nao faz muito tempo que trouxemos aqui um comparativo entre o mclaren p1 e o porsche 918 spyder feito pela revista evo no circuito de anglesey no reino unido no teste o 918 foi 0 2 segundo mais rapido que o p1 no circuito porem dias depois a equipe da mclaren colocou o p1 na pista com novos pneus e conseguiu deixa lo ainda mais rapido isto deixa claro que sob as condiçoes certas o p1 e mais rapido que o 918 spyder certo afinal ele e mais leve mais potente mais selvagem e tem traçao traseira como deve ser certo bem nem tanto como mostra o mais recente comparativo head 2 head da motor trend com o experiente randy pobst ao volante dos dois carros a motor trend levou um p1 que foi cedido por um proprietario e um 918 spyder emprestado da porsche para ver quem e quem em mazda raceway laguna seca um dos circuitos favoritos da galera do gran turismo e um dos mais desafiadores dos eua com 3 6 kg de extensao e 11 curvas sendo que duas delas formam o trecho mais famoso do circuito o corkscrew ou saca rolha a ideia era trazer a laferrari para a brincadeira mas embora um proprietario tenha se disposto a fornecer um exemplar a ferrari vetou sua participaçao no teste por outro lado a mclaren enviou um time de engenheiros e mecanicos e a porsche usa nao se incomodou ao ceder um exemplar de sua frota igualmente suportado no fim das contas a censura da ferrari serviu para tornar esta uma comparaçao cara a cara entre dois carros muito parecidos em concepçao porem bastante diferentes nos detalhes para começar ambos tem motores v8 de deslocamento relativamente pequeno motores eletricos para garantir a potencia extra por volta de 900 cv e transmissao de dupla embreagem e sete marchas tambem e importante notar que ambos usam estrutura monocoque de fibra de carbono e carroceria do mesmo material; e os dois oferecem elementos aerodinamicos ativos vamos recapitular alguns dados tecnicos ambos os carros trazem motores v8 feitos de aluminio com virabrequim plano no caso do 918 sao 4 6 litros e 616 cv sem qualquer tipo de induçao forçada com limite de giro em 9 150 rpm o v8 do p1 desloca 3 8 litros e respira com a ajuda de dois turbocompressores para entregar sozinho 737 cv e aqui que as diferenças começam a ficar mais claras enquanto o p1 traz um motor eletrico de 178 cv na traseira para um total de 916 cv o 918 tem dois motores eletricos um atras e um na frente alem de aumentar a potencia para 899 cv os motores tambem fazem com que o porsche tenha traçao integral visto que um deles move o eixo dianteiro ambos os carros no entanto possuem modos totalmente eletricos que obviamente nao serao usados na pista [youtube id= 3fntzkvx5jg width= 620 height= 350 ] nao senhor o que importa aqui e ser o mais rapido e o primeiro a sair para a pista e o 918 spyder e por uma boa razao em 2014 com um exemplar de pre produçao o mesmo randy pobst estabeleceu o recorde de laguna seca para carros de rua ao virar 1 30 97 com o carro pronto sera que o piloto conseguira baixar ainda mais este tempo o porsche 918 spyder sai para a pista calçando pneus michelan pilot sport cup 2 estes envolvendo as rodas de magnesio que acompanham o kit weissach package de 20x9 5 polegadas na dianteira e espantosas 21x12 5 polegadas na traseira as rodas sao leves o bastante para baixar o peso do carro em 15 kg durante as primeiras voltas para aquecer pobst faz alguns comentarios interessantes sobre o carro o motor dianteiro move as rodas dianteiras mas os dois eixos nao tem conexao fisica entre si alem disso o 918 tem esterçamento nas rodas traseiras de modo que e um carro mais estavel nas curvas algo auxiliado tambem pelo sistema de traçao integral especialmente nas saidas por outro lado tambem nao e um desafio soltar a traseira do 918 se voce quiser claro com um sistema de direçao extremamente direto e comunicativo