quando se trata de restomods baseados nos porsche a californiana canepa esta em outro nivel claro gostamos muito dos singer a abordagem neoclassica e o capricho sobre humano na construçao e no acabamento de seus projetos faz com que cada um deles seja uma verdadeira joia mas nos ultimos anos vimos tantos carros da singer e tambem projetos de outras empresas que surgiram depois com a mesma pegada que acabamos ficando meio saturados ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] a canepa por outro lado possui uma abordagem diferente eles preferem manter o visual dos carros mais proximo de algo saido da fabrica e concentrar as modificaçoes no que ha por baixo da carroceria motor cambio suspensao et cetera hoje por exemplo vamos falar de um projeto que a canepa fez no começo da decada de 1990 e que agora retornou a oficina para receber um belo trato e aguardar um novo dono o porsche speedster 962 twin turbo o que este nome significa basicamente que e um porsche 911 speedster com a mecanica do porsche 962 https //www youtube com/watch v=3clqa02xoi8 o carro foi encomendado em 1990 por gary primm dono de uma rede de cassinos em las vegas e um cara que nunca fez concessoes na hora de escolher seus carros um ano antes em 1989 ele foi um dos 814 que compraram um porsche 911 speedster 964 uma ediçao limitada criada para marcar a chegada do porsche 964 o speedster era um carro curioso ele tinha os para lamas mais largos do porsche 911 turbo da epoca mas era movido por um flat six naturalmente aspirado de 3 2 litros e 230 cv em retrospecto o speedster de 1989 tornou se meio que um renegado ficando a sombra do speedster lançado em 1994 e equipado com um motor mais potente de 3 6 litros e 248 cv [caption id= attachment_255112 align= aligncenter width= 1920 ] o 911 speedster 964 original[/caption] primm foi um dos que nao gostaram muito do speedster ele aprovava o visual mas seu desempenho e seu comportamento dinamico para ele nao estavam a altura do que o visual sugeria e foi ai que bruce canepa entrou na historia naquela epoca a canepa ja era uma empresa conhecida no meio dos porsche suas conversoes do 911 para slantnose frente baixa com farois escamoteaveis estavam muito populares na decada de 1970 bruce canepa era piloto e competia na imsa e na trans am ele foi um dos primeiros a pilotar o porsche 935 seu carro favorito ja esteve ao volante do insano porsche 917 e quando deixou as pistas passou a dedicar se a empresa que leva seu sobrenome vendendo comprando restaurando e modificando carros da porsche na epoca bruce canepa tinha guardado em sua oficina o motor de um porsche 962 o prototipo com o qual a porsche competiu no grupo c da fia entre 1984 e 1987 e que foi por mais alguns anos o favorito de varias equipes independentes no wsc e no campeonato da imsa nos eua canepa correu com o porsche 962 de al holbert por algum tempo e depois o vendeu mas decidiu ficar com o motor reserva a fim de utiliza lo em algum projeto quando chegasse a hora a hora chegou quando em 1990 canepa e primm se conheceram os dois tinham contatos em comum na amg e começaram a conversar sobre a decepçao que primm teve com seu speedster foi quando uma lampada acendeu sobre a cabeça de canepa ele havia encontrado o recipiente perfeito para seu motor de 962 projetado pelo lendario hans mezger o motor do porsche 962 derivava do flat six utilizado pelo porsche 935 de competiçao e o desenho do bloco tambem serviu como base para o motor dos porsche 911 de rua ate a chegada do 991 em 2011 entre as novidades do motor do 962 estavam o uso de um unico turbocompressor kkk k37 em vez dos dois turbos usados pelo porsche 956 por exemplo e a adoçao de um cabeçote para cada cilindro com tres litros de deslocamento e cerca de 600 cv o motor do 962 garantiu entre outras conquistas duas vitorias nas 24 horas de le mans em 1986 e 1987 e todos os titulos da imsa gt entre 1985 e 1988 primm gostou da ideia e deu seu