e realmente incrivel que ja se vao 35 anos desde a introduçao do porsche 944 s2 e sua versao cabriolet a primeira versao conversivel do porsche transeixo de quatro cilindros desde o lançamento do 924 em 1976 parece literalmente que foi ontem mesmo para quem nao tinha nascido ainda olhem para ele nao parece nada datado nao parece antigo em 1989 ano de seu surgimento um carro de 35 anos de idade seria de 1954 ano de lançamento do simca vedette pai de nosso chambord do austin westminster e do studebaker conestoga; carros sem absolutamente diferentes de um 944 s2 trinta e cinco anos antes de 1954 e 1919 epoca em que o ford modelo t era o maior sucesso de vendas no mundo todo ta 1954 e o ano tambem do 300 sl asa de gaivota mas e exceçao que comprova regra um ganhador de le mans para as ruas como um amg one hoje [gallery ids= 358117 358119 358118 ] mas olhe um 944 s2 um carro que nem era estupidamente caro ou exclusivo e os carros de 2024 hoje e a diferença e quase irrelevante diria ate que dessa vez parece involuçao sim ainda temos carros esporte modernos de motor dianteiro e traçao traseira mas a formula original e interessante dos 944 parece desaparecida par sempre; o mundo hoje tem menos variaçao de formulas viaveis e isso e uma lastima [caption id= attachment_358123 align= aligncenter width= 999 ] porsche 944 s2 1989 1991[/caption] imagine este mesmo carro um 944 s2 cabrio lançado hoje nao ha uma combinaçao de esportividade e luxo como a dele hoje no mercado e do potente quatro em linha aspirado ao cambio manual da traçao trasira ao teto conversivel eletrico de sua aparencia atemporal ao seu desempenho nada parece menos que sensacional mesmo olhando de 2024 um modelo t nao tinha lugar em 1954; um simca chambord seria ridiculo em 1989 mas os carros de 1989 parecem cada vez mais propostas mais interessantes que a maioria dos carros de 2024 como fomos chegar aqui mas chega de divagaçao carros bem cuidados nao morrem nunca e podemos ainda achar modelos 1989 em bom estado; vamos entao olhar um pouco para esta incrivel e esquecida variaçao do tema porsche o conversivel da familia transeixo o porsche pequeno cresce ferry porsche um jovem dos anos 1930 era um aficionado pelos conversiveis ao criar a marca de automoveis porsche o primeiro carro era um roadster o 356/1 de 1948 quando o prototipo 356/1 de motor central virou o 356/2 de produçao com motor traseiro ganhou um teto mas a opçao conversivel existia desde o inicio se ferry e o fundador e o espirito da porsche encarnado em pessoa um porsche deve ser conversivel [caption id= attachment_358127 align= aligncenter width= 999 ] ferry porsche e o 356/1[/caption] quando o 911 estava sendo bolado nos anos 1960 porem pensou se em fazer algo diferente o ambiente e a atitude com relaçao ao automovel começava a mudar e a industria achava que o conversivel tinha pouca chance de sobreviver por motivos de segurança passiva em capotamentos eram letais mas ferry ainda nao estava pronto para desistir deles [caption id= attachment_358128 align= aligncenter width= 999 ] targa [/caption] o resultado e o teto targa efetivamente uma alça como uma de uma cesta de piquenique colocada onde antes existia a coluna b no cupe no 911 era larga e parruda; uma proteçao para capotamento aparentemente melhor ate que a do cupe mas permitia abrir o carro no inicio alem do tetinho em cima do motorista removivel atras desta alça tambem era tecido removivel depois viraria vidro e targa um nome dado em homenagem a prova siciliana da targa florio virou sinonimo deste tipo de semiconversivel onde so o teto acima do motorista pode ser removido o 914 carro criado junto com a vw para ser um porsche barato e um cupe vw caro para substituir o karmann ghia tinha o conceito targa ja embutido em seu desenho todo 914 e targa fora um ou outro carro especial ou de competiçao onde se soldava um tetinho na abertura para mais rigidez paradoxalmente o 914 de oito cilindros feito para ferry era fechado; mas sabendo de sua preferencia os criadores tascaram um teto solar ali https //flatout