ha alguns dias começamos a contar a historia do homem por tras de uma das maiores fabricantes do mundo soichiro honda nascido em 1906 enquanto o proprio automovel ainda estava engatinhando ele começou a trabalhar aos 15 anos como aprendiz de mecanico e aos 21 foi encarregado de chefiar a primeira filial da oficina onde trabalhava a art shokai ja em 1939 ele deixou seu cargo por la e fundou sua primeira companhia a tokai seiki heavy industries para fabricar aneis de pistao e teve a toyota hoje uma das maiores rivais da honda como sua primeira grande cliente [gt40 content search= honda widget= 1 ] aqueles contudo eram tempos incertos para o japao o arquipelago entrou oficialmente na segunda guerra mundial no fim de 1941 com a ofensiva a pearl harbor no havai a represalia dos estados unidos foi brutal começando com ataques aereos e culminando com os bombardeios nucleares lançadas sobre hiroshima e nagasaki o japao foi dizimado e o pais rendeu se aos aliados em agosto de 1945 com um saldo de mais de tres milhoes de cidadaos japoneses mortos durante o conflito entre soldados e civis o pais estava literalmente em frangalhos e e desnecessario dizer que a situaçao de empresas como a tokai seiki era lastimavel era preciso recomeçar e como dissemos no fim da primeira parte deste post a soluçao veio de bicicleta uma bicicleta motorizada de volta ao inicio hamamatsu em 1946 era 1946 e soichiro honda vivia em hamamatsu com sua esposa sachi no dia 1º de setembro daquele ano em um pequeno galpao no bairro de yamashita cho foi inaugurado o instituto honda de pesquisas tecnicas la soichiro honda e algo entre dez e doze empregados trabalhavam para desenvolver qualquer coisa que pudesse ajudar as pessoas da regiao a reconstruir suas vidas mesmo que fosse consertando bicicletas a infraestrutura do japao como um todo sofreu muito com a segunda guerra mundial veiculos motorizados voltaram a ser algo caro e reservado aos mais abastados e as bicicletas voltaram com toda a força elas eram meios de transporte de pessoas e carga e havia muita demanda poucos dias depois soichiro honda foi visitar um amigo chamado kenzaburo inukai os dois haviam se conhecido nos tempos de art shokai inukai era dono de uma frota de taxis e era cliente assiduo de honda e naqueles tempos dificeis todos se ajudavam para que todos pudessem se reerguer era comum que as familias trocassem mantimentos e provavelmente foi este o motivo da visita acontece que inukai tinha algo interessante em sua casa um pequeno motor monocilindrico que era usado como gerador para um radio px que era usado pela antiga guarda imperial do japao para comunicaçao entre as unidades um pequeno monocilindrico dois tempos de 50 cm³ com valvulas nas laterais pelo que conta a historia ao ver o motorzinho honda teve uma epifania e se a gente colocar este motor em uma bicicleta todo mundo andava de bicicleta no japao mesmo antes da guerra os japoneses ja eram adeptos das bikes e por mais que as motocicletas que surgiram afinal como bicicletas motorizadas ja fossem populares no ocidente elas eram raras na terra do sol nascente talvez fosse a hora de mudar aquela situaçao e tudo porque soichiro decidiu visitar um amigo talvez honda tenha comprado o motor de inukai talvez ele tenha oferecido algo em troca ou pode ser que o homem simplesmente tenha acreditado na ideia de honda e lhe dado o motor de presente mas este e um detalhe da historia que se perdeu no tempo e na verdade nao faz diferença o que importa e que a partir dali soichiro honda começou a trabalhar no desenvolvimento de uma bicicleta motorizada e dedicar se inteiramente a isto dia e noite primeiro ele tentou colocar o motor na roda dianteira da bike encaixado no garfo a traçao se dava por contato com o pneu dianteiro no entanto a baixa qualidade dos pneus disponiveis na epoca tornou a ideia inviavel a borracha nao resistia e se danificava facilmente entao soichiro partiu para um metodo mais tradicional usando polias e uma correia dentada para ligar o motor a roda traseira deu certo o tanque de combustivel era uma garrafa termica encaixada no quadro da bicicleta na parte superior a correia dentada suportava bem a força do pequeno motor e a dirigibilidade com a traçao nas rodas de tras era bem melhor do que com o primeiro arranjo a primeira piloto de testes era preciso entao testar