coisas boas vem a quem espera e um ditado nao muito conhecido em portugues para se referir a virtude da paciencia e foi com ele que akio toyoda anunciou que o supra esta de volta — e melhor que nunca pudera ele nao poderia ignorar o fato de que o publico espera ha 17 anos por um sucessor para a geraçao mais iconica do esportivo e que o novo supra e uma promessa que durou exatamente cinco anos ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] voce certamente lembra que foi nesse mesmo salao de detroit em 2014 que a toyota mostrou pela pirmeira vez o ft 1 um cupe esportivo que tinha cor cheiro e gosto de supra ainda que a marca jurasse de pes juntos que sequer sabia se aquele conceito chegaria as linhas de produçao eles talvez nao soubessem mesmo se o carro seria produzido — muita coisa pode acontecer entre o esboço no guardanapo e a produçao em serie — mas a parceria com a bmw foi anunciada em junho de 2012 e como soubemos mais recentemente foi firmada para que o supra tivesse um seis em linha sob o capo uma vez que os seis cilindros da toyota atualmente sao todos em v https //youtu be/nzso7aenya8 alem do motor dividir o custo de desenvolvimento de um esportivo e a forma mais facil de viabiliza lo sao modelos de nicho com um volume reduzido de vendas porem com as mesmas demandas de desenvolvimento e pesquisa de um carro de grande volume e por isso tambem que o gt 86 foi produzido em parceria com a subaru e o fiat 124 divide seu conjunto com o mazda miata ao ter os custos compartilhados o esportivo se tornou viavel desenvolvido pela bmw e pela gazoo racing na alemanha ele manteve o motor seis em linha dianteiro o cockpit de dois lugares a proporçao tradicional de um cupe /gt e conseguiu manter uma boa distancia do seu irmao z4 em termos de design e elementos da cabine alem da alavanca do cambio automatico de oito marchas e do teclado de comandos do ar condicionado nao ha elementos estetico ou funcional em seu design que remetam a parceria com a bmw na verdade achei que ele tem elementos mais parecidos com a alfa romeo traseira em geral e com o cayman caimento do teto e janelas laterais do que com qualquer bmw o quadro de instrumentos e todo o interior poderiam estar em um dos cupes esportivos da lexus e tem uma clara influencia da marca premium da toyota no quadro de instrumentos que parece uma versao simplificada do lf a e do lc 500 e nas linhas retas que ocultam as saidas de ventilaçao da cabine o quadro de instrumentos coloca o conta giros como principal instrumento centralizado e circunscrevendo o indicador de marchas o velocimetro digital fica a esquerda e uma tela com informaçoes adicionais a direita mais a direita esta a tela do sistema multimidia elevada sobre o painel como nos lexus rx e toyota avalon o volante tambem e tipicamente da toyota meio racional parecido com o do yaris europeu e o console central tem um apoio em rampa para o joelho direito do motorista [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 214488 214493 214495 214469 214475 214467 ] sob o capo estao os motores 2 0 e 3 0 turbo twin scroll fluxo duplo/dupla voluta fornecidos pela bmw bem como o cambio automatico de oito marchas da zf apesar de a toyota salientar que a calibragem dos motores foi feita pela gazoo racing eles tem exatamente os mesmos numeros de potencia e torque nas mesmas faixas de rotaçoes que o bmw z4 o 2 0 de quatro cilindros b48 tem 258 cv entre 5 500 e 6 500 rpm e 40 7 kgfm entre 1 600 e 4 440 rpm como no z4 sdrive 30i e o 3 0 de seis cilindros b58 tem 340 cv entre 5 000 e 6 500 rpm e 51 kgfm entre 1 600 e 4 500 rpm como no z4 m40i o japao ainda tera uma versao basica de 197 cv — mesma potencia do bmw sdrive20i infelizmente nem toyota e nem bmw divulgaram as relaçoes de marchas de seus carros mas considerando o compartilhamento dos componentes e muito provavel que sejam iguais em ambos assim como o diferencial traseiro ativo o tempo de aceleraçao de zero a 100 km/h e de 4 3 segundos com o motor seis em linha e 5 2 segundos com o 2 0 de 258 cv comparado ao cayman s o supra 3 0 e 0 3 segundo mais rapido mesmo com 10 cv a menos as bitolas tambem sao as mesmas nos dois carros — 1 594 mm na dianteira e 1 589 mm na traseira — bem como o a distancia entre