o que temos aqui e o sugar ray leonard preso no corpo de homer simpson o novo motor de dezesseis valvulas turboalimentado e intercooler da chrysler produz impressionantes 227 cavalos de potencia a 6 000 rpm isso a partir de 2 2 litros crianças como o sugar ray este motor e explosivo ha um toque de turbo lag em relaçao ao repouso mas antes que voce possa dizer cade o boost o caracol esta gritando e voce esta lutando para separar seu cranio do encosto de cabeça o motor gera empuxo suficiente para humilhar muitos dos carros esportivos de primeira linha o desempenho de 0 a 100 km/h do r/t supera ate mesmo o do ultimo nissan 300zx turbo que testamos a menos que voce esteja pilotando digamos um corvette zr1 ou um missil balistico intercontinental e melhor ficar de boa se um spirit r/t parar ao seu lado em um semaforo car and driver março de 1991 este talvez tenha sido a mais clara prova de que aparencias enganam talvez nao exista nada mais brochante que um dodge spirit um carro de traçao dianteira da chrysler do fim dos anos 1980 quadrado ordinario sem graça ou ambiçao nenhuma mas como naquela epoca os executivos da industria gostavam mais de carros de que seus empregos ou seu salario nao podiam evitar de escorregar pelas frestas desta mediocridade algo especial o especial neste caso vinha da lotus inglesa e tornaria o tal spirit r/t o mais engraçado seda da historia da marca um cafona americano middle of the road que por algum motivo era algo realmente malvado debaixo de sua pele de cordeiro era o finalzinho da epoca onde se conhecia facilmente um carro como americano japones ou europeu; depois tudo começou a ficar igual e pouco lembrado hoje mas estamos aqui justamente para lembrar desses lampejos de brilhantismo que eram antes comuns mas hoje nunca mais vemos o motor chrysler 2 2 os anos 1970 seriam terriveis para a matriz na verdade foram terriveis para todos os americanos forçados de repente por legislaçao a criar carros pequenos com traçao dianteira sem nada em comum com o que produziam a decadas ruim para todos impossivel para a menor das 3 grandes a chrysler em 1978 esta a beira da falencia lee iacocca recem demitido da ford e contratado para tentar impedir o navio de afundar [caption id= attachment_387295 align= aligncenter width= 1223 ] dodge omni[/caption] na chrysler europa a simca francesa lança um carro pequeno um verdadeiro clone frances do vw golf com suspensao por barra de torçao o simca horizon ao ser lançado em 1978 em meio a uma incrivel crise na chrysler mudaria de marca quase imediatamente nos eua iacocca estava quebrando tudo ao ver o estado das coisas na chrysler o tarimbado e carismatico executivo rapidamente percebe que a situaçao era calamitosa; se nao começasse a agir de acordo com energia tudo acabaria rapidamente vende imediatamente as subsidiarias mundo afora sem do a chrysler europa e vendida para a psa que renomeia seus carros talbot e pelo mesmo motivo que a divisao brasileira acaba com a vw tambem nao importava que uma versao do horizon estava planejada para produçao nos eua açao imediata era necessaria [caption id= attachment_387291 align= aligncenter width= 607 ] o motor chrysler 2 2[/caption] mesmo tendo vendido a sua subsidiaria europeia o horizon seria fabricado nos eua; era primordial para a sobrevivencia da empresa seu carro pequeno moderno so um problema a agora o motor simca agora teria que ser comprado da psa como era um motor muito pequenos para os americanos de qualquer forma a chrysler começa a procurar opçoes comprado por comprado vamos achar algo melhor a empresa acaba comprando o motor vw que conhecemos aqui como ap ainda que numa versao maior que a vw criou so para a empresa americana estudos da chrysler e volkswagen em conjunto concluem que o deslocamento de 1 7 litro era viavel