voce consegue imaginar todas as forças que ocorrem internamente no motor a energia da combustao e despejada sobre os pistoes e vai sendo transferida pino biela casquilhos virabrequim e no meio de tudo isso uma fina camada de lubrificante separa a operaçao normal de uma falha catastrofica agora pense comigo como eu garanto que o filme de oleo esteja presente em todas as partes moveis mesmo nas condiçoes mais severas e sobre isso que vamos conversar hoje [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] os principios de funcionamento a filosofia do sistema e simples uma bomba capta o oleo de um reservatorio e o envia atraves de dutos para todas as regioes que necessitam de lubrificaçao mas precisamos ter algumas coisas em mente para avançar nesse caminho as bombas utilizadas para enviar o oleo atraves do motor normalmente sao do tipo deslocamento positivo sendo as bombas de engrenagens e bombas de rotores as escolhas mais comuns estas bombas entregam pacotes de oleo que ficam presos entre seus dentes e a carcaça entao quanto maior a rotaçao da bomba maior sera o volume deslocado a pressao que nos lemos no manometro de e resultado da resistencia a vazao do oleo atraves folgas internas do motor sao estas folgas que determinam qual viscosidade deve ser usada quanto maior a vazao da bomba maior sera a pressao do sistema caso ela seja alta demais nos teremos danos a selos e vedaçoes para evitar que isso aconteça e utilizada uma valvula de by pass que abra uma passagem de volta para o reservatorio quando o set de pressao e atingido escoando o excesso de oleo a pressao do sistema determina a espessura do filme de oleo que fica entre os componentes pincipalmente quando falamos em casquilhos e virabrequim e essa espessura e responsavel pelo suporte hidrodinamico dos componentes por isso manter a pressao correta e monitora la e tao importante pouca espessura aumenta a tendencia a quebra do filme e de um possivel dano enquanto o filme muito espesso aumenta o consumo parasita de potencia por atrito hidrodinamico incrivel nao como qualquer outro fluido newtoniano a viscosidade do oleo diminui com o aumento da temperatura e isso tem sua parcela de influencia na queda da pressao mas a maior influencia da temperatura esta no aumento das folgas fato que permite uma maior vazao de oleo atraves destas aberturas [youtube id= jrv1akxwuxs width= 620 height= 350 ] no entanto a verdadeira vila quando falamos em queda de pressao e a força centrifuga como na velha brincadeira do gira gira quanto mais rapido a molecada roda mais força eles tem que fazer para se segurar o oleo que esta nos moentes do virabrequim enfrenta a mesma situaçao e como ele nao tem onde se segurar e expelido entao quanto maior a rotaçao maior a quantidade de oleo que e expulso das bielas e moentes isso diminui a resistencia aumentando a vazao ate o limite de fornecimento da bomba quando este ponto e atingido a pressao começa a cair e com ela a espessura do filme a segunda grande funçao do oleo e retirar o calor das partes moveis durante sua passagem por areas relativamente grandes o oleo acaba absorvendo uma grande quantidade do calor presente ali entao manter o fluxo constante e de suma importancia ainda mais quando olhamos para a parte de cima do motor comando tuchos balanceiros molas valvulas e em alguns casos varetas nao possuem contato com liquido de arrefecimento entao grande parte do seu calor removido pelo oleo por esse motivo e comum encontrarmos trocadores de calor para o oleo em veiculos de maior qualidade construtiva monitorar a temperatura do oleo e mais uma ferramenta para diagnosticar a saude do seu motor mais ate que a temperatura da agua melhorias basicas do sistema tudo o que falamos acima toma como referencia um motor em condiçoes originais mas quando pensamos em preparaçao o buraco e muito mais embaixo tantos os esforços mecanicos quanto a carga termica tornam se maiores num motor preparado e estas condiçoes tendem a sobrecarregar o sistema de lubrificaçao fazer entalhes arredondados teardrop nos moentes e munhoes do virabrequim ajudam a otimizar o fluxo pois esta modificaçao reduz a tendencia ao cisalhamento principalmente nas rotaçoes mais altas nos munhoes os entalhes devem ser feitos no sentido de rotaçao para auxiliarem da captaçao do oleo vindo dos mancais nos moentes a situaçao se