o lançamento do novo lamborghini revuelto ontem causou como sempre acontece nesses eventos importantes um turbilhao de lembranças e analises mentais sobre a casa do touro bravo e inevitavel existem poucas coisas que mexem tanto no cerne de todo entusiasta como um supercarro lamborghini com um v12 todo mesmo de gente que compra carro como bibelo de garagem a donos de muscle cars americanos; de donos de carros esporte leves a historiadores; de gente que so tem carro modificado aos ze frisinho a famosa marca parece ser uma das poucas unanimidades mundiais um cara pode ate nao gostar de todos os lamborghini; mas um entusiasta que nao gosta de nenhum lamborghini e uma pessoa que nao conheço e francamente melhor permanecer assim https //flatout com br/dez motivos para amar o lamborghini miura/ particularmente tenho para mim que a lamborghini e a melhor historia de todas e sabemos somos uma especie de contadores de historia o mundo e feito por elas de religioes ao meio ambiente o dinheiro e uma historia que acreditamos afinal de contas; e tao ficticio que nem existe mais na forma fisica sao numeros numa tela que indicam como sua vida pode ser levada uma historia forte cria a realidade em que vivemos e nenhuma no mundo do automovel e tao legal quanto o inicio da lamborghini https //flatout com br/como nasceu o lamborghini countach/ mas a lamborghini de ferruccio a que nos deu o v12 mais vocal e descombombulante que existe depois o miura depois o countach em pouco menos de dez anos acabou cedo ja em 1974 o chefe tinha ido embora junto com a maioria do time original da empresa muita gente diz que nada de novo surgiu depois disso mas o fato e que a empresa continuou com seu status mitico e incrivel que uma empresa tao pequena perdida numa vila pequena perto de modena que ate 2003 produzia no maximo 500 carros por ano possa ser tao influente mas e; um lamborghini especialmente o original o supercarro v12 e sempre uma experiencia surreal e o mais importante unica hoje entao para nos aprofundarmos mais na historia tao sensacional da marca vamos esquecer um pouco a famosa fase inicial do miura e do countach vamos deixar de lado tambem a fase atual em que a audi tornou a marca algo maior e mais financeiramente viavel e que culmina no sensacional revuelto que ao abandonar o velho esquema mecanico do countach finalmente quebra os laços do passado mantendo apenas o espirito ao inves disso vamos olhar a fase importante do meio da marca com dificuldades salva pela audi e o primeiro carro que a audi criou como sua proprietaria o murcielago hoje meio esquecido parece porem o centro da historia um ponto de inflexao uma media quase perfeita do passado latino artistico e o futuro tecnico alemao o melhor de todos eles vamos antes de tentar responder isso conhecer ele melhor lamborghini ate 1998 em 1972 procurando ajuda financeira para sua empresa que drenava suas finanças ferruccio vende 51% de suas açoes para georges henri rossetti um amigo e industrial suiço quando chega o ano de 1974 ferruccio estava desiludido com o aumento da regulamentaçao da crescente onda de legislaçoes de emissao e segurança passiva e resolve abandonar a industria; os seus 49% restantes na empresa sao vendidos para um amigo suiço de rosseti rene leimer os dois permanecem assim ate 1978 quando a empresa vai a falencia naquela epoca dificil de crises de petroleo e combustiveis caros com ferruccio vai se embora a liderança que tinha feito a empresa grande dallara stanzani e bob wallace todos acabam indo embora tambem no lugar deles aparece o grande engenheiro da maserati giulio alfieri e o engenheiro luigi marmirolli no lugar de bob wallace seu aprendiz valentino balboni [caption id= attachment_338021 align= aligncenter width= 999 ] o diablo[/caption] em 1980 um acordo e atingido com o frances patrick mimran o mais jovem herdeiro de uma fortuna agricola no marrocos basicamente cana de açucar que entra na empresa primeiro como o administrador judicial e depois a partir de 1984 como proprietario mimran tinha 25 anos em 1980 patrick mimram literalmente salva a empresa lançando o countach s inspirado nos carros especiais de walter wolf com enormes pirelli pzero paralamas alargados e mais potencia ate ali um carro de pouco sucesso começa a vender bem nos anos 1980 mimran cria o jalpa que tambem vende bem e o carissimo e lucrativo jipao lm002 alem de motores para