Sábado, 12 de dezembro, 5:03. Em 1955 seria a hora de Vittorio Randaccio partir de Brescia com seu Alfa 1900 para a Mille Miglia daquele ano. Mas em 2020 era a hora de eu partir de Ibiúna para a uma “Cento Miglia”, os 160 km que separam minha casa do Autódromo da Capuava. O que havia de tão especial para me colocar na estrada às 5:03?
O Track Day FlatOut.
Com as estradas vazias e Waze Jenkinson como meu navegador, cobri os 160 km tentando reduzir ao máximo o tempo estimado de chegada, um jogo que muitos de vocês certamente jogam. Aos poucos ia ganhando companhia na estrada. Motoristas em viagem, trabalhadores do primeiro turno começavam a ir e vir ao longo do trajeto. Cerca de uma hora mais tarde, o perfil das companhias começou a mudar. Os carros e suves prateados deram lugar a modelos mais interessantes, com roncos encorpados e um ritmo de viagem mais entusiasmado. Foi quando Waze Jenks me avisou que estávamos a menos de 10 km da Fazenda. A mudança de ares estava explicada.
No gramado à beira do asfalto estava a primeira vista do dia: Sandero RS, Alfa Romeo GTV, Peugeot 307 SW, Citroën DS3, Civic Si Turbo. Encostei meu Focus Superleggera (é um GL básico; mais leve que os outros, não?) no gramado externo e mal pisei na área de serviço da pista quando os participantes começaram a chegar.
Imediatamente fui transportado para o dia o 03/12/2016. Você talvez não lembre pela data, mas foi o exato dia em que realizamos o FlatOut Sunset Meet, e quando eu vi pela primeira vez a materialização de tudo o que fazíamos diariamente no FlatOut, a variedade de culturas e de estilos reunidas em um só lugar ao mesmo tempo para celebrar a paixão por essas máquinas maravilhosas de quatro rodas e um volante.
Na Capuava as coisas foram um pouco diferentes. Desta vez contamos com a parceria dos amigos do Crazy For Auto, uma empresa especializada e renomada pela qualidade da realização de track days. Depois, porque o evento foi reservado aos assinantes do plano FlatOuter — os eventos exclusivos são um dos benefícios aos quais você tem direito ao se tornar um FlatOuter —, então o número de carros foi limitado, mas a variedade era exatamente a mesma do Sunset Meet de quatro anos atrás: clássicos (Alfa Romeo GTV, 550 Spyder réplica, Mustang Mk4, BMW E23), JDM (WRX, Bugeye, Civic Si e VTi), hot hatches, modelos stock, picapes (no estacionamento, mas presentes), peruas e até scooters. Todo mundo junto e misturado.
Outra semelhança: a turma que veio de longe para estar perto. Havia FlatOuters de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais e até do Espírito Santo. Vieram rodando para acelerar com a gente — mais uma forma de materialização do espírito entusiasta.
E apesar da chuva leve pela manhã, o tempo colaborou no restante do dia, que decorreu com pista seca, e temperaturas amenas para uma véspera de verão. Não apenas o clima meteorológico estava bom: o clima amistoso na pista e a auto-organização dos participantes foi algo que surpreendeu toda a equipe. Todos os participantes se moderaram tanto na pista quanto no acesso e, felizmente, não tivemos nenhum momento em que a pista ficou cheia demais para virar tempos melhores. Era como ver a camaradagem e o respeito dos comentários do site e do grupo em forma de “gentleman driving”.
Confira a seguir a mega-galeria do evento, que foi fotografado pelo Rafael Micheski e pelo Gabriel Albuquerque!
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