briefing ele queria um carro que fosse selvagem quando se pisava fundo mas que tivesse bom torque em baixa e fosse utilizavel no dia a dia ao mesmo tempo ele desejava que seu speedster fosse imediatamente reconhecivel por quem olhasse para resolver a questao da usabilidade o motor do 962 foi totalmente refeito o deslocamento foi ampliado para 3 3 litros 100 mm de diametro e 70 4 mm de curso recebendo dois turbocompressores k26 iguais aos do porsche 959 acompanhados de um novo sistema de escape feito sob medida para ajudar a mitigar o turbo lag o sistema de injeçao ganhou dois conjuntos de injetores sequenciais e um intercooler fabricado especialmente para o projeto foi instalado docilidade em passeios pela cidade e selvageria nos retoes das rodovias norte americanas eram os objetivos que foram cumpridos com sucesso com combustivel de 110 ron e as turbinas operando em conjunto a 1 3 bar o flat six entrega saudaveis 650 cv a 6 500 rpm e 76 kgfm de torque a 4 000 rpm moderados pela transmissao de cinco marchas do porsche 911 turbo vale observar que o conjunto foi invertido no 962 o cambio ficava atras do motor enquanto no 911 ele fica na frente o motor exigiu a instalaçao de uma nova tampa traseira uma peça com fendas a fim de garantir o arrefecimento adequado com uma enorme asa a tampa acabou levando bruce canepa a modificar o restante da carroceria para dar um aspecto mais harmonico ao speedster foi assim que ele decidiu utilizar o body kit do porsche 934 composto do para choque dianteiro e das molduras rebitadas nos para lamas falando em para lamas sob eles foram instaladas rodas bbs gtp de 17x9 5 polegadas na dianteira e 17x13 polegadas na traseira calçadas com pneus goodyear 275/40 e 315/35 respectivamente borracha que nao acaba mais hoje os pneus sao nitto nas mesmas medidas as rodas abrigam os mesmos freios do porsche 959 e a suspensao utiliza um sistema com amortecedores ajustaveis bilstein derivado do porsche 935 de competiçao apesar de todo o impeto e dos varios componentes de corrida o porsche speedster 962 twin turbo foi pensado para uso em vias publicas com frequencia por isto todos os itens de conforto que vinham no carro foram mantidos como ar condicionado cd player e couro nos bancos foram mantidos os toques racecar sao os cintos de competiçao trw e o santo antonio com gaiola parcial integrada que percorre todo o comprimento do carro e ajuda a reforçar tambem a regiao atras dos bancos melhorando sensivelmente a rigidez da carroceria [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 255117 255106 255103 255107 ] o mais interessante e que apesar da enorme quantidade de engenharia sob medida que foi empregada no projeto o 911 speedster 962 twin turbo tem acabamento e design que poderiam ter saido de stuttgart algo de que bruce canepa fazia questao mais ate do que o proprio dono do carro tanto que fora os para choques e alargadores nos para lamas a pintura vermelha guards red e original de fabrica bem como o interior em couro caramelo em 2013 depois de curtir bastante seu 911 modificado gary primm devolveu o carro a canepa com pouco mais de 4 600 km rodados e nenhuma modificaçao alem do que bruce havia entregue o carro entao passou por uma revisao extensiva na qual bruce canepa optou por manter as coisas como estavam sem melhorara nada e agora foi colocado a venda valores nao foram divulgados mas e aquela velha historia se voce precisa perguntar e por que nao pode pagar leia mais https //www flatout com br/hans mezger o engenheiro dos melhores motores porsche dos ultimos 50 anos/ https //www flatout com br/canepa a concessionaria oficina equipe de corrida e preparadora que mais entende de porsche no planeta/ https //www flatout com br/a historia do 962c o ultimo porsche a vencer nas 24 horas de le mans nos anos 80/ https //www flatout com br/do 356 ao 997 trajetoria dos speedsters da porsche/
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