como vimos na primeira parte desta historia a terceira geraçao do mercedes sl acabou permanecendo 18 anos no mercado e se tornou o modelo mais longevo da historia da marca nao foi algo planejado o desenvolvimento da quarta geraçao r129 começou na segunda metade dos anos 1970 mas acabou adiado ate 1982 porque a mercedes estava concentrando seus recursos no desenvolvimento de seu novo modelo compacto w201 — uma resposta a serie 3 da bmw — e da nova geraçao de seu carro chefe a classe e w124 com os dois modelos ja encaminhados a mercedes retomou o projeto do sl em 1984 os engenheiros definiram qual seria sua base mecanica e em 1986 o design foi finalizado e registrado assim nasceu a quarta geraçao do mercedes sl a r129 o v12 entra em cena e a amg tambem como seus antecessores o novo sl usava a plataforma da classe e com o estilo influenciado pela classe s e como a classe e ganhou uma inedita versao conversivel o novo sl ganhou um upgrade que o transformou na pratica no conversivel da classe s — com direito a mesma linha de motores da sonderklasse um seis em linha de tres litros 24 valvulas e 231 cv m104 e um v8 de cinco litros 32 valvulas e 320 cv m119 alem de um 3 0 de 12 valvulas e 190 cv m103 emprestado da classe e alem disso a nova plataforma deu ao sl mais refinamento mecanico trocando o obsoleto eixo oscilante por um sistema multibraços na suspensao traseira bem como um monobloco mais rigido a torçao alem disso ele ganhou algumas tecnologias avançadas como o santantonio retratil que se elevava em uma fraçao de segundos em caso de capotamento e a suspensao ajustavel com controle eletronico [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 223540 223539 ] a historia do sl mudou mesmo em 1992 quando foi lançada a linha 1993 com ela veio o novo nome que inverteu a posiçao dos numeros e das letras — os carros passaram a se chamar sl300 e sl500 — e ele recebeu um motor de configuraçao inedita na historia da mercedes o v12 de seis litros 48 valvulas e 394 cv m120 que deu origem nao apenas ao sl600 mas tambem a maioria das versoes amg ate entao o sl era um meio termo entre a classe e e a classe s compartilhando motores com ambos — havia o e500 e o e300 assim como o s300 e o s500 o v12 o consolidou como opçao conversivel a classe s e deixou claro que aquele era o conversivel de luxo da mercedes naquele mesmo ano a recem incorporada amg lançou sua primeira versao oficial do roadster o sl60 amg apesar do nome ele nao usava o v12 de 6 litros mas uma versao de seis litros do v8 do sl500 com 381 cv a 5 500 rpm aceleraçao de zero a 100 km/h em 5 4 segundos e velocidade maxima limitada eletronicamente a 250 km/h [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 223552 223553 223554 223555 ] depois a partir de 1995 a amg passou a oferecer tres versoes com o motor v12 o sl72 amg lançado em naquele ano com uma variaçao de 7 1 litros e 510 cv do v12; o rarissimo sl70 tambem com o mesmo motor de 7 1 litros porem com 496 cv e o sl73 amg lançado em 1997 com 7 3 litros e 525 cv [gallery type= grid link= file size= large ids= 223546 223547 223549 223548 223550 223551 ] o sl ainda ganharia a versao 55 amg em 1998 que trocou o v8 de seis litros m119 pelo novo m113 de 5 4 litros usado no e55 amg agora com 354 cv [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 223557 223558 ] todos os modelos amg da quarta geraçao do sl foram feitos a moda antiga modificando modelos finalizados em vez de construi los do zero como um amg como se tornaria o padrao a partir de 1998 por essa razao menos de 300 carros foram convertidos em amg ao longo dos seus 12 anos de estrada em 2002 depois de atravessar a decada de 1990 praticamente inalterado — a mercedes deu apenas uns retoques visuais em 1998 — ele deixou de ser produzido para a chegada da quinta geraçao coupe cabriolet a quinta geraçao r230 foi apresentada no salao de frankfurt de 2001 e trouxe duas grandes novidades a primeira e que ele deixou de ser oferecido com capota de tecido passando a adotar um teto rigido retratil que se guardava sob a tampa do porta malas em 20 segundos a outra e que ele passou a usar uma plataforma propria em vez de compartilhar a base mecanica com a classe e nesta geraçao o sl ainda atuava como conversivel da classe s e por isso recebeu os mesmos motores do seda um v6 3 5 de 245 cv um v8 de 5 5 litros e 306 cv e um v12 biturbo tambem de 5 5 litros com 500 cv [gallery type= grid columns= 2 