a novidade soichiro honda chamou sua esposa que ia trabalhar todos os dias de bicicleta e perguntou a sachi se ela nao gostaria de usar uma bicicleta motorizada ela aceitou e sem saber tornou se a primeira pilota de testes na historia da honda ela tambem nao sabia que era tudo parte de outro plano de soichiro a visao de uma mulher pilotando uma bicicleta motorizada pelas ruas de hamamatsu nao era exatamente comum e rapidamente a invençao se tornou o grande assunto da cidade [youtube id= 3zetfesds3u width= 620 height= 350 ] sachi identificou um problema logo de cara o motor nao era exatamente limpo e deixou suas calças sujas de combustivel e oleo o motivo era um problema no carburador que foi prontamente sanado tudo isto aconteceu em questao de semanas e ainda em outubro de 1946 soichiro honda comprou 500 motores de 50 cm³ direto com a fabricante a mikuni cada um dos motores foi cuidadosamente desmontado conferido e acertado antes de ser instalado em uma bicicleta depois o veiculo montado era submetido a um test drive e caso um defeito fosse encontrado era prontamente estudado e resolvido controle de qualidade era uma questao importante a empresa de honda ainda era desconhecida e para ele a primeira impressao era crucial para que sua reputaçao fosse construida nao demorou para que se espalhasse a noticia de que uma pequena companhia em hamamatsu estava fabricando bicicletas motorizadas e os 500 exemplares foram vendidos em questao de meses nao apenas para os locais mas para pessoas que vinham de outras cidades incluindo grandes centros urbanos como toquio osaka e nagoya o estoque de motores naturalmente nao duraria para sempre mas soichiro honda ja estava se preparando para isto enquanto seus funcionarios trabalhavam na montagem e nos ajustes das bicicletas motorizadas o chefe trabalhava no desenvolvimento de um novo motor ele so precisava de um engenheiro o futuro presidente soichiro honda a esquerda kiyoshi kawakama a direita era março de 1947 e os motores ja estavam acabando soichiro honda entao recebeu a visita de um jovem rapaz chamado kiyoshi kawashima em sua propria casa o rapaz havia acabado de se formar engenheiro e como muitos recem formados ate hoje alias estava a procura de um emprego ele conhecia a fama de soichiro honda o thomas edison de hamamatsu e decidiu tentar a sorte a entrevista de emprego foi no minimo inusitada pelo que diz a historia soichiro simplesmente perguntou se kawashima era mesmo engenheiro e depois da resposta positiva disse que na situaçao em que sua empresa estava nao seria possivel pagar a ele um salario compativel com um graduado kawashima respondeu que nao se importava com isto e anos mais tarde relatou seu primeiro encontro com soichiro honda bem para falar a verdade era 1947 nao era o desemprego estava no auge naquele momento eu nao me importava mesmo com o pagamento desde que eu pudesse fazer o trabalho de um engenheiro nao importava qual fosse a companhia honda era um inventor famoso em hamamatsu e aquela era minha chance de trabalhar em sua empresa alem disso minha casa ficava em motome o bairro vizinho a yamashita entao so precisava andar cinco minutos para chegar ao trabalho nao gastava com transporte sim o salario era baixo no começo e as vezes eu me preocupava pois nem sabia se iria receber no tempo certo mas eu era solteiro e morava com meus pais entao consegui me virar olhando para tras percebo que tive muita sorte de fato em 1973 kawashima veio a se tornar presidente da honda cargo que ocupou ate 1983 soichiro honda disse a kawashima que ele poderia começar no dia seguinte a entrevista modificando motores mikuni ele removia o mecanismo do gerador desmontava os motores limpava todas as peças fazia as modificaçoes necessarias e os montava novamente depois os motores eram colocados nas bicicletas que como de costume eram testadas com o tempo soichiro honda começou a vender tambem motores avulsos para que o proprio dono da bicicleta os instalasse as vendas iam bem mas empresa tinha outros problemas soichiro honda por mais inovador entusiasmado e cuidadoso que fosse com a rotina de trabalho de sua fabrica simplesmente nao tinha habilidade para negocios as contas se acumulavam e para piorar o ritmo das vendas indicava que os motores iriam acabar em breve por sorte o novo motor ficou pronto ainda em novembro de 