A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Games Projetos Gringos

Traffic Racer  vai transformar seu smartphone em um simulador de rachas

Não precisamos repetir, mas lá vai: correr em vias públicas não é lá uma ideia muito inteligente. Mesmo que algumas histórias que envolvem a prática sejam muito interessantes de se ler, melhor deixar estas coisas para os games — como Traffic Racer, que nos últimos dias andou fazendo um sucesso estrondoso entre os gamers adeptos de smartphones e tablets por ser exatamente um…  simulador de rachas portátil!

O game foi desenvolvido pela SK Games, empresa fundada pelo desenvolvedor Soner Kara. Traffic Racer foi o primeiro trabalho da empresa, que foi lançado no fim de 2012 e não demorou a se tornar o app pago mais baixado do iTunes. No mês passado, só no Google Play, a loja de apps do Android, foram mais de 50 milhões de downloads. Mas o que este game tem de especial para atrair tanta gente?

trafficracer (3)

Sim, é verdade que existem vários games nos quais você pode disputar corridas nas ruas — de Road Fighter, para o NES, a Need For Speed: Rivals, o mais recente título da franquia lançado para computadores e para a última geração de consoles. Mas Traffic Racer traz uma combinação que, certamente, é o que fisga os gamers: jogabilidade simples e intuitiva, com uma rápida curva de aprendizado, bons gráficos — nada excepcionalmente lindo, mas suficientemente atual — e uma bela seleção de carros.

A lista é variada — você encontra de Camaro 1968 a Honda Civic Si de oitava geração, passando por clássicos entusiastas como Honda S2000 e Civic VTi EK9, Nissan Skyline GT-R R32, Toyota Supra e até carros mais modernos, como Dodge Challenger e Lancer Evo IX. Tem até o BMW M3 E30, para quem curte clássicos europeus. Ao todo são 21 carros, e as atualizações periódicas sempre adicionam novos modelos à lista.

trafficracer (2)

 

Os carros não trazem nenhuma identificação de marca ou modelo, provavelmente por questões de custo, mas também não faz questão nenhuma de esconder as identidades dos carros. Até agora, nenhuma fabricante de automóveis se manifestou contra o game, então provavelmente isto não as incomoda tanto.

O objetivo do game é percorrer a maior distância em uma estrada infinita e conta com alguns modos pré-definidos:

  • Sem Fim Via Única: uma estrada infinita, onde você dirige no mesmo sentido do tráfego e precisa ir o mais longe que puder sem bater
  • Sem Fim Duas Mãos: a mesma coisa, só que com tráfego nos dois sentidos
  • Contra o Relógio: Você precisa fazer a maior quantidade de pontos que puder em 100 segundos, e pode bater — mas isto vai lhe custar tempo
  • Livre: dirija o quanto puder, como quiser, sem regras. Dá para escolher a intensidade do tráfego: de pista lotada a deserta — só você e o asfalto virtual

Também há o modo Daily Bonus, no qual você pode ganhar dinheiro costurando o tráfego em uma ambulância.

Os pontos são distribuídos de acordo com seu desempenho — marcas de velocidade atingidas, distância percorrida e quantidade de carros desviados na contramão e no sentido correto. Ao passar de 100 km/h, você ganha pontos extra se tirar “finas” dos carros.

E o que você faz com este dinheiro? Pode comprar novos carros, além de rodas e pinturas para dar aquela personalizada básica, além de liberar novas pistas (quatro no total, duas abertas logo de cara). Além disso, ao se conectar com uma conta de e-mail, você pode entrar para o ranking mundial.

trafficracer (1)

O controle do carro é extremamente simples: com o canto inferior direito da tela, você acelera, enquanto no lado oposto fica o freio. Para esterçar, é só inclinar o celular/tablet para um lado ou para o outro — e o carro é sensível o bastante para permitir um controle bem razoável. Em pouco tempo você pega o jeito e consegue chegar bem longe.

Os caras do Car Throttle entraram em contato com Soner Kara, e ele falou um pouco sobre a história do game: “Comecei este projeto como um hobby e a primeira versão levou oito meses para ficar pronta. Já estou atualizando o game há dois meses, e a primeira versão só tinha cinco carros. Agora são 21 carros e há muitos outros recursos”, ele conta.

Ele também diz que pretende manter as atualizações por um bom tempo, e diz que no próximo update será adicionado “pelo menos um supercarro, que será o mais rápido do jogo”. Além disso, um modo de perseguição policial também está nos planos — para o deleite dos fãs dos títulos clássicos da franquia Need for Speed.

trafficracer (2)

Traffic Racer está disponível para Android, iOS e Windows 8. É grátis para as três plataformas, mas permite que você compre dinheiro do game usando dinheiro real (um cheat pago, na prática.  Também não é um game pesado, e roda suavemente até em smartphones intermediários. Só não vá jogá-lo enquanto dirige — seria tão ruim quanto disputar rachas de verdade…

Matérias relacionadas

The Need For Speed: o game de corrida que formou gerações de entusiastas

Dalmo Hernandes

Design automotivo: o IED mostra o caminho das pedras (e clay, sketch e 3D) no Brasil

Juliano Barata

Cayman GTR: o 911 de motor central-traseiro que a Porsche (ainda) não fez

Dalmo Hernandes