faz exatamente cinco anos que a ferrari confirmou que estava decidida a cometer a heresia de criar um suv com sua marca porsche e lamborghini tem uma licença poetica um background historico para isso a porsche nunca foi uma marca exclusivamente de esportivos nos anos 1950 eles fizeram tratores e desde sempre eles desenvolveram projetos para outras fabricantes ou qualquer um que pagasse a quantia certa ainda hoje se voce procurar direito vera que a porsche tem sua divisao de engenharia a lamborghini tambem suas rodas no campo e tem ate o lm002 como contexto historico para o urus a ferrari nao a ferrari e uma marca orgulhosamente nascida nas pistas os carros de rua foram uma consequencia da vontade de enzo disputar corridas qualquer coisa que fosse minimamente dissonante dos seus carros de pista era tratada de maneira diferenciada veja as dino por exemplo sao carros de rua com motor central traseiro v6 e v8 como nenhuma outra ferrari ate entao e voce pode ser sensivel e achar que enzo ferrari criou a marca como uma homenagem postuma a seu primogenito eu quero crer nisso mas e impossivel nao pensar que ele fez essa divisao de entrada para nao macular a imagem sacrossanta da ferrari ao usar dino enzo ferrari impediu que dissessem que a ferrari estava fazendo carros mais baratos e tambem se protegeu contra um eventual fiasco da marca se os carros fossem rejeitados nao era uma ferrari mas uma simploria dino havia ate um fiat com o mesmo motor e mesmo nome essa mistica da ferrari foi mantida mesmo quando luca di montezemolo assumiu o comando da ferrari em 1991 impondo um controle quase obsessivo sobre a utilizaçao da marca e tambem sobre o volume de produçao que nao era limitado pela demanda mas pelo objetivo de manter a oferta reduzida como forma de valorizaçao nao apenas dos carros mas da marca em si e por causa deste senso de preservaçao da imagem da ferrari que ha cinco anos quando o proprio sergio marchionne confirmou que a marca estava fazendo um suv eu leo contesini comecei a suspeitar de que a ferrari nao faria um suv como a porsche ou a lamborghini ao menos nao com o livro de receitas dos super suv na bancada e essa suspeita veio de uma noticia divulgada dois anos antes em junho de 2015 a ferrari revelou uma foto de uma das propostas de estilo para a sucessora da ferrari 612 scaglietti que haviam sido feitas no final dos anos 2000 e a proposta de estilo mostrava nao uma shooting brake ou um gt mas um crossover e quando essa imagem apareceu muitas coisas sobre a ferrari começaram a fazer sentido o primeiro deles e o motivo de a ff e depois a gtc4 lusso ser uma shooting brake e ter traçao integral o outro e o porque de o suv da ferrari ter se tornado um tema recorrente naquela virada de decada era uma evidencia concreta de que a ferrari queria fazer um crossover desde que ainda produzia a scaglietti ou seja ela talvez tenha ficado tentada a encher os cofres com um modelo de apelo mais popular como fizera a porsche com o cayenne uns poucos anos antes e para fazer jus ao crossover o carro precisaria de um sistema de traçao nas quatro rodas como todo suv de luxo tem mas sendo uma ferrari ela ainda precisava ter desempenho esportivo em estrada e por isso que segundo essa hipotese que estou apresentando a ff saiu com traçao nas quatro rodas em vez de ser uma shooting brake com traçao traseira convencional como toda perua derivada de um gt nao faz sentido para uma ferrari ter um sistema complexo como aquele a menos que ele tenha sido feito para um crossover que na ultima hora acabou virando uma shooting brake e muito provavel que montezemolo que era o cara a frente da ferrari na epoca tenha vetado a ff crossover para esperar um pouco mais de tempo vai que esse negocio de crossover e uma moda passageira como foram as minivans seria uma manobra com alto risco de banalizar a marca lançar uma ferrari suv antes de ter certeza de que o mundo do automovel iria convergir