quem ve o momento atual da industria brasileira pode achar dificil acreditar mas o brasil ja foi considerado um terreno promissor para instalar uma fabrica de automoveis e nem faz tanto tempo assim na virada para os anos 2000 passada a febre dos importados chegou o momento de nacionalizar os carros que faziam mais sucesso por aqui audi a3 volkswagen golf toyota corolla e honda civic sao alguns exemplos de carros que ganharam identidade nacional alguns para ficar ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] nessa onda um plano ousado ganhou certo destaque a smart decidiu fabricar um suv no brasil e nao qualquer suv mas o carro que seria responsavel pela expansao da fabricante para o mundo todo o smart formore so que nao era para ser e a culpa sequer foi do coitado do formore mas do pequeno fortwo que como primogenito acabou ficando com toda a atençao para entender esta historia que tal um pouco de contexto a revoluçao chamada fortwo era 1998 quando o smart fortwo começou a ser produzido antes disso o pequeno carro urbano desenvolvido em parceria entre a daimer benz e a fabricante dos relogios swatch ja havia ate virado peça de museu exaltado pelas inovaçoes do projeto o monobloco de aço tridion com celula de segurança integrada;o motor posicionado no eixo traseiro com o radiador la na frente economizando espaço; o cambio automatizado e o estilo quase futurista o tornavam instantaneamente inconfundivel extremamente leve com so 730 kg ele nao precisava de mais que um tres cilindros turbo de ate 0 7 litro e 50 cv ou 0 8 litro e 40 cv nas versoes a diesel para se locomover com desenvoltura pelos labirintos das cidades como uma moto so levava duas pessoas mas tinha espaço para as compras do dia e funcionava em dia de chuva e com apenas 2 50 metros de comprimento foi concebido para estacionar de frente nas vagas onde os carros normais precisavam fazer baliza algo que e proibido no brasil vale lembrar decididamente europeu o smart nao explodiu em popularidade como a daimler benz previa mas fez razoavel sucesso nos centros urbanos as proporçoes da carroceria nao ajudavam muito na dinamica apesar da traçao traseira e do entre eixos curto mas como um meio de transporte pratico e economico para ser o segundo ou terceiro carro da casa estava na medida https //www youtube com/watch v=dcamjqr2zns isso no velho mundo claro mas se a smart quisesse entrar nos estados unidos que queira ou nao era o segundo mercado mais importante para uma empresa em crescimento a smart teria de investir em algo mais robusto como convencer os americanos a comprar um carro que cabia na caçamba das picapes que eles tanto adoram a resposta era simples dar aos americanos algo que eles considerassem um carro de verdade e nao um brinquedo a familia cresce diferentemente da mini que tinha toda uma heritage para respeitar na hora de criar novos modelos inspirados no classico o que em ultima instancia deu certo vide o sucesso do suv countryman a smart podia começar do zero e nao havia qualquer tradiçao para impedi los quanto mais ousado na verdade melhor assim em 2003 foi apresentado o smart roadster um esportivo de dois lugares com a missao de ser leve divertido e diferente com um motor 0 7 turbo de 82 cv central traseiro e so oitocentos e poucos kg na balança ele prometia ser mais divertido que um fortwo porem igualmente inconfundivel depois em 2004 foi apresentado o forfour que como o proprio nome dizia era um smart para quatro pessoas for=para/four=quatro sacou tinha menos de 1 000 kg e a mesma identidade visual que o dois lugares incluindo a celula de segurança exposta seus componentes mecanicos porem vinham do mitsubishi colt a smart optou pela parceria para conter custos ambos os carros talvez tenham sido incompreendidos por seu estilo e ha quem diga que a estrategia de marketing da smart na epoca que basicamente consistia em reforçar a ideia de que aqueles eram carros caros e exclusivos algo que foi definido como elitista pela imprensa nao ajudava muito o smart fortwo e forfour era fabricados em hambach na frança assim como o roadster ja o forfour era produzido pela mitsubishi na holanda e o roadster e o quarto modelo da familia em algum momento de 2005 começaria a ser fabricado em juiz de fora mg onde ja era produzido o mercedes benz classe a desde 1999 um suv inteligente todo mundo sabe que suv significa sport utility vehicle veiculo utilitario esportivo que na verdade pode ser entendido como um carro de passeio alto com aparencia mais robusta e posiçao de dirigir elevada poucos sao utilitarios de fato e menos ainda sao esportivos o plano da smart por sua vez era lançar o smart utility vehicle veiculo utilitario inteligente e ele parecia mesmo bacana pois aproveitava a construçao lançada pelo fortwo em um veiculo maior mais espaçoso e dizia a fabricante ate mesmo certa capacidade off road as primeiras noticias sobre o formore começaram a ser divulgadas no começo de 2004 com a smart oficializando os planos ainda naquele ano o anuncio veio acompanhado do primeiro esboço revelado ao publico que mostrava um veiculo bem parecido com o forfour porem com caixas de roda mais volumosas suspensao mais alta e lanternas traseiras em posiçao mais baixa os trabalhos em juiz de fora começaram pouco depois enquanto a imprensa procurava informaçoes a smart começou a fabricar os primeiros exemplares um conceito para o salao de genebra de 2006 e uma serie de prototipos para testes a produçao teria inicio em 2005 e a fabrica em juiz de fora ate estava recebendo o ferramental para a fabricaçao em serie com previsao de montar 30 000 unidades do suv por ano e entao poucas semanas antes de a produçao começar veio a noticia repentina a daimler benz havia assumido as operaçoes da smart e decidiu nao apenas encerrar a produçao do forfour e do smart roadster mas tambem cancelar o formore o grande problema foi o fortwo que vendia bastante mas nao dava lucro a smart havia gasto uma boa quantia no seu desenvolvimento mas nao era o bastante para recuperar o investimento alem disso o smart roadster deu prejuizo a fabricante havia diversos pontos de infiltraçao de agua na estrutura o que em muitos casos ocasionava ate mesmo falhas eletricas muitos carros tiveram de ser consertados na garantia e varios foram devolvidos o que so piorou a situaçao com a chegada da mercedes para colocar ordem na casa o modus operandi foi alterado agora em vez de expandir a linha smart e aumentar sua presença no mercado o foco seria transformar o fortwo no unico modelo da empresa e torna lo lucrativo o que resultou na segunda geraçao em 2007 um carro um pouco maior e mais pesado mas tambem com estilo levemente mais convencional e dinamica mais tranquila para torna lo mais atraente a um publico maior [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 295189 295190 ] o formore entao acabou esquecido todos os prototipos foram destruidos e apenas dois carros sobreviveram o conceito que seria revelado em genebra com pintura cinza e interior completo; e um prototipo preto ambos foram encontrados em 2009 parados em um deposito da mercedes benz na alemanha em uma locaçao nao identificada e por muito tempo as imagens feitas por um fotografo anonimo foram o unico registro do formore apenas dez anos depois em 2019 a smart decidiu fotografar o carro ele apareceu junto com outros conceitos da marca para uma foto no facebook ainda que a marca nao tenha sequer mencionado seu nome
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.