em 1974 depois de 212 missoes de suporte na guerra do vietna o major da força aerea dos eua brian shul acabou abatido pelo inimigo seu at 28 foi derrubado perto da fronteira com o cambodja e impossibilitado de se ejetar da aeronave shul acabou envolto pelas chamas que tomaram o aviao apos o impacto ele conseguiu escapar mas estava gravemente queimado e sozinho em territorio inimigo para piorar as coisas a missao de busca e salvamento nao iniciou imediatamente apos a queda porque sua localizaçao exata era desconhecida e a floresta estava dominada pelos soldados inimigos shul precisou procurar um lugar seguro e se manter camuflado enquanto queimado era caçado por seus inimigos quando os americanos descobriram que nao havia um corpo nos destroços do aviao iniciaram uma bem sucedida missao de busca e encaminharam o major brian shul imediatamente para a uti do hospital militar de okinawa no japao onde ficou dois meses entre a vida e a morte quando se recuperou foi transferido para os eua onde teve que passar por 15 cirurgias e ouviu dos medicos que jamais voltaria a pilotar avioes uma vez que sua sobrevivencia por si era improvavel dois dias depois de receber alta do hospital shul estava em no cockpit de um a 7d ele conseguiu essa recuperaçao quase milagrosa graças a uma terapia intensa de recuperaçao fisica e fisiologica seguida de uma bateria de testes fisicos e psicologicos que atestaram sua aptidao para voltar a pilotar depois do primeiro voo ele ingressou no esquadrao de demonstraçao da força aerea alem de se passar o restante da decada de 1970 como instrutor de voo ele poderia passar o resto de sua carreira aeronautica como instrutor mas depois de enfrentar a morte shul passou a encarar a vida de outra forma motivado sempre a perseguir seus sonhos com afinco foi quando ele se voluntariou para o programa do sr 71 blackbird o aviao supersonico mais rapido da historia por voar a mais de 25 000 metros de altitude e a mach 3 5 4 320 km/h a força aerea dos eua exigia o mesmo teste fisico dos astronautas mas assim mesmo shul foi aprovado sem ressalvas tornando se apto a pilotar o sled — um dos apelidos do sr 71 depois de 20 anos e 5 000 horas de voo nos caças da força aerea dos eua shul entrou para a reserva e passou a se dedicar a escrita e a fotografia abriu um estudio fotografico na california e escreveu sete livros sobre a pilotagem de avioes e as fotografias aereas seus primeiro livro sled driver flying the world s fastest jet inedito no brasil e fora de ediçao nos eua nao poderia ter outro assunto que nao o sr 71 blackbird nele shul conta um pouco de sua relaçao com o supersonico e narra uma de suas missoes de reconhecimento — que traduzimos a seguir em abril de 1986 depois de um ataque a soldados americanos em uma discoteca de berlim o presidente dos eua ronald reagan ordenou o bombardeio dos campos terroristas de muammar qaddafi na libia minha tarefa era sobrevoar a libia e tirar fotos para registrar os danos causados pelos nossos f 111 qaddafi havia estabelecido a linha da morte uma demarcaçao territorial atraves do golfo de sidra e prometeu abater qualquer invasor que cruzasse a fronteira na manha de 15 de abril daquele ano ultrapassei essa linha a 3 400 km/h eu estava pilotando o aviao de reconhecimento sr 71 a aeronave mais veloz do mundo acompanhado do major walter watson operador dos sistemas de reconhecimento do aviao haviamos cruzado a libia e estavamos nos aproximando do fim da volta sobre o deserto quando walter me informou que estava recebendo sinais de lançamento de misseis antiaereos rapidamente aumentei a velocidade calculando quanto tempo levaria para os misseis supersonicos sa 2 e sa 4 chegarem a nossa altitude imaginei que conseguiria anula los com uma manobra evasiva e depois poderia retornar a nossa rota confiando nossas vidas ao desempenho do aviao [caption id= attachment_215456 align= aligncenter width= 757 ] brian shul e walter watson jr [/caption] depois de longos e agonizantes segundos fizemos a manobra e voamos para o mediterraneo nao quer puxa lo sugeriu walter apontando para o manete dos motores foi quando notei que ainda tinha os manetes a força maxima o aviao estava