a noticia esta semana de que o ssc tuatara bateu o novo recorde mundial de velocidade para carros de rua vem com uma observaçao importante o carro ainda nao esta homologado para venda e portanto o registro no famoso guiness book of records vai ter que esperar que isto aconteça ate la o koenigsegg agera rs permanece com o titulo e um detalhe apenas; o carro certamente sera homologado para o minimo de dois paises nos eua europa ou japao e o recorde passara a valer nao sera dificil num projeto tao caro e trabalhoso como esse; apenas questao de tempo mas mostra que este e um assunto que se tornou serio e bem controlado muito pela açao da propria ssc uma empresa famosa hoje justamente por roubar este titulo de empresas mais conhecidas e respeitadas na primeira vez com o ssc ultimate aero tt em 2007 desbancou o poderoso grupo vw e seu bugatti veyron do topo o mais veloz ainda e noticia importante mesmo nos dias de hoje a origem do titulo de carro de rua mais veloz do mundo pode ser traçada diretamente a um evento de divulgaçao bolado pela jaguar do indefectivel sir william lyons no pos guerra querendo chamar atençao para seu novo e avançadissimo carro esporte o xk120 sir william mandou carros para a autoestrada perto de jabekke na belgica entao fechada para o evento para bater alguns recordes de velocidade a jaguar antes da guerra era conhecida como um uma fabrica de carros bonitos com mecanica pobre da standart motor co e se desejava apagar esta imagem o xk120 vinha com um sofisticadissimo seis em linha dohc projetado e fabricado pela jaguar e o 120 do nome era a velocidade maxima esperada em milhas por hora chegou a uma media de duas passagens de 200 4 km/h 124 6 mph em jabekke e foi homologado em 1949 como o mais rapido do mundo [caption id= attachment_273210 align= aligncenter width= 920 ] xk120 em jabekke 1948[/caption] claro que existiram recordes antes da guerra mas sempre foram dificeis de se registrar como carros de rua e um conceito dificil realmente o de definir um carro de rua de produçao normal antes da guerra mesmo carros de grand prix a f1 da epoca podiam sem emplacados se equipados com paralamas e farois hoje e facil esta definiçao com os processos de homologaçao governamentais antes inexistentes e so garantir que o carro foi homologado para venda mas isso nao impede gente famosa de tentar enganar o esquema em 1961 a jaguar manda o novo e type para jabekke novamente e la atinge 245 km/h batendo o recorde anterior do mercedes benz 300sl a 241 km/h mas e um recorde que nunca foi homologado nenhum e type jamais repetiu o feito e ninguem sabe realmente o que tinha debaixo do capo do prototipo de placa 9600hp que atingiu esta velocidade o carro ainda existe mas com outro motor; desconfia se que era uma unidade de competiçao vinda de um dos d type vencedores de le mans [caption id= attachment_273209 align= aligncenter width= 814 ] 9600hp o e type de 245 km/h[/caption] tabelar a historia destes recordes traz um bocado de dados interessantes o primeiro recorde do xk120 durou cinco anos mas o lamborghini miura p400s que foi testado pela revista sport auto francesa a 288 6 km/h em 1969 e o recorde que mais durou foi batido por um countach apenas em 1982 o recorde de 355 km/h do mclaren f1 os famosos 386 7 km/h sao sem limitador de giro e portanto nao valem durou 11 anos tambem o bugatti veyron portanto quando superou o mclaren o fez por uma margem de 53 5 km/h a maior ate entao ate aparecer esta semana o ssc tuatara e simplesmente 61 5 km/h mais veloz que o recordista anterior incrivel a primeira vez que a ssc bateu o recorde da bugatti em 2007 o fez por uma margem de 3 8 km/h na epoca a maioria dos especialistas nao prestou muita atençao parecia alguem com um motor gigante e turbinas gigantes capturando um numero por publicidade uma irrelevancia que desapareceria em seguida mas alguns ssc ultimate aero tt foram vendidos para o publico e a empresa continuou investindo em evoluçao o tuatara e algo que apesar de obviamente feito com um orçamento de desenvolvimento muito menor que o de uma bugatti nao pode ser desprezado como obra de engenharia e