com br/o 914 8 um presente para ferry porsche/ mas durante os anos 1970 uma avalanche de legislaçoes de emissao de poluentes e de segurança passiva atingiu toda a industria do automovel o futuro parecia negro de legislaçao ainda mais draconiana e se imaginava que conversivel nao teria mais lugar no mundo [caption id= attachment_358130 align= aligncenter width= 999 ] 924 sempre fechado[/caption] e por isso que o futuro da porsche visto de 1974/1975 nao contemplava conversiveis o 928 um carro de v8 dianteiro arrefecido a liquido com transeixo na traseira configuraçao criada por medo de legislaçao diga se de passagem criado para substituir o 911 nao tinha previsao de teto conversivel ou targa so fechado o 924 outro carro desenvolvido com a vw mas que acaba sendo vendido so como porsche como efetivo substituto do 914 tambem era um monobloco criado para ser somente um carro fechado [caption id= attachment_358131 align= aligncenter width= 999 ] motor na frente cambio atras o 924/944[/caption] um pequeno tl;dr para quem nao lembra do 924 era um carro esporte criado para usar componentes vw de prateleira que devia ser lançado como audi mas como sabemos virou o porsche 924 em 1976 era um cupe 2+2 que usava um motor audi/vw quatro em linha arrefecido a liquido um dos motores que hoje colocamos na categoria generica de ap e seu transeixo mas por meio de um tubo de torque separava se o motor deste transeixo fazendo se um carro de motor dianteiro e traçao traseira o 924 tinha suspensoes vw tambem mas era todo independente e com massas bem distribuidas concentradas bem em cima dos dois eixos era um carro de comportamento excelente que so melhoraria com o tempo em 1982 aparece o 944 paralamas alargados e um motor porsche efetivamente meio v8 do 928 com 2 5 litros e 160cv mas sempre cupe nada de conversivel ate ali o 944 s2 a evoluçao do 944 como todo porsche e constante o motor apareceu ja de inicio todo de aluminio com injeçao eletronica sohc e duas valvulas por cilindro tinha tambem para suavizar vibraçoes e torna lo tao sofisticado e liso como um seis em linha bmw dois eixos contra rotativos de patente mitsubishi sim pagava royalties para os japoneses [caption id= attachment_358133 align= aligncenter width= 999 ] 944 s2 uma fera mas compacto[/caption] para o ano modelo de 1986 a porsche lançou o 944 turbo conhecido internamente como 951 com turbo e intercooler eram agora 220 cv a 6 000 rpm; suficiente para uma velocidade maxima de 240 km/h incrivel para sua categoria e epoca a versao turbo manteria o cabeçote sohc ate o fim do 944 e depois teria sua potencia aumentada em 1988 para 250 cv [caption id= attachment_358140 align= aligncenter width= 900 ] turbo [/caption] mas a versao aspirada mais barata melhorava tambem uma versao basica de 2 7 litros e uma versao 944 s com cabeçote dohc/16v e 2 5 aparecem em 1987; esta ultima capaz de 190 cv mas e para o ano/modelo 1989 que se reprojeta consideravelmente o motor de quatro cilindros inclinado da porsche este novo motor se juntaria a um exterior do turbo e o novo painel de instrumentos moderno de 1988 para fazer o 944 s2 uma das versoes mais interessantes de toda a longa historia desta familia de carros o novo quatro em linha mantinha o bloco anterior mas agora com um curso de 88 mm no mesmo diametro de pistao de 104 mm para um total de 2990 cm³ o cabeçote era baseado no v8 do 928 s4 de 1988 era dohc/16 v com vela central e com taxa alta para a epoca de 10 9 1 resultava em algo realmente interessante 211 cv a 5900 rpm e 28 5 mkgf a 4000 rpm suficiente para desempenho do 944 turbo de 1986 mas em um carro aspirado e bem mais barato 0 100 km/h em seis segundos cravados e mais de 230 km/h de final o 944 conversivel finalmente de 1977 ate o inicio dos anos 1980 a possibilidade de se criar uma versao targa do 924 sempre existiu mas nunca foi adiante com a chegada do americano peter schutz na cadeira de presidente tudo mudaria como sabemos e schutz que determina que o 911 seria praticamente imortal e e ele que cria o primeiro 911 conversivel de