voando a um quilometro por segundo muito acima do nosso limite de mach 3 2 3 2 vezes a velocidade do som era o mais rapido que podiamos voar puxei os manetes para a potencia minima logo ao sul da sicilia mas mesmo assim passei direto pelo aviao tanque que nos esperava sobre gibraltar muitos avioes importantes foram produzidos nos 100 anos de aviaçao desde o feito dos irmaos wright aeronaves como o boeing 707 o f 86 sabre e o p 51 mustang estao entre as maquinas mais importantes que ja cruzaram os ceus mas o sr 71 tambem conhecido como blackbird esta sozinho como o jato operacional mais rapido da historia e somente 93 pilotos conduziram o sled que e o apelido desse aviao por mais estranho que pareça uma vez descartei esse aviao literalmente meu primeiro encontro com o sr 71 aconteceu quando eu tinha 10 anos era um kit de montar da revell colar todas as partes da longa fuselagem foi um pouco trabalhoso e o resultado final nao ficou muito ameaçador a cola vazava pelos espaços manchando o plastico preto o modelo parecia desajeitado ao lado da minha coleçao de avioes de combate entao eu o joguei fora vinte e nove anos depois fiquei chocado ao encarar o verdadeiro sr 71 no hangar da base aerea de beale eu tinha pedido para voar no jato mais veloz do mundo e estava recebendo minha primeira chance com a aeronave mais prestigiada do pais nos meus 13 anos anteriores como piloto da força aerea eu nunca havia visto uma aeronave com tanta presença com 35 metros de comprimento ele era grande mas nem um pouco desajeitado ironicamente o aviao estava pingando igual ao antigo modelo revell que montei na juventude o combustivel infiltrava pelas articulaçoes praticamente chovendo no chao do hangar a velocidade mach 3 a fuselagem dilata umas boas polegadas devido a severa variaçao de temperatura que pode aquecer a parte dianteira da asa a quase 600 graus para impedir fissuras o aviao tem juntas de dilataçao nas emendas da fuselagem ha um selante de cola de borracha mas quando o aviao esta em velocidades subsonicas ou parado o combustivel vaza por elas origem o sr 71 foi uma criaçao de kelly johnson o famoso projetista da lockheed que criou o p 38 o f 104 starfighter e o u 2 depois que os sovieticos abateram o u 2 de gary powers em 1960 johnson começou a desenvolver uma aeronave que voaria 4 800 metros mais alto e cinco vezes mais rapido que o u 2 e que ainda seria capaz de fotografar a placa do seu carro contudo o voo a 3 200 km/h geraria um calor intenso na fuselagem da aeronave entao os engenheiros da lockheed usaram uma liga de titanio para construir mais de 90% do sr 71 criando ferramentas especiais e desenvolvendo novos procedimentos de manufatura para construir quase 40 avioes tambem foi preciso desenvolver um combustivel resistente a altas temperaturas assim como oleos e fluidos hidraulicos que funcionassem a uma altitude de mais de 25 000 metros em 1962 o blackbird realizou seu primeiro voo bem sucedido e em 1966 o mesmo ano em que terminei o ensino medio a força aerea iniciou as missoes com o sr 71 entrei no programa em 1983 com nota recorde e uma recomendaçao do meu comandante completei a entrevista ao longo da semana e conheci walter meu parceiro nos quatro anos seguintes ele viajaria a um metro de mim operando todas as cameras radios e equipamentos eletronicos brinquei dizendo que se fossemos capturados ele seria o espiao e eu apenas um piloto treinamos durante um ano decolando da base de beale na california kadena em okinawa e na base da força aerea real em mildenhall na inglaterra em uma missao de testes comum tinhamos que partir de sacramento reabastecer em nevada acelerar em montana atingir a velocidade maxima sobre o colorado mudar a rota sobre o novo mexico acelerar pela bacia de los angeles subir a costa oeste virar a direita para seattle e entao voltar a beale tempo total de voo duas horas e quarenta minutos https //www youtube com/watch v=mbyxyxdohd8 um dia sobre o arizona estavamos monitorando a frequencia de radio de todos os avioes comuns abaixo do nosso primeiro o piloto de um cessna pediu aos controladores de voo para checar sua velocidade em relaçao ao solo noventa nos 166 km/h disse o