corridas de barcos offshore e ele tambem que ordena que alfieri crie um sucessor do countach mesmo nao existindo dinheiro suficiente para isso o carro que seria o lamborghini diablo tem uma gestaçao dificil pois em 1987 a empresa e vendida para a chrysler que nunca ajudou muito alem de algum dinheiro e pitacos nao solicitados o diablo era uma continuaçao do countach em tudo do desenho de gandini ao esquema mecanico basico mas trouxe com ele um novo v12 criado por alfieri que voce se lembra e o pai do maserati v8 e v6 e do seis em linha do 3500 gt ate o mistral o novo v12 era baseado nos motores de 7 litros que desenvolvera para os barcos offshore; alfieri nao era fa de turbocompressores sempre optando por alto deslocamento para obter a potencia que desejava [caption id= attachment_338022 align= aligncenter width= 693 ] o v12 do diablo[/caption] o novo v12 do diablo seria usado por seu sucessor o murcielago tambem entao e interessante pararmos um pouco para definirmos suas caracteristicas basicas diferente do motor anterior de bizzarrini o carter era dividido do bloco no centro do virabrequim; era todo em aluminio sete mancais cada capa segura por quatro parafusos media no lançamento do diablo 87 x 80 mm para um total de 5707 cm³ bem maior que o maior dos countach o motor no diablo dava inicialmente 498 cv 6800 rpm e 59 mkgf a 5100 rpm chegaria ate 527 cv a 7100 rpm no diablo se de 1993 em 1999 no diablo gt recebia aumento de deslocamento via curso maior 84 mm para 5992 cm³ para 583 cv [caption id= attachment_338025 align= aligncenter width= 999 ] o v12 ja no murcielago[/caption] mas o maior feito do diablo foi o vt com traçao nas quato rodas permanente e direçao assistida duas novidades neste tipo de carro o cambio do countach virado para frente do carro no meio dos dois ocupantes era propicio a este tipo de arranjo afinal de contas o motor era fundido em moldes permanentes de aço e nao em areia como e comum neste tipo de produçao artesanal era um v a 60° dohc com as quatro valvulas por cilindro inclinadas opostas a 30° uma borboleta para cada cilindro admitia o ar e o motor ja tinha injeçao eletronica multiponto em 1990 a audi faz um lambo [caption id= attachment_338007 align= aligncenter width= 999 ] o lamborghini canto abortado[/caption] em 1998 finalmente a audi liderada por ferdinand piech que era tambem um fa dos carros de santa agata compra a empresa piech imediatamente cancela o canto desenhado por zagato e proposto sucessor do diablo por odiar seu estilo a principal ofensa era as duas enormes entradas de ar na traseira [caption id= attachment_338008 align= aligncenter width= 999 ] a traseira do canto zagato[/caption] a audi imediatamente se dedica a consertar algo que sempre foi problema na empresa a qualidade precisao e tolerancia de construçao lider nisso impulsionada pela liderança de piech a audi rapidamente transformaria os carros de criaçoes artesanais amadoras para veiculos precisamente construidos e checados por maquinas piech despacha um designer da audi para supervisionar o que se tornaria o murcielago o belga luc donckerwolker com nao muito mais que o desenho do audi a2 original em seu curriculo agora teria que andar onde gandini ficou famoso uma grande responsabilidade inicialmente pediram lhe que mantivesse o maximo possivel do defunto canto mas no fim dele so ficaram as estruturas das portas e um carro totalmente diferente donckerwolker diz que manteve as proposçoes do countach diablo mas procurou fazer o carro mais limpo e suave logo descobriu o motivo das horriveis aberturas traseiras do canto a necessidade de ventilaçao na traseira era enorme e lhe tirou o sono como manter o desenho limpo precisando de uma abertura tao grande a ajuda veio de um engenheiro veterano da lamborghini aberturas ativas coisas estudadas antes na epoca do countach assim nasceram as sensacionais asas de morcego as entradas de ar traseiras que abrem somente quando necessarias o projeto l147 alterava tambem o v12 de alfieri para o novo carro sob o engenheiro massimo ceccarani uma das mudanças mais importantes foi a adoçao da lubrificaçao por carter seco que permitiu a reduçao da altura do centro de gravidade do motor em cinco centimetros outra mudança em desenvolvimento desde 1992 por ceccarani foi um coletor de admissao de volume variavel enquanto os comprimentos dos tubos de admissao permaneceram inalterados