para os suv e foi o que aconteceu a ferrari esperou quase 10 anos para lançar seu crossover e ele finalmente chegou em uma terça feira 13 na forma da purosangue e a revelaçao da purosangue traz mais uma evidencia de que esta teoria que eu expus aqui pode ser mais que uma hipotese veja a silhueta da purosangue e a compare com o crossover proposto para substituir a 612 scaglietti em especial os para lamas traseiros e o formato da area envidraçada lateral veja e tente nao pensar na purosangue como uma versao atualizada daquela proposta alias conhecendo melhor a purosangue voce tambem tera a impressao de que ela e realmente aquele carro proposto para substituir a 612 porem lançado 11 anos depois como esperado a ferrari se recusa a considera la um suv eles nao chegam nem perto dessa sigla e muito menos da palavra crossover ela e um esportivo e pronto um esportivo de quatro portas segundo a ferrari o primeiro que eles fizeram voce talvez lembre que nos questionamos se ela teria mesmo quatro portas ela tem mas as portas traseiras sao discretas a ponto de parecerem nao existir isso porque elas sao do tipo suicida e suas maçanetas sao tao escondidas que ninguem no mundo parece ter perguntado onde elas ficam ja que a ferrari tambem nao mencionou onde elas estao e isso a torna ainda mais parecida com a proposta da ff infelizmente as portas dianteiras mais curtas tipicas de carros quatro portas tiram um pouco da sensaçao de gt elevado que a purosangue passa em determinados angulos com a coluna b demarcando o centro da cabine ela se aproxima mais do visual de crossover as suspeitas de que ela iria compartilhar a plataforma com o maserati levante foram afastadas depois que a ferrari anunciou que ela mantem as caracteristicas de construçao de suas antecessoras como o motor v12 central dianteiro o cambio na traseira e a unidade de transferencia de traçao instalada a frente do v12 voce ja viu essa configuraçao antes na ff e na gtc4 lusso — e aqui temos mais uma evidencia de que a ff foi planejada como um crossover e transformada em shooting brake para acostumar o publico com essa configuraçao mecanica a ferrari conseguiu fazer um crossov um esportivo de quatro portas que tem 49% de sua massa sobre o eixo dianteiro e 51% sobre o eixo traseiro uma distribuiçao ideal segundo seus engenheiros se voce esta se perguntando sobre o v12 sim ele e o f140 e e aspirado mas ele nao produz 820 cv como na superfast mas apenas 725 cv isso faria da purosangue o suv mais potente do mundo se ela fosse um suv certo ragazzi apesar da potencia menor que na 812 os cabeçotes por exemplo sao os mesmos da versao competizione porem com comando de valvulas modificado os sistemas de admissao escape e sincronizaçao tambem sao proprios da purosangue o conjunto reciprocante tambem foi modificado e reprojetado para a funçao familiar assim como os dutos de lubrificaçao para otimizar a lubrificaçao das bronzinas e reduzir o consumo de combustivel as bombas auxiliares tambem foram reprojetadas para reduzir massa e atrito visando a eficiencia de consumo alem de ter 725 cv e ser o mais potente de sua categoria qual categoria ferrari a dos suv de luxo a purosangue tem 71 5 kgfm de torque a 6 250 rpm mas 80% disso 57 2 kgfm esta disponivel a 2 100 rpm a potencia maxima vem a 7 750 rpm algo que aguardavamos com grande expectativa seriam as soluçoes de controle dinamico que a ferrari encontraria para um crossov um esportivo de quatro portas afinal ela pode ter um v12 central dianteiro transeixo na traseira e pilotos de formula 1 desenvolvendo o carro mas as leis da fisica nao estao nem ai para um punhado de italianos orgulhosos como lidar com o fato de que esta ferrari esta alguns centimetros acima de onde deveria e que ela pesa alguns quilogramas a mais do que deveria — e com todas as consequencias dinamicas disso bem aqui a purosangue começa a se distanciar das outras ferrari ela tem um sistema de suspensao ativa