controlador em seguida um twin bonanza fez o mesmo pedido cento e vinte 222 km/h foi a resposta para nossa surpresa um f 18 da marinha entrou no radio com uma checagem de velocidade em relaçao ao solo eu sabia exatamente o que ele estava fazendo e claro que ele tinha um indicador no cockpit mas ele queria mostrar aos teco tecos como era rapido dusty 52 temos voce a 620 1 148 km/h no solo foi a resposta do controlador a brincadeira foi alem ouvi o clique do microfone de walter com sua voz inocente walter surpreendeu o controlador perguntando a ele qual a nossa velocidade a 81 000 pes muito acima do espaço aereo controlado em uma voz tranquila e profissional o controlador respondeu aspen 20 tenho voce a 1 982 nos 3 670 km/h nao ouvimos nenhuma outra transmissao naquela frequencia ate chegar a costa admiraçao permanente o blackbird sempre nos mostrou algo novo cada aeronave tem sua propria personalidade com o tempo percebemos que estavamos voando com um tesouro nacional quando taxiavamos para uma decolagem as pessoas reparavam o trafego concentrava se nos arredores do campo aereo porque todos queriam ver o ouvir o poderoso sr 71 e impossivel fazer parte desse programa e nao se apaixonar por esse aviao lentamente ele revelava seus segredos a medida que conquistavamos sua confiança em uma noite sem lua durante uma missao de rotina sobre o pacifico imaginei como seria o ceu a 84 000 pes de altitude 25 000 metros se a iluminaçao do cockpit fosse escura voltando para casa em uma rota estavel diminui todas as luzes reduzindo o brilho e revelando o ceu noturno em alguns segundos acendi as luzes de novo com medo de que descobrissem e me punissem de alguma forma mas o meu desejo de ver o ceu era maior que meu cuidado reduzi as luzes novamente para meu deslumbre vi uma luz brilhante pela janela com os olhos acostumados a escuridao do panorama percebi que aquele brilho era a via lactea naquele momento uma reluzente faixa cortando o ceu onde normalmente se ve espaços escuros ha conjuntos brilhantes de estrelas estrelas cadentes cintilam nessa tela a todo instante era como ver fogos de artificio sem o barulho eu sabia que precisava voltar a vigiar os instrumentos e relutante voltei a atençao para dentro do aviao para minha surpresa mesmo com as luzes do cockpit ainda apagadas eu conseguia ver cada instrumento do painel iluminado pelo brilho das estrelas nos espelhos do aviao eu conseguia ver a misteriosa reluzencia do meu traje espacial dourado incandescido pelo brilho celestial dei uma ultima espiada pela janela apesar da velocidade parecia que estavamos diante do paraiso contemplando o esplendor de uma força muito maior por aqueles poucos momentos me senti parte de algo muito mais significativo que qualquer coisa que estavamos fazendo no aviao a voz afiada de walt no radio me trouxe de volta a missao e comecei a preparar nossa aterrissagem o sr 71 era uma aeronave de operaçao cara o custo mais significativo eram os avioes tanque necessarios para reabastece lo em voo em 1990 com os cortes de custos a força aerea aposentou o sr 71 o blackbird escapou de aproximadamente 4 000 misseis sem nunca ter sofrido um arranhao do fogo inimigo ele voou sobre o vietna do norte china coreia do norte oriente medio africa do sul cuba nicaragua ira libia e as ilhas falkland em seu voo final o blackbird voou para o smithsonian national air and space museum viajando de los angeles a washington em 64 minutos com uma media de 3 432 km/h e estabelecendo quatro recordes de velocidade ele serviu a seis presidentes americanos durante um quarto de seculo semanalmente o sr 71 vigiava cada submarino nuclear sovietico cada lançador movel e todos os movimentos de tropas tenho orgulho de dizer que voei cerca de 500 horas nessa aeronave conheço a muito bem ela nao dava chance a nenhum outro aviao atravessando os quintais inimigos impunemente anulava qualquer missil cada mig e sempre nos trazia de volta para casa nos primeiros 100 anos de aviaçao nenhum outro aviao foi tao marcante a chegada a costa da libia com a costa libia aproximando se rapidamente walt me perguntou pela terceira vez se eu achava que o aviao chegaria a tempo a altitude e velocidade