quando ferruccio lamborghini decidiu fazer automoveis em 1963 seu objetivo era conquistar as ruas e nao as pistas ele queria que seus carros fossem mais confortaveis luxuosos e velozes que os esportivos de enzo ferrari e por isso que a lamborghini nao tem um historico nas pistas ela jamais investiu em uma equipe de fabrica foi so em 1996 com a categoria monomarca super trofeo que a lamborghini começou a fazer carros de corrida usando o diablo como base e que acabou evoluindo para a atual squadra corse a marca contudo teve uma ou outra incursao no automobilismo como na ocasiao em que fez um motor de formula 1 este contudo e um episodio conhecido afinal os usuarios deste motor foram a mclaren e ayrton senna e a equipe larousse mas houve um outro episodio da lamborghini no automobilismo que e menos conhecido durante os anos 1980 quando o grupo c da fia era dominado pelos porsche 956 e 962 o que explica a falta de holofotes sobre um lamborghini de corrida naquela epoca por volta de 1985 o lamborghini countach ja tinha mais de dez anos de estrada e a idade começava a pesar foi naquele ano que a fabricante deu ao countach a atualizaçao que o manteve competitivo na segunda metade dos anos 1980 a versao 5000qv a primeira com quatro valvulas por cilindro totalizando 48 valvulas no total qv vem de quattrovalvole quatro valvulas ate entao o motor v12 do supercarro deslocava 4 75 litros e entregava 375 cv a 8 000 rpm com 42 6 mkgf a 4 500 rpm na versao lp500s com o lançamento do 5000qv o motor passou a deslocar 5 2 litros e a entregar 455 cv a 7 000 rpm com torque de 51 mkgf a 5 200 rpm com isto seu desempenho melhorou bastante agora o 0 100 km/h era cumprido em 4 9s contra os 5 4s do modelo anterior nao se sabe ao certo o que levou a lamborghini a investir pela primeira vez em um projeto de competiçao mas temos um palpite naquela epoca a fabricante pertencia aos empresarios suiços jean claude e patrick mimran que estavam dispostos a quebrar antigos paradigmas para manter a lamborghini de pe para quem havia projetado um suv de luxo que problema havia em criar um carro de corrida foi assim que nasceu o lamborghini countach qvx a iniciativa foi de um cara chamado david jolliffe que era representante oficial da lamborghini no reino unido com a ideia de colocar o recem lançado countach qv nas pistas ele entrou em contato com os irmaos mimran que aprovaram a ideia e garantiram ate apoio financeiro para a empreitada a ideia original de jolliffe era colocar o countach no grupo b mas o carro nao era produzido em quantidade suficiente para ser homologado por isso ele decidiu que construiria um prototipo completamente novo para o grupo c que nao exigia que fossem feitos carros de rua tornando o projeto mais viavel a fabricante ate cedeu o engenheiro luigi marmiroli para ajudar no projeto foi ele quem liderou o desenvolvimento do motor do prototipo que tinha a capacidade de deslocamento aumentada para 5 7 litros e entregava algo entre 650 cv e 700 cv nao ha infelizmente detalhes a respeito da especificaçao do motor o que se sabe e que ele acabou servindo como base para o motor do lamborghini diablo cuja equipe de desenvolvimento foi liderada pelo proprio marmiroli e contava com um sistema de injeçao eletronica multiponto pela primeira vez na historia da lamborghini para entregar 492 cv apesar de carregar o nome do countach o qvx era feito sobre uma estrutura completamente nova desenvolvida pela companhia britanica spice engineer eram um chassi do tipo colmeia sobre o qual era instalada uma carroceria de fibra de carbono e kevlar e visual completamente diferente do supercarro de rua era mesmo so o nome a equipe cc motorsport foi fundada por jolliffe para inscrever o carro do qual apenas um exemplar foi construido na temporada de 1986 do wsc com os pilotos tiff needell pois e e mauro baldi revezando o posto nas provas de longa duraçao havia contudo um problema a lamborghini so encontrou um patrocinador para bancar a equipe a fabricante de componentes automotivos unipart que usou o carro para promover sua entao nova linha de lubrificantes supreme [caption id= attachment_329381 align= aligncenter width= 1920 ] o qvx em gran turismo sport[/caption] a estreia do countach qvx deveria ter sido nos 360 km de monza na italia mas problemas mecanicos impediram a equipe de comparecer a prova o carro acabou participando apenas de uma corrida das sete em que se classificou na temporada as 24 horas de kyalami na africa do sul que nem valia pontos para o campeonato largando na setima posiçao e terminando na quinta foi um bom resultado para um prototipo em seu primeiro ano que tambem foi o ultimo infelizmente em 1987 com o foco no desenvolvimento do diablo e em nao deixar a companhia quebrar os irmaos mimran decidiram vender a lamborghini para a chrysler o potencial do countach qvx como carro de corrida jamais foi totalmente explorado por outro lado o final desta historia nao e tao triste assim depois de passar alguns anos longe dos olhos do mundo o lamborghini countach qvx reapareceu em 2001 no japao e ele estava ate emplacado https //www youtube com/watch v=gsq ant 4yy o que aconteceu com o prototipo durante os anos em que ficou sumido e um misterio mas isso ate colabora com a mistica do lamborghini de corridas que ninguem lembra e ninguem viu
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