as valvulas controladas a vacuo nas camaras plenum alteraram seu volume inicialmente se pensou em manter a capacidade de 6 0 litros mas como o novo carro era mais pesado foi tomada a decisao de aumentar a cilindrada o curso foi alongado em 2 8 mm 87 x 86 8 mm para aumentar a capacidade para 6 192 cm³ a taxa de compressao foi mantida em 10 7 1 o novo motor girava mais alto tambem o limitador entrando em açao a 7 800 rpm notavelmente alto para um motor tao grande a potencia maxima de 580 cv foi alcançada a 7 500 rpm enquanto o pico de torque a 5 400 rpm foi de 66 4 mkgf apesar do esquema basico do carro se manter o mesmo do countach diablo com chassi spaceframe multitubo e cambio entre os dois ocupantes tudo era novo o cambio de seis marchas agora nao tinha mais primeira dog leg e tinha um acionamento mais para vw que para trator sim manual o murcielago e o ultimo lamborghini deste tipo a nascer somente manual a transmissao com traçao total tambem era nova e desenvolvida com ajuda da audi especialista no assunto o carro tambem melhorou dramaticamente em eletronica ar condicionado e todas essas partes de um carro moderno que eram solenemente ignoradas pelos italianos era um carro onde tudo funcionava milagre mas a audi inteligentemente nao usou peça nenhuma sua no interior por exemplo tudo era caro e exclusivo mas fabricado nos metodos precisos da audi qualidade audi mas nao peças audi um dono de lamborghini nao aceitaria diferente era tambem possivel para gente alta entao raro nos carros italianos; os alemaes nao deixariam que fosse diferente o carro ficou pesado sim aos 1650 kg mas nao quer dizer que ficou mais lerdo e flacido que o diablo pelo contrario era o primeiro lamborghini em mais de dez anos a ter respostas ageis e espertas de um carro esporte mesmo com traçao nas quatro rodas e direçao com assistencia hidraulica duas coisas que melhoraram o diablo mas nao eram la muito bem aceitas em santa agata os mais rapidos diablos eram traçao traseira e sem assistencia de direçao disse a autocar inglesa na epoca na primeira chicane a direçao tambem parece mais honesta e mais nitida a assistencia e bastante sutil e ainda parece que ha muito carro atras de voce ao mudar de uma direçao para a outra mas ha uma precisao e um senso de equilibrio presentes que o diablo nunca teve basicamente o murcielago e subjetivamente mais leve mais agil e mais nitido em suas reaçoes uns bons 30 40 por cento a mais do que o diablo a grande diferença no entanto nao e a rapidez com que voce pode fazer as curvas neste carro mas a sensaçao de serenidade ao faze lo agora e tao agil e imediato em suas reaçoes que pela primeira vez chegaria ao ponto de chama lo de carro esporte de verdade carro esporte como um ferrari 360 modena e um carro esporte considerando que o diablo nunca foi nada alem de uma grande e velho treco que se voce começasse a forçar em curvas simplesmente pediria muito educadamente a voce para parar e se voce nao obedecesse ele te jogava la para o meio do mato mesmo com 1650 kg alem dessa agilidade toda era muito veloz claro; esses lambos nunca decepcionam neste ponto chegava a 332 km/h e o 0 100 km/h era em menos de 4 segundos murcielago morcego em espanhol tambem foi um nome muito feliz se posso aqui dar minha opiniao independente da raça de touros que o inspirou como todo lamborghini desse tipo durou bastante de 2001 ate 2010 quando apareceu o aventador durante este tempo teve cilindrada aumentada para 6 5 litros e ganhou uma versao conversivel o lp 670 4 superveloce de 2009 o mais veloz dos murcielagos fazia o 0 100 km/h na casa dos dois segundos 2 9 segundos graças a um v12 de 670 cv [caption id= attachment_338048 align= aligncenter width= 999 ] murcielago lp 670 4 superveloce[/caption] mas o original ainda parece o mais belo e equilibrado de todos; um ponto de equilibrio quase perfeito onde a beleza classica de linhas limpas remanescente de um countach original de 1974 se juntava com o motor criado para o diablo e a qualidade audi e um cambio manual decente e facil de usar para fazer o que e para mim o mais desejavel dos lamborghinis e um meio que esquecido ainda que seja o ultimo deles com cambio manual e o primeiro deles com qualidade audi uma receita que alem de deliciosa e de valorizaçao certa se voce tem o ticket de entrada nao perde dinheiro aqui
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