na natureza nada se cria nada se perde tudo se transforma famosamente disse antoine laurent de lavoisier mas nao e so na natureza que isso acontece monsieur lavoisier outro frances famoso camus aquele que morreu chique e gloriosamente em um facel vega dizia que toda geraçao se acredita destinada a mudar o mundo mas na verdade nos somos todos pequenos degraus minusculos na escada da humanidade apenas contribuindo de alguma forma para seu futuro repetimos muito do que veio antes e contribuimos so um pouco para o que vira [caption id= attachment_375664 align= aligncenter width= 999 ] simca 1307[/caption] o grande cientista da gm charles franklin boss ket kettering falava muito disso em seu livro sobre a evoluçao da tecnologia na verdade uma serie de programas de radio juntados pela gm no livreto short stories of science and invention a humanidade progride por causa de seu esforço coletivo que nenhum genio sozinho conseguiu nada sem subir nas costas de outros genios para ilustrar isso kettering conta que para existir o radio no qual os americanos o escutavam a eletricidade teve que ser descoberta depois entendida e mais um sem fim de avanços tiveram que ocorrer em tempos e lugares distantes uns dos outros ate que o radio pudesse existir [caption id= attachment_375665 align= aligncenter width= 999 ] talbot 1307[/caption] conta tambem a historia de que desde milhares de anos atras os nativos da ilha de samoa criavam fogo usando um acendedor de bambu que nada mais era um cilindro e um pistao onde se colocava musgo seco no cilindro e batendo o pistao com força por compressao o musgo incendiava o alemao rudolf diesel ao conhecer este acendedor numa loja de produtos exoticos em augsburgo tem a ideia de um motor com igniçao por compressao e a invençao de diesel nao seria o que e hoje sem varias empresas que o desenvolveram por anos a fio pois os motores de rudolf eram arcaicos monstros gigantes criados para substituir usinas a vapor que nunca seriam usados em veiculos a ideia permanece e avança para lugares as vezes inimaginaveis para quem as teve [caption id= attachment_375671 align= aligncenter width= 999 ] simca 1100 rally[/caption] toda evoluçao e revoluçao e entao o uso de um principio antigo ate entao de utilidade nao entendida completamente por isso os velhos sao cinicos mesmo se antenados com a realidade e as possibilidades futuras sabem que a maioria das coisas ditas novas sao apenas evoluçao de algo ja existente [caption id= attachment_375669 align= aligncenter width= 938 ] dodge omni glh s[/caption] muita gente hoje em dia diz que coisas como a stellantis um conglomerado de inumeras marcas em multiplos continentes por exemplo e uma novidade e um evento moderno e sem precedentes da forma exata que a stellantis existe sim mas nao quer dizer que coisas parecidas nao aconteceram no passado juntar chrysler fiat e peugeot citroen numa mesma historia na verdade ja aconteceu com uma pitada de ford no meio e a historia de uma marca que conhecemos em parte aqui a da simca simca = fiat + ford a historia de hoje começa na frança claro mais especificamente num suburbio de paris chamado nanterre e ali que henri pigozzi um italiano radicado na frança vira o principal protagonista de uma empresa fundada pela fiat italiana para ser seu braço frances em 1934 societe industrielle de mecanique et carrosserie automobile cujo acronico marca e ‘simca’ pigozzi era antes da simca o distribuidor fiat na frança e amigo pessoal dos agnelli [caption id= attachment_375642 align= aligncenter width= 999 ] simca cinq um fiat topolino frances[/caption] inicialmente fazia fiats franceses o mais conhecido e o simca cinq cinco o carro que conhecemos como o fiat 500 ‘topolino’ original mas monsieur pigozzi o presidente da simca era uma pessoa com sua propria cabeça embora sempre com boas relaçoes com turim sempre funcionou de forma independente e foi a lugares diferentes nem sempre com aprovaçao de turim depois da segunda guerra quando suas ligaçoes com a italia fascista viraram um problema pigozzi se esforçou para ficar cada vez mais longe de seu acionista majoritario [caption id= attachment_375647 align= aligncenter width= 999 ] simca aronde[/caption] isso se mostra claramente em 1951 com o lançamento