juntando se aos lançamentos quentes de detroit eis um carro que talvez tenha ficado em segundo plano afinal ele foi revelado no mesmo dia em que o novo shelby gt500 e o toyota supra renascido contudo trata se de um marco na trajetoria de um dos esportivos mais cultuados por entusiastas do mundo todo em especial os admiradores dos carros japoneses o subaru wrx sti s209 primeiro modelo da s line da subaru a ser oferecido fora do japao e tambem o modelo mais potente ja produzido em serie pela subaru tecnica international ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] a familia s line da subaru nasceu no ano 2000 quando o impreza wrx sti ainda estava em sua segunda geraçao e ainda usava a letra i minuscula algo que mudou em meados da decada passada era uma serie especial de 300 unidades que recebeu praticamente todo o catalogo de peças da sti na epoca incluindo um body kit nada discreto com direito a uma asa traseira de dois andares e um spoiler traseiro; para choques dianteiro e traseiro obscenos de tao grandes e uma versao de 305 cv do motor usado na epoca o flat four ej20 com mais pressao no turbo alem de ecu recalibrada rodas rays volk te37 de 17 polegadas e diferencial de deslizamento limitado na dianteira o s201 era o wrx sti mais potente de seu tempo pois como versao especial nao fazia parte do acordo de cavalheiros em vigor na industria automotiva japonesa na epoca que limitava a potencia dos carros produzidos em serie a 280 cv de la para ca a subaru deu sequencia aos modelos s line lançando o impreza wrx s202 em 2002 o s203 em 2004 e assim por diante ate chegar ao s209 em 2019 ja adiantando vamos fazer um post inteiro dedicado aos modelos s line mas hoje nos concentraremos no mais novo membro da linhagem mais do que o primeiro modelo especial da sti a ser oferecido fora do japao o s209 foi desenvolvido exclusivamente para o mercado norte americano ou seja oficialmente nos nao o veremos por aqui o que nao quer dizer que ele nao possa desembarcar em nosso pais de forma nao oficial atraves de importadores independentes sob encomenda de algum fa da subaru que tenha bala na agulha se depender do carro em si incentivo nao vai faltar o subaru wrx sti s209 e movido pela variante de rua mais potente ja feita do motor ej25 boxer de quatro cilindros e 2 5 litros a principal modificaçao realizada pela subaru tecnica international foi a troca do turbocompressor por um maior da hks operando a 1 24 bar contra 1 11 bar da versao comum alem disso o motor recebeu pistoes e bielas forjados mais resistentes e leves alem de um aumento de 35 cv na potencia de 310 para 345 cv o motor ej25 do s209 tambem cresceu em torque a subaru fala em um aumento de ate 10% as 3 600 rpm o pico de torque no sti comum e de 41 5 mkgf a 4 000 rpm e a força extra em medias rotaçoes certamente sera uma vantagem do s209 nas saidas de curva outras modificaçoes mecanicas feitas no s209 incluem a adoçao de um novo coletor de admissao com uma nova tomada de admissao mais eficiente filtro conico in box duto de admissao para o turbo de silicone e um sistema que borrifa agua fria sobre o intercooler para reduzir sua temperatura o que ajuda a resfriar com mais eficiencia o ar pressurizado pelo turbocompressor antes de chegar ao coletor de admissao aumentando a eficiencia da queima o sistema e acionado manualmente como no impreza wrx sti fabricado entre 2004 e 2007 para complementar o trabalho no sistema de admissao o wrx sti s209 tambem recebeu uma bomba de combustivel de alto fluxo e injetores maiores o motor e controlado por uma ecu calibrada pela sti exclusivamente para a versao o sistema de escape por sua vez ganhou novos abafadores especialmente projetados para oferecer 17% menos resistencia ao fluxo de ar; e tambem ponteiras de escape maiores com 101 mm de diametro polidas a mao o unico cambio disponivel no subaru wrx sti s209 e o manual de seis marchas com relaçoes proximas acoplado ao sistema de traçao integral subaru symmetrical all wheel drive como e de costume o arranjo como e sabido consiste em dois diferenciais com autoblocante na dianteira e na traseira mais um diferencial central eletronico a subaru nao forneceu os dados finais de aceleraçao e velocidade maxima mas e possivel estimar um ganho de um ou dois decimos no 0 100 km/h em relaçao ao subaru wrx sti normal que segundo os dados de fabrica precisa de 5 2 segundos a velocidade maxima e de 250 km/h o s209 ainda recebeu em relaçao ao wrx sti comum amortecedores ajustaveis bilstein exclusivos molas mais rigidas uma barra estabilizadora com 20 mm de espessura e novas buchas para os braços da suspensao dianteira e traseira foi instalada tambem uma strut bar flexivel na dianteira com uma balljoint no meio capaz de aumentar a area de contato dos pneus com o piso durante as curvas a suspensao tambem recebeu draw stiffeners na dianteira e na traseira reforços estruturais entre o monobloco e o quadro da suspensao que ajudam a mitigar a torçao da estrutura contribuindo assim para maior estabilidade nas curvas outras modificaçoes no s209 foram inspiradas pelo subaru wrx sti nurburgring challenge carro que venceu na categoria sp3t das 24 horas de nurburgring de 2018 elas incluem os spoilers frontal e traseiro as saias laterais os canards aerodinamicos no para choque dianteiro a asa traseira e o teto de fibra de carbono do carro de corrida tambem veio a inspiraçao para aquela que talvez seja a caracteristica estetica mais marcante do s209 os para lamas alargados que deixam o carro cerca de 4 4 cm mais largo que o sti comum chegando a 1 84 metro as rodas bbs de 19x9 polegadas abrigam pneus 265/35 nos quatro cantos e os freios da brembo possuem discos perfurados e pinças de seis pistoes na dianteira com pinças de dois pistoes na traseira nos quatro freios as pastilhas sao de alta fricçao e de acordo com a subaru sao mais resistentes ao fading em uso mais severo alem do look mais agressivo proporcionado pelas molduras nos para lamas o tratamento do lado de fora do carro inclui entradas de ar extra para o radiador nos para lamas dianteiros enquanto os para lamas traseiros ajudam a reduzir a turbulencia do ar e consequentemente reduzir o arrasto aerodinamico ha emblemas alusivos a versao na grade dianteira nos para lamas dianteiros na tampa traseira e na asa o interior do carro por sua vez traz o emblema da sti no centro do volante revestido de ultrasuede com costuras na cor prata bancos recaro do tipo concha e emblemas s209 espalhados pelo habitaculo alem de uma plaqueta numerada no console central falando em numeraçao a subaru nao deu numeros exatos mas pretende produzir cerca de 200 exemplares do wrx sti s209 serao oferecidos dois esquemas de pintura azul perolado world rally blue com rodas cinza e branco perolado crystal white com rodas douradas o preço sera anunciado quando o carro ja estiver mais proximo de chegar as lojas no fim de 2019
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