foto de abertura @leandromoraesrosa começo hoje com um importantissimo e inescapavel disclaimer nao nao acho que um chevette e mais carro que uma alfa romeo gtv derivada da giulia tipo 105 de forma alguma https //flatout com br/mao vs murad alfa romeo gtv vs chevette/ na verdade tenho o gtv na mais alta conta e um dos carros mais legais ja criados em toda a historia do automovel para mim la juntinho dos 911 classicos ate 1973 e so um pouco abaixo do miura e do e type e diferente desses outros vieram numa quantidade consideravel para o brasil e nem sao absurdamente caros aqui no pais e ha a opçao da spider menos focada em desempenho mas divertidissima e alegre por ser um roadster https //flatout com br/mao drives alfa romeo spider 2000 na estrada dos romeiros/ como mostramos naquela vez em que comparamos a gtv 1750 do murad com meu chevette o alfa romeo pode nao ser mais rapido que meu chevette mexido e aliviado; mas isso nao quer dizer que sao comparaveis no alfa tudo e perfeito a posiçao de dirigir baixa e de pernas esticadas; o volante grande de madeira lindissimo os ainda mais lindissimos mostradores atras dele com seu desenho icones e movimento unicos o banco que nessa 1750 e aquele de laterais vazadas; de espuma pu e modernissimo para sua epoca e apoia voce inteiro alem de ser um classico em design o quatro em linha twin cam pode nao dar mais desempenho que o meu chevette mas tem uma resposta um som e um companheirismo inimitaveis nao adoro meu carro mas muito por nao poder ter um alfa tudo nela funciona para nosso prazer e ela responde a nossos comandos com uma alegria e subserviencia de deixar queixo caido rapida obediente controlavel e previsivel uma delicia e uma experiencia unica tenho chevette tambem meio tambem por andar sem muita paciencia para cuidar de carro ultimamente; o alfa romeo e um carro muito antigo 50 anos na melhor hipotese e suas peças e mao de obra dificeis de se achar o chevette tem peças ainda e se o cara sabe colocar ferradura em cavalo ele conserta chevette ser facil e barato de manter e parte do que gosto dele hoje cai bem na minha realidade atual desde que andei na alfa comparando com o chevette azul porem tentei chegar mais perto dela o juliano barata descartando os bancos concha de sua alfa romeo gtv para colocar novos melhores me deu os antigos com a inestimavel ajuda de meu amigo marcelo loss que criou um suporte adaptador foram para o carro e imediatamente ele ficou mais alfa na posiçao de dirigir me obrigou a calçar a coluna um pouco para baixar o volante e usar um volante maior de passat ts de novo para ir em direçao a gtv a alavanca de cambio teve que ser esticada para que a alcançasse na nova posiçao a consequencia e que o banco traseiro agora e quase que completamente inutil a posiçao porem melhorou muito e em pista nao solta fixaçoes como o banco original que me obrigava reforma a cada corrida e agora uma alfa claro que nao melhorou mas nunca sera igual eu sempre soube disso o volante por exemplo vindo mais para perto de mim acentua o fato que e torto um pouco a pedaleira feita para um motorista mais alto e mais para frente ficou estranha agora e mais dificil de fazer punta tacco ainda vou tentar remediar o segundo item mas o primeiro deixa assim va sera sempre um compromisso de tamanho do retrabalho/resultado como em tudo que se modifica podia ir alem nessa onda de fazer o carro mais alfa romeo claro que sim mas fica tao caro que melhor comprar uma alfa uma vez vi bancos de 1750 a venda custavam o que paguei no meu chevette inteiro um jogo de instrumentos de alfa romeo 2300 seria sensacional e nao absurdamente caros mas adapta los no chevette ia ser osso enfim nunca sera alfa entao vamos manter o espirito low cost ainda que um capo de fibra de carbono de apenas 3 5 kg povoa meus sonhos; se nao fosse tao caro mas divago o assunto aqui e como voces sabem que com alguns amigos criei o trifoglio chevette racing team tambem cujo mote e o porque quatro folhas e muito caro a iconografia criada pelo amigo robertinho @roberto octavio filho o nosso very own pete brock adorna alguns chevettes alem do meu e ate o spyder replica do loss que pela ajuda e amizade e a exceçao nao chevette da equipe https //flatout com br/estrada dos romeiros e cabelos ao vento porsche 550 spyder mao drives/ estavamos em primeiro segundo e terceiro lugares da categoria d1 no campeonato de 2023 do hot lap limeira em 2023 quando ele abruptamente foi cancelado ainda estamos esperando nossos trofeus porem tecnicamente a equipe ficou em primeiro segundo e terceiro na categoria [caption id= attachment_374069 align= aligncenter width= 999 ] o outro chevette da equipe do fabio pinho[/caption] o volante do ts me deu ideia de chamar meu chevette azul de trifoglio special; e agora seu apelido oficial se voce chegou aqui agora vale explicar rapidamente o que ele e o carro passou 46 anos com seu primeiro dono o meu amigo paulo levi antes de compra lo em 2021 o paulo comprou o carro na concessionaria itacolomy na avenida otaviano alves de lima 5900 freguesia do o em sao paulo no dia 9 de outubro de 1975 pagou trinta e tres mil e oitocentos cruzeiros quase cinco mil sendo o imposto de circulaçao de mercadorias e o unico opcional extra atendia pelo rpo a83 bancos dianteiros com encosto reclinavel milimetricamente [caption id= attachment_374071 align= aligncenter width= 999 ] quando chegou em casa 2021[/caption] o paulo gostou tanto do carro que em 1986 dez anos depois ainda era seu dono mas neste ponto o chevette tinha evoluido desde 1983 tinha cinco marchas e relaçao de diferencial mais longa; o motor era de 1 6 litros; radiador era menor e mais moderno e a igniçao era eletronica o paulo resolve que quer isso tambem mas nao esta disposto a abandonar o seu chevette azul resolve isso de maneira pragmatica compra um chevette seminovo um 1983 a gasolina e transplanta todas essas novidades para seu chevette velho ; originalmente 1400 cm³ e quatro marchas aproveita e alarga as rodas originais para usar os pneus radiais 175/70 r13 do chevette mais novo tambem [caption id= attachment_374072 align= aligncenter width= 999 ] o paulo levi[/caption] era efetivamente um restomod ainda que o termo nao existisse em 1986 mas nao ficou so nisso no fim de 1988 resolve que queria mais com ajuda da retifica paula faria de sao paulo bola um esquema para preparar o motor do chevette para ainda mais potencia comprou zero km em concessionaria um cabeçote de chevette 1 6 1982; ainda o cabeçote antigo mais facil de trabalhar mas para os 1 6 a paula faria trabalhou o cabeçote rebaixando o ligeiramente para mais taxa polindo e usinando os dutos e igualando o volume de todas as quatro camaras mas o paulo comprou tambem um comando de valvulas novo na concessionaria este teria um destino diferente [caption id= attachment_374074 align= aligncenter width= 999 ] o chevette hoje[/caption] em dezembro de 1988 com o comando na mala bate na porta da ed iskenderian racing cams em gardena na california a seu pedido a empresa refaz o comando segundo seu perfil z 330 hyd fazendo dele um comando simetrico com 270° de duraçao tanto na admissao quanto no escape e este o comando que ainda esta no carro chegando de volta em sao paulo a paula faria balanceia as partes moveis pistao biela virabrequim o cabeçote alem do retrabalho e preparaçao recebe valvulas de admissao de monza maiores com 41 mm todo o conjunto foi montado com um weber duplo do citroen cx 2400 e um coletor de escape tubular 4×1 tambem recebe um banho de tinta nova nessa epoca depois disso eu troquei volante duas vezes retirei coisa de 50 kg do carro; coloquei rodas de aluminio momo de bmw 2002 e as modificaçoes internas que ja mencionei nos freios apenas pastilhas tec pad para pista e fluido de freio motul que tinha guardado de minha bmw e so mas durante os anos de 2022 e 2023 notei uma coisa no uso extensivo em pista nenhuma alfa romeo gtv fazia tempo melhor que eu no track day do flatout do ano passado eu e meu amigo eric com sua gtv 2000 tivemos momentos sensacionais na capuava andamos