no dia 31 de agosto todo mundo ficou sabendo como seria o volvo s90 novo topo de linha da marca sueca quando a foto de uma miniatura vazou em um site chines agora pouco mais de quatro meses depois o seda de luxo foi revelado oficialmente pela volvo e ele e um hibrido plug in com um motor de quatro cilindros com turbo compressor e 407 cv alem de uma carroceria esguia e elegante tipica dos escandinavos a verdade e que a volvo decidiu soltar o s90 depois que os caras do autoblog nl vazaram as fotos oficiais do carro de qualquer forma isto nao importa nao e mesmo a adoçao da tecnologia hibrida nao deve ser surpresa para ninguem em 2013 a volvo apresentou os motores drive e que em maio de 2014 chegaram ao brasil trata se de uma familia composta por motores de diferentes potencias — classificadas como t4 t5 e t6 — todas com o mesmo nucleo fizemos um post bastante detalhado a respeito dos motores drive e e o paragrafo seguinte sintetiza muito bem do que eles se tratam a filosofia por tras do desenvolvimento da familia de motores drive e esta fundada em quatro pilares reduçao de tamanho e peso do conjunto aprimoramento do fluxo e do atrito reduçao de perdas energeticas com acessorios e transmissao; e por fim fazer deste powertrain algo extremamente modular para ganhos em escala sobre esta ultima parte trata se do uso em diversos veiculos da marca e com diferentes propostas de uso e potencia do frugal ao esportivo mantendo o bloco virabrequim carter bomba de oleo e agregados como o compressor do ar condicionado ; alem de ele ja estar pronto para trabalhar com sistemas hibridos com isso as versoes t4 t5 e t6 usam todos o mesmo nucleo os nomes descrevem a faixa de potencia t4 a partir de 181 cv t5 a partir de 245 cv e t6 a partir de 306 cv a ultima adiçao a familia foi a versao t8 que usufrui da aptidao dos motores drive e para receberem sistemas hibridos resultado aos 319 cv do motor dual charged somam se 88 cv de um motor eletrico montado no eixo traseiro que alem de fornecer a potencia extra tambem e recarregado durante as frenagens ele tambem pode ser usado sozinho com autonomia de mais de 30 km no total portanto sao 407 cv a 6 000 rpm e 57 6 mkgf de torque entre 2 200 rpm e 5 400 rpm — considerando que a volvo utiliza exatamente o mesmo motor encontrado no suv xc90 t8 que tambem cede a plataforma ao s90 por enquanto a volvo foi bastante economica nos detalhes limitando se a dizer que o motor hibrido sera adotado e que tambem estarao disponiveis os motores t5 que tem apenas o turbocompressor; e t6 com turbo e compressor mecanico mas sem tecnologia hibrida tudo isto sem dar dados de potencia ou desempenho que deverao aparecer ate o salao de detroit em janeiro onde o s90 finalmente sera apresentado em publico em metal borracha e couro tambem nao se fala sobre o cambio mas se o resto da linha oferece alguma pista o s90 devera receber uma caixa automatica de oito marchas as versoes t5 e t6 deverao ter traçao integral mas de acordo com a imprensa europeia nao devemos descartar a possibilidade de uma versao de entrada t5 com traçao dianteira mas vamos falar do visual por fora o carro lembra uma versao mais comportada e com quatro portas do belissimo concept coupe — da mesma familia de conceitos que inspirou o novo xc90 — enquanto a traseira traz lanternas grandes em formato de c o caimento do teto como e tendencia nos sedas atuais forma uma linha suave quase fastback o interior do carro traz o que se espera de um seda de luxo amplo espaço interno acabamento em metal couro e madeira e uma grande tela sensivel ao toque no console o sistema de entretenimento e democratico pode rodar android auto ou apple carplay ambos com uma boa variedade de aplicativos na nuvem o painel tambem traz um cluster de instrumentos digital algo que esta ficando cada vez mais comum ate em segmentos inferiores com 4 96 metros de comprimento 2 94 metros de entre eixos e 1 89 metro de largura o s90 tem o porte semelhante ao do atual bmw serie 5 no entanto suas linhas dao a impressao de que ele e maior — e para alguns entusiastas certamente meio sobrio de qualquer forma nao da para dizer que nao e um carro bonito e bem proporcionado algo que a volvo vem fazendo muito bem nos ultimos tempos [gallery columns= 4 link= file ids= 83736 83737 83738 83739 ] no entanto a maior marca dos suecos e a segurança e sendo o topo de linha da marca obviamente o s90 nao ira decepcionar para começar a volvo faz questao de destacar o sistema city safety com frenagens emergenciais automaticas se os radares instalados na dianteira do xc90 detectarem o cruzamento ou parada repentina de um veiculo pedestre ciclista seja de dia ou de noite o veiculo freia automaticamente para prevenir o acidente o motorista pode regular o raio de distancia para atuaçao do sistema curiosamente o city safety foi pensado para prevenir um risco bastante comum na escandinavia colisoes com animais grandes na pista como alces [youtube id= liil8ibh8le width= 620 height= 350 ] o s90 tambem e semi autonomo o sistema pilot assist mantem o automovel alinhado com as faixas do asfalto corrigindo o volante automaticamente e ate 130 km/h tambem ajuda a manter uma distancia segura do carro que vai a sua frente sem a necessidade de dosar o acelerador ou os freios [youtube id= 8vczrcwyqkw width= 620 height= 350 ] novos detalhes sobre motorizaçao e preço deverao surgir ate o salao de detroit em janeiro ate la diga ai o que voce achou do novo flasgship da volvo [youtube id= zqpfuz7ci6g width= 620 height= 350 ] [caption id= attachment_83750 align= alignnone width= 620 ] [/caption]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.