so olhar os numeros e um salto maior do que foi o veyron em 2005 e nao e um carro de corrida para rua tambem ar condicionado sistema de infotainment e ate vidros eletricos mostram claramente a intençao e um supercarro de rua americano artesanal carissimo feito com cuidado a mao para clientes diferentes que querem o mais veloz do mundo o resultado e incrivel e nao pode ser subestimado algo que nos obriga a olhar com um pouco mais de cuidado para este ate aqui obscuro fabricante americano o ssc tuatara a ssc antes era conhecida como shelby supercars inc mas nada a ver com o texano de ford vs ferrari o shelby aqui e outro jarod shelby para criar o tuatara contou com ajuda de dois parceiros importantes as empresas de jason castriota e tom nelson a castriota design e responsavel pelo desenho do carro e toda a aerodinamica avançada necessaria nao so para atingir mais de 500 km/h mas tambem se manter estavel a estas velocidades jason castriota passou a maior parte de sua carreira na italia trabalhando para a pininfarina e bertone ate abrir sua consultoria nos eua supercarros especiais nao sao estranhos para ele e o criador por exemplo do exclusivo ferrari p4/5 pininfarina de james glickenhaus a carroceria de fibra de carbono com belissimos subchassis de aluminio forjado e usinado na frente e atras alem de bela e limpa sem aerofolios gigantes foi desenvolvida em softwares de cfc poderosos e tem coeficiente de penetraçao aerodinamico baixissimo apenas 0 279 a area frontal tambem nao e das maiores a 1 7 m2 o carro mede 4633 mm em um entre eixos de 2672 mm e pesa muito pouco pelo que e 1247 kg mas se esta excepcional carroceria as suspensoes e os freios de primeira linha sao impressionantes o que realmente causa curiosidade e trem de força afinal e um motor exclusivo criado pela nelson racing engines da california que consegue 1750 hp a partir de 5 9 litros dois turbos e so um comando de valvulas se voce se lembrar os engenheiros do gigantesco grupo vw que trabalham na bugatti conseguem apenas 1500 cv no atual chiron e para isso precisam do dobro do numero de cilindros o dobro do numero de turbos e oito litros como uma pequena oficina de preparadores californianos conseguiu isso [caption id= attachment_273216 align= aligncenter width= 960 ] tom nelson hot rodder [/caption] tom nelson nao e um engenheiro alemao de casaco branco versado em 10 anos de estudos teoricos em uma universidade e na verdade um hot rodder que desde muito cedo trabalha com motores extremamente potentes mas e tambem um perfeccionista e um com uma incrivel capacidade de fabricar metal com quase 30 anos de experiencia sua nre e famosa por ser uma das criadoras da mania de turbo mirror image entre os hot rodders dois turbos simetricos espelhados um de cada lado do v8 antes de nelson turbos eram uma raridade nesse meio que preferia compressores mecanicos; hoje sao a maioria o trabalho de nelson sempre foi caro mas de uma perfeiçao tecnica e visual incrivel eventualmente começa a fabricar ate turbocompressores proprios e ate hoje vende no mercado motores completos de todo tipo prontos para dar 1500cv na rua e mais de 2000 em competiçao com durabilidade acima do normal mas toda esta famosa capacidade tecnica parece ter dado mais um passo adiante no motor do tuatara sem peças gm embora seja claramente baseado na arquitetura dos v8 ls da general motors nao existe nenhuma peça em comum com o gm e um motor exclusivo projetado e construido pela nre o bloco apenas compartilha algumas dimensoes importantes com o iconico v 8 americano mas cada detalhe e otimizado para este ciclo de trabalho extremo o bloco e fundido nao usinado a partir de um bloco solido como se poderia imaginar porque o tratamento termico especificado nao seria possivel de outra forma algumas diferenças claras para os ls o virabrequim e plano e o limite de giro e em estratosfericos 8800 rpm o que aconteceu aqui na verdade e o sonho de todo preparador experiente perguntaram ao melhor construtor de motores v8 turbo da america o que voce faria se custo nao fosse um problema aparentemente isto aqui mas o virabrequim plano nao e ideia de