$ 1 milhao pura e simplesmente o e type nao e um carro tao raro assim durante seus 14 anos de produçao mais de 70 000 exemplares foram feitos parte deles virou carro de corrida como se pode ver todo ano no goodwood revival e muitos permanecem na ativa conduzidos nos fim de semana por gentleman drivers no entanto sua importancia historica nao apenas entre os esportivos britanicos mas entre os maiores classicos do planeta faz com que muitos enxerguem um jaguar e type modificado como uma gigantesca heresia o que dizer entao de um e type 1966 com motor 1jz com turbo e quase 500 cv feito para drift bem pelo menos sao seis cilindros em linha [youtube id= qul4banbp1q width= 620 height= 350 ] o carro pertence aos irmaos charlie e nick seward de yeovil uma pequena cidade no sul da inglaterra a ideia surgiu por acaso ha alguns anos nick vendeu seu nissan silvia s15 e na negocioçao alem do dinheiro veio tambem um motor 1jz o seis em linha dohc de 24 valvulas e 2 5 litros era usado no supra de terceira geraçao aquele quadrado que era um dos primeiros carros que voce comprava no gran turismo e tambem em outros modelos da toyota sempre montado em posiçao longitudinal enviando a potencia para as rodas de tras sua versao mais potente era o 1jz gte com turbo 280 cv a 6 200 rpm e 37 mkgf de torque a 4 800 rpm a versao naturalmente aspirada entregava 170 cv o que tambem nao e nada mau entao com o motor nas maos charlie e nick decidiram coloca lo em algum carro o motor original deste e type era um seis em linha de 4 2 litros e 265 cv — sim o classico 4 2 da jag no entanto nao havia mais motor na verdade nao havia mais nada o carro estava guardado no celeiro do avo dos irmaos seward apodrecendo havia decadas so restou o monobloco bastante enferrujado que depois de uma sessao de jateamento foi reduzido as seçoes dianteira e traseira o assoalho corroido nao resistiu charlie e dono de uma oficina de restauraçao em yeovil a charlie s classic and custom como o nome diz sua especialidade sao restauraçoes de classicos de alto nivel e carros antigos customizados sendo assim charlie bem que poderia ter restaurado o jaguar do seu avo mas depois de muito considerar ele e nick decidiram fazer algo diferente e colocaram o 1jz no e type por sorte a jaguar mantem um abrangente programa de restauraçao para seus classicos voce pode mandar seu carro para a jaguar heritage e deixar que eles façam todo o serviço ou adquirir as peças necessarias para fazer a restauraçao por conta propria charlie escolheu a segunda opçao e comprou os paineis do assoalho as saias laterais as portas e demais componentes da carroceria reconstruindo o carro em sua oficina [gallery link= file ids= 118092 118091 118087 ] sendo um carro de drift porem o e type recebeu algumas modificaçoes importantes o motor foi instalado em um subchassi de cromo molibdenio feito sob medida que tambem serve como suporte para a nova suspensao de braços triangulares sobrepostos os para lamas dianteiros e traseiros foram alargados alias todo o conjunto traseiro de suspensao diferencial e freios veio do bmw m5 e60 sim aquele com motor v10 o motor foi preparado com um turbocompressor greddy t67 com toda a tubulaçao feita sob medida do outro lado fica o radiador pwr o motor e movido a metanol e alimentado por um sistema de injeçao ais com modulo programavel syvecs gp6 o resultado sao nada menos que 480 cv e 67 7 mkgf de torque que sao enviados para o eixo traseiro por uma caixa manual de cinco marchas vinda de um bmw 330d e46 e vamos falar a verdade alem de tudo o cofre ficou bem bonito o interior e totalmente racer com exceçao da capa original do painel que retem parte dos instrumentos e comandos originais no mais ha um volante de competiçao omp bancos de aluminio kirkey cintos de cinco pontos schroth e alavanca de engate rapido drift parts uma gaiola de proteçao completa homologada para competiçao encaixa se perfeitamente ao interior do carro garantindo a segurança do piloto e a rigidez do carro e como podemos ver isto e necessario estas fotos mostram o primeiro shakedown do carro no circuito de castle combe no reino unido aconteceu na semana passada ou seja o projeto acaba de ser concluido e claro que faltam alguns ajustes finos como em todo project car talvez voce jamais perdoe os caras por terem descaracterizado tanto um jaguar e type a gente ainda nao chegou a um veredicto na verdade e bom ver a recuperaçao do carro claro e o trabalho parece muito bem feito mas nao sera heresia demais vamos deixar que voces decidam
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