Talvez você curta os vídeos da série Gymkhana do Ken Block por causa da habilidade do cara ao volante, ou talvez você ache que ele é só um malabarista que não consegue pilitar um carro de verdade. Em qualquer um dos casos, temos algo para impressioná-lo: Size Matters 2, ou “Gymkhana com um caminhão”.
E não estamos falando de qualquer caminhão. O Banks Super-Turbo Freightliner é um Freightliner Cascadia com motor Detroit Diesel DD60 de seis cilindros em linha e 14 litros de deslocamento. Sobrealimentado por um compressor mecânico e um turbocompressor, o motor entrega mais de 2.400 cv e 691,3 mkgf a 2.700 rpm — originalmente, os motores Detroit Diesel rendem entre 450 e 600 cv.
O piloto Mike Ryans levou este leviatã para uma doca para gravar um vídeo ao estilo de Gymkhana, que fazem a alegria de milhares de entusiastas sedentos por demonstrações de precisão milimétrica ao volante. Contudo, Ryans está ao comando de algo bem maior, mais pesado e com bem menos visibilidade do que o Fiesta de Block. E isso é o que torna este vídeo ainda mais incrível.
Você deve ter ficado curioso a respeito do caminhão, e por isso vamos destrinchar melhor as especificações técnicas. O turbocompressor tem capacidade para operar a até 12,4 bar de pressão, mas está regulado para fornecer “apenas” 6,1 bar, auxiliado pelo supercharger (daí o nome Super-Turbo). Sozinho, o conjunto elevaria a potência do motor de 1.180 kg para 2.000 cv. Os 400 cv extras são conseguidos através de um sistema de injeção de água/metanol, na proporção 50/50. O sistema pulveriza a mistura nos coletores de admissão para resfriar o ar que vai para os cilindros, aumentando a concentração de oxigênio e melhorando a combustão e garantindo que o motor tire proveito de uma energia que seria perdida.
O caminhão de Mike Ryan não serve, contudo, só para fazer manobras em docas e deixar todo mundo de boca aberta: há 16 anos Ryan corre com caminhões em Pikes Peak. Ele é o atual recordista da categoria Big Rig de eixo simples, com um tempo de 12min 38s, conquistado em 2012. No ano passado ele tentou quebrar seu próprio recorde, mas a chuva o atrapalhou e o fez conseguir “apenas” 12min 49s. Você pode conferir, abaixo, o vídeo com os melhores momentos da subida de 2013:
Mike Ryan já confirmou que estará em Pikes Peak no dia 29 de junho, quando será dada a largada para a 92ª edição do Pikes Peak International Hill Climb.