hemi v8 o nome hemi e marca registrada da empresa formerly known as chrysler uma divisao da stellantis significa um v8 tradicional americano a 90° virabrequim crossplane com um comando unico no vale do v mas camara de combustao hemisferica e valvulas opostas e vela central sim a empresa chegou usar a nome fantasia num seis em linha australiano mas nao era exatamente a mesma coisa como nao e hemi de verdade o atual v8 hemi de 3ª geraçao ainda presente nos dodge durango ambos nao tem camara hemisferica de verdade; mas tudo bem sao semi hemi va https //flatout com br/charger com um seis em linha pode/ o nome virou meio sinonimo de ohv hemi e se usa informalmente em todo motor do tipo como os renault gordini 4 em linha de antigamente nao confundir com o alfa romeo twin cam por exemplo que tem camara hemisferica e valvulas opostas mas comandos no cabeçote nao e hemi para ser comando tem que ser no bloco mas hemi de verdade e o v8 e existiram poucos deles todos sensacionais por isso agora que a chrysler esta resoluta em nao deixar morrer o velho desenho mesmo que seja seu atual semi hemi vamos lembrar de todos os v8 hemi de rua que ja existiram começando do primeiro que nao e chrysler o v8 ardun zora arkus duntov o cara que depois seria famoso pelo corvette chega em 1940 nos eua com seu irmao yura ambos engenheiros e russos vinham da alemanha de onde fugiram do nazismo; eram tambem judeus em nova iorque acabam donos de uma fabrica de equipamentos mecanicos de grande sucesso durante a guerra o nome da empresa era ardun mechanical corporation ardun claro a junçao dos nomes arkus e duntov mas o que interessa aqui e o que zora bola para o pos guerra quando os contratos de guerra findam e a empresa precisava de novos produtos para manter sua renda e a de seus 300 funcionarios como um grande entusiasta de automoveis e competiçao acaba bolando algo simples mas genial um cabeçote especial para o popularissimo ford v8 flathead e nao um cabeçote qualquer mas um com valvulas opostas e camara de combustao hemisferica ao final de 1947 zora lançava no mercado o ardun ohv conversion kit que por meio de balancins e varetas acionados pelo comando central original do ford acionava valvulas opostas em uma camara de combustao hemisferica teoricamente era algo interessantissimo e avançado os cabeçotes eram em aluminio por exemplo uma novidade e alem da maior eficiencia pelo desenho da camara o cabeçote ardun permitia tambem taxa de compressao mais alta a beleza do kit estava tambem na simplicidade nenhuma modificaçao no bloco era necessaria e ate o comando original da ford podia ser aproveitado testes em dinamometro apontavam uma potencia de 160 cv o que comparava muito favoravelmente com os menos de 100 cv do motor original mas a realidade de pouco teste e desenvolvimento negava tudo isso o ardun tinha uma serie de problemas tecnicos que nao conseguiram resolver as varetas de aço fundido eram pesadissimas as sedes de valvulas se soltavam com facilidade as valvulas eram tambem muito pesadas juntas de cabeçote falhavam frequentemente a igniçao original ford nao funcionava bem com o novo motor bem como o sistema de refrigeraçao original nao cabia tambem nos carros novos ficando restritos aos carros pre guerra capos laterais retirados um fracasso completo [caption id= attachment_384054 align= aligncenter width= 999 ] o ardun para v8/60[/caption] algo em torno de apenas 200 kits foram fabricados e a ardun acaba por fechar as portas em 1949 zora durante 1949 tentara ainda outra maneira de salvar a ideia cria um motor de corrida baseado no v 8/60 60 hp uma versao menor do v 8 flathead tradicional para uso nas competiçoes de midgets comuns pelos eua tambem nao deu certo e apenas algo em torno de 20 a 30 kits para o v 8/60 foram produzidos https //flatout com br/os allard zero km em 2025/ zora nao desiste e tenta de novo se muda para a inglaterra para trabalhar com sidney allard um concessionario ford ingles que fabricava alguns leves e violentos carros esporte com motores v 8 americanos havia seria dificuldade de se importar motores para a inglaterra naquela epoca e entao allard mandava seus carros para os eua sem motor onde invariavelmente recebiam um cadillac v 8 ohv de alta compressao ja para a venda na inglaterra se encontrava preso ao v 8 ford de cabeçote plano fabricado localmente um propulsor totalmente mal ajustado para o antecessor do cobra que era efetivamente o allard j2 zora entao convence allard a produzir os ardun na inglaterra o ardun allard foi produzido