ja faz decadas que os fas da porsche usam seus carros como base para projetos originais a porsche geralmente nao ve problemas nisso diferentemente da ferrari por exemplo voce so precisa respeitar a marca e deixar claro que por baixo de toda a perfumaria o que se tem e um veiculo feito pela porsche e modificado depois ah e nao gravar a marca porsche direto na carroceria ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] mas voce conhece a historia do porsche modificado que inspirou um novo modelo da fabricante pois e foi isso que aconteceu dizem com o porsche spexter um 911 transformado em roadster que supostamente inspirou a propria porsche a criar o boxster ate o nome e parecido a historia toda começou em junho de 1988 ha exatos 32 anos a ediçao da revista americana motor trend daquele mes trazia uma foto do carro na capa acompanhada da pergunta o novo speedster da porsche sugerindo que aquele carro era um conceito oficial dentro a reportagem esclarecia que nao praticamente um clickbait mas na midia impressa contudo o carro em si nao era menos interessante por isso alem de ter toda a cara de porsche oficial com boa qualidade de construçao; design futurista porem coeso; e um emblema que dizia powered by porsche na traseira; ele tambem propunha algo interessantissimo uma interpretaçao moderna do porsche 356 made in canada esta historia e curiosa porque ela começa com um honda civic ou melhor com um honda civic modificado por uma empresa de montreal no canada chamada spex design um pequeno roadster chamado elf baseado no civic de primeira geraçao pequeno leve e com a carroceria abaulada como o casco de um barco o elf era esquisitinho mas teve algumas dezenas de unidades produzidas a spex design era tocada por dois caras chamados paul deutschman e kell warshaw e deutschman ainda e dono de um exemplar embora seja um carro extremamente obscuro o elf conquistou alguns fas na epoca e um desses fas era um cara chamado clyde kwok que tambem tinha uma fabricante de automoveis em montreal a wingho auto e provavel que sua criaçao mais famosa seja o prototipo concordia ii um carro em forma de cunha com chassi e motor de fusca https //www youtube com/watch v=vgj1bleqvno o veiculo porem e mais conhecido como black moon era esse seu nome no filme erro fatal black moon rising 1986 apesar de ter john carpenter como diretor e tommy lee jones no papel principal o filme passou despercebido na epoca foi considerado descartavel superficial e bobo pela critica nao era exatamente ruim mas tambem nao era uma obra prima como admirador do elf kwok decidiu procurar a spex design para um projeto conjunto e em vez de usar o fusca como ponto de partida ele decidiu se por algo mais entusiasta um porsche kwok pelo visto era fa de muitas coisas ele tambem admirava intensamente o porsche 356 e sempre quis saber como ficaria um porsche 356 moderno o que no caso significa feito na segunda metade dos anos 80 ele se referia carinhosamente ao 356 como banheira por causa da sua silhueta peculiar de banheira invertida claro e decidiu chamar a spex para colocar o plano em pratica por que ele nao fez tudo sozinho e um misterio talvez ele simplesmente curtisse o trabalho de deutschman e warshaw ou entao estivesse a fim de descansar um pouco e deixar outras pessoas fazerem o serviço pesado qualquer que tenha sido o motivo a spex aceitou deutschman em uma entrevista recente ao site hagerty disse que gostou da ideia encarou como um desafio e uma oportunidade para mostrar ate onde iam suas habilidades um porsche 911 so que nao apesar da inspiraçao no porsche 356 o carro foi feito sobre um porsche 911 targa que era a opçao aberta na epoca o nome spexter foi criado como da para deduzir da uniao das palavras spex e speedster o targa original apesar de romper com a silhueta classica do 911 e considerado uma das mais belas variantes do esportivo com seu santo antonio em metal escovado e vidro traseiro envolvente caracteristicas replicadas na atual geraçao 992 mas a spex nao teve pudores em arrancar todos os paineis da carroceria para dar forma as ideias de clyde kwok nada e compartilhado com o 