um junto do outro as vezes ele na frente as vezes eu mas absolutamente equilibrados eu na cola dele e ele na minha foi mega legal; a vida devia ser so isso seguir uma alfa gtv dando tudo com meu carrinho [caption id= attachment_374075 align= aligncenter width= 999 ] o eric me passando na reta devagarziiiinho[/caption] na reta lentamente me passava; no meio eu fazia diferença peso acredito ser um fator principal meu carro deve estar perto de 800 kg cravados talvez menos em pista sem estepe e macaco uma alfa gtv 2000 tem o mesmo entre eixos do chevette e apenas 36 mm menor no comprimento total mas pesa 1040 kg; e teoricamente mais potente aos 120 cv porem; se eu tiver 100 cv cravados no chevette e muito https //flatout com br/jetta vs virtus e outras comparacoes malucas/ dai eu lembrei de algumas coisas interessantes conheço seis amigos que tem gtv ou spider; a metade andando a outra em reforma ja imaginou esse povo todo na pista mais a equipe trifoglio o chevette 1988 1 6/s a alcool do fabio roadrunner pinho e a spyder 550 do loss seria um dia positivamente lendario e eu queria estar neste meio mas e dificil animar esse povo todo para que isso aconteça entao o fiz de uma forma diferente criei a medalha trifoglio a ideia e simples ganha a medalha trifoglio qualquer alfa romeo de 4 cilindros aspirado que fizer melhor tempo que o chevette azul em um dia e lugar onde estiver andando nao vale tempo menor em outro dia na mesma pista; os dois carros tem que correr no mesmo dia e lugar qualquer alfa de quatro cilindros aspirada vale [caption id= attachment_374076 align= aligncenter width= 999 ] sai da frente valdirene [/caption] reparem que nao so gtv e spider valem 155 145 156 qualquer alfa de quatro cilindros aspirado e para alguem ganhar mesmo nao e eu me achando quero e estar na pista com eles; se alguem levar a medalha estarei feliz tambem tanto que existem varias; espero muita gente a conquistando afinal de contas ganhar de um velhinho de marcapasso com um chevette nao pode ser tao dificil assim ne na medalha estao os dizeres desafio trifoglio meu alfa e mais rapido que chevette e certamente possivel que um gtv bem acertado ou mesmo um dos alfa mais modernos fazerem tempos melhores que os meus nao aconteceu ate agora mas nao e impossivel um amigo fez piada e disse que primeiro precisa nao quebrar precisa aparecer na pista etc mas e maldade precisa e um piloto bom e/ou um carro bom se o rubens barrichelo aparece coloque ele na sua alfa e pronto ou mesmo o juliano barata que nao e fraco no volante e ainda esta trabalhando na sua alfa hashtag fica a dica nesse caso o dono do carro e o piloto ganham medalha trifoglio se voce se ligou criei isso tambem por ser algo impossivel de me sair mal se alguem for mais rapido bom e o esperado ne chevette velhinho marcapasso etc se a medalha permanecer unclaimed pareço um piloto muito melhor do que sou mas sinceramente meu sonho aqui e seis amigos de alfa e a equipe trifoglio na pista juntos voces sabem quem voces sao vamos la gente este ano foi dificil pessoalmente; alem de uma miriade de problemas ainda completei ele quase batendo as botas e saindo do imbroglio com um marcapasso no final por isso nao fui para pista nenhuma vez mas agora no track day do flatout dia 7 na capuava teremos a primeira chance de alguem levar a medalha no dia 8 estarei tambem no velocitta para o motorfast day; e a outra oportunidade bom se eu bater as botas antes de alguem levar a medalha por favor mencionem isso no meu epitafio nenhuma alfa romeo foi mais rapida que ele de chevette mas se ele permitir espero sinceramente que o proximo ano meu e de voces seja melhor e mais prospero cheio de felicidade carros prontos e rodando passeios com amigos e dias em pista como esses e espero sinceramente tambem que algum amigo leve para casa finalmente a mundialmente cobiçada famosissima e still unclaimed medalha trifoglio se voce acha que esse amigo pode ser voce e quer ela ainda este ano e bom correr
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