verdade em 1982 como ja contamos aqui https //flatout com br/911 sc a volta do porsche conversivel flatout classics/ mesmo assim mesmo com o sucesso do 911 conversivel demorou para aparecer o 944 sem teto e no caso do 928 por sinal nunca apareceu o mercado alemao e americano ja tinha varias empresas que convertiam 944 em conversiveis; faltava a porsche pegar um pouco desse dinheiro todo em setembro de 1985 no salao de frankfurt aparecia o 944 conversivel mas ainda assim estava a 3 anos de chegar ao mercado o fato e que o 911 foi facil de se fazer com base no targa existente e fabricado em casa o 944 era feito na fabrica da audi em neckarlsulm e nunca tivera reforços estruturais no assoalho para se retirar o teto a porsche teria que subcontratar a produçao criou um processo de compra para isso pedindo propostas de fornecedores a propria fabrica de neckarsulm era uma das candidatas outro foi o criador dos prototipos do 944 conversivel karl baur outro foi a american sunroof company mais conhecida como asc com sede em michigan e liderada pelo maluco alemao heinz prechter propostas foram recebidas das tres partes com base em uma produçao de 3 000 carros por ano a asc era de longe a melhor proposta prechter estava ansioso para conseguir o negocio e tinha um aliado em peter schutz mas nao foi facil os alemaes queriam a conhecida baur mas com o apoio de schutz ganhou a cotaçao a asc teve que abrir uma filial e fabrica na alemanha para produzir o 944 conversivel o processo final era tudo menos simples carrocerias iam de neckarsulm para a asc onde um cortador a plasma cotava o teto fora; o assoalho recebia uma serie de reforços soldados adicionando 70 kg a carroceria ainda sem pintura a traseira recebia tampa de porta malas nova e tudo voltava para a audi para ser pintado e montado com os componentes comuns do 944 normal bancos acabamento interno mecanica etc de volta na acs recebiam as peças exclusivas para brisa menor e diferente teto vidros banco traseiro etc na asc dois inspetores da porsche estavam alocados para aprovar o carro evitando mais uma volta a neckarsulm mas a asc nada acostumada com o modo alemao de fazer as coisas e seu poderoso sindicato ig metall teve uma serie de problemas para atingir as metas de produçao do planejado maximo de 7000 carros por ano chegou se a na melhor hipotese 1500 carros/ano [gallery ids= 358155 358154 358150 ] o teto era inicialmente manual mas depois visando mercado americano principalmente uma versao automatica eletrica aparece opcional na alemanha se soltava as travas no para brisa manualmente com uma ferramenta especial e depois apertava se o botao no console o teto e os vidros todos desciam o 944 s2 ja era um carro especial podia ser usado como um gt de alta velocidade e conforto ou um carro esporte com resultados incriveis em provas amadoras em pista por exemplo o cabriolet era tao rigido quanto o cupe se um pouco mais pesado na verdade como um carro de rua era algo fenomenal pronto para qualquer estado de espirito do dono com teto fechado e ar condicionado um carro de luxo; com teto baixado em estradas truncadas um carro esporte [caption id= attachment_358157 align= aligncenter width= 999 ] turbo [/caption] mas a porsche faria mais no fim da historia do 944 em 1991 quando estava prestes a ser substituido pelo 968 em fevereiro de 1991 a porsche revelou o 944 turbo cabriolet que combinava o motor turbo s de 250 cv com a carroceria conversivel da asc um ainda mais incrivel 944 mas de produçao limitada apenas 625 foram construidos 100 dos quais com volante a direita para os mercados do reino unido japao australia e africa do sul nenhum veio para o continente americano oficialmente o 944 turbo cabriolet e o apice do modelo uma ode a tudo que o 944 foi e a missao mista de gt relativamente barato que sempre significou claro que continuaria no 968 mas este era algo mais caro e diferente menos efetivo mercadologicamente ainda que ainda sensacional como carro e e efetivamente historia para outro dia
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