se o mini foi o precursor dos carros decorados com elementos de personalizaçao irreverentes e pouco convencionais — como os bancos com estampa de rede de tenis do mini advantage — este e apenas um lado das dezenas de versoes especiais do lendario compacto britanico o outro lado — que ele tambem o tem como um dos pioneiros — e o uso de versoes e series especiais para manter atrativo um modelo ja envelhecido note que apesar de ter chegado as ruas do reino unido em 1959 o mini so ganhou sua primeira serie especial na segunda metade dos anos 1970 quando estava prestes a completar 20 anos a partir dali o modelo ganhou ao menos uma serie ou versao especial praticamente em todos os anos ate o fim de sua produçao em 2000 na primeira parte deste guia vimos as series dos anos 1970 e as primeiras dos anos 1980 agora veremos tres grandes series iniciadas nos anos 1980 anniversary editions mini 25 em 1979 o mini completou 20 anos e ganhou sua primeira serie especial de aniversario nao era uma serie de aniversario propriamente dita mas uma versao especial batizada 1100 special que foi criada para comemorar as duas decadas completas do carro [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 282640 282638 ] a primeira versao de aniversario propriamente dita veio no aniversario de 25 anos do mini em 1984 era baseado na versao de 998 cm³ e era identificada pela pintura prata silver leaf metallic pelos alargadores de para lamas de plastico preto e pelos adesivos cinza e vermelho com o logotipo mini 25 alem das rodas de 12 polegadas [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 282639 282641 ] por dentro ele tinha instrumentaçao completa da versao 1275gt volante de couro bolsos no encosto dos bancos dianteiros cintos de segurança vermelhos vidros verdes toca fitas e banco de couro cinza com uma fita vermelha nas bordas foram feitos 5 000 exemplares; 3 000 para o reino unido e 1 500 para exportaçao todos sao numerados e certificados mini 30 cinco anos mais tarde em 1989 veio a versao de 30 anos o mini 30th anniversary a base era o mesmo mini de 9908 cm³ da versao de 25 anos mas agora a carroceria era vermelha cherry red ou preta no caso do carro preto o motor e o cabeçote sao pintados de dourado qualquer que fosse a cor ele teria para choques e grade dianteira cromados alem das rodas minilite e listras laterais com um escudo 1959 1989 [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 282652 282646 282651 282647 282645 282644 282649 282648 ] por dentro ele tinha carpete vermelho bancos com revestimento parcial de couro com bordas vermelhas volante de couro radio com codigo de segurança e uma copia do livro mini de rob golding com capa de couro foram feitos 3 000 exemplares sendo 2 000 vermelhos e 1 000 pretos destes 2 800 sairam com cambio manual e 200 com cambio automatico e 600 carros vieram com teto solar mini 35 em 1994 o mini comemorativo para o 35º aniversario trocou o motor de 998 cm³ pelo motor de maior deslocamento oferecido em sua historia o ja classico 1 275 cm³ que produzia 58 cv era oferecido em tres cores azul arizona blue vermelho nevada red e branco diamond white [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 282654 282653 ] alem disso a grade e as maçanetas eram cromadas assim como a base dos farois auxiliares todos tinham listras nas laterais com o emblema special por dentro os bancos eram de tecido com um motivo azul e rosa combinado com uma porçao central cinza escuro as janelas laterais eram basculantes e o radio toca fitas com display digital e busca automatica nenhum dos mini 35 saiu de fabrica com rodas de liga leve todos vinham com rodas de 12 polegadas porem com calotas integrais — menos que fossem modelos de exportaçao acima dos 1 400 exemplares fabricados 400 foram destinados a frança italia japao alemanha e holanda [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 282659 282658 282656 282657 ] para estes paises o mini 35 se tornava o classic 35 ganhava pintura verde british racing green ou preto metalico e trocava o tecido dos bancos por couro com canudo verde nas costura centrais alem de receber revestimento de radica de nogueira no painel rodas minilite de 13 polegadas e alargadores nos para lamas mini 40 em abril de 1999 o mini original ganhou sua ultima versao de aniversario o mini 40 novamente era baseado no mini cooper com o motor de 1 275 cm³ mas agora com injeçao eletronica multiponto o que elevou sua potencia para 63 cv a versao era identificada pelo emblema mini 40 no capo pelos adesivos exclusivos nas laterais e um emblema gb prateado no porta malas alem disso ele tinha rodas de 13 polegadas sportspack alargadores de para lamas farois de longo alcance e farois ajustaveis havia sete cores disponiveis azul island blue vermelho mulberry red branco old english white prata platinum sylver vermelho solar red verde epson green e preto o carro podia ser equipado com teto solar eletrico opcionalmente [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 282664 282663 ] por dentro os bancos eram de couro da cor do carro ou contrastante a escolha do cliente o painel era de aço escovado os instrumentos tinham aneis cromados e o topo do painel o freio de mao e a alavanca de cambio tinham revestimento de couro o radio desta vez finalmente era um cd player foram feitos 800 exemplares 400 para o reino unido e para o japao direçao na direita e os outros 400 com direçao na esquerda para a europa continental colours series entre 1988 e 1990 a rover colocou no mercado europeu uma serie de nove versoes especiais com tematica colorida eram todos baseados no mini city com motor de 998 cm³ e 48 cv e maçanetas e grade cromadas red hot jet black 1988 as primeiras cores foram lançadas