existe uma analogia que se costuma fazer entre os membros da familia porsche e suas criaçoes sobre rodas se o fusca foi projetado na decada de 1930 pelo dr ferdinand porsche; o porsche 356 foi criado por seu filho ferry porsche; e o 911 foi projetado pelo neto alexander butzi porsche; entao o fusca e de certa forma o avo do porsche 911 ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] mas ha outro carro que foi projetado por ferdinand porsche na decada de 1930 que de certa forma tambem merece este titulo o type 64 alem de ja trazer diversas caracteristicas que seriam vistas no 356 e no 911 ele foi o primeiro veiculo na historia a receber a marca porsche mas se fala muito pouco a seu respeito o que e uma injustiça considerando sua importancia historica o porsche type 64 começou como uma proposta para um esportivo era o que ferdinand queria desde o inicio para o primeiro carro com seu sobrenome em meados dos anos 1930 ele foi contratado pelo governo alema para desenhar o volkswagen que eventualmente se tornaria o fusca e imediatamente começou a pensar em uma versao esportiva para ele o carro deveria ter uma versao de 1 5 litro e 50 cv do motor boxer de quatro cilindros usado pelo primeiro fusca que no inicio de tudo tinha apenas um litro e 25 cv com uma carroceria de aluminio de perfil muito mais aerodinamico o esportivo imaginado por porsche deveria ser capaz de atingir pelo menos 160 km/h mas havia um problema a volkswagen entao uma companhia estatal alema nao podia vender componentes a uma empresa privada em 1938 ferdinand porsche e seu filho ferry decidiram redesenhar o projeto para usar apenas componentes porsche incluindo um motor v10 de 1 493 cm³ com arrefecimento liquido e 72° entre as bancadas de cilindros o motor deveria ficar montado em posiçao central traseira e o carro seria usado para conseguir publicidade por meio de corridas e recordes de velocidade com o inicio da produçao em serie do volkswagen a ideia acabou colocada de lado por alguns meses ate que em agosto de 1939 tres prototipos foram feitos pela carrozzeria reutter a mesma companhia que dez anos mais tarde seria encarregada de fabricar as primeiras unidades do porsche 356 os carros usavam o fusca como base sendo batizados porsche type 60 k10 ou seja era a decima versao de carroceria para o projeto type 60 que era o codigo do fusca ele tambem era chamado de porsche type 64 ou aerocoupe a carroceria usava o projeto originalmente imaginado para o type 114 com formas esculpidas em um tunel de vento dai seu perfil aerodinamico com para lamas sinuosos e um cockpit estreito o teto tinha caimento fastback e visto de cima o carro tinha leve formato de gota e inegavel e indiscutivel a influencia que o desenho deste primeiro porsche teve sobre os modelos seguintes em especial o 356 na identidade visual da dianteira e no contorno das janelas por exemplo o para brisa era bipartido e a traseira com um vigia oval e a grelha de admissao para o motor trazem o fusca a mente e realmente os dois nao estavam tao distantes o motor boxer 1 5 acabou nao acontecendo mas a porsche conseguiu preparar o motor 1100 do fusca para entregar 33 cv era o bastante para atingir velocidades entre 130 km/h e 160 km/h dependendo da configuraçao foram feitos tres exemplares entre agosto de 1939 e junho de 1940 o primeiro deles foi destruido em um acidente nos primeiros anos da segunda guerra mundial pelo que se conta nas maos de um oficial da ss os outros dois permaneceram na familia para uso principalmente de ferry porsche mas tiveram destinos diferentes o carro nº 2 foi levado para um deposito em 1944 quando os porsche precisaram exilar se na austria para fugir da guerra em 1945 com a alemanha ja ocupada pelos aliados um grupo de soldados norte americanos encontrou o carro eles cortaram fora o teto e abusaram do carro ate acabar com o motor mandando o para um ferro velho quando nao podia mais rodar o terceiro carro foi para a austria com a familia porsche e seguiu sendo guiado por ferry porsche ate 1949 com direito a uma restauraçao realizada por ninguem menos que o estudio pininfarina depois ele foi vendido para um homem chamado otto marthe junto com os restos do carro destruido pelos norte americanos marthe participava de corridas de motos e carros desde 1929 e foi em um acidente de moto que ele perdeu os movimentos do braço direito passando a dedicar se apenas aos carros de corrida e foi assim trocando as marchas e esterçando com apenas uma mao que ele participou do alpine rally com seu porsche type 64 na frança ele foi um dos 88 competidores a terminar a prova realizada nas estradas nas montanhas dos alpes franceses de 142 que largaram o porsche type 64 foi usado por marthe pela ultima vez em uma corrida para carros classicos em 1982 depois disto o carro foi guardado em um galpao onde permaneceu ate a morte de seu dono em 1995 aos 88 anos de idade dois anos depois seus familiares o venderam a outro colecionador thomas gruber que mandou restaura lo em 1998 ele e o carro verde que aparece na foto abaixo o outro carro o que foi reaproveitado pelos norte americanos tambem acabou recuperado decadas depois ele e o carro preto que atualmente fica exposto no petersen automotive museum em los angeles na california [gallery type= grid link= file size= medium ids= 222021 222011 222010 222009 222008 222028 ] talvez por ser uma especie de projeto paralelo de ferdinand e ferry porsche o type 64 nao costuma ser muito exaltado pelas fabricantes e nem pelos entusiastas apesar disso sua importancia para a construçao da imagem da porsche nao pode ser subestimada a propria porsche reconheceu isto em meados da decada passada quando encomendou uma maquete em tamanho natural para o seu museu em stuttgart
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