fica ainda mais facil o piloto nao cansa de elogiar a naturalidade com a qual o porsche 918 despeja todos os seus 899 cv no asfalto e um carro muito equilibrado e obediente mas pode se mostrar selvagem se provocado sua aceleraçao nas saidas de curva tambem e espetacular e nao e preciso brigar com o carro para faze lo ir para onde deve ir embora ele se mostre positivamente sobre esterçante com o 918 pobst consegue virar 1 29 89 em laguna seca um novo recorde para carros de produçao e pouco mais de um segundo mais rapido que o exemplar de pre produçao do ano passado com o p1 a situaçao e bem diferente em todos os aspectos primeiro pobst nunca pilotou um p1 segundo apesar das semelhanças na ficha tecnica como dissemos os detalhes tornam os dois carros bem diferentes para começar o mclaren tem dois turbos em seu v8 de 3 8 litros e apenas um motor eletrico movendo apenas as rodas traseiras alias as rodas medem 19x9 polegadas na dianteira e 20x11 5 polegadas na traseira e sao calçadas com pneus pirelli p zero trofeo r o p1 tambem tem um sistema de suspensao bastante inovador enquanto o porsche 918 usa um arranjo mais convencional em supercarros com mcpherson na dianteira multi link na traseira e barras estabilizadoras alem de um sistema hidropneumatico para levantar a dianteira ao subir rampas o p1 traz sistemas hidraulicos ativos para aumentar ou reduzir a rigidez da suspensao e modificar sua altura especialmente no modo race que deixa o carro cinco centimetros mais baixo e segundo a mclaren de 300 a 350% mais rigido logo nos primeiros instantes ao volante do p1 pobst dispara este e um carro para quem realmente sabe pilotar diferentemente do 918 que e veloz e brutal porem preciso e controlavel o p1 parece exigir cada vez mais do piloto o tempo todo quem esta ao volante precisa dosar a potencia no acelerador com cuidado para que a traseira nao saia descontrolada e mesmo com todo o cuidado e experiencia de pobst nao da para impedir que as rodas destracionem na saida de cada curva assim depois das voltas de reconhecimento o piloto finalmente parte para o desafio de verdade e ele vira 1 30 71 surpresos os engenheiros da mclaren fazem diversos ajustes especialmente na pressao dos pneus e ate chegam a instalar um novo jogo em nenhuma das tentativas pobst consegue superar o primeiro tempo com o p1 e muito menos o do 918 e surpreendente porque o p1 e um carro mais potente e mais leve sao 1 547 kg do mclaren contra 1 704 kg fo porsche ou 157 kg a menos para o britanico considerando a diferença de potencia entre os dois carros a relaçao peso/potencia e de 1 89 kg/cv para o 918 contra 1 68 kg/cv para o p1 e mesmo assim o porsche foi o mais rapido por que pobst tem algumas teorias os pneus traseiros simplesmente nao conseguem lidar com os 916 cv do p1 e acabam girando em falso nas saidas de curva comprometendo a retomada de velocidade tambem pode ter a ver com os freios o sistema antitravamento do p1 interferia nas frenagens a ponto de atrapalhar o carro nas saidas de curva o 918 freava mais tarde e com mais eficiencia garantindo seu desempenho exemplar na hora de ganhar velocidade e acelerar por outro lado o espirito selvagem do p1 torna a experiencia ao volante algo memoravel e um carro que exige todo o esforço e concentraçao do piloto nao que o 918 nao faça o mesmo mas o mclaren e um carro mais intenso e dificil de controlar enquanto o porsche e um verdadeiro exemplo de engenharia aplicada a serviço da velocidade sem contar que ambos tem um ronco incrivel colocando uma pa de cal sobre a ideia de que superesportivos hibridos sao engessados e sem graça e com os tempos que conseguiram na pista nao fariam feio em uma corrida de endurance no meio de prototipos de le mans o futuro dos hipercarros esta com eles
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.