acho que esse paragrafo inicia uma serie bem interessante aqui do papo vamos falar de sobrealimentaçao turbos nitro e superchargers serao abordados nessa serie de quatro posts vamos começar com os conceitos basicos posteriormente abordaremos os intermediarios e avançados tudo para ajudar a voce gearhead na escolha do meio para deixar seu carro mais potente o que e sobrealimentaçao a sobrealimentaçao consiste em qualquer meio que aumente a quantidade de oxigenio admitido pelo cilindro o ar atmosferico no nivel do mar possui 23 14% de oxigenio em massa se a densidade do ar aumenta teremos uma maior massa para o mesmo volume enquanto nao conseguirmos fugir das leis da fisica teremos somente dois caminhos para aumentar a densidade do ar reduzir a temperatura ou aumentar a pressao mas a coisa nao e tao simples para reduzir a temperatura de admissao de forma que os ganhos sejam significativos e necessario um equipamento de grande porte e isso quer dizer muita massa e custo alem disso ha um limite de temperatura para a vaporizaçao do combustivel pois temperaturas muito baixas nao permitem uma boa vaporizaçao e consequente homogeneidade da mistura e isso que acontece com seu carro nas manhas frias de inverno dificil de partir engasgando ao andar ate que o motor e consequentemente o ar admitido alcance a temperatura de operaçao sendo assim o caminho viavel e o aumento da pressao e ai onde se encaixam os compressores eles comprimem o ar que esta sendo admitido e o enviam para os cilindros com maior densidade permitindo que mais combustivel seja injetado e mais potencia seja gerada os projetos de compressores sao baseados em somente dois principios compressao volumetrica o aumento de pressao ocorre pela reduçao de volume do gas compressao dinamica a compressao acontece a partir da mudança de velocidade do gas com isso os compressores dividem se em duas familias como mostra o fluxograma acima os tipos mais utilizados pela industria automotiva estao destacados a magica vamos entender como cada um deles faz a sua magica e com uma explicaçao melhor que a do nosso amigo britanico os compressores de lobulos roots nao geram um aumento de pressao dentro da sua carcaça ela acontece porque o compressor desloca mais ar do que o motor consegue admitir entao a compressao acontece apos a descarga no coletor de admissao esse compressor foi criado originalmente como um soprador industrial pelos irmaos roots dai seu nome por suas caracteristicas construtivas folgas entre fusos carcaça etc estes nao geram razoes de compressao mais elevadas os compressores de parafuso lysholm sao parecidos com os de lobulos porem estes comprimem o ar entre os seus fusos devido a reduçao de area durante o deslocamento assim eles conseguem gerar pressoes mais altas e sao mais eficientes termicamente falando que os roots a resposta desse tipo de compressor e mais linear isso o coloca como escolha principal quando se quer um maior desempenho carros como mustang shelby gt500 e c32 amg optaram por esse tipo de compressor compressores centrifugos tambem chamados de radiais utilizam a aceleraçao centrifuga para aumentar a velocidade do gas ao sair do rotor e passar pelo difusor o gas perde energia cinetica e a velocidade transforma se em pressao entao quanto maior a velocidade do rotor maior sera a pressao de saida do gas a transferencia de energia continua e principalmente rapida torna esse tipo de compressor termicamente mais eficiente que outros tipos a eficiencia nao sei se voces perceberam mas nos tres ultimos paragrafos a eficiencia foi citada em relaçao a cada um dos compressores estamos falando da eficiencia adiabatica ou termica ela mede a quantidade de trabalho convertido em calor portanto nao e aproveitado para a finalidade do compressor de forma mais simples e direta quanto mais quente for a massa de ar que sai do compressor em relaçao a temperatura de entrada menos eficiente este compressor e pois mais energia e desperdiçada em forma de calor um compressor ideal apresenta o valor de eficiencia 1 quanto mais longe desse valor menos eficiente e o compressor esse parametro alem de mostrar a energia desperdiçada lhe da a base para estimar a temperatura de descarga do compressor e com ela podemos dimensionar se e necessario o uso de um resfriador e quais as dimensoes dele acima temos o exemplo de um mapa de eficiencia para um compressor centrifugo tendo em maos os valores de vazao e pressao podemos determinar a eficiencia velocidade e risco de surge para cada situaçao sobre os detalhes do mapa parametros e macetes nos conversaremos no proximo post alem da eficiencia termica temos tambem a volumetrica que determina a quantidade de gas realmente deslocado em relaçao a ideal este e um parametro secundario que depende das folgas entre rotores e carcaça bem como da velocidade de trabalho do compressor a quimica alem de tudo que vimos acima sobre o aumento de pressao ha outro meio para sobrealimentar um motor a sobrealimentaçao quimica esta nada mais e que a adiçao de um agente oxidante a mistura permitindo assim que mais combustivel seja injetado a forma mais conhecida dessa artimanha e a injeçao de oxido nitroso n₂o na corrente de admissao o gas do riso quando aquecido a aproximadamente 300°c sofre a dissociaçao de suas moleculas e libera o oxigenio que representa 36% da massa do gas entao durante a compressao a quantidade de oxigenio disponivel na camara aumenta e somada ao combustivel extra injetado o pistao e capaz de gerar uma maior força alem dos ganhos quimicos a injeçao de n₂o gera uma consequencia fisica que potencializa ainda mais os ganhos como o gas esta liquefeito sob pressao dentro de uma garrafa ao sair do difusor e encontrar uma pressao ambiente muito mais baixa ele muda de estado e sofre uma queda drastica de temperatura entao todo o fluxo admitido tambem sofre resfriamento aumentando assim a sua densidade e como vimos a densidade e peça chave para o ganho de potencia outro aditivo usado para gerar mais cavalos no mundo automotivo principalmente nas arrancadas e provas de velocidade e o nitrometano ch₃no₂ segundo a quimica organica e voce achando que as aulas chatas do ensino medio nao serviam pra nada ele e uma funçao nitrogenada mais especificamente um nitrocomposto e o que isso tem de mais bom vejam so a nitroglicerina e o trinitrotolueno tnt sao parte desse grupo e isso o muito bem o que tem de mais [youtube id= 3jymjz5bsme width= 620 height= 350 ] todos esses compostos possuem oxigenio na sua cadeia ou seja precisam de muito menos auxilio externo para realizar a queima completa o nitrometano por exemplo precisa de 1 7 partes de oxigenio enquanto a gasolina precisa de 14 6 trocando em miudos com mais oxigenio presente na camara mais combustivel pode ser injetado isso e tao importante que o nitrometano ja foi utilizado como combustivel para foguetes juntamente com outros elementos que eu nao vou citar pelo risco gigantesco que essa mistura representa alias vou citar uma coisinha aqui if the ground is shaking; and the flames are green o que nos espera o que vimos aqui e o basico simplesinho mesmo da sobrealimentaçao nos proximos trataremos de cada compressor em especifico dos nitros e de um bonus sobre intercoolers e resfriamento da corrente de admissao falando sobre caracteristicas de construçao mapas montagem e outras coisas mais ate a proxima
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