nelson e um pedido especifico de jarod shelby ja que o motor seria criado sem olhar custo teria que pelo menos soar melhor e mais exotico que um v8 americano normal e todos sabemos que pouca coisa soa melhor que um v8 de virabrequim plano para sustentar rotaçoes de 8800 rpm sem se autodestruir o motor e bem superquadrado o diametro do pistao e grande aos 104 8 mm e o curso 85 7mm para um total de 5914 cm3 a massa dos componentes moveis e mantida o menor possivel tambem pistoes forjados de aluminio especiais de saia curta as bielas sao tambem forjadas em titanio fabricadas sob encomenda a um custo de mais de dez mil dolares o jogo de oito com isso a massa total do conjunto e de cerca de 1 600 gramas por cilindro incluindo ai o oleo movido por ele a empresa bryant crakshafts fornece o virabrequim que e usinado a partir de um bloco solido forjado timken steel num metodo parecido com o usado na ferrari mais us $ 10 000 sao gastos apenas nesta peça tambem o conjunto de virabrequim bielas e pistoes em seguida passa dois dias inteiros sendo balanceado cuidadosamente para que segundo nelson possa girar a 10 000 rpm na maquina sem derrubar uma taça de vinho colocada em cima o virabrequim plano permite pulsos de escape uniformemente espaçados para cada bancada individual e nelson aproveita isto desenhando cuidadosamente os coletores para que as suas enormes turbinas de dupla voluta respondam como se fossem pequenas as turbinas de desenho proprio sao patenteadas existe uma diferente modelagem aerodinamica da turbina de exaustao e das pas do compressor outra patente os turbocompressores esquerdo e direito sao simetricamente opostos e giram em direçoes opostas nelson afirma que esses turbos dao 82% de eficiencia quando os turbos tradicionais ficam na casa dos 70% a pressao de sobrealimentaçao pode chegar a 30 psi mas o carro que bateu o recorde estava regulado para um maximo de 19 psi mas a parte que nelson e mais orgulhoso e a admissao sao duas borboletas uma por bancada mas integrado ao coletor no meio dele dele esta um extremamente eficiente e compacto resfriador intercooler ar agua o uso de liquido aqui com seu proprio circuito de resfriamento independente foi necessario para reduzir as temperaturas com tanta pressao a temperatura de admissao antes do intercooler chega a 127°c mas depois dele ja esta a 54°c nelson e um proponente de baixa temperatura de admissao a cada 10° reduzidos de temperatura ganha se 1% de potencia existem 11 sensores no escape quatro sensores de relaçao ar combustivel e uma miriade de sensores de pressao os parametros de segurança do motor sao monitorados de perto para garantir que ele nunca exploda uma variaçao de 10 por cento em qualquer especificaçao aciona um modo limp home todo esse sensoriamento auxilia a gerenciar o torque durante as trocas de marcha em conjunto com o controle de traçao desenvolvido pela light racing que e absolutamente essencial para colocar tanta potencia nos pneus traseiros o cambio e um sequencial de sete marchas da cima italiana a lubrificaçao e por carter seco projetado para suportar extremas aceleraçoes em qualquer direçao outro segredo para gerar 1 750 cavalos claro e o uso de etanol com gasolina sem alcool de 91 octanas mais comum nos eua a potencia baixa drasticamente para 1350 cv mas o resultado esta ai para quem quiser ver 508 7 km/h mais uma barreira que cai usando muito dinheiro em peças e materiais bons muito trabalho braçal experiencia e habilidade manual a nelson racing engines e a ssc sao os novos recordistas mundiais de velocidade usando claro uma fraçao infima dos recursos e instalaçoes de empresas como a vw ate o local onde foi batido o recorde mostra a diferença a bugatti usa um campo de prova da vw escondido nas florestas alemaes totalmente controlado e particular a ssc fechou um trecho de via publica eu sei que a comparaçao e impossivel e injusta mas minha torcida claro e sempre para os davi da historia no minimo tiveram a coragem de se prostrar frente ao gigante com apenas uma pedrinha na mao e isso temos que no minimo respeitar
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