em 2000 aquele ano magico pelo qual todo mundo esperou ansiosamente so para descobrir depois que tudo continuava igual um empresario anunciou uma invençao que mesmo cabendo em uma mala iria revolucionar a sociedade em dezembro de 2001 depois de muita especulaçao da midia a tal invençao foi revelada era o segway ht de human transporter um patinete eletrico que era controlado pelo peso do corpo do usuario foi algo meio decepcionante eu tinha dez anos de idade na epoca e fiquei decepcionado o segway era caro demais para ser comprado por qualquer pessoa e apesar de ser comercializado ate hoje agora ele se chama segway pt de personal transporter quem compra sao empresas de vigilancia e produtoras de cinema que precisam compor cenarios futuristas para suas filmagens [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] o caso e que para um produto que foi anunciado como revolucionario o segway nao e exatamente lembrado hoje em dia e foi mais ou menos isto o que aconteceu com outro meio de transporte que prometeu uma revoluçao o tata nano o carro mais barato do mundo que foi lançado ha dez anos em 2008 e ao que tudo indica tera sua produçao encerrada em 2018 a maioria dos leitores certamente lembra do tata nano mas aposto que muitos achavam que ele ja tinha saido de linha para o carro que tinha a proposta de colocar a india toda sobre quatro rodas e aumentar o mercado automotivo do pais em 65% o nano teve uma trajetoria bastante apagada exceto pelos casos de incendio reportados nas primeiras unidades claro; pelos consecutivos atrasos na produçao; e pelo aumento de mais de 100% em relaçao ao preço inicial em pouco tempo mesmo com uma queda sensivel na demanda apagada melhor dizer fracassada nao nao estou sendo duro demais com o carrinho estou apenas constatando fatos quer ver vamos revisitar entao a trajetoria e a derrocada do tata nano melhor que uma moto podia muito bem ser o slogan do tata nano a tata motors começou a atuar em 1945 fabricando utilitarios e em 1991 entrou no mercado de carros de passeio com a tata estate uma perua de projeto mercedes benz e suspensao elevada em 1998 veio o tata indica um hatch compacto que foi o primeiro carro de passeio 100% projetado na india e nao derivado de um carro estrangeiro a industria automotiva da india que e o segundo pais mais populoso do mundo com 1 34 bilhoes de habitantes sempre andou a passos lentos a maioria dos carros vendidos era destinada a frotistas e um dos mais bem sucedidos de sua historia e um seda ingles dos anos 50 adaptado para o mercado indiano o hindustan ambassador indianos andam de moto em 2003 existiam 47 5 milhoes de motocicletas circulando na india contra apenas 8 6 milhoes de carros a maior fabricante de motos do planeta e a indiana hero motors que responde por 46% de participaçao no mercado e e facil entender o motivo a quantidade de pessoas e a infraestrutura confusa dos grandes centros indianos favorece a opçao por um meio de transporte economico e agil que seja capaz de se esgueirar pelo transito caotico e nao e raro ver familias inteiras amontoadas em cima de uma moto com motor monocilindrico de 125 cm³ [youtube id= fws1xkcthys width= 620 height= 350 ] o tata indica tinha problemas de qualidade em seus primeiros meses com clientes dizendo que o carro nao entregava a potencia e nem a economia de combustivel que prometia apos alguns ajustes porem estes problemas foram sanados e o indica se tornou um dos carros mais vendidos ao consumidor indiano comum a boa aceitaçao do hatch no mercado foi um fator importante no sucesso da tata como fabricante carros de passeio tata indica foi quando a tata percebeu que a populaçao indiana poderia receber muito bem um carro mais barato que o indica um carro que custasse tao pouco e fosse tao economico a ponto de substituir as motos como meio de transporte pessoal numero 1 da india com muito mais conforto e segurança e assim surgiu o tata nano apresentado em janeiro de 2008 no auto expo show daquele ano em nova delhi o tata nano so teve uma geraçao e a formula nao mudou muito com o passar do tempo a construçao era do tipo monocoque com teto colunas e assoalho formando a estrutura do carro e subchassis do tipo spaceframe na dianteira e na traseira o resultado era um automovel de apenas 600 kg com 3 099 mm de comprimento 1 495 mm de largura 1 652 mm de altura e 2 230 mm de entre eixos praticamente as mesmas dimensoes de um mini classico exceto pela altura cerca de 30 cm maior o carro era uma verdadeira demonstraçao da frugalidade a serviço da engenharia e vice versa o motor era um dois cilindros em linha de 624 cm³ com injeçao eletronica bosch comando simples no cabeçote e 38 cv a 5 500 rpm alem de 5 2 mkgf de torque a 3 000 rpm o cambio era manual de quatro marchas conectado diretamente ao eixo traseiro ou seja era um transeixo podia muito bem ser o motor de uma moto mas era capaz de levar o nano ate os 90 km/h e o carro ainda conseguia rodar 25 km com um litro de gasolina na epoca do lançamento o preço do tata nano era de ₹100 000 rupias indianas ou o equivalente a us$ 2 000 em 2008 em valores atualizados seriam cerca de us$ 1 500 ou por volta de r$ 5 600 flutuaçoes da moeda a parte era o dobro do que custava uma moto pequena na india no brasil seria como oferecer um carro por r$ 15 000 o dobro do preço de uma honda cg 125 em 2018 a receita para conseguir um preço tao baixo era cortar tudo o que nao fosse essencial o motor e o porta malas por exemplo so podiam ser acessados pelo interior do carro visto que nao havia uma tampa externa o acabamento interno era minimalista com quadro de