inverte pois e preciso ajudar o escoamento esse tipo de modificaçao e comum em peças de performance quando aumentamos a performance de um motor seja elevando o limite de rotaçao ou aumentando a potencia e consequentemente a carga sobre o virabrequim nos precisamos de mais oleo para suportar a arvore de manivelas caso esse aumento de desempenho nao ultrapasse os 20% voce pode usar calços sobre a mola da valvula de by pass para fornecer um teco a mais de vazao e consequentemente pressao para o circuito essa modificaçao faz com que a abertura do embolo seja uma dada pressao o que resulta numa menor vazao de retorno e consequente maior vazao no circuito mas lembre se essa e uma modificaçao que aumenta so um pouco a vazao caso voce precise de muito mais oleo trocar a bomba e o caminho [youtube id= 1wphzyj3q3i width= 620 height= 350 ] caso voce tenha feito upgrades que melhorem o handling do seu carro mesmo que o motor nao tenha passado por melhorias as forças g podem matar o seu motor por inaniçao de lubrificante sob condiçoes de frenagem extrema ou uma curva forte o oleo que esta no carter se desloca devido a inercia com isso o tubo pescador tende ficar descoberto e o motor pode sofrer um dano grave usar um carter defletores e a opçao mais simples para evitar esse tipo de problema os defletores funcionam como restriçoes impedindo que todo o oleo se desloque para longe do pescador voce pode estar pensando em como instalar os defletores num carter ja fabricado a soluçao e simples com a peça fora do motor e devidamente limpa faça moldes de papelao corte chapas nas medidas dos moldes e faça as soldas as chapas devem ter furos para permitir a comunicaçao entre os compartimentos criados [youtube id= umnfbsy0hgg width= 620 height= 350 ] quando as modificaçoes descritas acima sozinhas nao atendem as suas necessidades e hora de sair do cafe com leite e partir para algo de maior porte por exemplo em 1971 a porsche passou a usar jatos de oleo para resfriar os pistoes do seu novo motor 2 4 com essa melhoria a temperatura da coroa dos pistoes caiu em 50⁰c aproximadamente os jatos de oleo normalmente estao ligados as galerias que vao para os mancais ou sao instalados nos proprios quando estes possuem area e alinhamento favoravel em motores que possuem um projeto mais antigo ha uma deficiencia a lubrificaçao dos cabeçotes principalmente naqueles que possuem acionamento por varetas a quantidade de oleo enviada para os cabeçotes e suficiente para atender as condiçoes originais mas ela nao e suficiente para uma refrigeraçao adequada principalmente quanto temos molas com maior carga balanceiros com maior taxa de multiplicaçao do levante maior rotaçao de trabalho esses upgrades pedem uma quantidade extra de oleo e mais um fluxo constante que possa carregar esse calor para atender essa necessidade sao instaladas linhas externas de lubrificaçao tubos de aspersao e mesmo espaçadores nas tampas dos cabeçotes tudo para garantir que os cabeçotes tenham seu calor retirado adequadamente vale lembrar que modificaçoes desse tipo pedem um maior volume de oleo fornecido pela bomba entao fique atento acumuladores de oleo [youtube id= 0hd7ifzeu5u width= 620 height= 350 ] no video acima aos 57 segundos o veiculo alcança 1 2 g e logo apos ao entrar numa curva de alta de raio longo onde a velocidade de contorno e bastante alta o piloto e o motor consequentemente experimenta mais de 1 1 g de aceleraçao por pelo menos 10 segundos em situaçoes como esta mesmo utilizando um carter com defletores ocorrem falhas de lubrificaçao devido ao longo periodo de esforço entao e importante encontrar um meio de fornecer oleo para o motor durante o tempo que durar a baixa pressao de oleo e ai onde entram os acumuladores reservatorios que armazenam oleo pressurizado energia hidraulica e atuam durante o periodo de surge do sistema lubrificante o grande segredo dos acumuladores esta na forma como eles funcionam dentro dele ha um pistao que divide o cilindro em duas camaras nao comunicantes a camara formada atras do pistao recebe um volume de ar para operar como elemento compressivel a pressao de oleo se eleva acima da pressao de pre carga o pistao se move e o cilindro vai sendo preenchido pelo oleo ate que a pressao das duas camaras se iguale a pre carga e feita com ar comprimido ou nitrogenio esta pressao determina o