esse negocio ai em cima e exatamente o que voce esta pensando um trem movido por motores a jato um nao dois um trem americano chamado m 497 e um trem sovietico chamado svl para ser mais exato houve uma epoca entre o fim dos anos 1950 e o inicio dos anos 1960 em que as pessoas acreditaram que o futuro seria movido por esses motores a chrysler fez um carro a jato a de havilland fez um aviao a jato a hanna barbera fez uma familia a jato por que nao fazer um trem a jato essa historia dos jatos começou um pouco antes ainda durante a segunda guerra mundial quando os motores a jato começaram a ser usados em avioes de caça a segunda guerra alias e o ponto de partida de todos os elementos desta historia e tao fascinante que a gente ate esquece que quase 75 milhoes de pessoas morreram por ela como voce sabe eua e urss lutaram juntos contra o nazifascismo europeu e derrotaram adolf hitler e seu amigo italiano benito mussolini apesar de suas posiçoes politico economicas divergentes pois estas divergencias ja estavam falando mais alto antes mesmo do fim da segunda guerra e desencadearam uma disputa ideologica que resultou em uma outra guerra — que nao foi exatamente uma guerra porque nao houve conflito armado nesta guerra fria as duas superpotencias mundiais e seus aliados disputavam sua influencia sobre o restante do mundo e o jeito de fazer isso era com demonstraçoes de poderio militar e tecnologico o que uma potencia fazia a outra repetia os sovieticos mandaram uma cachorrinha para o espaço os americanos disseram que mandariam um homem para o espaço os sovieticos mandaram antes os americanos disseram que chegariam a lua os americanos e os ingleses fizeram avioes comerciais a jato e ate um supersonico os sovieticos fizeram o mesmo era mais ou menos como a mercedes e a bmw vem fazendo nos ultimos 40 anos por isso quando os eua decidiram fazer um trem a jato os sovieticos nao ficaram para tras e fizeram um trem a jato tambem e aqui a historia volta para a segunda guerra quando esta disputa de mensuraçao falica começou ao final do conflito a vida voltou ao normal nos eua os fabricantes voltaram a fazer carros o governo criou um sistema rodoviario moderno para que estes carros pudessem viajar em alta velocidade e aquelas criaturas sobre trilhos da primeira revoluçao industrial ja nao eram mais necessarias na europa e no japao as rodovias e ferrovias estavam mais destruidas que a reputaçao dos alemaes e ainda que elas estivessem resistido a seis anos de guerra a populaçao nao tinha dinheiro para comprar carros foi por isso que mais tarde surgiram os carros populares como o fiat nuova 500 os messerschmit kr o isetta o mini o citroen 2cv eram carros que o povo pobre poderia comprar para usar nas cidades mas antes disso o investimento inicial em infra estrutura de transporte foi todo para as ferrovias transporte coletivo para as massas camarada capitalista https //www youtube com/watch v=hawopgarkqk isso levou a evoluçao do transporte ferroviario na europa e no japao que em 1964 inaugurou a shinkansen sua famosa rede de trens bala capazes de viajar a 210 km/h ja nos eua o sistema ferroviario entrou em decadencia primeiro devido ao sistema de rodovias interestaduais as famosas interstates depois graças a ascensao da aviaçao comercial que viu os primeiros avioes a jato no final dos anos 1950 — algo particularmente util em um pais continental que tipo de maluco passaria horas talvez dias em um trem se era possivel viajar mais rapido de aviao ou mais convenientemente com seu carro bem maluco nenhum e sim quem nao tinha dinheiro para comprar as carissimas passagens de aviao nem para ter um carro inspirado pelas shinkansen o presidente americano lyndon johnson conseguiu aprovar o high speed ground transportation act em 1965 era uma especie de pac dos trens um incentivo governamental ao transporte ferroviario como tentativa de melhorar a qualidade de vida de quem nao tinha um carro foi o inicio da era dos trens rapidos nos eua eles poderiam simplesmente comprar a tecnologia do japao mas isso nao seria muito americano especialmente em uma epoca em que a memoria dos americanos sobre os japoneses nao era das melhores we do it in our own way as locomotivas da epoca ja funcionavam com motores de pistao movidos a diesel que atuavam como geradores de eletricidade eram diesel eletricas mas nao passavam de 130 km/h como ir alem da mesma forma que os avioes ora pois motores a jato o futuro era a jato lembra assim em 1966 a new york central railroad nyc uma das empresas que operavam no sistema ferroviario dos eua desenvolveu e testou um trem a jato chamado m 497 mais conhecido como black beetle resista a