A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture

Südschleife: o circuito de Nürburgring que você não conhecia

O famoso traçado que todos nós amamos em Nürburgring chama-se Nordschleife por um único e simples motivo: houve um dia um Südschleife. Ele era igualmente desafiador, mas nunca conseguiu alcançar o sucesso do circuito maior. Conheça um pouco de sua história.

O projeto original de Nürburgring consistia de dois traçados distintos integrados pela reta de largada/chegada — um traçado de 22 km ao norte (Nordschleife) e outro de 7,5 km ao sul (Südschleife) — o que permitia três configurações diferentes. A corrida inaugural, em 1927, usou os dois traçados, que juntos somavam quase 30 km. O Südschleife só voltaria a ser usado para corridas no ano seguinte, com a realização da Eifelrennen entre 1928 e 1931. Com as grandes corridas, nas quais brilhavam as flechas de prata, realizadas no circuito maior, o Südschleife acabou tornando-se uma espécie de circuito de testes.

Então veio a Segunda Guerra em 1939 e com ela seus bombardeios que destruíram a Europa. Nürburgring não foi poupado. Quando o circuito foi reconstruído, os 7,5 km de Südschleife foram os primeiros a ficar prontos, e as corridas voltaram a ser realizadas ali até que o traçado Norte fosse recuperado.

As corridas voltaram para o Nördschleife, mas o circuito menor não foi ignorado. Na década de sessenta a Eifelrennen voltou a ser disputada ali, assim como algumas provas de turismo, Fórmula 2 e o GP da Alemanha de Motociclismo.

Jalopnik-2013-05-21-às-20.00.17-copy-640x525Sobreposição dos três circuitos de Nürburgring

O sucesso do circuito Norte, contudo, tinha um outro lado: a falta de segurança. Por isso iniciou-se em 1971 uma reforma para tornar o traçado menos perigoso e o Südschleife foi sendo lentamente esquecido. Depois do acidente quase fatal de Niki Lauda em 1976, que causou a mudança do GP da Alemanha para Hockenheimring, o governo alemão decidiu construir um novo circuito para voltar a receber a F1 exatamente onde ficava o traçado Sul e começou sua demolição em 1981, sepultando definitivamente o velho e esquecido Südschleife.

Matérias relacionadas

Estilos e culturas: a origem e as vertentes do JDM

Dalmo Hernandes

Lamborghini Aventador SV completa volta em Nürburgring Nordschleife em menos de sete minutos

Leonardo Contesini

É assim que se faz um Porsche 918 Spyder com as próprias mãos

Dalmo Hernandes