depois de muita espera gordon murray enfim revelou ao mundo sua obra prima a materializaçao de toda a sua experiencia de todo o seu conhecimento e de tudo o que ele considera crucial em um superesportivo o gordon murray automotive t 50 o carro que para o engenheiro sul africano e o real herdeiro do mclaren f1 que ja foi o carro mais veloz do planeta e para muitos entusiastas ainda e o melhor supercarro ja feito ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] a formula basica e exatamente a mesma um supercarro de tres lugares com espaço para bagagem nas laterais ao lado do motor um v12 naturalmente aspirado cambio manual de seis marchas e traçao traseira a carroceria embora obviamente desenhada de acordo com as tendencias atuais lembra de forma mais que passageira o mclaren f1 nao apenas na silhueta mas na falta proposital de apendices aerodinamicos e no desenho da dianteira mas estamos falando de quase trinta anos de evoluçao e isto fica bem claro quando se passeia por todos os detalhes e sao muitos alias e possivel que existam outros engenheiros automotivos tao detalhistas quanto gordon murray mas so ele abriu uma empresa para colocar esta obsessao em pratica e construiu um carro exatamente como ele queria sem as interferencias tipicas de grandes corporaçoes com dezenas de departamentos bean counters e preocupaçoes com custos um luxo que murray se deu para deixar sua marca definitiva no mundo dos superesportivos analisando os detalhes do t 50 estamos tentados a dizer que ele conseguiu notavel e a limpeza do design as formas sao claramente ditadas pela funçao e em grande parte nao ha nada revolucionario no estilo do carro pelo contrario o desenho da carroceria e familiar como o de um mclaren f1 atualizado para o seculo 21 nos vincos do capo no contorno das janelas na forma como as portas se abrem e nas proporçoes entre balanços e entre eixos mas o carro nao parece datado e tambem nao e retro e uma homenagem que leva em conta a heritage do f1 com muito respeito e e um carro relativente pequeno sao 4 35 m de comprimento por 1 85 de largura e 1 16 m de altura o entre eixo e de 2 70 m enquanto as bitolas dianteira e traseira tem 1 59 mm e 1 52 mm respectivamente se os numeros nao te dizem muita coisa de bate pronto podemos te colocar em perspectiva sao dimensoes proximas de um porsche cayman na verdade o esportivo alemao e 2 cm mais longo peso apenas 986 kg com fluidos exceto combustivel o peso seco e de ridiculos 957 kg e o mesmo que o mais leve dos populares brasileiros e exatos 152 quilos a menos que o mclaren f1 em tamanho alias o t 50 tambem e bem proximo do proprio mclaren f1 um carro como ja dissemos feito 30 anos atras gordon murray rejeita a ideia de que os supercarros precisam ser grandes pesados e absurdamente potentes assim no espectro dos supercarros o t 50 nao poderia estar mais distante do bugatti chiron por exemplo que tem suas duas toneladas e 4 60 m de comprimento o entre eixos de ambos porem e quase identico sao 2 71 m no chiron [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 265442 265438 265437 265433 ] como o mclaren f1 o t 50 usa um monocoque de fibra de carbono como principal componente estrutural de acordo com a ficha tecnica o motor v12 cosworth de quatro litros ja vamos falar dele e semi estrutural tambem como seu antecessor o t 50 tem portas borboleta que abrem para o alto e para a frente e tambem possui compartimentos de bagagem nos flancos traseiros acessiveis por duas portas asa de gaivota e nao pelas laterais como no f1 eles acomodam no total 288 litros tudo no carro reflete a busca obstinada de gordon murray pelo baixo peso carroceria e monocoque pesam juntos menos de 150 kg o motor pesa 178 kg sendo 60 kg mais leve que o motor do mclaren f1 e o cambio manual de seis marchas da xtrac e 10 kg mais leve que a caixa usada pelo f1 cada um dos 900 parafusos de titanio foi pesado para garantir a menor massa possivel e ate mesmo a caixa de pedais do t 50 belissimas peças usinadas tem seus 300 g a menos que a caixa de pedais do mclaren cada um dos farois de led pesa 2 1 kg incluindo o sistema de arrefecimento com