do simca aronde um carro criado sem influencia da fiat e de grande sucesso principalmente em exportaçoes o sucesso o faz expandir a simca assumiu os fabricantes franceses de caminhoes unic em 1951 a saurer em 1956 e mais importante aqui a fabrica de poissy da ford em 1954 esta fabrica de poissy um suburbio parisiense tinha amplo espaço para expansao permitindo a simca consolidar a produçao em uma unica fabrica e em 1961 vender a velha fabrica de nanterre [caption id= attachment_375643 align= aligncenter width= 999 ] ford vedette 1949[/caption] alem da fabrica a compra da ford adiciona um v8 a linha simca o ford vedette se torna um simca o ford vedette e interessante por uma serie de coisas e embora ele nao seja exatamente o assunto aqui vale uma tangente e interessante demais para passar batido [caption id= attachment_375648 align= aligncenter width= 999 ] o ford v8 60 vira o simca v8[/caption] primeiro o v8 era um ford v8 cabeça chata small block o v8 famoso de 1932 tinha 3 6 litros; mas existiu tambem nos anos 1930 nos eua e na europa frança e inglaterra uma versao menor dele conhecida como v8 60 de 2 2 litros nao fez muito sucesso nos eua por ser muito pequeno; la acaba em 1941 mas em 1954 nos ford vedette da frança tinha 2 4 litros e era um motor grande e beberrao por isso nos posteriores simca chambord foram deportados para o brasil no inicio dos anos 1960 nao eram sucesso na europa de gasolina cara sim nossos simca tinham v8 ford https //flatout com br/o pai do corvette criou mesmo o motor simca emi sul brasileiro/ aqui esses motores teriam vida longa com cabeçote hemi de valvulas opostas no cabeçote desenvolvido aqui pelo engenheiro frances jean jaques pasteur o emi sul duraria ate 1969 e em 1969 ora veja so era um carro de marca chrysler aqui regente esplanada e gtx outra coisa interessante do ford vedette/ simca chambord e o primeiro carro do mundo com suspensao mcpherson na frente desenhada pelo engenheiro earle s macpherson quando ele trabalhava na gm la foi rejeitada; ele se muda para a ford em 1947 a ford obtem patente do sistema ja em 1947 e em 1949 aparece o ford vedette frances com o sistema e mole hoje e de longe o sistema mais popular de todos https //flatout com br/suspensao dianteira qual e a melhor/ simca = fiat + chrysler + psa o que vem a seguir começa a se parecer com uma proto stellantis a chrysler americana procurando participaçao maior na europa começa a comprar açoes da simca começando com 15% delas em 1958 e progredindo ate se tornar a socia majoritaria em 1963 completando 63% das açoes a fiat permaneceria acionista mas com participaçao minoritaria agora [caption id= attachment_375645 align= aligncenter width= 999 ] o simca chambord brasileiro[/caption] note que a simca brasileira e seus v8 baseados em ford meio que saem de cena; foram abandonados na europa que nao os comprava transferidos ao brasil e permaneciam aqui apenas como algo remoto e importante so pelo dinheiro que enviava a matriz [caption id= attachment_375651 align= aligncenter width= 999 ] simca 1100 1967[/caption] mas a ligaçao com a fiat permanece e e ela que traz talvez o mais importante simca nesta nova fase o 1100 de 1967 e um dos pioneiros hatchback modernos com motor transversal em linha com o transeixo e traçao dianteira apenas a suspensao dianteira ainda nao a mcpherson impediu o de ser o template do carro moderno de traçao dianteira [caption id= attachment_375652 align= aligncenter width= 999 ] no simca 1100 picape o esquema mecanico[/caption] como sabemos dante giacosa lutava dentro da fiat para fazer um carro de traçao dianteira assim mas tinha resistencia da tradicionalista empresa como o engenheiro mais poderoso do conglomerado porem consegue influenciar duas subsidiarias a autobianchi que lança o primula e a simca francesa que lança seu 1100 em 1967 o 1100 tinha motor transversal em linha com o transeixo como todo carro moderno e uma porta traseira como a do renault 16 o primeiro hatchback moderno como sabemos a fiat acaba por fechar o template do carro moderno com o 128 em 1969 e do hatchback em 1971 com o 127 nosso 147 [caption id= attachment_375650 align= aligncenter width= 999 ] a capacidade cervejistica do simca 1100 e invejavel [/caption] alem do