que precisavamos disse que sim eu sabia que ele estava preocupado lidando com os dados — e o que engenheiros fazem fiquei grato por sua preocupaçao mas estou com as maos nos manetes e posso sentir o coraçao desta maquina agora voando com toda a potencia e perfeiçao para as quais foi projetada eu converso com ela como uma verdadeira veterana de guerra essa aeronave percebe o objetivo e parece se preparar para ele pela primeira vez em dois dias o duto de ventilaçao fechou corretamente e a vibraçao cessou ficamos tao acostumados com o zumbido constante que o barulho das turbinas agora parecia baixo a velocidade aumentava gradualmente e o aviao voava com uma confiança e estabilidade que viamos com frequencia aquela velocidade chegamos a velocidade e altitude que precisavamos com oito quilometros de folga na hora walt disse isso e incrivel e com minha mao esquerda empurrando os manetes para frente pensei que certas coisas a faculdade de engenharia nao ensina pela minha janela esquerda a libia parece uma enorme caixa de areia um terreno vazio e marrom esticado pelo horizonte nao ha sinal de atividade alguma entao walt me diz que esta pegando varios sinais eletronicos e que nao eram muito amistosos o aviao esta perfeito agora voando como nao voava em semanas parecia saber quem ele e ele gosta da velocidade em que estavamos quando entramos no espaço aereo libio com o rastro de nossa explosao sonica atraves de benghazi fiquei imovel com as maos repousadas sobre os manetes e meus olhos colados nos instrumentos somente o indicador de velocidade se movia aumentando em um ritmo parecido com o de um maratonista que pega um vento a favor e aumenta a marcha o aviao foi feito para esse tipo de performance e nao deixaria um inlet estragar o show com a força de quarenta locomotivas rasgamos o silencioso ceu africano e continuamos em direçao ao sul atraves daquela paisagem desolada sob ataque walt continua a me informar sobre numerosas reaçoes que ele ve em seu equipamento esta recebendo sinais de rastreamento de misseis a cada quilometro que atravessamos a cada dois segundos eu ficava mais incomodado de pilotar atraves dessa terra hostil sou grato pelo painel de walt nao estar no assento da frente ver aquelas luzes piscando seria uma grande distraçao meu cockpit e silencioso enquanto o aviao aprecia sua força recem descoberta acelerando lentamente de forma continua os cones a frente dos motores estao totalmente retraidos; 89 centrimetros dentro das naceles com os dutos de ventilaçao fechados fortemente a mach 3 24 os propulsores j 58 parecem ramjets engolindo 2 800 metros cubicos de ar por segundo somos um expresso roncador agora e enquanto entramos no quintal do inimigo espero que nossa velocidade continue a anular os misseis guiados por radar la embaixo iniciei uma manobra o que foi bom porque dificulta que um missil lançado acerte nossa aeronave aumentei a velocidade a pedido de walt o aviao nao pula nada flutua e as cameras tem plataformas bastante solidas walt recebeu sinais de misseis lançados antes que ele pudesse dizer qualquer coisa minha mao esquerda moveu os manetes para uma posiçao mais avançada ainda meus olhos estavam fixados nos medidores de temperatura agora ja que eu sabia que o aviao poderia acabar danificado a temperatura estava relativamente baixa e isso me surpreende porque ver as coisas quentes ja nao me surpreendia mach 3 31 4 087 km/h e walt ficou quieto por um momento movi meu indicador sobre a pequena roda no painel do sistema automatico que controla a inclinaçao do aviao com a precisao de relojoeiros suiços cirurgioes e pilotos veteranos que nao so voam com o aviao mas tambem sentem a aeronave girei a roda para uma posiçao entre um sexto e um oitavo de polegada uma posiçao que direciona para a subida de 150 metros por minuto que eu desejava o aviao ergue o bico em um sexto de grau e sabe que eu levantarei mais a medida que ele acelera a velocidade contiua a aumentar mas durante esse trecho da rota nao tenho humor para puxar os manetes para tras a voz de walt fura o silencio do cockpit avisando sobre mais sinais de misseis lançados a gravidade da voz de walter me diz que esses sinais