dissipador de calor e ventoinha toda esta comparaçao com o mclaren f1 nao e so para colocar a gente em perspectiva o proprio murray diz que o t 50 e como um mclaren f1 melhorado sem restriçoes feito exatamente como ele gostaria que o carro fosse algo que so e possivel com um engenheiro e designer trabalhando por si mesmo para si mesmo sem precisar responder a ninguem isto tambem fica evidente no interior que emula exatamente o mesmo layout do cockpit do mclaren f1 tres lugares garantindo que o motorista sentado ao centro tenha a ergonomia perfeita pedais perfeitamente alinhados e tudo ao alcance das maos o console de fibra de carbono exposta fica do lado direito com a alavanca de cambio emoldurada por uma placa de titanio que so tem 7 8 gramas e a parte inferior vazada deixando exposto seu mecanismo [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 265447 265446 ] o quadro de instrumentos tem duas telas digitais ladeando um enorme conta giros fisico com um tradicional ponteiro sobre uma escala e segundo murray nao ha nada de plastico no carro e tudo aluminio fibra de carbono e alcantara ate mesmo o ponteiro do conta giros e de aluminio e novamente a preocupaçao com a qualidade de vida a bordo e o baixo peso se entrelaçam o gma t 50 tem um sistema de audio arcam com dez alto falantes que tem a metade do peso do sistema da kenwood usado pelo mclaren f1 e ainda nem falamos do motor a obra de arte feita em parceria com a cosworth e segundo a gordon murray automotive completamente inedito trata se de um v12 com bloco e cabeçotes de aluminio bielas e valvulas de titanio quatro por cilindro carter seco e sistema de induçao ram air com um scoop no teto o v12 entrega 663 cv a 11 500 rpm e 47 6 kgfm de torque a 9 000 rpm dos quais 71% aparecem ja as 2 500 rpm mas isto nao e tudo e estes dados sequer sao os mais impressionantes o que realmente nos deixa boquiaberto sao coisas como a redline de 12 100 rpm atingida em 0 3 segundo acompanhada do fato de que o motor ser capaz de ganhar 28 400 rotaçoes por segundo algo que o proprio murray admite ter dificuldades de processar ; ou a potencia especifica de 166 cv/l a melhor da historia em motores naturalmente aspirados um carro de 663 cv nao e chocante por si so mas quando falamos em um motor v12 naturalmente aspirado entregando estes numeros em 2020 em um carro que pesa 986 kg e consequentemente dispoe de 672 cv por tonelada ou 1 48 kg/cv ai sim ficamos embasbacados o outro grande trunfo do t 50 e o ventilador na traseira a evoluçao de uma ideia que foi banida da formula 1 apos seu uso no brabham bt46 de 1978 cujo design foi assinado por murray o engenheiro aponta que no t 50 o projeto e muito mais sofisticado a ventoinha no caso acumula algumas funçoes diferentes na parte aerodinamica ela trabalha em conjunto com os enormes difusores traseiros para impedir o estol aerodinamico a perda de sustentaçao que inevitavelmente ocorreria um um desenho tao agressivo sem ela os difusores precisariam ser bem mais modestos na curvatura para isto ela utiliza em parte o principio da ventoinha do brabham bt46 o fan car projetado por gordon murray no final da decada de 1970 porem aplicado aos difusores o sistema aerodinamico atua em seis modos auto braking high downforce streamline e v max boost dois deles sao automaticos auto e braking e os demais sao selecionaveis pelo motorista o modo auto e o ajuste padrao do carro sem o uso dos sistemas ativos para aumentar o downforce o modo braking como diz o nome e ativado durante as frenagens em situaçoes especificas acionando os spoilers traseiros em sua inclinaçao maxima mais de 45° para dobrar o downforce nas frenagens e segundo a gma reduzir em dez metros a distancia necessaria para ir de 240 km/h a zero em uma frenagem de emergencia o modo braking se sobrepoe a qualquer outro modo que esteja ativo no momento o modo high downforce ajuda na aderencia nele os spoilers se levantam a cerca de 10 graus e a ventoinha gira para aumentar o downforce em 50% ja o modo streamline faz o oposto reduzindo o downforce em 12 5% para aumentar a velocidade em linha reta e reduzir o consumo de combustivel