quanto o cilindro ira se encher e com que velocidade o ira se descarregar menos pressao significa maior volume armazenado e mais tempo de descarga sendo o inverso verdadeiro tambem o video abaixo e uma demonstraçao do sistema fabricado pela moroso [youtube id= vyagoj60a6s width= 620 height= 350 ] outra utilizaçao interessante para um acumulador e o pre lube ou seja a lubrificaçao pre partida se voce tem um carro de uso exclusivo para a pista e nao tem o bolso tao folgado que possa participar de todos os eventos ele pode passar um bom tempo sem rodar entao antes de dar a partida e interessante enviar o oleo para todo o circuito pois isso evita grande parte do desgaste que ocorreria na nova partida se voce esta com duvidas sobre qual pressao de pre carga deve ser utilizada vou te dizer essa nao e uma receita de bolo ela ira depender da combinaçao das folgas de montagem e provavel duraçao do surge os acumuladores devem ser instalados apos o filtro de oleo pois assim garantimos que nao havera retorno para o carter atraves da bomba para que nao seja necessario furar as galerias de oleo voce pode usar um adaptador para o filtro com multiplos acessos carter seco [youtube id= ju6c0jw9uqy width= 620 height= 350 ] existem carros e provas que sao tao extremos que um acumulador nao serviria de nada alem de peso morto vejam onboard subindo ilirska bistrica na eslovenia o acelerometro parece ter uma convulsao durante toda a prova muitas vezes ultrapassando os 2 g de aceleraçao numa condiçao dessas e impossivel a utilizaçao de um sistema convencional de lubrificaçao para veiculos como dragsters formulas gts hillclimbers e outros extremos o carter seco e mandatorio uma das coisas que realmente salta aos olhos nesse sistema e a bomba ela possui multiplos estagios pois ao mesmo tempo em que coleta o oleo de retorno sucçao ela envia do reservatorio para dentro do motor injeçao o recomendado e que seja utilizado um estagio de sucçao para cada par de cilindros do motor e um estagio de injeçao para alimentar todo o circuito de oleo devido a instabilidade do fluxo as bombas acabam sugando tambem os gases de blow by por isso os modelos mais modernos os estagios de sucçao sao do tipo lobulo para garantir a eficiencia e para garantir que menos espuma e gases sigam para o reservatorio algumas bombas possuem uma centrifuga assim o oleo sai pela extremidade da centrifuga e os gases pelo centro o reservatorio deve receber todo o oleo retirado do motor encaminhar os vapores para um ponto seguro e garantir o correto abastecimento da bomba mesmo sob as piores condiçoes entao quando formos escolher ou mesmo projetar um reservatorio precisamos checar os seguintes pontos geometria o reservatorio sempre deve ser mais cumprido que largo a proporçao 2 5 1 e ideal para garantir que mesmo sob a aceleraçao lateral mais forte a captaçao no fundo nao ficara descoberta capacidade de separaçao mesmo que voce possua uma bomba com estagio de centrifugaçao deve se garantir que a bomba nao sugue espuma de oleo entao os reservatorios possuem placas defletoras peneiras e o formato cilindrico ͡° ͜ʖ ͡° para aproveitar a força centrifuga e separar a fase mais pesada da mais leve uma questao que gera muitas duvidas e qual o nivel de oleo ideal quando se usa um sistema de carter seco o ideal e que o reservatorio contenha 40% do nivel durante a operaçao para garantir que a captaçao sempre esteja coberta entao com o motor parado o reservatorio deve estar com o nivel entre 70 e 75% da sua capacidade [youtube id= egiud3xz ui width= 620 height= 350 ] outra vantagem do sistema de carter seco e permitir o pre aquecimento do motor para que ele parta ja na temperatura de trabalho essa e uma questao chave quando falamos em motores com folgas pequenas veja o caso do video acima um motor v8 judd da f1 com folgas tao pequenas que recebe um sistema de suporte de vida que aquece e circula os fluidos se isso nao fosse feito o motor estaria morto pouco depois da partida entao galera nao fiquem contando moedas quando o assunto for lubrificaçao para seu projeto/motor novo voce pode se lamentar muito depois no proximo papo vamos desacelerar um pouco nosso papo vamos falar sobre discos pinças pastilhas e otras cositas vamos parar com as duvidas trocadilhos excelentes nao ate mais galera
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