motores sao maquinas fantasticas um emaranhado de engenharia onde varios mecanismos e sistemas trabalham juntos para transformar a energia de um combustivel em energia mecanica emitindo uma sonoridade singular que nos encanta posicionando este em um patamar superior ao de uma simples maquina motores sao amados odiados tratados como lendas alguns deles passam pelo mercado automotivo sem deixar nenhum rastro enquanto outros entram para a historia de uma forma incrivel mas o que faz um motor se tornar algo tao cativante e apaixonante capaz de transformar uma maquina em um organismo tao cultuado no mundo todo desempenho robustez economia sonoridade simplicidade complexidade sao muitas as variaveis que tornam motores como vw boxer gm 350 chrysler hemi 426 honda k20 e ford flathead v8 entidades tao idolatradas o brasil tambem tem seus motores lendarios um destes motores mesmo sendo tao conhecido no pais tem uma parte muito curiosa e interessante de sua historia praticamente desconhecida no brasil e e por isso que estou aqui para voltar aos estados unidos dos anos 1960 e contar para voces a historia do mais incrivel de todos os motores seis em linha chevrolet mas antes de começar melhor escolher uma trilha sonora condizente com a epoca nao vejamos que tal começar com um classico de jimi hendrix [youtube id= tlv4_xayyny width= 620 height= 350 ] eu sempre fui fascinado pelo saudoso motor de seis cilindros da chevrolet que equipou diversos carros aqui no brasil como opala caravan omega c 20 e silverado e um motor bem conhecido por aqui tendo como caracteristicas principais a durabilidade e o torque em baixas rotaçoes devido ao seu grande deslocamento a ultima versao com dutos de admissao menores e injeçao multiponto foi produzida ate 2001 quando a silverado saiu de linha e seria o ultimo seis em linha da chevrolet — ao menos ate a chegada do motor gm atlas utilizado em utilitarios de 2002 a 2012 aqui no brasil as melhores versoes lançadas foram o cultuado 250 s com comando de valvulas mais bravo maior razao de compressao tuchos mecanicos e carburador duplo dfv 446 e o moderno 4 1 sfi que foi atualizado pela lotus que na epoca pertencia a gm com cabeçote de admissao individual e moderna injeçao sequencial motores que estrearam no mercado no opala ss6 e omega cd 4 1 respectivamente [youtube id= vflftlljdcq width= 620 height= 350 ] um ponto curioso e que quando a gm encomendou o 4 1 sfi para a lotus visando a utilizaçao de um motor mais barato que o c30ne da opel o seis em linha de tres litros importado para o omega a empresa tambem desenvolveu uma versao mais ousada com deslocamento reduzido para 3 8 litros e comando de valvulas duplo no cabeçote era como um motor de opala com comando duplo no cabeçote que desenvolvia cerca de 220 cv liquidos mas infelizmente nunca foi utilizado e morreu antes mesmo de nascer porem decadas antes uma proposta similar surgiu e foi colocada em pratica criando assim um dos motores mais singulares da industria automotiva dos estados unidos tudo começou na decada de 1960 o apice da industria automotiva americana na epoca o pais era dominado pelos grandes motores v8 e o aqui idolatrado seis cilindros em linha da chevrolet era apenas um motor de entrada o seis em linha em um camaro de primeira geraçao — nao se ve muito disso por ai acontece que nesse periodo a pontiac tinha como engenheiro chefe um certo john delorean lembra dele e foi exatamente o pai do carro imortalizado na trilogia de volta para o futuro e dos muscle cars quem desenvolveu uma especie de downsizing em plenos anos sessenta ao melhor estilo americano claro delorean criou um motor para os modelos intermediarios tempest e lemans ambos da pontiac utilizando como base o motor gm 230 de 6 cilindros em linha — o mesmo que equipou a primeira safra do opala sua obra foi interpretada como um motor ao estilo europeu pela imprensa da epoca