neste fim de semana a formula 1 retoma suas atividades de pista depois de uma pausa de quatro semanas para as ferias de verao o retorno acontece em um dos circuitos mais tradicionais da categoria e mais adorados pelos fas e pilotos spa francorchamps a sede do gp da belgica quer dizer sede do gp da belgica nos ultimos 35 anos porque entre 1972 e 1985 o gp foi realizado alternadamente em nivelles e em zolder ainda que tenha nascido em spa ha 94 anos o circuito alias e um pouco mais antigo tendo sido criado em 1921 com um layout muito diferente — e muito maior do atual spa francorchamps e uma cidade belga onde logo apos o fim da primeira guerra os automobilistas locais começaram a dirigir nas estradas da regiao ate entao a cidade era conhecida por suas aguas terapeuticas por que voce acha que os atuais spa tem esse nome mas com a formaçao de um circuito que combinava longas retas e trechos rurais sinuosos começou a atrair mais corredores que em 1921 se reuniram para organizar a primeira corrida local e ela foi um fiasco somente um carro foi inscrito e no fim a corrida acabou cancelada pouco depois disso os motociclistas organizaram sua prova e assim inauguraram o circuito de spa francorchamps os carros conseguiram formar um grid em 1922 e dois anos mais tarde criaram a 24 horas de spa somente um ano apos a criaçao da 24 horas de le mans o circuito contudo so entrou no mapa do automobilismo internacional em 1925 quando recebeu o grand prix da europa vencido por antonio ascari em seu alfa romeo os monopostos so voltariam a spa em 1930 e ali correriam regularmente ate 1939 a segunda guerra interrompeu as atividades desportivas mas ja em 1946 o gp da belgica foi disputado desde entao ele foi realizado anualmente exceto em sete ocasioes nestes mais de 70 anos — 1948 1957 1959 1969 1971 2003 e 2006 como a maioria dos circuitos de sua epoca — caso de la sarthe e hockenheimring — spa francorchamps teve seu traçado amplamente modificado e encurtado ao longo dos anos por questoes de segurança e tambem para tornar o evento mais adequado ao publico e as transmissoes de radio e tv o traçado original spa francorchamps foi idealizado um ano antes de sua inauguraçao por jules de thier e henri langlois van ophem usando estradas entre as cidades de francorchamps malmedy e stavelot era um circuito de altissima velocidade com 14 950 metros longas retas e apenas um trecho sinuoso formado por um curva tipo hairpin chamada la source uma curva em subida chamada eau rouge seguida por um outro hairpin chamado virage l ancienne douanne a antiga aduana que era ligado a primeira reta kemmel por uma curva de 90 graus a esquerda chamada raidillon da kemmel o circuito subia 104 metros e depois iniciava uma descida em les combes passando pela reta masta que era interrompida em sua metade pelo lendario masta kink — que foi considerada por jackie stewart a curva mais dificil do mundo por exigir coragem e habilidade em proporçoes iguais a partir dali o traçado iniciava uma nova subida ate uma serie de curvas chamada la carriere passando por duas curvas de alta antes de voltar ao la source e recomeçar a volta foi nesta configuraçao que a formula 1 correu em spa pela primeira vez a unica diferença para o traçado de 1921 e que a stavelot foi modificada para se tornar uma curva de ligaçao mais rapida em vez de um hairpin e a curva da antiga aduana foi eliminada tornando a eau rouge ligada diretamente a raidillon isso reduziu o comprimento do circuito de 14 950 metros para 14 100 metros https //www youtube com/watch v=vjq9x_gccmy como era formado por vias publicas o circuito era o que chamamos de semi permanente e por isso havia casas arvores postes cercados e obstaculos que costuma se encontrar em rodovias locais mesmo assim spa francorchamps era o circuito mais rapido da europa na epoca e por seu carater urbanizado amedrontava mais os pilotos que nurburgring nordschleife onde nunca houve postes nem casas pedras ou cercas a maior dificuldade era se manter concentrado uma vez que as curvas de alta eram tomadas a ate 290 km/h e a area de escape eram fazendas com cercas e celeiros como bem definiu o britanico jackie oliver em spa quando voce sai da pista nunca sabe onde ou em que vai bater https //www youtube com/watch v=clwpanb8shu e claro que esse ambiente resultou em dezenas de acidentes fatais em diversas categorias na formula 1 os pilotos chris bristow e alan stacey sofreram seus acidentes fatais com um intervalo de 15 minutos durante o gp da belgica de 1960 e stirling moss sofreu um acidente gravissimo durante os treinos para a corrida o negocio era tao perigoso e tao assustador para os pilotos que em 1969 eles boicotaram o gp da belgica eles exigiam melhorias de segurança para alinhar no grid mas como as mudanças eram impossiveis de se realizar em tao pouco tempo a corrida foi simplesmente cancelada https //www youtube com/watch v=beglaytxxxq em 1970 os organizadores da prova instalaram barreiras metalicas na stavelot e holowell e criaram uma chicane temporaria na malmedy mesmo assim as velocidades continuaram elevadas e a segurança seguiu comprometida em 1971 sem conseguir atender as exigencias de segurança spa francorchamps viu a formula 1 se transferir para nivelles e depois para zolder aos poucos as outras categorias foram abandonando o circuito pelos mesmos motivos de forma que em 1978 as unicas provas internacionais realizadas em spa eram o moto gp da belgica e as 24 horas de spa algo precisava ser feito o novo spa francorchamps em 1979 veio a soluçao transformar spa francorchamps em um circuito permanente e mais curto o novo traçado foi reduzido em 7 153 metros passando de 14 100 para 6 947 metros todo o setor entre les combes e a blanchimont foi eliminado para formar o novo circuito o novo setor manteve o carater veloz porem incluiu novas curvas igualmente desafiadoras — malmedy rivage pouhon e les fagnes — que fez dele um grande sucesso entre o publico e os pilotos o traçado vem sido mantido praticamente intocado desde entao recebendo apenas alguns refinamentos https //www youtube com/watch v=zhajxwxkrzm em 1981 por exemplo foi instalada uma bus stop entre a blanchimont e a la source em 1983 para tornar a largada mais segura e disputada o grid foi deslocado para antes da la source em 1985 a formula 1 voltou ao circuito em 1994 apos as mortes de senna e ratzenberger foi improvisada uma chicane na entrada da eau rouge que foi removida no ano seguinte as mudanças voltaram a acontecer em 2004 quando a entrada da chicane bus stop foi modificada para se tornar mais suave que a curva fechada a direita usada ate entao em 2005 a formula 1 exigiu mudanças no circuito e uma reforma para receber a formula 1 de acordo com os padroes modernos estabelecidos por bernie ecclestone e sua equipe apesar da falencia do promotor da prova e da ausencia do gp da belgica na temporada de 2006 o governo local realizou as reformas e recolocou o grande premio na f1 em 2007 alem dos novos pits eles tambem modificaram o trecho da chicane bus stop para transforma la em uma chicane convencional desde entao o circuito nao sofreu modificaçoes perdeu os capitulos anteriores 1 circuito da catalunha 2 zandvoort 3 circuito de monaco 4 circuit gilles villeneuve 5 circuit de la sarthe 6 — circuit paul ricard 7 — red bull ring 8 — silverstone 9 — hockenheimring 10 — hungaroring 11 — spa francorchamps 12 — monza 13 — fuji speedway 14 — suzuka 15 — autodromo hermanos rodriguez 16 — interlagos
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