sem qualquer alteraçao na estrutura basica do motor mantendo o espaçamento de 88 mm entre cilindros e a mesma altura do bloco algumas pequenas alteraçoes no bloco foram necessarias para usar o curso mais longo do vira e para montar a transmissao automatica chrysler a404 apenas a vw mandava motores completos com cabeçote mas sem coletores e acessorios a chrysler especificou estes componentes os comprou no mercado e montava os motores completos em sua planta em trenton o ap da chrysler mediria 80 x 86 mm num total de 1716 cm³ e 75 hp / 12 1 mkgf assim nasce o dodge omni e plymouth horizon em 1978 mas a chrysler acaba por decidir fazer seu proprio motor eventualmente; baseado no desenho basico do ap mas diferente e maior em 1981 aparecia o novo motor chrysler proprio de quatro cilindros em linha e 2 2 litros um opcional maior inicialmente mas que eventualmente substituiria o vw em sua linha o vw permanece ate 1983 apenas nos omni/horizon basicos chamar esse novo motor da chrysler de derivado do vw ap e esticar um pouco a verdade na verdade nenhum componente ou medida basica e igual mas a semelhança entre os motores existe e e facil de ver a chrysler precisava de um motor proprio o valor agregado e alto e certamente para isso partiu do desenho do vw mas apenas em principios basicos o motor e chrysler mantem os cilindros bem proximos sem passagem de liquido de refrigeraçao entre eles o comando unico no cabeçote acionado por correia dentada e valvulas alinhadas e mais um monte de similaridades no desenho geral mas e tambem bem diferente dele nos detalhes primeiro e maior a chrysler aproveitou para aumentar bastante o tamanho porque sabe dos gostos americanos a distancia entre centros de cilindros por exemplo e 96 mm 8 mm maior que o vw no cabeçote tambem e facil ver que o acionamento das valvulas e via um balancim e tucho hidraulico e nao diretamente por tucho copinho como no vw e as valvulas estao inclinadas em relaçao ao plano de centro do cilindro; no vw as valvulas estao retas exatamente neste plano inicialmente o chrysler media 87 5 x 92 03 mm para um deslocamento total de 2213 cm3 no lançamento em 1981 com uma taxa de compressao de 8 5 1 e equipado com um carburador de duplo corpo tinha uma potencia 84 cv e 15 3 mkgf de torque [caption id= attachment_387294 align= aligncenter width= 1024 ] dodge aries o k car[/caption] o 2 2 e a base para a plataforma k car lançada em 1981 como dodge aries/plymouth reliant um carro medio de traçao dianteira que seria um sucesso salvaria a chrysler e em pouco tempo era a base de toda sua linha de veiculos inclusive a revolucionaria minivan em 1984 o primeiro 2 2 turbo com um turbo garrett t03 e injeçao multiponto chegava a 142 cv depois 146cv um ano depois e 22 1 mkgf de torque o turbo ii aparece em 1986 nos shelby glh s e no ano seguinte nos shelby charger glh s e no daytona turbo z tinha virabrequim bielas e pistoes forjados intercooler 175cv a 5600 rpm e nada menos que 27 6 mkgf a apenas 2600rpm eventualmente o motor aspirado receberia tambem uma versao maior de 2 5 litros 87 5 x 104 mm eixos contra rotativos para diminuir vibraçao e bastante torque a baixa rotaçao [caption id= attachment_387309 align= aligncenter width= 1280 ] dodge spirit es[/caption] o 2 5 litros sohc de 8 valvulas eventualmente recebe sua versao turbo tambem o turbo iv era um motor muito parecido com os turbo modernos dava 150 cv a 4800rpm e de 2000rpm ate 4500rpm tinha aquele patamar de torque maximo constante que conhecemos tao bem hoje na altura dos 25 mkgf mas isso ha 30 anos atras mas nenhum desses era tao potente como o motor do spirit r/t de 1991 o dodge spirit o spirit e uma evoluçao pragmatica do k car original lançado em 1989 era o sucessor do dodge aries o dodge lancer e o dodge 600 todos k a nova plataforma