na cena dos muscle cars os restomods estao entre os projetos mais populares mantem se a essencia classica do carro de forma geral porem acrescenta se mecanica mais moderna toques pessoais na estetica e modificaçoes na suspensao e nos freios para trazer a dinamica para o seculo 21 tambem vemos muitos projetos de restauraçao completa e fiel buscando resgatar ao maximo a originalidade do carro fora e claro os survivors cujo objetivo e literalmente preservar a originalidade do trabalho de fabrica com todo o charme da patina todas estas escolas tem o seu valor ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] de tempos em tempos porem aparece algum entusiasta que usando um jargao ja batido pensa fora da caixa e parte para algo totalmente inovador hoje vamos tratar de um caso assim gregg hamilton que e o mecanico chefe da hoonigan a equipe do ken block e seu pontiac firebird trans am fora da caixa na verdade e pouco para ele trata se de um trans am de segunda geraçao com motor v8 familia ls com compressor mecanico e traçao nas quatro rodas vinda do nissan gt r acompanhados de uma mistura de componentes de ferro velho e peças feitas sob medida e temperados com um look a la mad max https //www youtube com/watch v=xwksulectk4 gregg acompanha ken block desde 2005 e esteve envolvido em literalmente todos os projetos do piloto do impreza wrx a picape ford hoonitruck ou seja ele entende algumas coisinhas sobre mecanica e fabricaçao em metal ele ja tinha montado um pontiac firebird antes um projeto restomod inspirado no original porem com alguns elementos pessoais mais modernos e um motor v8 biturbo no entanto depois de um tempo gregg diz ter enjoado um pouco da rotina de manter um projeto daquele calibre todo perfeito sem amassados riscos ou qualquer tipo de dano ele queria algo mais bruto e malefico que pudesse carregar e trazer marcas de guerra entao passou os ultimos dois anos montando este firebird meio monstro de frankenstein de cara a primeira vista o carro parece um firebird antigo meio judiado com pintura craquelada e pontos de corrosao aparentes quase como um rat look isto e totalmente proposital porque gregg queria um projeto no qual pudesse concentrar se exclusivamente na mecanica sem se importar com a aparencia mas o descuido com o carro e algo calculado com direito a um spoiler dianteiro feito sob medida um spoiler traseiro inspirado no original porem consideravelmente maior rodas novas ja vamos falar mais sobre elas e como um toque final um emblema gt r na traseira este ultimo tem sua razao de ser o v8 ls de acordo com gregg veio de uma picape chevrolet encontrada em um ferro velho e foi todo desmontado e preparado com novos componentes incluindo cabeçotes de aluminio o diferencial dianteiro tambem veio de um ferro velho retirado de um infiniti q45 varios componentes na verdade vieram de carros diferentes como o subchassi dianteiro de um corvette c6 z06 que tambem cedeu os freios e o diferencial traseiro de um nissan 300zx no entanto a parte mais impressionante e a transmissao que usa componentes de skyline gt r mais precisamente o cambio manual de cinco marchas do r32 e o diferencial central do r33 incluindo o sistema eletronico attesa para variar o torque entre os eixos o modulo de controle foi alojado no porta malas onde divide espaço com um dos tanques de combustivel ha outros dois onde ficava o banco traseiro e reprogramado especificamente para o projeto o sistema do skyline envia quase todo o torque para as rodas traseiras em condiçoes normais cerca de 98% e pode transferir ate 50% do torque para o eixo dianteiro conforme o sistema detectar necessidade considerando o torque seco de v8 supercharged esta necessidade provavelmente e um estagio quase permanente a suspensao usa amortecedores feitos sob medida e um arranjo pushrod na dianteira e na traseira ficando ancorado em uma estrutura tubular as bitolas ficaram mais largas mas gregg nao se preocupou em alargar o lado de fora dos para lamas em vez disto ele instalou pneus 295 nas quatro rodas para que eles propositalmente ficassem projetados para fora a inspiraçao de gregg foi o proprio mustang hoonicorn projeto tocado por ele que tambem consistia em um muscle car classico com motor v8 sobrealimentado a diferença e que em vez de dois turbos gregg optou por um supercharger weiand no v8 lsx de 5 3 litros que tambem recebeu novas bielas virabrequim pistoes e cabeçotes a potencia estimada e de mais de 600 cv mas gregg nao pretende passar o carro no dinamometro como ja era o caso com o outro firebird ele acredita que numeros nao traduzem o verdadeiro intento do projeto a intençao era fazer um carro puramente funcional cru em estetica e sofisticado na mecanica o lado de dentro reflete bem esta filosofia fazendo uso de outros componentes reaproveitados como o painel do toyota celica aliados a uma boa dose de do it yourself por exemplo o tunel central e o assoalho fabricados sob medida os bancos sao conchas fixos; os revestimentos de porta sao inexistentes bem como carpete e tapetes; e o unico radio que existe e um px usado para comunicaçao com outros carros da equipe o unico luxo do carro e um sistema de ar condicionado da vintage air especializada em sistemas para carros antigos algo de que gregg fez questao pois nao ha qualquer tipo de isolamento termoacustico e o motor recuado em 45 cm para melhorar a distribuiçao de massas invade o habitaculo e deixa a cabine inabitavel no verao e um carro funcional e gregg o dirige sempre que pode seja nas ruas ou em track days onde os emblemas gt r na carroceria sempre causam estranhamento e algumas risadas ficamos apenas imaginando o que este carro nao deve tracionar nas saidas de curva os emblemas foram comprados pela internet sequer sao autenticos e quem os ve nao imagina que por baixo de toda aquela patina ha algo bem mais sofisticado do que sugere a carroceria pode nao ser um carro perfeito para todo mundo mas e fruto de um grande conhecimento tecnico e talvez mais importante do desejo de fazer um carro para si e nao para os outros o resto e consequencia foto larry chen/hoonigan
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