o escandalo do dieselgate que começou quando foi descoberto nos carros a diesel da volks um sistema capaz de identificar quando o carro estava passando por testes de emissoes e alterar o funcionamento do motor para produzir menos poluentes nao e o primeiro e certamente nao sera o ultimo caso de malandragem na industria automotiva e tambem nao deve servir para manchar a reputaçao dos carros a diesel que la fora especialmente na europa sao considerados uma escolha mais economica e ambientalmente correta de combustivel dito isto achamos que esta e uma boa hora para lembrar do primeiro volkswagen a diesel da historia como voce ja deve ter deduzido era um fusca — um exemplar fabricado em 1952 muito antes de existirem recursos eletronicos de controle de emissoes e so existe um no mundo todo nao poderia haver hora melhor para a adoçao de um combustivel alternativo apesar de ja terem se passado sete anos desde o fim da segunda guerra mundial em 1945 a europa — e especialmente a alemanha — ainda sofria com as consequencias do conflito entre elas estavam a economia fragilizada e a escassez de gasolina por outro lado o oleo diesel era abundante e barato usado apenas em veiculos utilitarios e so ligar os pontos um carro movido a diesel pratico e economico era tudo o que uma fabricante precisaria para conquistar o publico na epoca o fusca que como voce sabe na alemanha era conhecido como kafer ainda era o unico carro de passeio da volks — o karmann ghia so seria lançado em 1955 sendo assim fica facil deduzir que o besouro foi escolhido como plataforma de testes para um motor a diesel obviamente um boxer de quatro cilindros o detalhe e que o desenvolvimento do motor ficou sob responsabilidade da porsche — o que era natural visto que o relacionamento entre as duas marcas ja era estreito desde os anos 1930 quando ferdinand porsche projetou o carro do povo o motor era baseado no quatro cilindros de 1 3 litro que equipava o porsche 356 e no esportivo entregava algo entre 44 e 60 cv motor do porsche 1300 cara de um focinho do outro nao depois de dois anos de desenvolvimento uma versao experimental quase pronta para a linha de produçao foi construida no complexo de zuffenhausen na alemanha e colocada na traseira de um kafer split window 1952 — uma das versoes mais adoradas e raras do fusca com vigia traseiro bipartido — para uma bateria de testes o carro foi batizado como type 508 o motor nao era exatamente potente entregava apenas 25 cv a 3 100 rpm sendo capaz de girar a ate 3 300 rpm relatos da epoca dizem que equipado com ele o fusca 1952 levava um minuto para chegar aos 100 km/h e tinha velocidade maxima de 110 km/h — o que seria ate aceitavel em um carro de baixo custo feito para encarar a crise do pos guerra no entanto o presidente da vw na epoca heinrich nordhoff — que ficou famoso por reerguer a companhia depois da segunda guerra graças em boa parte as constantes evoluçoes que promovia no projeto do fusca — um motor tao fraco e lento seria inaceitavel mesmo para um carro popular alem disso o boxer a diesel era barulhento demais o que tornava a experiencia de conduzi lo quase insuportavel isto sem falar da fumaça excessiva liberada pelo sistema de escape sua ordem foi simples hora de abortar o projeto quando a vw lançou seu primeiro modelo de passeio a diesel em 1976 o motor era um quatro em linha com arrefecimento liquido talvez pelo fracasso que foi antes mesmo de se tornar realidade o fusca com motor a diesel ficou guardado em um deposito da volkswagen por quase tres decadas — ate 1981 quando a companhia decidiu resgata lo e restaura lo como parte da comemoraçao dos 50 anos da porsche o carro foi todo recuperado com carroceria interior e mecanica refeitos ate ficarem como novos — sendo que a reconstruçao do motor foi supervisionada por robert binder o mesmo cara que montou o motor em 1952 o mais bacana e que apesar de ser um prototipo de testes o fusca a diesel tem visual identico ao de qualquer outro exemplar da epoca por fora e por dentro qualquer um que olhe para ele sem conhecer a historia vai achar que se trata apenas de um fusca antigo muito bem cuidado quer dizer ao menos ate ouvir o ronco e ver a fumaça enquanto isso no brasil naturalmente se os alemaes nao tiveram um fusca a diesel nos anos 1950 nos tambem nao tivemos — ate porque carros de passeio movidos a diesel teoricamente nao podem ser licenciados no brasil desde os anos 1970 no entanto a regra nao se aplica a utilitarios e por isso podemos dizer que a kombi brasileira foi a unica no mundo a contar com a opçao de motor a diesel voce deve saber que a nossa kombi foi fabricada quase sem alteraçoes significativas entre 1950 e 2013 — exatos 63 anos que a tornam um exemplo de longevidade a opçao de motor a diesel um quatro cilindros de 1 6 litros e 50 cv a 4 500 rpm foi oferecida entre 1981 e 1985 [youtube id= nq5l5gwbkj0 width= 620 height= 350 ] e facil reconhecer uma kombi a diesel alem do ronco muito mais alto que lembra o de uma picape a perua tinha um enorme radiador preto na dianteira que para alguns acabava comprometendo o visual simpatico da velha senhora muito semelhante ao usado a partir de 2006 quando a vw brasileira passou a equipar a kombi com o motor 1 4 flex refrigerado a agua de 80 cv o radiador da kombi a diesel nao era suficiente para arrefecer o motor 1 4 e por isso o ferramental usado para produzir a kombi a agua foi o mesmo usado nos modelos exportados para o mexico nos anos 1980 kombi com motor 1 4 arrefecido a agua lançada em 2006 naquele mesmo 1981 na europa a kombi ja estava em sua terceira geraçao e nem se chamava kombi mas sim transporter ela tambem passou a contar com a opçao de motor a diesel porem em tres configuraçoes 1 6 aspirado 1 6 turbo e 1 7 aspirado a primeira delas 1 6 de 50 cv era exatamente o mesmo usado na nossa kombi dito isto a versao brasileira foi a unica construida sobre a plataforma do fusca a usar um motor a diesel
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