instrumentos centralizado revestimentos simples e apenas cd player e vidros eletricos como opcionais o tanque de combustivel nao tinha bocal externo para abastecer era preciso abrir o capo onde ficava a tampa so havia um limpador de para brisas as rodas de 12 polegadas tinham tres furos retrovisor so no lado do motorista mas o nano era um carro um carro de verdade custando bem pouco a suspensao independente nas quatro rodas do tipo mcpherson com braços inferiores na dianteira e braços semi arrastados com molas helicoidais na traseira lidava bem com as estradas ruins da india e era relativamente confortavel graças a seu curso generoso o interior era barulhento por conta da inexistencia de isolamento acustico mas ao menos os ocupantes estavam protegidos dos elementos externos como po chuva e vento e ele ate que era interessante de dirigir publicaçoes britanicas como a autocar o consideraram um bom carro urbano consideradas suas limitaçoes lamentando o fato de ele nao ser oferecido no reino unido ate entao [youtube id= aeeanadm4s4 width= 620 height= 350 ] a tata tinha certeza que o nano seria um sucesso projeçoes diziam que graças ao carro mais barato do mundo as vendas de automoveis na india cresceriam 65% e que a curto prazo sua oferta afetaria ate mesmo os preços dos carros usados que de fato cairam ate 30% em 2009 as metas eram ambiciosas fabricar 250 000 exemplares por ano e exportar o carro para paises vizinhos na pratica porem o nano passou dez anos aos tropeços as vendas jamais ultrapassaram as 70 000 unidades numero obtido apenas nos dois primeiros anos apos o lançamento e com o tempo so cairam em 2012 foram 53 000 unidades em 2014 foram 17 000 em 2017 foram 7 000 e ate o momento o ano de 2018 viu 1 500 unidades do tata nano serem emplacadas e estamos falando de carros que ja estavam no estoque porque em 2018 foi produzido exatamente 1 um exemplar a tata ja disse que como esta o nano nao podera continuar no mercado a partir de 2019 e que um possivel sucessor teria de ser um carro radicalmente diferente eles confirmaram o fim da produçao do nano sem dize lo de fato [youtube id= bumxtgohhig width= 620 height= 350 ] ate porque em um teste de colisao do euro ncap em 2014 o tata nano recebeu zero estrelas no quesito proteçao para adultos e nao teve a proteçao para crianças avaliada pois nao foi possivel instalar os assentos adequados [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] mas o que aconteceu uma serie de coisas na verdade começando pela logistica apenas os primeiros milhares de compradores conseguiram pagar de fato ₹100 000 por um tata nano e depois disto o valor foi aumentando ate chegar a quase ₹250 000 cerca de r$ 14 000 em conversao direta alem disso os primeiros 100 000 carros levaram mais de 18 meses para serem entregues e ninguem gosta de esperar na fila e ainda pagar caro depois vieram os focos de incendio que começaram a ser relatados no fim de 2009 e foram no inicio atribuidos pela tata a componentes eletricos estrangeiros sobre o motor a fabricante ofereceu se para realizar reparos nos carros e trocar as peças defeituosas mas recusou se a chamar a medida de recall desde entao o tata nano ganhou certa fama de incendiario o que obviamente nao e bom para nenhum carro produzido em grande volume em nenhum pais por melhor que ele seja vide o caso do fiat tipo no brasil tudo isto posto talvez o maior problema do tata nano fosse sua propria natureza ao oferecer um produto basico ao extremo a tata motors nao conseguiu conquistar aqueles que ja estavam habituados com suas motos e convence los a pagar duas vezes o preço de uma delas por um carro extremamente basico nao valia a pena ainda mais com as filas de espera e os casos de incendio em 2015 para tentar tornar o nano mais atraente a tata promoveu uma atualizaçao no carro que passou a se chamar tata genx nano alem de uma atualizaçao estetica com um novo para choque dianteiro e uma falsa grade no capo dianteiro o genx nano tinha uma tampa traseira externa e cambio automatico computador de bordo sistema de som e direçao hidraulica como opcionais mas nao adiantou tambem a tata escolheu a abordagem errada para tomar de assalto o mercado indiano e prova disso sao os proprios numeros de acordo com o bloomberg as vendas dos carros de passeio incluindo suvs cresceram 38% em junho de 2018 os veiculos comerciais aumentaram as vendas em 42% e as motos que o nano tentou substituir cresceram 22% em 2009 os indianos compraram 9 5 milhoes de carros em 2018 foram 25 milhoes um aumento de mais de 150% atualmente o carro mais vendido na india e o maruti suzuki alto hatchback que tambem foi lançado em 2008 e usa um motor tres cilindros de 796 ou 998 cm³ em 2017 foram vendidas quase 258 000 unidades do alto ironicamente mais do que a meta que nunca foi atingida pelo tata nano maruti suzuki alto por fora e por dentro deu para sacar a diferença os outros quatro carros mais vendidos da india sao outros modelos da maruti suzuki e o ranking dos dez mais e completado por modelos da hyundai que planeja migrar para o segmento premium do mercado indiano nos proximos anos o carro errado na hora certa entao pode ser uma boa definiçao para o malfadado nano nao se tratava de vender um carro muito basico e muito barato e sim de oferecer o maximo pelo menor preço possivel e a tata nao conseguiu faze lo por incrivel que pareça quando um carro e barato demais o consumidor tambem nao quer saber dele um carro que todo mundo pode ter e um carro que no fim das contas ninguem quer ter que descanse em paz finalmente
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