em pequenas quantidades em 1950 e 1951 mas sem duvida pelos mesmos motivos que mataram o ardun novaiorquino logo morria tambem o ingles [caption id= attachment_384068 align= aligncenter width= 999 ] allard ardun[/caption] o resto da historia voces sabem zora volta aos eua em tempo de ver o corvette no gm motorama e consegue um emprego na chevrolet debaixo de cole em 1952 e se torna funcionario da gm ate aposentar em 1975 e o primeiro engenheiro chefe do corvette o ardun porem renasce na california don clark e clem tebow c&t automotive resolvem se dedicar a desenvolver o malfadado kit de zora usam valvulas do mercado ao inves das de zora ajustam as molas trocam as pesadas varetas fundidas por leves e resistentes tubulares hoje de uso universal criam coletores de admissao e escapamento um novo sistema de igniçao e comandos de valvulas especiais o motor resultante nao era barato mas transformava o velho v 8 ford em um dragao cuspidor de fogo e vapor de gasolina um monstro a se temer um streamliner chamado city of burbank propelido por um desses arduns do inferno e cronometrado em bonneville a 370 km/h em setembro de 1952 dali em diante sempre existiu alguem fabricando kits ardun sua fama aumentada pela crescente fama de zora na chevrolet ainda hoje e possivel comprar um deles novinho o chrysler hemi os motores dos carros zero km enquanto isso evoluiam a passos largos nos eua em 1949 a gm dava o primeiro passo evolutivo seus novos v 8 cadillac e oldsmobile selavam a configuraçao basica do v 8 americano com valvulas no cabeçote acionadas por varetas e balancins a partir de um comando central no bloco camara de combustao de seçao triangular wedge e taxa de compressao alta para aproveitar os avanços em combustiveis a chrysler porem iria mais alem estava entao imersa em intensa pesquisa sobre eficiencia de motores para determinar de forma conclusiva qual seria o seu motor do futuro trouxe da europa uma serie de motores das mais variadas configuraçoes de um alfa romeo dohc e um riley com dois comandos no bloco ambos com camara hemisferica ate fiat ohc e rolls royce com valvulas em f com a finalidade de testar e descobrir a melhor configuraçao para substituir seus entao arcaicos seis e oito em linha de valvulas laterais estes testes levaram a empresa a escolher a camara de combustao hemisferica com valvulas opostas e vela de igniçao central depois de muitos estudos de configuraçao de motor e acionamento de valvula chega ao seu primeiro v8 hemi lançado em 1951 comando central unico e varetas e balancins operando valvulas opostas no cabeçote e vela central exatamente como o ardun o que nos leva a uma pergunta e o chrysler hemi original de 1951 uma copia deslavada do ardun 1948 de zora o ardun pode ter o mesmo conceito basico mas em detalhe e bem diferente uma rapida olhada em ambos revela um sem fim de detalhes e caracteristicas basicas dispares uma facil de mencionar e a que o ardun e em aluminio e o hemi em ferro fundido a chrysler tambem nao cometeu os mesmos erros de zora com o trem de valvulas fazendo varetas e balancins mais robustos e principalmente leves os desenhos de camara de combustao e dutos tambem diferem muito provavelmente ninguem na chrysler jamais viu um ardun ford ao vivo temos que lembrar que a empresa de zora falhou miseravelmente produziu pouquissimos cabeçotes e que os kits eram rarissimos mais raros ate do que sao hoje o hemi v8 foi um grande sucesso para a chrysler mas era um motor caro o crescimento da popularidade de motores v8 ohv normais de valvulas paralelas mas maiores e com altas taxas e potencias equivalentes aos hemi acaba por acabar com o primeiro hemi em 1958 substituido pelos v8 wedge daimler v8 a empresa que fazia as motocicletas bsa era dona tambem da daimler; no final dos anos 1950 promove seu maior projetista de motocicletas edward turner para a chefia do braço automobilistico a daimler afinal de contas nao ia bem e precisava de ajuda o negocio que turner conhecia eram os motores; sua soluçao entao foi fazer novos motores para os daimler [caption id= attachment_384059 align= aligncenter width= 999 ] daimler sp250/dart[/caption] acabou sendo uma familia de v8 e de inspiraçao americana criado em dois tamanhos de 2 5 e 4 5 litros tinha bloco de ferro fundido e cabeçote em aluminio e desenho de camara de combustao hemisferica com valvulas opostas como os chrysler hemi; a camara de combustao e a das motocicletas triumph na verdade em desenho por motivos obvios o motor menor foi usado inicialmente no carro