sao mais validos que os outros em poucos segundos ele me pede para empurrar tudo e movo com firmeza os dois manetes ate sua posiçao mais afastada nos instantes seguintes deixarei o aviao ir o mais rapido que ele quiser uma manobra final esta começando e nos dois sabemos que se fizermos essa manobra a essa velocidade conseguiremos anular os misseis ainda nao chegamos la e quero saber se walt ira pedir para fazer uma manobra defensiva fora do nosso curso sem nenhuma palavra pronunciada sinto que walter esta pensando em conversar comigo sobre modificar nosso curso programado para dispersar a preocupaçao olhei para fora imaginando se seria possivel encontrar visualmente um missil apontado para nos sao curiosos os pensamentos que vagam pela mente em momentos como esse lembrei das palavras de ex pilotos do sr 71 que foram atacados em missoes no vietna do norte eles disseram que os poucos misseis que puderam ver explodir do cockpit pareciam mais com implosoes que explosoes isso e devido a velocidade que o aviao se afasta do missil em explosao nao vi nada la fora exceto uma infinita extensao de ceu azul e um largo pedaço de terra abaixo estava com os olhos voltados para fora do cockpit por poucos segundos mas parecem muitos minutos desde que chequei os instrumentos pela ultima vez atento ao cockpit novamente olho primeiro para o altimetro que me diz quanto falta para subir ate que possamos começar nossa manobra depois vi que a velocidade era mach 3 45 4 260 km/h percebi que walter e eu estavamos obtendo novos recordes pessoais a velocidade continua a aumentar o aviao voava de modo incrivelmente suave parece que agora ha um laço de confiança entre a aeronave e eu; ela nao hesitara em entregar qualquer velocidade que precisarmos e sei que nao teremos problemas com os inlets walt e eu estamos extremamente dependentes da aeronave agora — mais que o normal — e ela parece saber disso as temperaturas mais amenas no lado de fora acordaram o espirito que nasceu com a aeronave anos atras quando homens dedicados a excelencia gastaram tempo e cuidado para construi la apropriadamente estamos correndo contra o tempo que um missil leva para alcançar nossa altitude apaixonado pelo blackbird e uma corrida que esse aviao nao vai perder a velocidade alcança mach 3 5 4 322 km/h e chegamos a 24 385 metros de altitude somos uma bala agora excepcionalmente rapidos chegamos a curva e me sinto aliviado a medida que o bico do aviao se afasta de um pais do qual ja vimos bastante passamos por tripoli nossa velocidade fenomenal continua a aumentar e o sled engana o inimigo mais uma vez deixando apenas uma explosao sonica em segundos nao vemos mais nada alem do imenso azul do mediterraneo percebi que ainda tenho minha mao esquerda sobre o manete na posiçao maxima e continuamos como um foguete em pos combustao maxima o tdi mostra numeros mach que nao sao apenas experiencias novas mas completamente assustadoras para nos walt diz que seu equipamento agora esta quieto e eu sei que e hora de reduzir nossa incrivel velocidade puxo os manetes para a posiçao minima e a aeronave ainda nao quer diminuir normalmente ela e afetada imediatamente quando se movem os manetes bruscamente mas por um breve momento ficou la em sua velocidade maxima ela parecia gostar daquilo e sendo a aeronave orgulhosa que e so começou a reduzir a velocidade quando estavamos fora de perigo eu amo esse aviao o sr 71 foi um projeto da lendaria divisao skunk works da lockheed martin feito por encomenda da força aerea dos eua que precisava de um aviao de reconhecimento mais rapido que o u 2 lançado no final dos anos 1950 capaz de atingir a velocidade mach 3 5 4 320 km/h suas manobras de evasao em caso de ataques anti aereos consistiam simplesmente em apontar o aviao para a direçao certa e acelerar ao maximo os motores pratt & whitney j58 dois turbojatos de fluxo axial com 15 000 kgf de empuxo cada ate hoje e o aviao mais rapido ja fabricado tendo recorde oficial registrado em 3 529 6 km/h de velocidade do ar que e diferente de velocidade em relaçao ao solo na base da força aerea dos eua em beale no dia 28 de julho de 1976
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