tentaçao de chama lo de fuscao preto para desenvolver o trem a jato a nyc pegou um trem budd a diesel modificou sua dianteira plana com uma carroceria aerodinamica e instalou no topo do carro dois motores a jato usados general eletric j47 19 vindos de um bombardeiro intercontinental convair b 36 peacemaker estes motores produziam 26 56 kn; como referencia isso e 20% do empuxo dos boeing 737 mais recentes o trem a jato passou por uma bateria de testes preliminares e partiu para um teste de velocidade maxima em 23 de julho de 1966 em um trecho entre butler indiana e stryker ohio convenientemente escolhido por ser reto plano e bem conservado o trem chegou a impressionantes 295 60 km/h problema resolvido certo https //www youtube com/watch v=sag qqsig4i errado o trem a jato americano se mostrou inviavel comercialmente nao por causa do consumo de combustivel ou da competitividade contra carros ou avioes mas porque tais velocidades levariam a um desgaste excessivo da rede ferroviaria foi a manutençao projetada que inviabilizou o negocio dizem ate que o teste de velocidade do trem era apenas uma açao publicitaria para difundir a ideia entre os americanos quem sabe encontrar investidores ou atrair empresas que desenvolvessem tecnologias para aumentar a velocidade dos trens se foi mesmo uma açao publicitaria ela funcionou porque os russos ficaram sabendo do trem a jato americano e e claro que eles fizeram o seu tres anos mais tarde sim as coisas eram mais lentas nos anos 1960 o desenvolvimento nao foi muito diferente dos eua um vagao ja existente originalmente impulsionado por um motor diesel foi adaptado para cortar o ar com mais facilidade e impulsionado por um par de motores a jato de origem aeronautica o carro era um riga er22 largamente modificado pela kalininsky — a fabricante de trens da cidade de kalinin ja os motores inicialmente seriam os mesmos do caça mig 15 que se mostraram caros demais por serem produzidos em menor escala no fim das contas os motores vieram do yakovlev yak 40 um aviao civil de passageiros lançado no ano anterior eram dois motores ivchenko ai 25 que produziam 16 9 kn de empuxo pouco mais de 10% de um 737 moderno e foram instalados sobre um carro riga er22 os primeiros testes começaram em 1971 inicialmente para descobrir os pontos criticos de estabilidade e movimentos do trem que nao passaria dos 165 km/h como os resultados revelaram foram feitas modificaçoes nas rodas e reforços estruturais para tornar o trem mais resistente a torçao no ano seguinte o trem batizado svl sigla russa para speed wagon laboratory foi levado a ferrovia pridneprovskaya na ucrania e atingiu 250 km/h na viagem entre dneprodzerzhinsk hoje chamada kamianske e novomoskovsk apesar de balançar demasiadamente acima de 160 km/h entre 1972 e 1975 o svl continuou servindo a sua funçao de mula de testes e contribuiu para o desenvolvimento das tecnologias que seriam aplicadas aos trens eletricos de alta velocidade lançados a partir de 1974 entre eles o famoso riga er200 que operou entre 1984 e 2009 com o inicio da operaçao regular dos trens de alta velocidade o svl voltou para a kalininsky onde passou 10 anos abandonado [caption id= attachment_183522 align= aligncenter width= 999 ] svl em 1985[/caption] em 1986 o governo tentou recuperar o trem criando uma especie de cinema sobre rodas e ele começou a ser restaurado foi quando ganhou a pintura azul e branca que ate lembra os antigos avioes da varig e teve suas janelas substituidas pelas originais o projeto acabou nao indo adiante naqueles ultimos anos da uniao sovietica e o trem continuou largado a propria sorte treze anos mais tarde com a uniao sovietica dissolvida o governo considerou transferir o svl para o museu ferroviario da russia em sao petersburgo mas o trem estava tao danificado que sua velocidade de transporte nao poderia chegar aos 25 km/h enquanto o projeto de restauraçao se desenrolava ele acabou ficando no mesmo lugar e continuou sendo dilapidado por vandalos e desocupados [gallery columns= 2 link= file size= full type= grid ids= 183527 183524 183525 183523 ] foi somente em 2008 33 anos depois de sua aposentadoria que ele finalmente encontrou um final digno sua dianteira junto dos motores a jato foi cortada restaurada e transformada em um monumento comemorativo dos 110 anos da fabrica de trens de kalinin hoje batizada de tver e se voce esta se perguntando sobre o destino do black beetle ele foi bem mais inglorio apesar de ter continuado em testes ate 1977 ele teve seus motores retirados e foi sucateado em 1984 ate hoje nenhum trem americano superou seu recorde de velocidade
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