bom pessoal depois de um tempo de pausa por questoes de trabalho estamos de volta com a saga do niponico continuando da parte em que voltava para a casa e escutei o barulho metalico cheguei em casa e realmente o barulho era o que eu mais temia o motor estava rajando girou bronzina agora como isso aconteceu se o oleo estava no nivel pensei que pudesse ter sido falha da bomba ou algo assim na hora da desmontagem a surpresa o pescador de oleo estava amassado estrangulado devido ao acidente o carter deu uma pequena amassada e prensou o pescado eu nao percebi por ja estar um pouco amassado antes e isso fez com que a lubrificaçao ficasse comprometida e por consequencia adios bronzinas ai entao nos restou fazer o rebuild completo do motor pois ja estava a fumando em alta quando o vtec abria essa parte sim a brincadeira começou a ficar seria e cara resolvi levar o carro para meu mecanico de confiança em florianopolis ha 80km de distancia que ha tempos trabalha com hondas mais antigos mario rodrigues muito recomendado pelos donos de vti que conhecia na epoca la ele iria retirar o motor e novamente de guincho voltaria para fazer a pintura pois na epoca eu trabalhava em uma oficina de funilaria e pintura o que facilitaria um pouco usei todas as juntas originais novas comprei outro virabrequim medida standard o que estava no carro teria que ir para medida 0 50 e eu decidi nao usar virabrequim retificado por nao confiar pistoes novos npr 81 50 aneis hastings retifica de bloco plaina de cabeçote bombas novas originais de oleo e de agua correia dentada gates racing entre muitas outras coisas nessa altura do campeonato tendo que faze lo por completo e fora do cofre surgiu a ideia de pintar o carro inteiro de uma cor que realmente me enchesse os olhos que me agradasse algo diferente mas qual cor pensei em tres opçoes captiva blue carnival yellow e championship white dos type r por pouco nao foi o captiva blue que veio originalmente em alguns raros vti pro brasil mas ja existiam alguns bem modificados entao parti pra outra a eleita entao foi a carnival yellow codigo y53 esse tom saiu apenas nos eg6 japoneses de 92 a 93 em tiragem limitada e vendidos apenas para o mercado interno mas ficou famoso no mundo todo por ser uma das cores que a spoon sports escolheu para ser show car deles na epoca [gallery columns= 4 link= file ids= 93722 93724 93725 93731 ] a spoon o santo graal dos hondinhas aftermarket uma preparadora japonesa nao oficial que prepara desde hondinhas pequenos como os kei car honda beat honda today ate os nsx s2000 tanto para a rua quanto para a pista nesse quesito entao temos dois lados a spoon sports e a mugen que e a preparadora oficial da honda fazendo varios componentes esteticos e de performance mas no caso da minha carroceria acho os componentes visuais da spoon muito mais harmonicos com o desenho do carro aqui abaixo uma foto do modelo em questao com o spoiler dianteiro retrovisores menores spoiler traseiro estilo bico de pato fora as rodas feitas pela desmond regamaster e vendidas pela spoon como sw388 [gallery link= file ids= 93736 93734 93726 ] essas rodas sao rarissimas em qualquer parte do mundo mas as replicas sao mais facilmente encontradas feitas pela rota wheels modelo slipstream essas rodas sao levissimas — pesam em torno de 4 kg com 15 polegadas e podem variar a tala nas 15 geralmente e 6 5 fora o peso elas esteticamente fecham como uma luva nos hondinhas antigos paralelamente a pintura entao decidi ir atras dessas peças para fazer nao uma replica perfeita mas um civic muito semelhante a esse acontece que essas peças se forem originais feitas pela spoon facilmente ultrapassariam o valor do carro em duas ou tres peças entao recorremos as replicas para achar essas peças sao dois caminhos ou voce conhece o pessoal que vende peças usadas e espera aparecer as peças a venda ou traz de fora via ebay a maioria das peças consegui comprar aqui no brasil entre um e outro conhecido que ia se desfazendo dos carros e vendiam elas separadamente o spoiler dianteiro front lip eu trouxe de fora como o dolar estava barato na epoca compensou muito trazer saiu em torno de r$ 220 e ele e feito de pu e nao de fibra de carbono como o da spoon mais tarde consegui o spoiler traseiro bico de pato esse sim de fibra de carbono ainda sim uma replica mas muito bem feita por sinal [gallery link= file ids= 93729 93728 93737 ] comprei tambem o teto solar de vidro que so vieram nos si hatch 92 95 e nos coupe ex/exs 92 95 pois o original do vti e de lata o teto foi plug and play apenas a forraçao que muda por causa da cortina mas como decidi nao usar interior tambem pra mim foi indiferente a funilaria entao foi se arrastando por longos nove meses quando começamos a lixar o carro descobri varias repinturas a julgar pelas camadas na tinta foram sete no minimo uma avaria na lateral esquerda em algum momento de sua jornada nada grave mas quando desmontei o interior pude observar as marcas de spotter na lata pelo lado interno [gallery columns= 4 link= file ids= 93735 93733 93732 93727 ] nesse meio tempo comprei mais alguns itens troquei os bancos de couro dele que estavam horriveis pelos originais de tecido do vti 94/95 muito dificeis de achar em bom estado tambem vieram de onibus do espirito santo pra ca desmontei a suspensao para começar a montar as buchas de pu que sao muito mais firmes e duram mais que as originais o unico incomodo sao os rangidos que ela faz durante o uso essas buchas sao nacionais da aj de sao paulo otima qualidade comprei tambem um jogo de molas as tein s tech molas progressivas de cromo molibdeniom — baixam bastante o carro e sao firmes para uso em estradas nesse periodo fabriquei uma barra chamada fender bar que deixa a mini frente mais rigida mas sem trava la 100% a mudança ficou bem perceptivel depois de rodar com o carro no lado esquerdo meu carro no lado direito a inspiraçao da ultra racing sao sete pontos de soldagem — reparem que ela nao eh soldada na carroceria e sim nas dobradiças de porta porque se travar tudo 100% provavelmente havera sobrecarga e quebra nas soldas com o passar do tempo instalei tambem o short shifter para encurtar o tempo das trocas de marcha esse comprei do ebay um modelo dc sports que foi muito copiado depois e feitas varias e varias replicas chinesas de qualidade duvidosa na foto aparece uma manopla de bola de golfe que furei pra colocar mas como nao gostei muito do resultado visual troquei ela logo depois para nao ficar a pe nesse meio tempo — afinal foi quase um ano e meio sem carro — tive que comprar um daily eis entao que apareceu o segundo hondinha ou melhor a segunda uma cg today 125 ano 1994 com 80 000 km originais na proxima conto pra voces como ficou a pintura montagem do motor mais alguns upgrades e se realmente o bicho roncou abraços pessoal por lucas piki project cars #50
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