911 targa a nova carroceria foi feita em fibra de vidro e kevlar e misturava perfeitamente o conceito estetico do porsche 356 com elementos contemporaneos as superficies eram todas lisas com o minimo de vincos e dobras para deixar as formas e proporçoes darem o recado segundo deutschman a silhueta formava uma curvatura suave entre o bico do carro e sua extremidade posterior e a porçao central era levemente concava para formar a popularmente chamada garrafa de coca cola algo que tambem era visto nos muscle cars americanos da decada de 1960 os para choques eram perfeitamente integrados ao restante da carroceria demarcados apenas por vincos a dianteira era uma reinterpretaçao do porsche 356 com farois escurecidos e uma entrada de ar formada por quatro fendas horizontais no para choque atras havia uma lanterna que tomava toda a largura da face traseira uma generosa saida de escape do lado esquerdo e os letreiros porsche e spexter um em cada canto como que para evitar que o carro fosse chamado de porsche spexter tanto e que hoje em dia o letreiro diz powered by porsche afastando ainda mais a ideia de que se trata de algo oficial mas que parece parece o interior tambem foi completamente remodelado nao sobrou nada do 911 alem do volante de tres raios e dos instrumentos do painel e ainda assim eles ficavam em um cluster triplo feito sob medida e instalado na coluna de direçao a la tvr os bancos maior charme do habitaculo eram meras cavidades esculpidas na fibra de vidro com finas almofadas para garantir um minimo de conforto e como bom speedster o carro nao tinha colunas nem vidro laterais so um defletor de plastico preto translucido para desviar o vento do rosto dos ocupantes 100% funcional https //www youtube com/watch v=9do86 a4u8y de acordo com deutschman o carro ficou exatamente como ele havia imaginado exceto pelas proporçoes da traseira o motor do 911 pendurado la atras exigiu uma traseira mais alta e um aumento de 20 cm no comprimento total do carro enquanto largura e entre eixos foram conservados para o criador do spexter o ideal seria ao menos recuar o motor um pouco mais para o meio do carro permitindo uma traseira mais curta menos volumosa e com caimento mais parecido com o do 356 original o trabalho foi concluido em apenas nove meses e deutschman diz que nao teve grandes problemas pois os reforços estruturais originais do 911 targa ja davam conta de garantir toda a rigidez necessaria clyde kwok encomendou o spexter para curtir dirigir mesmo e nao para ficar guardado e assim foi ele ate emprestou o carro para a motor trend que elogiou sua dinamica seu desempenho e seu estilo fiel a sua inspiraçao sem deixar de ser inovador dizia o artigo certamente o fato de a spex ter deixado o chassi do 911 inalterado freios suspensao e estrutura sao os mesmos e apenas deixado o motor boxer de 3 2 litros mais potente o teste falava em 252 cv contra os 230 cv que o targa tinha em 1985 ajudou nas boas impressoes o proprio kwok manteve o carro consigo desde entao dirigindo com ele cerca de 100 km por ano so agora o spexter foi a leilao ele esta anunciado no site pcarmarket e o ultimo lance publico foi de us$ 145 000 cerca de r$ 732 000 em conversao direta inspiraçao para o boxster pois bem em sua entrevista ao hagerty deutschman conta que chegou a visitar o estudio de design da porsche pouco tempo depois que o spexter foi revelado eles notaram o spexter mas nao esboçaram qualquer tipo de reaçao significativa relata o projetista contudo em janeiro de 1993 a porsche revelou o conceito do boxster que viria a ser lançado tres anos depois como modelo de entrada da marca e eventualmente se tornaria um sucesso deutschman achou que o nome boxster era parecido demais com o nome do spexter para ser mera coincidencia e mesmo o estilo apesar de muito mais elaborado e harmonico nao estava tao distante assim humilde deutschman nunca chegou a afirmar que a porsche se baseou no seu one off para criar o boxster foi bizarro mas tambem me senti lisonjeado com a ideia de que havia alguma ligaçao entre o boxster e o meu spexter
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