controle da simca em 1963 a chrysler em expansao no mesmo ano compra 35% da industria de caminhoes barreiros na espanha eventualmente produzindo la dodges argentinos via ckd e 30% do grupo rootes ingles dono das marcas hillman sunbeam singer e humber logo teria controle de todas estas marcas e quando 1970 chega trazendo uma nova decada tudo era apenas uma coisa so a chrysler europa [caption id= attachment_375649 align= aligncenter width= 999 ] 1100 ti 1973 primeiro hot hatch [/caption] o primeiro carro desenvolvido por uma chrysler europa unificada entao acontece era uma plataforma comum em duas versoes um hatchback medio na classe do nosso vw passat e um hatchback pequeno substituto ao pioneiro simca 1100 do tamanho do fiat 147 ambos teriam motor transversal dianteiro de quatro cilindros o motor simca ohv poissy que ia de 1 1 a 1 5 litros como a engenharia da simca ja tinha experiencia nisso foi a encarregada de projetar os carros mas o design seria feito na inglaterra no estudio whitley pelo designer roy axe mecanicamente porem e inevitavelmente ambos teriam muito do simca 1100 [caption id= attachment_375653 align= aligncenter width= 999 ] simca 1307[/caption] em 1975 aparecia o primeiro carro dessa nova fase o medio simca 1307 quando ele chega a chrysler esta em serios problemas porem os anos 1970 se provavam terriveis para a chrysler na verdade foram terriveis para todos os americanos forçados de repente por legislaçao a criar carros pequenos com traçao dianteira sem nada em comum com o que produziam a decadas o que era ruim para todos se provou impossivel para a menor das 3 grandes a chrysler em 1978 esta a beira da falencia lee iacocca recem demitido da ford eu simplesmente nao vou com a sua cara lee famosamente disse henry ford ii e contratado para tentar impedir o navio de afundar [caption id= attachment_375654 align= aligncenter width= 999 ] um raro simca horizon; a maioria tem logotipo talbot[/caption] em 1978 no meio disso tudo aparece o segundo simca da nova fase um verdadeiro clone frances do vw golf chamado simca horizon usava a base do 1100 mas agora com mcpherson na frente lançado em meio a uma crise imensa na chrysler mudaria de marca quase imediatamente nos eua iacocca estava tomando açao sem pudores do nem piedade ao ver o estado das coisas na chrysler o tarimbado e carismatico executivo rapidamente percebe que a situaçao era calamitosa; se nao começasse a agir de acordo com energia tudo acabaria rapidamente vende imediatamente as subsidiarias mundo afora sem do a chrysler brasileira e vendida para a vw em 1981 e a chrysler europa e vendida para a psa ja em 1978 [caption id= attachment_375656 align= aligncenter width= 999 ] talbot horizon[/caption] a psa sabemos tinha iniciado em 1975 quando uma falida citroen e colocada de graça aos pes da peugeot para que esta nao fechasse e fizesse milhares de empregos desaparecerem em mais um reflexo da atual stellantis a citroen era entao dona da maserati italiana; esta e imediatamente vendida a acaba nas maos de alejandro de tomaso [caption id= attachment_375641 align= aligncenter width= 999 ] citroen sm motor maserati outro prototipo de stellantis[/caption] a psa quando compra a chrysler europa decide que renomear seus carros com uma so marca ajudaria a refletir a mudança e simplificar a divisao com suas proprias marcas para isso ressuscita um nome que era famoso mundo afora por causa de carros de alto desempenho no periodo que vai dos anos 1930 aos 1950 a talbot todos os simca eram agora talbots bem como os carros ingleses da antiga rootes https //flatout com br/formula 1 de rua o talbot lago grand sport/ a matra uma empresa independente mas que produzia carros esporte e especiais vendidos em concessionaria simca com o nome matra simca tambem passa a se chamar talbot matra mas um projeto em andamento da matra para a talbot e cancelado pela psa uma van pequena de traçao dianteira que depois vendida para a renault conhecemos como espace a chrysler americana faria tambem uma copia dela nos eua a primeira chrysler minivan o carro cujo sucesso salvou a chrysler da falencia https //flatout com br/a historia da matra em sete carros/ em 1987 a psa mata a marca talbot em carros de passeio devido a baixas vendas; permanece