capaz de conter a rolagem da carroceria e um sistema inedito na linha ferrari baseado em sensores de aceleraçao atuadores eletricos e valvulas hidraulicas que compensa individualmente a carga dos amortecedores de acordo com os movimentos da carroceria — e tudo de forma continua enquanto estiver ativado sua ativaçao tambem reduz a altura de rodagem em 10 mm para reduzir o centro de gravidade as assistencias ativas ainda incluem o sistema de esterçamento das quatro rodas e o diferencial eletronico da 812 competizione e o sistema de traçao nas quatro rodas derivado da gtc4lusso porem com as atualizaçoes de software da sf90 stradale por dentro da ferrari purosangue la dentro o que se encontra e o padrao da ferrari moderna um cockpit simetrico inspirado pela sf90 com uma tela que projeta as informaçoes de conduçao para o passageiro as duas metades longitudinais do carro sao divididas por um tunel elevado — na traseira inclusive — mas a ferrari diz que o espaço interno e surpreendentemente grande deve ser mesmo pois o carro tem mais de 2 metros de largura 3 02 metros entre os eixos e 4 97 metros de comprimento sim e uma ferrari de quase cinco metros ainda mais longa que a ff e a gtc4 lusso na verdade esta e a ferrari de rua mais longa ja feita o porta malas mesmo com uma transmissao de oito marchas embaixo tem 473 litros e se voce quer mais uma evidencia de que a ferrari mira ate mesmo os mais luxuosos suv de luxo ela diz que tanto o espaço quanto os materiais da cabine sao cuidadosamente selecionados e formam uma oferta sem precedentes dentre as ferrari de quatro lugares os bancos traseiros normalmente pouco espaçosos nas ferrari desse tipo tem ate mesmo ajustes eletricos para o encosto assento e distancia dos bancos dianteiros e o tipo de coisa que se encontra em land rovers lamborghini urus bentley bentayga apesar de ser um crossov um esportivo de quatro portas a purosangue nao consegue ser mais rapida que um dos suv com quem ela poderia concorrer estou falando do aston martin dbx 707 que vai do zero aos 100 km/h em 3 3 segundos e chega a mais de 310 km/h sao os mesmos numeros da ferrari purosangue que vai de zero a 100 km/h em 3 3 segundos e segue ate os 310 km/h para chegar aos 200 km/h sao necessarios 10 6 segundos ja pensou se a purosangue fosse um suv seria um concorrente e tanto agora se voce esta se perguntando por que a ferrari esperou 10 anos para lançar seu suv e nao 15 ou 20 anos o proprio diretor de marketing da ferrari enrico galliera explicou a revista britanica autocar ha alguns anos decidimos ter uma linha completa de automoveis a roma e a portofino sao carros para consumidores intimidados por nossos outros modelos a 296 nao e a mais rapida mas e a mais divertida de guiar a purosangue completa essa linha disse galliera galliera tambem comentou que sempre que conhece a garagem de um proprietario de ferrari ele observa que entre as ferrari ha um suv porque a familia precisa de mais espaço para passeios de fim de semana ou para uma ida as montanhas esquiar e a purosangue pode suprir essa necessidade galliera ainda mencionou que o numero medio de carros que um proprietario de ferrari tem na garagem triplicou nos ultimos 10 anos ou seja a ferrari nao precisa mais concorrer com os crossovers se o publico compra em media tres vezes mais carros a purosangue so precisa ser um dos outros dois carros escolhidos as chances de venda aumentam e considerando o que o cayenne fez pelas finanças da porsche o que o urus fez com o volume de vendas da lamborghini e o que o cullinan fez pela rolls royce a demanda continuara maior que a oferta e isso diz tudo sobre essa multiplicaçao dos suv do mundo moderno esta materia e uma amostra do nosso conteudo exclusivo que foi publicada aberta como um presente para voce provar um pouco do que produzimos diariamente para os nossos assinantes e flatouters [fo form plans]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.