a moto mais rapida do mundo em 2019 entre as produzidas em serie claro e a kawasaki ninja h2 seu quatro cilindros de 998 cm³ com supercharger entrega nada menos que 202 cv suficientes para leva la ate impressionantes 338 km/h se houver espaço a ninja h2r versao exclusiva para as pistas e ainda mais rapida com 312 cv ela consegue passar dos 401 km/h a segunda moto mais rapida do mundo e a ducati panigale r que tem um v twin de 1 198 cm3 204 cv e velocidade maxima de 325 km/h na decada de 1990 porem a briga era outra a rival a ser batida era a kawasaki tinha a ninja zx 11 com seu quatro cilindros de 1 052 cm³ e 147 cv capaz de acelerar ate os 283 km/h na posiçao de moto mais veloz do planeta a ninja zx 11 era a melhor halo bike que se podia ter sua reputaçao ajudava a kawasaki a vender outros modelos e era um commodity valiosissimo talvez mais do que hoje a honda queria algo assim para sua linha e em meados da decada de 1990 começou a desenvolver a moto que superaria a zx 11 a cbr1100xx super blackbird a moto começou a ser fabricada em 1996 ja como modelo 1997 e provou que a honda nao estava brincando na hora de destronar a ninja zx 11 sucedendo a honda cbr1000f introduzida em 1987 a cbr1100xx tinha a mesma pegada enquanto as rivais apostavam em um visual agressivo e velocidade em linha reta acima de tudo em detrimento do conforto ao rodar e da ciclistica a honda preferia uma abordagem mais versatil como sua antecessora a cbr1100xx era uma sport touring uma moto de desempenho aterrador em linha reta mas que tambem fazia curvas razoavelmente bem e era confortavel a ponto de permitir longas viagens o motor era um quatro cilindros com comando duplo no cabeçote acionado por corrente quatro valvulas por cilindro e 1 137 cm³ de deslocamento diametro × curso de 79 × 58 mm respectivamente e taxa de compressao de 11 1 alimentado por quatro carburadores entregava exatamente 152 cv a 9 500 rpm com 12 kgfm de torque a 7 500 rpm o motor era acoplado a uma transmissao de seis marchas com relaçoes bastante proximas a super blackbird era apenas marginalmente mais potente que o da ninja zx 11 mas a honda colocou esforço extra para torna la mais leve e aerodinamica que sua rival por esta razao a honda apostou em uma carenagem avantajada obviamente moldada em um tunel de vento com um bico bem pronunciado a inspiraçao era logica ao fundo esta o caça lockheed sr 71 blackbird nada menos que o aviao supersonico mais rapido da historia capaz de passar dos 3 500 km/h que foi a referencia da honda para o design da carenagem e tambem para o nome da cbr1100xx super blackbird o quadro da moto era feito de aluminio com o motor parafusado diretamente as travessas sem usar suportes de borracha o que so era possivel graças a suavidade do motor que aumentava a rigidez ao longo de toda a estrutura alem de garantir o baixo peso sem fluidos a bird pesava 223 kg quase 25 kg a menos que a ninja zx 11 na ocasiao do lançamento a honda cbr1100xx tinha o zero a 100 km/h declarado em 2 8 segundos com maxima de 287 km/h a vantagem sobre a kawa era de apenas 4 km/h claro mas era suficiente para lhe tomar a coroa e dar a honda o direito de se gabar para acompanhar a performance em linha reta a super blackbird recebeu uma suspensao que equilibrava bem firmeza e conforto usando garfos telescopicos de 42 mm na dianteira e um sistema monobraço na traseira ambas com curso de 120 mm e ajuste de pre carga e retorno as rodas eram de 17 polegadas com pneu dianteiro 120/70 e pneu traseiro 180/55 ja os freios fornecidos pela nissin usavam discos duplos de 310 mm na frente e um disco de 256 mm atras e tinham atuaçao combinada das pinças como resultado a super blackbird tinha um comportamento docil em velocidades mais baixas sendo menos intimidadora do que o visual ou a ficha tecnica podiam sugerir era exatamente o que a honda queria sendo uma sport tourer a moto deveria permitir que o condutor passasse horas em cima dela sem ficar exausto ou dolorido e e por isto que logo de cara a bird mostrou se popular tambem entre os adeptos de longas viagens nao foi por acaso que a honda preferiu manter boa parte das caracteristicas originais da super blackbird nas poucas modificaçoes feitas no projeto ao longo dos 11 anos em que a moto foi fabricada de 1996 a 2007 em 1999 a cbr1100xx ganhou um sistema de injeçao eletronica multiponto no lugar dos carburadores e o sistema de admissao recebeu um coletor do tipo ram air usando pressao aerodinamica para aumentar o fluxo de ar para o motor acima de 200 km/h com isto a potencia subiu para 166 cv a 9 500 rpm alem disso foram feitos ajustes nos freios distribuindo melhor a força de frenagem entre a dianteira e a traseira; o tanque de combustivel passou de 22 para 24 litros; e tambem foram adotados novos discos de freio embreagem e elementos da suspensao mas uma maneira facil de identificar as bird pos 1999 e olhar o farol nelas os dois bulbos sao dispostos na vertical enquanto as anteriores tem os bulbos lado a lado na horizontal naquele mesmo ano a suzuki apresentou a gsx1300r hayabusa sua candidata a moto mais rapida do planeta e bem com um motor de 1 3 litro e 173 cv nao poderia haver outro resultado ela chegava a pelo menos 303 km/h suficientes para destronar a ninja zx 11 e a super blackbird ao mesmo tempo foi naquela epoca que as autoridades começaram a manifestar preocupaçao com desempenho das motos superesportivas especialmente na europa onde organizaçoes politicas e agencias de regulamentaçao de transito e ate algumas fabricantes como a bmw acreditavam que as motocicletas de 300 km/h eram um risco a populaçao sua ideia era simples banir as importaçoes de motos japonesas para o velho continente por isto as tres fabricantes japonesas fizeram um acordo com as europeias a partir do ano 2000 as motos ate poderiam ser capazes de passar dos 300 km/h mas deveriam ter um limitador eletronico de velocidade instalado para impedi las de faze lo o limite era de 299 km/h isto acabou colocando uma pedra na disputa pela maior velocidade final talvez tenha sido esta a razao para a honda tenha decidido manter a super blackbird do jeito que estava ate 2007 valorizando o pacote como um todo e nao apenas o numero marcado no velocimetro o que nao era detrimento algum https //www youtube com/watch v=cgopdixzke4
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