em 1988 red hot vermelho e jet black preto os dois tinham bancos de veludo preto toca fitas vidros verdes e janelas laterais basculantes eram identificados pelas listras que atravessavam as laterais do carro — no red hot as linhas eram pretas no jet black eram vermelhas — cada uma com um emblema com o nome da versao na regiao da coluna c foram feitos 3 000 exemplares de cada sendo 1 000 para o reino unido e 2 000 para exportaçao ainda em 1988 veio o mini racing green que ja introduziu mudanças dos modelos 1989 ele era verde british racing green com teto branco e os bancos eram de tecido com um padrao colorido conhecido como crayon [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 282672 282673 ] ele era pouco mais simples que os outros dois daquele ano pois nao tinha vidros verdes nem janelas basculantes apenas as calotas integrais brancas nesse caso e o toca fitas rose sky flame e british racing green 1989 no ano seguinte a rover colocou no mercado mais quatro variaçoes da serie tres delas sky flame e rose eram praticamente identicas ao racing de 1988 e foram inspiradas nos mini dos anos 1960 em homenagem aos 30 anos do modelo a ultima apesar do nome semelhante a versao de 1988 era um modelo mais equipado [gallery type= grid link= file columns= 4 size= medium ids= 282681 282680 282679 282678 282677 282676 282675 282674 orderby= rand ] as versoes sky rose e flame eram decoradas com calotas integrais brancas faixas finas nas laterais com o emblema da versao na lateral traseira bancos com tecido crayon e toca fitas a sky tinha carroceria branca com teto azul pastel combinando com os para choques grade e arcos dos para lamas pintados de cinza a versao rose era branca com teto rosa pastel e tambem tinha grade para choques e arcos pintados de cinza ja a versao flame era vermelha flame red com o teto branco porem tinha grade com a borda cromada e centro preto e para choques cromados alem dos bancos com tecido crayon preto por ultimo o british racing green era claro verde british racing green com o teto branco grade e para choques cromados quadro de instrumentos triplo diferencial encurtado tecido crayon preto nos bancos toca fitas e cambio automatico opcional foram feitos 500 exemplares do mini rose 500 do mini sky 1 000 exemplares do mini flame como o mini british racing green se estendeu ate 1990 e inspirou mais dois modelos da serie seu numero de produçao foi incluido na ultima sequencia dos mini colors flame red e checkers 1990 tal como o flame era um racing de 1988 com outra cor o flame red de 1990 era um british racing green de 1989 com outra cor ele tinha o mesmo quadro de instrumentos o mesmo toca fitas o mesmo tecido crayon preto nos bancos o mesmo diferencial encurtado o mesmo cambio automatico opcional e o mesmo adesivo racing na lateral traseira a unica diferença e que em vez do classico tom de verde ele era pintado de vermelho flame red [gallery type= grid link= file size= medium ids= 282684 282685 282686 ] para te lo de outra cor era preciso comprar o mini checkers tambem parte da serie das cores porem sem nome de cor ele era pintado de preto com teto branco tinha o mesmo tecido crayon preto nos bancos e todo o resto do flame red mas era equipado com rodas minilite de 13 polegadas [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 282687 282688 282689 282690 ] foram feitos 2 500 exemplares destes dos mini de 1990 e do mini british racing green lançado no ano anterior designer os mini designer nao sao exatamente uma serie tematica pois os dois modelos que a compoem sao distanciados por dez anos o primeiro veio em 1988 e o segundo em 1998 contudo para fins de documentaçao historica eles foram agrupados sob esta alcunha designer series porque foram estilizados por dois renomados designers de moda britanicos mary quant e paul smith mini designer / mini quant 1988 o primeiro deles veio em 1988 era baseado no mini city com motor de 998 cm³ e tinha interior preto e branco assinado pela estilista mary quant a criadora da mini saia e dos mini shorts femininos hot pants que foi um dos principais nomes da revoluçao cultural britanica dos anos 1960 o carro era oferecido em preto ou branco com grade aros dos farois para choques alargadores dos para lamas e suporte da luz de placa todos pintados de cinza nimbus alem disso ele tinha duas linhas adesivas nas laterais com o logotipo designer na coluna c por dentro alem dos bancos listrados ele tinha volante de couro vidros verdes janelas laterais basculantes e espelhos de cortesia nos dois quebra sois foram feitas 2 000 unidades do modelo somente em 1988 mini paul smith 1998 dez anos depois de mary quant foi a vez de paul smith ser convocado pela rover para estilizar um mini desta vez o mini usado como base era o sprite com o motor 1 275 cm³ e 58 cv smith e um dos grandes nomes da moda masculina britanica sendo famoso por ter adotado listras coloridas e padroes irreverentes ou excentricos de estampas no lugar das classicas camisas lisas ou com listras de cores sobrias no mini paul smith usou couro preto nos bancos revestimento interno verde limao no porta luvas e no porta malas e deu a ele uma cor azul solida batizada paul smith blue ainda por fora o carro ganhou rodas minilite cinza grafite um emblema paul smith folhado a ouro e um emblema verde com o formato da ilha da gra bretanha na grade por ultimo o carro tinha instrumentos com a assinatura do designer e uma bolsa de denim tambem assinada por paul smith para as ferramentas do estepe foram feitos 1 800 exemplares do mini paul smith sendo 300 para o reino unido e 1 500 para o restante do mundo que poderia compra lo em preto ou branco em vez do azul
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.