size= large link= file ids= 223564 223559 223560 223565 ] desta vez as versoes amg começaram a ser montadas com monoblocos novos em vez de usar modelos prontos modificados foram oferecidas duas versoes entre 2001 e 2008 a sl55 amg a sl65 amg o sl55 amg usava um motor v8 supercharged de 5 4 litros capaz de produzir 500 cv enquanto o sl65 amg era equipado com um v12 biturbo de seis litros e 612 cv em 2008 veio o primeiro facelift da classe sl que abandonou os farois circulares e adotou um visual mais contemporaneo agora inspirado na classe c w204 as versoes amg tambem foram modificadas o sl55 amg passou a ser o sl63 amg com um novo v8 aspirado de 6 2 litros; o sl65 manteve o motor de 612 cv mas ganhou a versao black series que extraiu 670cv do v12 biturbo e tinha partes da carroceria feita de fibra de carbono alem do teto fixo foi o primeiro sl cupe em 40 anos — e tambem o melhor deles veja mais aqui a linha do tempo alternativa na primeira parte falei que o 300sl deu origem a duas linhas do tempo diferentes uma delas deu continuidade ao 300sl ao 190sl e o natimorto 220sl cuja historia estamos conhecendo agora a outra foi interrompida em 1957 quando o 300sl cupe deixou de ser produzido apesar da curta carreira do slc nos anos 1970 ele nao era um herdeiro do 300sl gullwing e sim o sucessor da versao cupe da classe s w111 a linha do tempo do 300sl original so foi retomada em 1991 quando a mercedes apresentou ao publico no salao de frankfurt o c112 equipado com um v12 de seis litros e 408 cv do sl600 ele era um supercarro de motor central traseiro inspirado pelo sucesso do sauber c9 no mundial de carros esporte wsc atual wec com dois lugares e portas asa de gaivota [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 223573 223572 223570 223568 ] o modelo chegou a receber 700 encomendas mas ainda em 1991 a mercedes decidiu que ele nao seria produzido relegando o a ser uma plataforma de testes quase 15 anos mais tarde veio o slr mclaren desenvolvido em parceria com a fabricante britanica que usava os motores mercedes na formula 1 o slr mclaren era equipado com um v8 de 5 4 litros sobrealimentado por um compressor de polia para chegar aos 626 cv embora seja o sucessor do 300sl no papel de supercarro de rua com origem nas pistas sua inclusao nessa timeline e mais uma licença poetica visto que ele foi inspirado pelo 300slr e nao no 300sl — apesar do nome o 300slr era um modelo completamente diferente e sem relaçao tecnica com o 300sl as portas diedrais do mercedes slr mclaren ate remetiam as portas asa de gaivota do 300sl original mas ele nao lembrava de forma alguma o 300sl [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 223576 223577 223578 223579 ] quem fez isso foi o sls amg que tinha as mesmas proporçoes as mesmas portas e uma serie de detalhes inspirados no 300sl original ele teve ate mesmo a versao conversivel lançada pouco depois apesar de a mercedes ainda oferecer o sl durou apenas quatro anos e foi embora sem deixar um sucessor direto embora seja possivel notar as proporçoes do 300sl no amg gt quando visto de perfil carreira solo em 2012 a mercedes apresentou a sexta geraçao da classe sl r231 tambem no salao de frankfurt e o modelo produzido atualmente embora ja esteja no fim de seu ciclo visualmente ele nao trouxe um salto revolucionario mas passou a ser construido sobre um spaceframe de aluminio e ganhou novos motores turbo com injeçao direta de combustivel como o sl original vejam so [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 223583 223582 ] nesta geraçao o sl se distanciou da classe s que agora tem seu proprio cupe e seu proprio conversivel e agora e um modelo solo novamente alem disso ele deixou de ser oferecido com o motor v12 nas versoes regulares — apenas os sl65 amg continuaram com o motor de doze cilindros mas isso so ira durar ate o fim desta geraçao porque a mercedes esta matando o v12 biturbo em favor de uma versao eletrificada de seu v8 [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 223584 223585 ] estas modificaçoes na linha somadas ao lançamento do amg gt roadster e da versao conversivel da classe s deixaram o sl em uma posiçao indefinida no catalogo da mercedes mas nao por muito tempo a proxima geraçao esta confirmada para 2020 e segundo a mercedes sera mais proximo do 300sl original que parecia um ovni quando chegou o que a mercedes quer dizer com isso
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