esporte daimler dart e depois da compra da empresa pela jaguar em uma versao do jaguar mkii renomeada daimler 250 [caption id= attachment_384058 align= aligncenter width= 999 ] daimler majestic major v8[/caption] o maior foi usado na limusine daimler majestic major um nome sensacional mas colocado num carro que essencialmente uma limousine formal mas uma com um v8 hemi extremamente potente debaixo do capo o motorzao dava 220 cv e 38 6 mkgf de torque o que era muito nos anos 1950 na inglaterra nos anos 1960 muito carro esporte tomou susto com aquele formal carro ingl~es de teto alto para dar espaço ao chapeu coco simca emi sul lembram do v8/60 em cima do qual zora fez o segundo cabeçote ardun agora visando competiçoes deslocando apenas 2 5 litros ao inves de 3 6 do v8 normal foi um fracasso de vendas para a ford muito pequeno para os americanos acaba por produzi lo em sua filial francesa pais onde 2 5 litros era um motor grande a ford francesa e comprada pela simca que herda com ela os chambord e o v8 como bem sabemos e desta forma que o v8/60 ford cabeça chata acaba por ser produzido aqui no brasil na via anchieta bem em frente a vw em 1966 o simca brasileiro recebe um novo motor tambem com camara de combustao hemisferica e valvulas opostas acionadas por varetas e balancins como o ardun e o chrysler chamado de emi sul o motor e obviamente a menina dos olhos do eng jack jean pasteur o frances que a todo custo tentava manter a fabrica brasileira operando em meio a grandes dificuldades [caption id= attachment_384052 align= aligncenter width= 999 ] jean jaques pasteur e o emisul[/caption] somando o fato de que existiu um kit ardun hemi para o v8/60 e este motor brasileiro muita gente conclui a simca copiou o ardun mas nao e e um desenho proprio da simca brasileira mas o mais engraçado e que a chrysler compra a simca e por um tempo produz esplanada regente e gtx com o motor hemi v8 franco brasileiro de origem ford o v8 emisul era mais potente e ate mais confiavel que o antigo cabeça chata; tinha 140 cv em sua versao mais potente algo que impressionava aqui na epoca mas quando chegou o dart aqui com o v8 la wedge de 5 2 litros todo mundo esqueceu que aquele pequeno v8 existira chrysler hemi 426 de volta para os eua o sucesso do novo v8 grande da chevrolet em competiçoes de nascar e arrancada gera uma reaçao da chrysler a escalada de potencia em competiçoes faz a chrysler tirar a poeira de velhos desenhos de cabeçote do hemi e adapta los a tecnologia dos anos 1960 e a seu motor de bloco grande com cabeçote wedge e 426 polegadas cubicas nascia em 1964 o elefante a segunda geraçao do hemi agora de sete litros e bloco grande o apelido vinha de seu tamanho era simplesmente o maior motor de corrida de sua epoca um monstro de tamanho e peso mas que ainda assim dava potencia suficiente para compensar o 426 hemi foi um motor produzido para uso na nascar estreando em um plymouth belvedere em 1964 mas para homologaçao foi vendido nas ruas tambem inicialmente existia em carros encomendados especialmente para arrancadas em 1965 mas em 1966 como opçao normal de serie eventualmente seria produzido ate 1971 em apenas 11 000 unidades no total seu tamanho e preço atraindo somente os religiosos mais fieis com dois carburadores quadruplos carter afb era um verdadeiro monstro principalmente quando os venturis secundarios se abriam com o pe ao fundo declarados eram 425hp mas acredita se em algo proximo dos 450cv na realidade e mais de 600 em competiçao o 426 hemi se tornaria a maior lenda da chrysler ford boss 429 a ford e a proxima a tentar um v8 hemi em 1969 lança um v8 hemi ohv baseado no seu novo motor big block 429 sete litros colocando o como opcional no mustang chamado de boss 429 este ultimo motor big block de corrida nascar que acaba nas ruas como era apenas um homologation special sem pretensao de altas vendas custava caro um boss 429 custava quase o dobro do preço do mustang basico com motor de seis cilindros em linha um total de 1 359 boss 429s foram produzidos a ford dizia que o motor no mustang tinha 380 cv a 5 200 rpm e 62 mkgf a 3 400 rpm desaparece tao rapido como apareceu em 1970 quando a nascar de novo com medo da escalada de custos proibe a camara de combustao hemisferica matando no processo o 426 hemi da chrysler tambem e dali em diante nunca mais tivemos um hemi v8 sim o atual gen iii da chrysler leva o mesmo nome mas nao e exatamente isso; os cabeçotes largos agora existem so em motores dohc
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