chrysler aa era na verdade uma variante de entre eixos maior da plataforma k nao tinha ambiçoes alem de ser uma sensata opçao na categoria um seda quatro portas com banco inteiriço na frente e capacidade para seis passageiros media 4 602 mm em um entre eixos de 2 624 mm e pesava ao redor de 1300 kg suspensao dianteira mcpherson motor transversal dianteiro 2 5 aspirado ou v6 3 litros da mitsubishi acoplados a cambio automatico a suspensao traseira era semi independente por eixo de torçao design tradicional quadrado acabamentos americanos com cromados veludo e faixas brancas um carro que seria imediatamente esquecido por todos depois de ser substituido em 1995 pelo dodge stratus de base mitsubishi que fez algum sucesso aqui no brasil tambem se nao fosse o furaçao monocromatico chamado spirit r/t lobo em pele de cordeiro o spirit r/t receberia a mais incrivel evoluçao do motor chrysler 2 2; uma desenvolvida com ajuda da lotus e um cabeçote dohc de 16 valvulas era uma versao turbo quase totalmente nova o desenho era diferente do normal ao inves de comandos atuando valvulas diretamente este tinha balancins e comandos montados mais baixo; tudo para manter a altura do motor debaixo do capo do spirit o angulo incluso entre as valvulas era estreito aos 29 5° mas ainda largo o suficiente para se colocar a vela de igniçao no centro da camara de combustao os tamanhos das valvulas eram 35 6 mm para as oito valvulas de admissao e 32 5 mm para as oito valvulas de escape os quatro dutos do coletor de admissao de aluminio alimentavam as oito portas de admissao no cabeçote o ar de admissao era pressurizado a 11 psi por um turbocompressor garrett airesearch tbo3 passando por um intercooler ar ar o motor contava tambem com dois eixos contra rotativos para amenizar vibraçoes o quatro em linha de 2 2 litros era uma verdadeira fera 227 cv a 6000 rpm corte a 6500 rpm e 29 5 mkgf a 2800 rpm apenas montado com um transeixo manual de cinco velocidades no dodge spirit r/t de 1991 o resultado era um seda quatro portas quadradinho e inofensivo que nao era nada sofisticado mas era um monstro de desempenho era o topo da linha spirit completo com todos os opcionais e bancos individuais; pesava por isso em torno de 1400 kg era tambem todo monocromatico inclusive as rodas que eram de aluminio e vestiam pneus michelin xgt v4 na medida 205/60r15 os freios eram a disco nas quatro rodas com abs opcional o carro pasme andava mais que o bmw m5 contemporaneo foi anunciado pela chrysler como o seda mais rapido fabricado nos estados unidos e um dos sedas mais rapidos do mundo ao seu tempo a car and driver cronometrou o em 5 8 segundos no 0 96 km/h e o quarto de milha em 14 5 segundos a 159 km/h o que era incrivel entao a velocidade maxima ficava pouco abaixo dos 230 km/h a revista motor trend o escolheu como seda esportivo nacional do ano superando o ford taurus sho em 1991 e 1992 a imprensa tambem disse que com eixos contra rotativos o quatro em linha era extremamente suave a alavanca de cambio tambem era sempre elogiada precisa leve e animada em direçao esportiva nem tudo eram flores claro reporta se turbo lag perceptivel embora nao exageradamente longo https //www youtube com/watch v=ual qwgavjw o comportamento porem carecia de finesse era o chassi antigo apenas mais firme para a nova aplicaçao de alta performance a direçao nao era precisa em alta velocidade e nao ha resposta boa em direçao esportiva a aderencia final e alta mas o comportamento nao inspirava confiança fazendo ele menos rapido em pista do que poderia ser nada e perfeito; mas este e um carro interessantissimo de um tipo que nao vemos mais com frequencia talvez em fiat pulse e fastback abarth hoje se pelo menos esses tivessem um bom cambio manual talvez
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