a diferença e que o comando de valvulas ficava no cabeçote e nao no bloco fotor hotrod com muito a frente de seu tempo o motor foi pioneiro na utilizaçao de correia dentada para acionamento do comando de valvulas no mercado americano — algo tao comum hoje em dia mas que naquele tempo foi uma grande novidade a correia dentada era posicionada na parte externa do motor protegida por uma capa de aluminio o que tambem foi uma inovaçao a primeira versao possuia pistoes de 98 4 mm de diametro e 82 5 mm de curso — os mesmos do 230 ou 3800 do opala sua taxa de compressao estatica era de 9 0 1 e o comando de valvulas feito de ferro fundido nodular escorado por sete mancais tinha levante de 10 16 mm com duraçao de 228 graus o bloco e o cabeçote continuavam sendo de ferro fundido enquanto as bielas eram feitas de de aço forjado quanto as valvulas os diametros eram de 48 77 mm na admissao e 40 64 mm na exaustao — bem grandes para um motor de seis cilindros da epoca permitindo alto fluxo no cabeçote ja a alimentaçao era feita atraves de um carburador de corpo simples da rochester o resultado era o mais moderno motor chevrolet da epoca disponibilizando 165 cv a 4 700 rpm e 29 86 mkgf de torque a 2 600 rpm — numeros muito bons para o mercado dos eua mas esse era so o começo o motor tambem tinha uma chamada versao chamada sprint que utilizava um saudavel carburador rochester de corpo quadruplo o mesmo dos v8 396 e tinha taxa de compressao aumentada para 10 5 1 alem de comando de valvulas com 11 125 mm de levante e 244 graus de duraçao somados aos novos coletores de admissao e escapamento projetados para otimizar a eficiencia volumetrica do motor forneciam uma potencia de incriveis 207 cv a 5 200 rpm com torque de 31 52 mkgf a 3 800 rpm o conjunto permitia que o motor girasse perto das 7 000 rpm [youtube id= tzlzekqppso width= 620 height= 350 ] a sua primeira utilizaçao na versao de 165 cv foi no belissimo conceito pontiac xp 833 banshee em 1964 em 2006 o banshee foi arrematado por nada menos que us$ 214 5 mil — o equivalente a cerca de us$ 255 mil ou r$ 800 mil em dinheiro de hoje em 1966 o motor foi finalmente colocado em produçao no tempest e no lemans da pontiac sendo utilizado tambem no firebird no ano seguinte em 1968 foi a vez de seguir a receita classica e aumentar o deslocamento de 230 pol³ para 250 pol³ — tornando se assim finalmente um legitimo gm 4100 sua potencia subiu apenas na versao de entrada que passou a oferecer 175 cv segundo consta a potencia na versao sprint foi mantida em 215 cv para nao prejudicar o cambio automatico deve ser verdade pois em 1969 foinalmente foi disponibilizada a versao mais extrema que era acoplada unicamente em uma transmissao manual de quatro marchas agora o motor 250 ohc oferecia 230 cv a 5 400 rpm de potencia e brutais 36 mkgf de torque a 3 600 rpm assim nascia a mais incrivel versao do nosso 6 canecos chevrolet por ser mais leve e permitir uma melhor distribuiçao de massas os pontiac com este motor conseguiam bater de frente com os v8 inicias da epoca fato surpreendente para um motor de entrada as propagandas da epoca sao a prova pura de que a pontiac tinha orgulho de a seu motor europeu chamando os modelos equipados com ele de tiger ou ate mesmo de gto jr referindo se ao lendario muscle car da marca frases do tipo com um seis como este quem precisa de um oito e esqueça tudo sobre os seis cilindros exceto a economia davam um brilho extra na imagem do carro mas como nem tudo sao flores o ano de 1969 marcou o fim de sua produçao que pode ter ocorrido devido ao problema de lubrificaçao do cabeçote encontrado no modelo assim acabava a historia de um dos motores mais avançados do mercado americano daquela epoca — e bem quando seu irmao com comando no bloco surgia no brasil sob o capo do recem lançado opala 3800 fotos opalas erechim
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