eixos de 2 47 metros mas somente a toyota ressalta que o carro tem uma proporçao aurea entre as duas medidas as rodas de 19 polegadas a suspensao dianteira mcpherson com braço duplo e a traseira do tipo five link e os amortecedores adaptativos tambem sao compartilhadas pelos dois modelos mas somente o supra usa freios brembo de quatro pistoes na dianteira a principal diferença entre os dois carros segundo a toyota e que o supra teve seu acerto dinamico desenvolvido pela gazoo racing que integra o nome do carro com suas iniciais gr em vias publicas e diversos autodromos — incluindo nurburgring que esta ate mesmo no nome da divisao esportiva gazoo racing masters of nurburgring — e tem um nivel de rigidez a torçao superior ao do lexus lfa e um centro de gravidade mais baixo que o do toyota gt86 algo que a bmw nao conseguiu com o z4 devido ao teto conversivel que diminui a rigidez a torçao a distribuiçao de massa e ideal com 50% sobre cada eixo graças ao motor recuado no cofre — outra caracteristica compartilhada com o bmw [gallery type= grid size= medium link= file ids= 214473 214491 214482 ] por fora ele mantem a silhueta tradicional dos esportivos mais iconicos da toyota com o capo longo e traseira truncada a dianteira e baixa e as tomadas de ar ficam todas na parte inferior do para choques remetendo ao conceito ft 1 os dois menores levam ar para as caixas de roda e ha respiros na parte posterior do capo proximo a junçao com os para lamas e portas o recorte das portas tambem desenha uma tomada de ar traseira que direciona o fluxo de ar para as caixas de roda e e extraido por dois respiros no para choques traseiro estes dutos dao ao supra uma postura musculosa e assentada como se akira nakai tivesse colocado suas maos em um cayman o teto com a bolha dupla e uma referencia direta ao toyota 2000gt que tambem tinha esse recurso aerodinamico segundo a toyota ele reduz o atrito com o ar e tambem foi desenvolvido em parceria com outra fabricante no caso a yamaha outra remissao estetica e o conjunto optico os farois se estendem pelas laterais e as lanternas sao horizontais e ocupam boa parte da face traseira ambos como no supra da geraçao anterior a toyota ira oferecer o supra em diferentes versoes de acordo com o mercado na europa ele tera as versoes active e premium ambas com o motor seis em linha diferenciando se pelo nivel de equipamentos e itens de serie alem de uma versao especial de lançamento batizada a90 edition em referencia ao codigo da geraçao sera limitada a 90 unidades nos eua ele sera oferecido nas versoes 3 0 e 3 0 premium alem de uma versao especial de lançamento batizada launch edition e limitada a 1 500 unidades no japao serao tres versoes rz sz r e sz a primeira usa o motor 3 0 e as outras duas o 2 0 com dois niveis de potencia — 258 cv e 197 cv respectivamente https //youtu be/4s6nenolrzg em comum as versoes de topo tem o sistema multimidia com tela de 8 8 polegadas em vez de 6 5 polegadas bancos de couro sistema de audio jbl head up display e base de recarga de celulares por induçao as versoes de lançamento terao pinturas especiais na europa o a90 edition tera pintura cinza storm grey fosco com rodas pretas e revestimento de couro na parte traseira da cabine nos eua a launch edition sera oferecida com as cores absolute zero white branco nocturnal black preto e renaissance red 2 0 vermelho com retrovisores vermelhos e rodas pintadas de preto fosco todas as versoes terao de serie sistema de chave presencial ar condicionado de duas zonas retrovisores eletrocromicos camera de re sensores de chuva retrovisores com rebatimento eletrico e volante com revestimento de couro https //youtu be/j rgyc2nhnk como disse mais acima o supra sera um carro de nicho produzido pela fabrica da bmw na austria junto ao seu irmao de projeto o z4 e embora seja tentador chama lo de z4 de quimono por seu parentesco com o roadster ele e uma peça chave nos planos da toyota para alavancar sua divisao esportiva alem disso ela esta fazendo o que a bmw inexplicavelmente deixou de fazer um belo cupe compacto com um seis em linha na dianteira e traçao na traseira feito por entusiastas para entusiastas nao e mesmo m coupe
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