para isto os spoilers traseiros inclinam se em 10° as valvulas dos difusores se fecham parcialmente e a ventoinha opera em alta velocidade criando uma long tail virtual e produzindo empuxo de 15 kg por fim o modo v max boost emprega as mesmas medidas do modo streamline mas lança mao de outro segredo do carro o gerador de 48v ligado ao motor que passa a mover a ventoinha combinado a induçao ram air o modo v max libera cerca de 30 cv a mais para o v12 que chega aos 700 cv por um periodo limitado embora o gerador pese cerca de 20 kg este acrescimo de massa e compensado pelo fato de ele funcionar como motor de partida e alternador alimentando tambem o sistema de ar condicionado e outros componentes eletricos do carro como cereja do bolo o gerador tambem ajuda o v12 a enquadrar se nas leis para emissoes de poluentes sem turbos sem baterias sem downsizing mais uma liçao que as fabricantes de supercarros poderiam aprender com gordon murray existem outros detalhes aerodinamicos interessantes alem do ventilador na dianteira as entradas de ar do para choque levam ar fresco para os radiadores de forma semelhante ao que fazem no f1 em formato eles sao muito parecidos inclusive e eles nao ficam em uma moldura escurecida no para choque dianteiro por acaso murray explica no video abaixo feito com o lendario harry metcalfe da evo magazine que tentou esconder os dutos e recortes aerodinamicos ou ao menos deixa los nao tao aparentes um exemplo sao os dutos abaixo dos farois que sao ligados ao ar condicionado/aquecedor e passam quase despercebidos ou os dutos de arrefecimento dos freios que ficam ocultos sob o para choque dianteiro a seçao dianteira ainda guarda outras surpresas como o recorte atras dos para lamas dianteiros que serve para aliviar a pressao aerodinamica nas caixas de roda murray explica que ja queria coloca los no mclaren f1 mas as tecnicas para moldagem de fibra de carbono evoluiram bastante desde a decada de 1990 na epoca simplesmente nao era possivel o t 50 usa suspensao por braços triangulares sobrepostos na dianteira e na traseira com componentes de aluminio forjado e amortecedores inboard com acionamento por arranjo pushrod os freios brembo tem discos de carbono ceramica nas quatro rodas com 370x34 mm na frente e 340x34 mm atras e mordidos por pinças de seis pistoes e quatro pistoes respectivamente as rodas sao de aluminio de 19x8 5 polegadas na frente e 20x11 polegadas atras calçadas com pneus michelin pilot sport 4s medidas dos pneus 235/35 na dianteira e 295/30 na traseira novamente nada escandaloso nada alem do necessario gordon murray nao deu numeros de aceleraçao e velocidade maxima por enquanto isto nao nos surpreende o engenheiro ja disse algumas vezes que marcas como estas nao sao o foco do t 50 mas sim o condutor serao 100 os felizardos que poderao comprar o gma t 50 e cada um vai pagar £ 2 36 milhoes por ele o que em conversao direta da cerca de r$ 16 milhoes na cotaçao atual claro a conversao e so por curiosidade embora gordon murray nao diga quantos carros ja foram reservados nao duvidamos que todos eles o tenham sido estas 100 pessoas segundo o proprio murray vao ter a mesma experiencia do mclaren f1 porem melhorada em todos os aspectos em 2014 gordon murray veio a publico para se queixar da falta de sentido nos hipercarros modernos e disse o seguinte vejo estes carros mais como um exercicio tecnico nao acho que o mclaren p1 nao seja um bom carro mas ele esta a 180 graus da direçao do mclaren f1 a coisa mais importante nele era que voce podia leva lo para a pista e ainda poderia passear com ele por ai ainda vou fazer mais um supercarro e nao faria se nao fossem estes monstros hibridos de uma tonelada e meia eu teria parado no f1 mas agora ha algo a se provar voce ainda pode fazer um grande carro com um motor de combustao interna e engenharia pura o t 50 portanto nao e apenas a obra prima de gordon murray o gran finale de seus supercarros ele e uma liçao para um mundo cada vez mais distraido por frivolidades e menos concentrado no que e essencial obrigado sr ian gordon murray
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