1946 o novo motor era muito semelhante ao anterior porem com caracteristicas proprias como valvulas rotativas e um sistema de embreagem operado manualmente que permitia que se conectasse o motor a transmissao usando uma alavanca o motor tinha 1 cv a 5 000 rpm e sendo o primeiro motor honda foi chamado a type as bicicletas que eram vendidas com este motor tambem ficaram conhecidas como a type mas por causa do ronco de seu motor acabaram sendo apelidadas bata bata como era a onomatopeia usada pelos japoneses para descrever o som [youtube id= 7rkxnbuslkc width= 620 height= 350 ] [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] honda motor company e a primeira moto em fevereiro de 1948 a honda começou a desenvolver um veiculo de carga usando uma versao de 89 cm³ e 3 cv do motor bata bata um triciclo com uma caçamba no eixo traseiro e uma cabine fechada o projeto se mostrou instavel e jamais passou da fase de prototipo em seguida veio a honda c type que era uma especie de hibrido de bicicleta motorizada e moto ela tinha um garfo articulado na dianteira molas sob o banco e um quadro desenvolvido e fabricado pela propria honda mas ainda tinha pedais de bicicleta [youtube id= j3cu9fmefyw width= 620 height= 350 ] foi em setembro daquele ano entao que soichiro honda deu o maior passo para sua empresa ele vendeu o instituto honda de pesquisas tecnologicas que na pratica havia se tornado uma fabrica de motores e bicicletas motorizadas e com o capital de ¥1 000 000 o equivalente a cerca de us$ 5 000 ou pouco menos de r$ 20 000 em valores atualizados e conversao direta estabeleceu no dia 24 de setembro de 1948 a honda motor company de acordo com o que conta a historia da honda aquele foi um dia normal nao houve uma reuniao com os funcionarios para marcar o inicio da nova companhia que continuou funcionando na mesma fabrica em hamamatsu apenas um novo escritorio foi aberto para cuidar da area administrativa todos foram trabalhar normalmente no dia seguinte mas foi o inicio de uma nova fase que teve em seu primeiro modelo uma moto de verdade sem pedais de bicicleta a honda d type como era chamada tinha um quadro novo feito de aço prensado com o tanque de combustivel embutido a inspiraçao era o modo como os fabricantes europeus faziam motocicletas ja na decada de 1920 e a motivaçao era a escassez de tubos de aço de alta qualidade no japao naquela epoca o motor era maior com 98 cm³ e 3 cv e o cambio era semiautomatico de duas velocidades a embreagem pelo mesmo pedal usado para trocar marchas o que tornava a pilotagem muito mais facil e intuitiva a motocicleta tambem era o primeiro produto da honda a ser fabricado em uma linha de produçao com esteira rolante o que tornava o processo muito mais veloz e eficiente embora o nome inicialmente da moto fosse d type ela acabou chegando ao mercado em agosto de 1949 com o nome honda dream a historia oficial jamais foi verificada e nao ha meio de faze lo mas e a seguinte soichiro honda deu uma festa para comemorar a fabricaçao do primeiro exemplar da honda d type soichiro era conhecido por sua rigidez no tratamento com os funcionarios por vezes simplesmente os mandando parar e assumindo a funçao de operario para mostrar como se faz mas tambem era um chefe que ao fim de cada turno servia bebida e comida para todo mundo e se juntava a confraternizaçao durante a festa um dos funcionarios teria visto a moto e exclamado ela e um sonho elogiando o design bem resolvido da moto de fato quando a tendencia eram motos com quadro preto soichiro honda optou por um elegante tom de vermelho escuro visando destacar a d type entre as outras motocicletas nas ruas como dream ou dorimu como pronunciam os japoneses começava com d de d type o nome acabou adotado a honda dream foi a primeira moto da honda e foi um sucesso imediato soichiro honda havia enfim conseguido o que sonhava desde que se entendia por gente mesmo antes de descobrir o garoto de 15 anos que começou como aprendiz em uma oficina mecanica anos mais tarde colocou nas ruas um veiculo projetado por ele mesmo e o nome dream acabou sendo usado em 1958 para outra motocicleta que se tornaria o veiculo motorizado mais produzido do mundo com 100 milhoes de unidades fabricadas desde entao mas esta e uma historia que vamos contar outro dia
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