ate 1992 porem em veiculos comerciais mas um carro extende um pouco o legado da simca o carro projetado para suceder o horizon tornou se o peugeot 309 lançado em 1985 foi um sucesso e durou ate 1994 quando foi substituido pelo peugeot 306 um carro que conhecemos bem aqui no brasil [caption id= attachment_375687 align= aligncenter width= 999 ] peugeot 309 gti era para ser um talbot[/caption] a segunda vida da simca nos eua uma versao do horizon estava planejada para produçao nos eua em 1978 mas isso nao impediu a venda da chrysler europa açao imediata era necessaria o resultado e que muito antes da stellantis uma empresa de origem fiat criou um carro que foi tanto psa talbot quanto chrysler dodge/plymouth mesmo com todas elas sendo empresas separadas [caption id= attachment_375657 align= aligncenter width= 999 ] talbot horizon[/caption] isso porque mesmo tendo vendido a sua subsidiaria europeia o horizon seria fabricado nos eua; era primordial para a sobrevivencia da empresa ter um carro pequeno moderno a venda da chrysler europa era condicionada a isso so um problema a agora o motor simca agora teria que ser comprado da psa como era um motor muito pequenos para os americanos de qualquer forma a chrysler começa a procurar opçoes diferentes e mais potentes [caption id= attachment_375660 align= aligncenter width= 999 ] plymouth horizon[/caption] acaba comprando motores ora vejam so da vw um motor da familia que conhecemos como ap ; a versao especificada pela chrysler era um motor de 1 7 litro que media 80 x 86 mm num total de 1716 cm³ e 75 hp / 12 1 mkgf era o mesmo motor do golf mas aumentado para 1 7 litro e com pequenas alteraçoes no bloco que foram necessarias para usar o curso mais longo do vira e para montar a transmissao automatica chrysler a404 o chrysler l car seria lançado fem 1978 dodge omni e plymouth horizon exclusivamente com motor vw eventualmente a vw faria mais de um milhao de motores ap para a chrysler ate 1983 [caption id= attachment_375666 align= aligncenter width= 999 ] dodge omni[/caption] eventualmente a chrysler faria seu proprio quatro em linha inspirado no ap mas diferente e principalmente maior a distancia entre cilindros por exemplo aumentava em 8 mm para 96 mm o acionamento das valvulas era via um balancim e tucho hidraulico e nao diretamente por tucho copinho como no vw e as valvulas estao inclinadas em relaçao ao plano de centro do cilindro; no vw as valvulas estao retas exatamente neste plano no lançamento em 1981 media 87 5 x 92 03 mm para um deslocamento total de 2213 cm³ e 84 cv [caption id= attachment_375661 align= aligncenter width= 607 ] o motor 2 2 litros da chrysler[/caption] o motor cresceria muito receberia turbo e ate um cabeçote de 16 valvulas o humilde horizon se tornaria um hot hatch sensacional nas maos de carrol shelby que trocou a aliança com a ford pela chrysler junto com o amigo lee iacocca [caption id= attachment_375662 align= aligncenter width= 999 ] dodge omni glh 146 cv[/caption] era o famoso dodge omni glh aparentemente a sigla significando goes like hell com turbo e injeçao no 2 2 litros eram 146 cv; depois apareceria o glh s o s de shelby com o motor turbo ii virabrequim bielas e pistoes forjados intercooler 175 cv a 5600 rpm e nada menos que 27 6 mkgf a apenas 2600rpm o glh s pesava apenas 1152 kg e com esse motor fazia o 0 96 km/h em 6 5 segundos e chagava a 210 km/h em 1987 um desempenho inacreditavel para um carrinho assim [caption id= attachment_375663 align= aligncenter width= 999 ] omni glh s uma fera de 176 cv[/caption] mas o importante aqui e outra coisa toda linha chrysler dali em diante seria baseada no horizon minivan k car carros esportes sedas conversiveis e tudo mais o sucesso desses carros pequenos de traçao dianteira salva a chrysler e agora sabemos que o horizon e um simca e um com origem fiat e que neste ponto da historia era um carro psa tambem apenas o motor chysler americano diferia coisa normal na stellantis ate hoje americanos querem motores maiores um verdadeiro prototipo da stellantis isso mesmo 43 anos antes dela nao existe nada de novo aqui; apenas a revisita de ideias que nao funcionaram antes sera que dessa vez funciona
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